felipe_gallo

Pirarara em pesqueiro travar ou não a carretilha

Recommended Posts

Olá amigos!

Recentemente adquiri uma carretilha de perfil alto e estou me aventurando com as pirararas.

Pesqueiro aqui tem piras de 5 até 30kg no tanque.

O que mais vejo são os pescadores usando cabeça de tilápia com a carretilha destravada, fricção fechada e o alarme ligado. Quando a pirarara carrega bem, trava-se a carretilha e ainda espera se a ponta da vara afundar ai sim senta-se o braço.

Já consegui alguns exemplares pequenos deste jeito, mas também perdi algumas na fisgada.

Mas e aí? Essa técnica é a correta? E para iscas moles tipo queijo e ovo cozido, melhor deixar travada e com a fricção solta?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
24 minutos atrás, felipe_gallo disse:

Olá amigos!

Recentemente adquiri uma carretilha de perfil alto e estou me aventurando com as pirararas.

Pesqueiro aqui tem piras de 5 até 30kg no tanque.

O que mais vejo são os pescadores usando cabeça de tilápia com a carretilha destravada, fricção fechada e o alarme ligado. Quando a pirarara carrega bem, trava-se a carretilha e ainda espera se a ponta da vara afundar ai sim senta-se o braço.

Já consegui alguns exemplares pequenos deste jeito, mas também perdi algumas na fisgada.

Mas e aí? Essa técnica é a correta? E para iscas moles tipo queijo e ovo cozido, melhor deixar travada e com a fricção solta?

eu sempre deixo travada com o drag meio solto,deixo carregar um pouco..seguro o carretel com o dedo e fisgo,e durante a briga vou regulando o drag

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Felipe eu deixava travada, mas percebi que, quando elas sentiam o "peso" da vara, largavam a isca.

Hoje deixo a carretilha fechada, com o frio totalmente aberto e ligo o alarme ... ele por si só já deixa a carretilha um pouco travada ... aí é só esperar elas carregarem e partir por abraço.

Se puder dar uma dica, mesmo com as iscas moles, use o circle hook, ajuda muito na fisgada, não precisa sentar o braço, apenas uma leve fisgada e deixa as danadas correrem que acabam se fisgando e não machuca tanto o peixe.

Abraços.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Felipe, também deixo destravada com alarme, independente da isca .

Normalmente como são iscas grandes e não são arremessos longos não é aconselhável nem a chumbada.:ok:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente deixo destravada e com alarme ligado quando estou por perto, pois isso deixa a pira colocar bem a isca na boca! Quando estou pescando outros peixes, largo o material na espera, com alarme eletrônico e a fricção ajustada (jamais travada), porém, deixe uma barriga bem folgada na linha para que a pira tenha o mesmo tempo de colocar a isca na boca sem sentir o peso do equipo...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Fraus disse:

Fala Felipe, também deixo destravada com alarme, independente da isca .

Normalmente como são iscas grandes e não são arremessos longos não é aconselhável nem a chumbada.:ok:

Uso uma chumbadinha pequena só quando uso a tilapinha viva, fora isso, só linha mesmo e um girador com uma pernada de linha mais grossa na ponta pra não usar encastoado.

Compartilhar este post

Link para o post

Carretilha sempre travada, fricção vem regulada e alarme.

As pirararas não tem frescura. Quando é pira, ela abocanha e leva.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 09/11/2018 at 17:02, Korch disse:

Carretilha sempre travada, fricção vem regulada e alarme.

As pirararas não tem frescura. Quando é pira, ela abocanha e leva.

Me permita discordar.. pelo menos em pesqueiro, por experiência própria, as piras são mais manhosa e muitas vezes ficam levando e soltando, acredito que por isso pessoal deixa destravada para ficar mais sutil.

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, felipe_gallo disse:

Me permita discordar.. pelo menos em pesqueiro, por experiência própria, as piras são mais manhosa e muitas vezes ficam levando e soltando, acredito que por isso pessoal deixa destravada para ficar mais sutil.

Bom dia Felipe.

Discordar é sempre saudável, pela troca de experiências (uma das funções do fórum). Claro que, sempre baseado em experiências e não "achismos".

A pesca das pirararas depende muito do local da pescaria, horário e tal. Faz tempo que não pesco pirararas, mas quando pescava, na maioria das vezes no Castelinho e à noite, a pescaria era bruta! As piras são grandes e não fazem rodeios.

:ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou pescador de pirarara, as muito poucas que fisguei, sempre foi deixando a vara armada em algum canto enquanto pescava tambacu e quando o sino piava, era correr pra tentar tirar da água.

Geralmente ela vem e arrebenta tudo, não lembro de ter percebido pirarara “mamando” na isca.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Parceiros: www.petsEXPERT.pt