Entre para seguir isso  
Hernantes

Fluorcarbono para chicote

Recommended Posts

Boa tarde,

Semana passada fui duas vezes a um pesqueiro a procura dos Tambas. Aconteceu que  acabei perdendo MUITOS exemplares por conseguirem cortar a linha durante a briga. Estava utilizando linha "Super Raiglon" 0,50mm no chicote. Não uso cabo de aço por perceber que diminui significativamente a ação dos peixes. Fiquei bastante frustrado com esse acontecido da semana passada, e gostaria de fazer algo para evitar que não ocorra novamente. Sei que a linha de 100% fluorcarbono é bem resistente. Utilizar uma linha 100% fluorcarbono ao invés da super raiglon poderia ser uma solução para o meu problema? Alguma outra sugestão? Muito obrigado a todos desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso de tambacus e pacus, mesmo o fluorcarbono será cortado, lógico que resiste um pouco mais que o nylon...nesse caso vc tem que escolher entre menos ações, mas quando pegar um vc conseguir trazer, ou mais ações, porém perder a maioria dos peixes...Mas vejo que a maioria dos pescadores de pesqueiro (tambeiros) preferem a segunda opção...vale notar que em alguns pesqueiros os tambas mais velhos nem possuem mais dentes, de tanto que já foram fisgados e soltos.

Alguns anzóis como os de robalo, por terem haste mais longa protegem mais...mas se o bicho engolir mesmo, não tem jeito, só cabo de aço flexível mesmo...:huh:

Compartilhar este post

Link para o post

Exato, eu uso fluor e mesmo assim se pega no dente corta.

O que diminui as perdas também é não demorar muito para fisgar, aumentando assim a chance de fisgar no "canivete".

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, Hernantes disse:

Boa tarde,

Semana passada fui duas vezes a um pesqueiro a procura dos Tambas. Aconteceu que  acabei perdendo MUITOS exemplares por conseguirem cortar a linha durante a briga. Estava utilizando linha "Super Raiglon" 0,50mm no chicote. Não uso cabo de aço por perceber que diminui significativamente a ação dos peixes. Fiquei bastante frustrado com esse acontecido da semana passada, e gostaria de fazer algo para evitar que não ocorra novamente. Sei que a linha de 100% fluorcarbono é bem resistente. Utilizar uma linha 100% fluorcarbono ao invés da super raiglon poderia ser uma solução para o meu problema? Alguma outra sugestão? Muito obrigado a todos desde já!

O que acredito que possa ajudar é um fio de aço flexível ... não precisa ser grande, uns 10 cm no máximo ... compre de 20 lbs que ele é molinho, faça um no all bright para prende-lo a linha do leader e dê um nó normal no anzol ... uma outra opção é fazer a parte perto do anzol com linha trançada, pode ser a super raiglon mesmo, trance ela que pode ser que ajude, mas dependendo do tamanho dos peixes, não vai ter jeito. O fluocarbon é mais denso que a linha de mono, ele vai acabar afundando a sua isca e você teria que usar um 0,60 ou 0,70 pra ajudar a diminuir a incidência da quebra da linha.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo busque trocar o tipo de nó... use o nó rapala para pescar com palminho, rações e etc e o nó tradicional somente para anteninha com anzol 2/0 para cima... esse tipo de nó evita que o peixe corte tanto a sua linha... fisgar rapido e manter a em punho também auxilia a evitar a perca...

Compartilhar este post

Link para o post

Use um pequeno e discreto líder de aço, não perderá mais nenhuma fisgada.

Qual o problema em reduzir as fisgadas? A pesca não deve ser em série, na maioria das vezes, uma disputa sem sentido de quem pega mais ou maior.

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto de usar o anzol pacu 4/0 e 5/0 da maruri, esse tipo de anzol aliado ao fluorcarbono e uma fisgada rápida como disseram os colegas diminui bastante a perda ... os exemplares menores cortam mais os chicotes do que os maiores exemplares ... espero ter contribuído ...

