joaovitorfouchy

Fabricação própria.

Recommended Posts

Minha ideia inicial seria um caiaque de garrafa pet, porém acabei pesquisando e vi que era trabalhoso, porém bom... Acabei dando de cara com está foto Imagem relacionada

Vou acabar fazendo este "caiaque", porém estou em duvida se faço com 150mm ou 100mm de cano de esgoto. alguma sugestão? alias, todas ideias são bem-vindas.

Os tubos maiores são 3mts e os "estabilizadores" 1,5mts.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use os canos mais largos. Impedirá que a proa enterre muito, o que prejudica a navegação.

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, joaovitorfouchy disse:

Minha ideia inicial seria um caiaque de garrafa pet, porém acabei pesquisando e vi que era trabalhoso, porém bom... Acabei dando de cara com está foto Imagem relacionada

Vou acabar fazendo este "caiaque", porém estou em duvida se faço com 150mm ou 100mm de cano de esgoto. alguma sugestão? alias, todas ideias são bem-vindas.

Os tubos maiores são 3mts e os "estabilizadores" 1,5mts.

Quando terminar me avisa, pois quero enviar um presente para pendurar nessa jangada...:rotfl2:

Resultado de imagem para wilson naufrago

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Mauricio. disse:

Use os canos mais largos. Impedirá que a proa enterre muito, o que prejudica a navegação.

no caso os dois centrais de 150mm? 

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, joaovitorfouchy disse:

no caso os dois centrais de 150mm? 

Sim, é o que eu faria. Veja, na foto, como já está mais enterrado que a popa. Se for um remador de peso :D considere, até, um terceiro PVC central. Considere também, por segurança, preencher todos os tubos com aquelas bolinhas de isopor, as mesmas que são usadas naqueles pufes vagabundos. Isso prevenirá que uma rachadura ou vazamento inunde os tubos por dentro. Se tiver acesso fácil a espuma de poliuretano, aquela injetada, do tipo que se usa hoje em dia para prender batente de porta, melhor ainda.  Se for usar para pesca, considere ainda um piso mais estendido, na região dos pés e pernas. Melhor para manipular peixes fisgados.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Mauricio. disse:

Sim, é o que eu faria. Veja, na foto, como já está mais enterrado que a popa. Se for um remador de peso :D considere, até, um terceiro PVC central.

e se eu colocasse os dois estabilizadores de 150mm também? pois cotei e cada metro extra dos 6 metros da 40 reais. o terceiro nao é de descartar porém procuro algo de baixo custo. Vi que tem pessoas que usam estabilizadores nos caiaques com pvc de 100mm.
Talvez colocando os dois centrais de 3mts com um espaço de 70cm + estabilizadores de 1,5mts de 150mm seria o suficiente? o ponto do acento seria atrás do meio.

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, joaovitorfouchy disse:

e se eu colocasse os dois estabilizadores de 150mm também? pois cotei e cada metro extra dos 6 metros da 40 reais. o terceiro nao é de descartar porém procuro algo de baixo custo. Vi que tem pessoas que usam estabilizadores nos caiaques com pvc de 100mm.
Talvez colocando os dois centrais de 3mts com um espaço de 70cm + estabilizadores de 1,5mts de 150mm seria o suficiente? o ponto do acento seria atrás do meio.

Note que os estabilizadores são, na verdade, flutuadores extras, sem os quais a bagaça da foto não estaria flutuando assim e o cara estaria com a bunda na água. Não é exatamente a mesma função de um estabilizador de canoa Polinésia, que apenas a impede de virar, pois são muito estreitas.

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Mauricio. disse:

Note que os estabilizadores são, na verdade, flutuadores extras, sem os quais a bagaça da foto não estaria flutuando assim e o cara estaria com a bunda na água. Não é exatamente a mesma função de um estabilizador de canoa Polinésia, que apenas a impede de virar, pois são muito estreitas.

ou seja, precisaria de um terceiro então... estive pensando colocar 35cm x 35cm x 35cm pra cada central, fazendo a bagaça flutuar sem demais problemas, seria a solução? ao todo o custo seria uns 400 reais e duvido eu achar um caiaque nesse valor.. to vendo que se eu colocar 42384902380482 canos, vai ser menor o valor do que um caiaque usado

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, joaovitorfouchy disse:

ou seja, precisaria de um terceiro então... estive pensando colocar 35cm x 35cm x 35cm pra cada central, fazendo a bagaça flutuar sem demais problemas, seria a solução? ao todo o custo seria uns 400 reais e duvido eu achar um caiaque nesse valor.. to vendo que se eu colocar 42384902380482 canos, vai ser menor o valor do que um caiaque usado

Sim, há o componente de satisfação de se usar algo construido por si mesmo. Mas, advirto, também pode acontecer a decepção. Seja com o desempenho, seja com o peso, seja com a coisa toda desmontando lá no meio da baía e deixando você segurando na broxa no remo. E, nessa hora, sempre pensará que o valor gasto poderia ter sido economizado para se comprar um caiaque do tipo comercial no futuro. Então, sugiro economizar e comprar um caiaque usado.  A não ser que você seja alguém como eu, claro.

