Entre para seguir isso  
Guirra

Tamanho de vara

Recommended Posts

Galera tô "estudando" algumas varas para caiaque, eu pesco com meu pai em um new foca fishing, e preciso de uma vara para carretilha, com a dica do mestre nakamura, varas 5'8" ação média são melhores de arremesso de precisão, mas aí me veio a duvida, estando sentado no caiaque impossível de fazer flip cast, eu preciso de uma vara 5'8"? ou  menor seria melhor pois meu pai vai estar na minha frente né, eu pesco tucunare basicamente, na maioria das vezes de até 2 kilos, quero uma 14lbs, de até uns 200 reais de entrada mesmo, vi a intense cast 5'8" por 200, vi a exsence 14lbs 5'6", flexa da albatroz, qual me atenderia melhor? E ação de vara? Ação média atrapalha muito em isca de superfície? Tipo popper até 10 cm 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Gustavo, também pesco de caiaque no pincho. Pescar de pé num caiaque é sempre possível, mas demanda excelente equilíbrio, no seu caso, teria a necessidade de ambos serem bons de equilíbrio e sincronizados...o que complica um bocado.

Para lhe dar indicações mais específicas, qual (is) peixe (s) serão seu(s) objetivo(s) de pesca? Varas de ação média são mais coringas e melhores para arremessos de precisão, no entanto, deixam a desejar no trabalho de algumas iscas específicas e também quando se precisa cravar o anzol em peixes de boca dura...

Pela região que mora acredito que seu objetivo serão os tucunarés, é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Já pesquei em dois no caiaque duplo e até que da pra pescar em pé mais é bem complicado. Qualquer mexida mais brusca que o que estiver sentado der o que ta em pé vai pra agua, e consequentemente vai virar o caiaque e os dois vão tomar banho. O melhor é pescar sentado mesmo. E pra pescar sentado eu acho que vale a pena uma vara de 6', da mais distância de arremesso já que não vai usar o flipcast mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Leandro Francisco disse:

Boa tarde Gustavo, também pesco de caiaque no pincho. Pescar de pé num caiaque é sempre possível, mas demanda excelente equilíbrio, no seu caso, teria a necessidade de ambos serem bons de equilíbrio e sincronizados...o que complica um bocado.

Para lhe dar indicações mais específicas, qual (is) peixe (s) serão seu(s) objetivo(s) de pesca? Varas de ação média são mais coringas e melhores para arremessos de precisão, no entanto, deixam a desejar no trabalho de algumas iscas específicas e também quando se precisa cravar o anzol em peixes de boca dura...

Pela região que mora acredito que seu objetivo serão os tucunarés, é isso?

Sim, meu pai é horrível de equilíbrio, e meu objetivo não é pescar em pé, mas sim pescar sentado no caiaque, quero saber se é melhor vara média, e qual o Tamanho

Compartilhar este post

Link para o post

Será que só consigo precisão de 1m com o flip? Se eu treinar arremessar lateralmente, sentado com uma vara menor eu tenho melhor precisão certo? Arremessos de 15 a 20 metros 

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, Guirra disse:

Sim, meu pai é horrível de equilíbrio, e meu objetivo não é pescar em pé, mas sim pescar sentado no caiaque, quero saber se é melhor vara média, e qual o Tamanho

Para arremessos de 15 a 20 metros os tamanhos 5,6 e 5,8 pés estariam ok...justificaria 6 pés se precisasse de arremessos mais longos que isso.

Recentemente houve essa discussão sobre varas de 14 libras, aí vc consegue muitas indicações de varinhas excelentes e dentro do que pode pagar.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o amigo @Atilio Valnez, uma vara mais longa tem muitas vantagens. Não adianta conseguir fazer lançamentos longos se pra isso é preciso fazer muita força, com uma vara 6' o arremesso fica muito mais fácil, além de aumentar a adrenalina, uma vara 6' 12 libras quando entra um peixe uma pouco maior haja coração. Claro que se pescar em pequenos córregos, em locais de galhada uma vara menor seria mais adequada. Penso que se for comprar somente uma vara, que seja 5.6' ou 6.8'. Agora se vai ter várias, de 5,1' ate 6,8' um dia vão te servir.

Compartilhar este post

Link para o post

Pesco de caiaque e estou dando preferência para varas longas, hoje 5.8 é o limite,  mas prefiro de 6 para cima.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Alexandre Fishing disse:

Concordo com o amigo @Atilio Valnez, uma vara mais longa tem muitas vantagens. Não adianta conseguir fazer lançamentos longos se pra isso é preciso fazer muita força, com uma vara 6' o arremesso fica muito mais fácil, além de aumentar a adrenalina, uma vara 6' 12 libras quando entra um peixe uma pouco maior haja coração. Claro que se pescar em pequenos córregos, em locais de galhada uma vara menor seria mais adequada. Penso que se for comprar somente uma vara, que seja 5.6' ou 6.8'. Agora se vai ter várias, de 5,1' ate 6,8' um dia vão te servir.