Compartilhar este post

Link para o post

Pode me chamar de louco, mas eu uso fluorcarbon e a linha não corta, a verdade é uma só, eu vi isso uma vez em um vídeo de alguém famoso (não lembro quem) e levo como teoria, quem corta é peixe pequeno e só se não for fluorcarbon, ou for muito mau dimensionada pro peixe a linha.Normalmente ele não vai cortar de primeira e você consegue ver pelo chicote se a linha tá ou não ruim, é bom checar após cada peixe pego. O tamba também não encosta os dentes um no outro pode ver (pacu encosta se não me engano), também conta um pouco a questão da briga, o quanto tempo você fica brigando pra tirar o peixe da água, parece brincadeira, mas já vi gente em pesqueiros mais de 10 minutos brigando com tamba de menos de 5kg, às vezes o kit muito mau dimensionado, acaba até arrastando a linha do pesqueiro todo, mas vai muito ainda da qualidade da linha que você tá usando, é meio caro mas sempre uso leader da Vexter e Linha Mono da owner, nunca perdi peixe por cortar linha com essas linhas.Ainda que uso o mesmo chicote por varias pescarias, normalmente deixo prontos.

obs: não vi que o post era velho :frusty:

Compartilhar este post

Link para o post
Em 24/11/2018 at 20:18, RobsonRF disse:

Pode me chamar de louco, mas eu uso fluorcarbon e a linha não corta, a verdade é uma só, eu vi isso uma vez em um vídeo de alguém famoso (não lembro quem) e levo como teoria, quem corta é peixe pequeno e só se não for fluorcarbon, ou for muito mau dimensionada pro peixe a linha.Normalmente ele não vai cortar de primeira e você consegue ver pelo chicote se a linha tá ou não ruim, é bom checar após cada peixe pego. O tamba também não encosta os dentes um no outro pode ver (pacu encosta se não me engano), também conta um pouco a questão da briga, o quanto tempo você fica brigando pra tirar o peixe da água, parece brincadeira, mas já vi gente em pesqueiros mais de 10 minutos brigando com tamba de menos de 5kg, às vezes o kit muito mau dimensionado, acaba até arrastando a linha do pesqueiro todo, mas vai muito ainda da qualidade da linha que você tá usando, é meio caro mas sempre uso leader da Vexter e Linha Mono da owner, nunca perdi peixe por cortar linha com essas linhas.Ainda que uso o mesmo chicote por varias pescarias, normalmente deixo prontos.

obs: não vi que o post era velho :frusty:

Concordo em parte com o comentário. 

Também uso só fluorocarbon para pesca de tamba e, em geral, se o peixe não for pequeno, ele aguenta bem. 

Se tiver batendo pacu ou tambas pequenos (menor que 5kg) ele vai cortar a fluorocarbon. 

Faz pouco tempo fui no Sol pescarias e tirei tamba de 8kg a 15Kg sem problemas só com um chicote de fluorocarbon 0,42mm, estava tendo bastante ação, mas tive a linha cortada diversas vezes. Coloquei um anzol robaleiro e um cabo de aço de 8cm, não perdi mais nenhum... Diminuiu um pouco a ação, mas não grande coisa. Tirando muito pacu e tambas de 4kg.

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Zarpa disse:

Concordo em parte com o comentário. 

Também uso só fluorocarbon para pesca de tamba e, em geral, se o peixe não for pequeno, ele aguenta bem. 

Se tiver batendo pacu ou tambas pequenos (menor que 5kg) ele vai cortar a fluorocarbon. 

Faz pouco tempo fui no Sol pescarias e tirei tamba de 8kg a 15Kg sem problemas só com um chicote de fluorocarbon 0,42mm, estava tendo bastante ação, mas tive a linha cortada diversas vezes. Coloquei um anzol robaleiro e um cabo de aço de 8cm, não perdi mais nenhum... Diminuiu um pouco a ação, mas não grande coisa. Tirando muito pacu e tambas de 4kg.

O Robaleiro é realmente uma grande verdade, aprendi a algum tempo atrás a usar o Robaleiro 1/0 para pescar tambas e piras em lagos onde tem peixes que cortam mais a linha tipo Matrinchã, Pacu pequeno, resolveu meu problema e não diminuiu a ação, o único grande problema do Robaleiro é que não pode deixar afrouxar a linha ou escapa. Outro detalhe que esqueci de citar no caso da Anteninha sempre uso flúor porque nunca se sabe oque tem no fundo no lago então pelo menos aquele primeiro chicote onde vai os eva, oque eu deixo pronto uso flúor, igualmente pra calminho, o restante pode colocar uma linha mais barata sem problema, onde é aquele chicote que você corta e joga fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é uma particularidade do pesqueiro que costumo frequentar, mas os tambas de mais de 5kg (aproximadamente 10kg) cortam MUITO a linha. Hoje mesmo fui ao pesqueiro e perdi 3 pelo mesmo motivo. Um deles cortou até mesmo um cabo de aço fininho que eu estava utilizando para evitar o problema sem diminuir tanto a ação. Outro cortou um fluorcarbon 0.70 (acreditem se quiser). E para não cortaram a linha que utilizo com maior frequencia (super raiglon 0,50mm) eu preciso de realmente muuuuita sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Hernantes disse:

Não sei se é uma particularidade do pesqueiro que costumo frequentar, mas os tambas de mais de 5kg (aproximadamente 10kg) cortam MUITO a linha. Hoje mesmo fui ao pesqueiro e perdi 3 pelo mesmo motivo. Um deles cortou até mesmo um cabo de aço fininho que eu estava utilizando para evitar o problema sem diminuir tanto a ação. Outro cortou um fluorcarbon 0.70 (acreditem se quiser). E para não cortaram a linha que utilizo com maior frequencia (super raiglon 0,50mm) eu preciso de realmente muuuuita sorte.

Creio que porque são tambas mais novos e ainda tem toda dentição, mas sim, já ouvi histórias parecidas com a sua também não acho que seja mentira não, mas pessoalmente nunca vi cortar flúor 0,62 da VEXTER.. 

realmente gosto muito desse leader, o único problema dele é a memória quando armazena ele depois do uso. Mas pra não dizer que não uso maior no pantanosso fui pescar lá e o pessoal usava 0,90.Decidi por não questionar e usar e deu tudo certo, o único problema meu realmente foi que eu não tinha experimentado nó nessa bitola e o primeiro peixe veio a escapar por um nó mau feito.

Enfim no seu caso acho que entra o widegap, vulgo Robaleiro, pra não cortar realmente, o único cuidado que você tem que ter é não deixar a linha afrouxar, ou não ficar dando várias fisgadas, já pra não tirar o anzol da boca do peixe, já fiz muito isso..

Compartilhar este post

Link para o post

uhh

com cabinho aço,  o peixe vê, sente cheiro, ...

porque será que diminui ação??

qual teoria ?? :assobiando:

walew

Compartilhar este post

Link para o post

Pesca com a vara na mao, sem larga 4 varas no suporte que vc vai conseguir... fisgada rapida... pra pegar na boca e nao no estomago!!!

alem disso como o colega falou pode usar um anzol com haste mais longa...

e sobre o cabo de aco, eh simples tem algo mais rigido com cor diferente na isca... peixe se preocupa com a apresentacao da isca...

Compartilhar este post

Link para o post
Em 07/08/2018 at 15:06, Hernantes disse:

Boa tarde,

Ola amigo , vou deixar minha opiniao com base em minhas pescarias de tambas, eu uso para chicote linha mono, de 0.40mm a 0.50mm de baixo custo (max force, super raiglon) , as mais finas uso principalmente com com raçoes furadas, e acredite se quiser somente com anzois bem pequenos pra fala a verdade quato menor melhor, claro que dentro do limite, oque eu acho q corta a linha sao 2 coisas; peixe pequeno 3, 4, 5 kg, e o NÓ  se nao bem feito ou lurbificado, com a max force 0.40mm tirei meus maiores redondos 25, 26, 28kg e ate uma pirarara  proxima dos 30kg, quando fizer o nó nao esqueça de lubrificar e testar bem, (as vezes a linha acaba cortando a mão rsrsrs). Tem outra coisa a linha Super raiglon depedendo do nó ela solta mesmo!! Ja aconteceu comigo, quando uso o nó unico dou sempre umas 2 voltas a mais nela! As vezes chega a ser percepitivel que usado a raiglon o nó vai escapar! Quer uma dica, amarre um anzol  mesmo modo que vc estava usando no pesqueiro , prenda-o em algum lugar e puxe , use uma luva ou pano na mao.... outra coisa na minah opinião anzol maior e cabo de aço atrapalha sim na pesca de redondos , principalmente os grandes! (Tambaqui legitimo o dobro rsrsrsrs) uso anzol do tipo Gamakatsu iseama Bravo n° 10, e 12 o Koiso da Crown tam 10 e 12 tbm! Para iscas naturais ai sim maiores, gosto muito do Kamikase da Sassame, podendo usar até 3/0 para isca como pao e pele de frango! 

Bom espero ter ajudado, lembrando oque relatei foi com base minhas pescarias!  Abraço!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post