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Mauricio. disse:

Sim, há o componente de satisfação de se usar algo construido por si mesmo. Mas, advirto, também pode acontecer a decepção. Seja com o desempenho, seja com o peso, seja com a coisa toda desmontando lá no meio da baía e deixando você segurando na broxa no remo. E, nessa hora, sempre pensará que o valor gasto poderia ter sido economizado para se comprar um caiaque do tipo comercial no futuro. Então, sugiro economizar e comprar um caiaque usado.  A não ser que você seja alguém como eu, claro.

hahaha, obrigado pela ajuda, foi muito bem-vinda... alias, vou ir estudando o caso e quando vê brota as fotos do frankenstein ou simplesmente compro um mesmo... kkkk 

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Mauricio. disse:

Também penso assim. Só se for pela satisfação pessoal de construir algo mesmo, porque pela economia não vale a pena. Essa jangada não vai te dar nem perto a experiência de pescar de caiaque.

E se for pela satisfação de construir algo porque não tenta fazer um de isopor? acho que fica 1000 vezes melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Atilio Valnez disse:

Também penso assim. Só se for pela satisfação pessoal de construir algo mesmo, porque pela economia não vale a pena. Essa jangada não vai te dar nem perto a experiência de pescar de caiaque.

E se for pela satisfação de construir algo porque não tenta fazer um de isopor? acho que fica 1000 vezes melhor.

eu pensei em fazer uma de isopor mas seria tão trabalhoso mas tão trabalhoso... sei porque já ajudei um amigo a fazer pranchas de surf e todas são com blocos de isopor ou epoxi. 

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, joaovitorfouchy disse:

eu pensei em fazer uma de isopor mas seria tão trabalhoso mas tão trabalhoso... sei porque já ajudei um amigo a fazer pranchas de surf e todas são com blocos de isopor ou epoxi. 

É amigo, não tem jeito. Tudo que é bom na vida ou custa caro ou é trabalhoso.

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Atilio Valnez disse:

É amigo, não tem jeito. Tudo que é bom na vida ou custa caro ou é trabalhoso.

realmente.. a intenção de fabricar algo mais "caseiro" seria mais pro ego e pelo prazer das pessoas em volta perguntando e etc... além de que obviamente pescar kkk

Compartilhar este post

Link para o post

49 minutos atrás, joaovitorfouchy disse:

vou ir estudando o caso e quando vê brota as fotos do frankenstein

E se fizer uma embarcação com isopor, canos de PVC e garrafa pet? :assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, GMarux disse:

E se fizer uma embarcação com isopor, canos de PVC e garrafa pet? :assobiando:

ai fica melhor que o titanic... ops kkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
19 minutos atrás, Romeu Bellei Junior disse:

Eu separaria uma grana pro motor elétrico, pq vai ser pesado no remo....com certeza!!!

tenho um motor 80cc 2 tempos, vai ser adaptado

Compartilhar este post

Link para o post

Penso! quanto mais penso mais pensativo fico... a criação expande se com muitas opções para confeccionar essa jangada. no lugar de tubos caberia os galões de água que são resistentes e mesclando modelos resolve o problema citado da proa , facilitaria ter o fundo todo fechado com boas acomodações , além de poder aumentar nas bordas com outros galões menores para ter mais equilíbrio e segurança. Contudo a melhor proposta é a compra de um comercial, mesmo que seja um velho novinho  que oferece a facilidade de transporte . A confecção de algo como uma chalana te obriga a deixar no local.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu montei um desse na faculdade, como projeto de cálculo de treiliças (estrutura) e cálculo da pressão interna dos PVC x flutuabilidade (era enchido com ar comprimido) COM TODA CTZ use no minímo 150 mm. se usar 100 mm nessa configuração, vai pro fundo facinho. Quanto mais flutuabilidade conseguir, melhor será a navegação, pq terá menos área de contato dos tubos com a água, mas mesmo assim, é extremamente pesado de navegar comparado com um caiaque.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Parceiros: www.petsEXPERT.pt