EU tenho uma revros para molinete 6'6" 12 lbs uso com isca Soft, acho que o problema que meu pai senta na frente uma vara muito longa, para trabalho de isca superfície ficaria meio desajeitado com meu pai na frente 

Compartilhar este post

Link para o post

Uma vara ação rápida seria mais fácil os toques, e mais curta mais precisa para arremessar com precisão, como caiaque não espanta peixe, posso ficar a 15 metros do ponto que quero arremessar, que são galhadas e vegetação aquática, o local que pesco é na represa do Rio paranã, em Santa Rosa

Compartilhar este post

Link para o post
49 minutos atrás, Leandro Francisco disse:

Para arremessos de 15 a 20 metros os tamanhos 5,6 e 5,8 pés estariam ok...justificaria 6 pés se precisasse de arremessos mais longos que isso.

Recentemente houve essa discussão sobre varas de 14 libras, aí vc consegue muitas indicações de varinhas excelentes e dentro do que pode pagar.

EU li isso tudo kkkkk o cara pegou uma tunizza, mas aí já fica um pouco caro pra mim, tô querendo mais custo benefício, sem deixar muito de lado a qualidade, a intense cast 200 reais tem 14 lbs com tamanho 5'6 e 5'8, ação rápida im8 pesando aproximadamente 98 gramas 

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, Guirra disse:

EU li isso tudo kkkkk o cara pegou uma tunizza, mas aí já fica um pouco caro pra mim, tô querendo mais custo benefício, sem deixar muito de lado a qualidade, a intense cast 200 reais tem 14 lbs com tamanho 5'6 e 5'8, ação rápida im8 pesando aproximadamente 98 gramas 

Eu comprei uma vara da MS, KATANA, gostei muito dela, mas para iscas leves, ação moderada.
O que me falaram muito bem também é uma vara chamada enzo sport.

Compartilhar este post

Link para o post
27 minutos atrás, Guirra disse:

Essa varinha da Lumis parece ser um bom custo beneficio, você já pegou ela na mão? Deu uma testada? Vara é algo que não compro por encomenda, porque é algo de gosto muito pessoal, a empunhadura, a ação do blank, os passadores e acabamento, só ao vivo mesmo.

Eu penso como vc, uma vara de 5,6 ou 5,8 seria melhor para trabalhar em distancias curtas (15 a 20 m), seria mais leve, mais fácil de trabalhar as iscas nessa situação de caiaque duplo, com seu pai na frente.

Eu uso um conjuntinho bem modesto, uma 5,6 17lb da Celta Matic com uma Brisa 8000 e arremesso (sem fazer força) 25 m com iscas leves (sapinhos de 6-7g), forçando, ou com iscas mais pesadas arremessa fácil 35 m, e eu não me considero nenhum arremessador de primeira linha.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Guirra disse:

Nesse caso vê se encontra uma  Sumax Java Cast nas especificações que você quer. Tenho duas e gosto demais delas, uma 12 libras 6 pés e um 20 libras 6.8 pés.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Leandro Francisco disse:

Essa varinha da Lumis parece ser um bom custo beneficio, você já pegou ela na mão? Deu uma testada? Vara é algo que não compro por encomenda, porque é algo de gosto muito pessoal, a empunhadura, a ação do blank, os passadores e acabamento, só ao vivo mesmo.

Tive uma Lumis Exsence pra molinete, foi chegar e já vendi, peso muito concentrado na frente. Depois que vendi peguei uma Daiwa Revros, que vara show, e ainda foi mais barata do que a Lumis. Vara é complicado só experimentando mesmo. Mesma coisa aconteceu com a Nova Brisa, vendi e peguei uma Venator SE, não me adaptei ao real seat da Nova Brisa.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Guirra disse:

3 minutos atrás, Alexandre Fishing disse:

Nesse caso vê se encontra uma  Sumax Java Cast nas especificações que você quer. Tenho duas e gosto demais delas, uma 12 libras 6 pés e um 20 libras 6.8 pés.

:rotfl2: Eu curti muito a tunizza, ainda não usei ela no caiaque. Mas não imagino que terei problemas, visto que já uso uma Revros 6'6" no molinetinho para iscas soft, algumas de meia água e para dar aquela linguiçada marota qdo não tem peixe e as piranhonas salvam o dia.

Eu tenho também uma Sumax (dúvida se é Dragon Cast ou Java cast:frusty:) e é uma excelente varinha também. Honesta pelo seu preço, particularmente não tenho do que reclamar. 

Essa Celta Matic que o @Leandro Francisco citou, eu tive uma e agora está com meu pai. Também é muito boa, mas acabou ficando com ele por ser de 17lb e aqui na região costumo usar 12lb, no máximo 14lb. E ainda pretendo pegar uma de até 8lb (ideal seria 6lb).

Porém eu, geralmente,  estou sozinho no caiaque. Quando não, é meu filho que fica sentado entre minhas pernas, então não atrapalha nada tbm... No caiaque duplo, já não sei como seria.:ok:

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, Alexandre Fishing disse:

Tive uma Lumis Exsence pra molinete, foi chegar e já vendi, peso muito concentrado na frente. Depois que vendi peguei uma Daiwa Revros, que vara show, e ainda foi mais barata do que a Lumis. Vara é complicado só experimentando mesmo. Mesma coisa aconteceu com a Nova Brisa, vendi e peguei uma Venator SE, não me adaptei ao real seat será da Nova Brisa.

Tem toda razão Alexandre, varinha para pincho é coisa pessoal mesmo, tem a ver com tamanho da mão, com distribuição de peso, com o tipo de arremesso da pessoa...aquela vara top para uns pode não ser legal para outros...o ideal é ir na loja e sentir o material...meu sonho é as lojas de pesca proporcionarem teste drive de equipamentos, elas teriam de ter uma piscina comprida para arremessos...aí sim seria show.

Compartilhar este post

Link para o post
20 minutos atrás, Leandro Francisco disse:

meu sonho é as lojas de pesca proporcionarem teste drive de equipamentos, elas teriam de ter uma piscina comprida para arremessos...aí sim seria show.

Boa!

Mas se for só para arremesso (desconsiderando o recolhimento e trabalho de isca) nem precisava de uma piscina. Um tipo de corredor maneiro, e uma isca sem garateia, ou até mesmo um pedacinho de borracha, já tornariam possível o teste... Agora, pensando nesse esquema com piscina, bom mesmo seria um pequeno tanque com peixes, para um teste mais preciso:heh:.

Compartilhar este post

Link para o post
43 minutos atrás, GMarux disse:

Boa!

Mas se for só para arremesso (desconsiderando o recolhimento e trabalho de isca) nem precisava de uma piscina. Um tipo de corredor maneiro, e uma isca sem garateia, ou até mesmo um pedacinho de borracha, já tornariam possível o teste... Agora, pensando nesse esquema com piscina, bom mesmo seria um pequeno tanque com peixes, para um teste mais preciso:heh:.

As lagoas dos amigos já serve :D.

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, Alexandre Fishing disse:

As lagoas dos amigos já serve :D.

Tô precisando de novas amizades. Ninguém tem lagoa por aqui.

Eu sempre pensei em fazer uma no sítio da minha sogra. Mas nunca fiz nada...

Até pq não ando podendo esbanjar com o maquinário, teria que cavar na unha. Talvez por isso nunca tenha feito:rotfl2:

Compartilhar este post

Link para o post
16 horas atrás, Alexandre Fishing disse:

Só achei a Java cast com 12lbs 6pes, não tem nenhuma 14lbs? Queria estar um pouco mais calçado sabe, ninguém nunca sabe quando era um troféu de 4 kg, como pesco na próximo a estrutura tem que ser um pouco mais "parrudinha". 

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, Leandro Francisco disse:

Eu penso como vc, uma vara de 5,6 ou 5,8 seria melhor para trabalhar em distancias curtas (15 a 20 m), seria mais leve, mais fácil de trabalhar as iscas nessa situação de caiaque duplo, com seu pai na frente.

Eu uso um conjuntinho bem modesto, uma 5,6 17lb da Celta Matic com uma Brisa 8000 e arremesso (sem fazer força) 25 m com iscas leves (sapinhos de 6-7g), forçando, ou com iscas mais pesadas arremessa fácil 35 m, e eu não me considero nenhum arremessador de primeira linha.

Tô montando meus conjuntos por agora tb, começando né, por isso quero algo que me dê uma boa experiência para depois ir pegando umas coisinhas um pouco melhores, carretilha mês passado comprei uma lubina GTO, gostei bastante, agora quero a vara pra fazer um conjunto, mas tb não pode ser muito cara

Compartilhar este post

Link para o post
48 minutos atrás, Guirra disse:

Só achei a Java cast com 12lbs 6pes, não tem nenhuma 14lbs? Queria estar um pouco mais calçado sabe, ninguém nunca sabe quando era um troféu de 4 kg, como pesco na próximo a estrutura tem que ser um pouco mais "parrudinha". 

Então, esses dias também estava atraz de uma vara 14 libras tamanho 5.8', rápida, sensível e com passadores tangle free. Achei, mais não por menos  de 500 contos. 

Compartilhar este post

Link para o post
39 minutos atrás, Alexandre Fishing disse:

Então, esses dias também estava atraz de uma vara 14 libras tamanho 5.8', rápida, sensível e com passadores tangle free. Achei, mais não por menos  de 500 contos. 

Vou continuar na busca da vara perfeita, boa, bonita e barata kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.mgpesca.com.br/vara-para-carretilha-albatroz-flexa-i-561-cast-5-6-1-68m-14-lbs-pr-5381-340075.htm alguém conhece? Já ouviu falar? fogo é ir nas lojas daqui de Brasília e achar essa vara pra dar uma olhada, outra coisa que me complica é horário, trabalho em uma ótica, horário comercial, segunda a sábado Kkkk vou ter que arrumar uma folga pra comprar vara 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

Parceiros: www.petsEXPERT.pt