Entre para seguir isso  
Felipe Andrews

Vara Shimano FX 6'6" Molinete

Recommended Posts

Boa tarde, galera.

Comprei 2 varas dessa configuração abaixo e estou montando o equipamento.

Partes: 2
Resistência 8-17 lbs até 8,5 Kg.
Peso isca: 1/4 - 5/8 oz (7gr a 17,7gr)
Potência: Média
Ação: Rápida

Preciso de sugestões de linha e molinete

Alguém tem alguma?

vara.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Felipe, para que possamos sugerir algo a você, me dá algumas informações...que tipo de pescaria irá realizar com esse material (isca natural, água doce, salgada, artificiais, peixe visado) e quanto pretende desembolsar...???

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia.

O material é pra pesqueiro (isca natural, massa e etc...).

Não tenho ideia sobre valores, minha dúvida é quanto as categorias.  

* Categoria Ultra Light: 01 a 06 libras (ação ultra-leve)

* Categoria Média Light: 06 a 17 libras (ação média/leve)

* Categoria Média: 08 a 20 libras (ação média)

* Média Heavy: 10 a 15 libras (ação média/pesada)

* Média Heavy: 15 a 30 libras (ação média/pesada)

* Trig: 15 a 45 libras (ação pesada)

* Acima: 45 libras (ação extra/pesada)

É possível enquadrar a vara para cada uma delas, mas o molinete não encontrei informação de como escolher.

Tinha umas informações que para essa escolha ideal o molinete precisava ter a capacidade de 100 a 150 m de linha.

Para aproveitar a capacidade da vara a menor bitola de linha que encontrei foi 0.30mm, pra trabalhar com a vara explorando até o limite da resistência especificada no equipamento. (não sei se é o ideal).

Queria uma ideia de quais modelos de molinete são aconselhados para essa vara encontrei algumas combinações. Mas não estou convencido de que é a melhor opção.

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, Felipe Andrews disse:

Queria uma ideia de quais modelos de molinete são aconselhados para essa vara encontrei algumas combinações. Mas não estou convencido de que é a melhor opção.

Seguem minhas sugestões de molinetes e linhas:

Molinetes: Daiwa Revros 3000, Shimano Sienna 4000, MS Brisa 2000.

Linha use uma Laiglon 0,33 mm.

Compartilhar este post

Link para o post
Em ‎19‎/‎11‎/‎2018 at 07:47, Felipe Andrews disse:

Para aproveitar a capacidade da vara a menor bitola de linha que encontrei foi 0.30mm, pra trabalhar com a vara explorando até o limite da resistência especificada no equipamento. (não sei se é o ideal).

Essa questão é discutível, mas não vamos entrar no mérito ok, levar o equipamento até o limite ... rsrs ...  eu uso varas de 14 lbs com linha de 30 lbs pra pescar tucunaré, aqui é uma região que tem muita estrutura de galhada e se eu usar uma linha abaixo de 20 lbs não vejo nem a cor do peixe ... rsrs ...

Quanto as sugestões dos molinetes, o que você deve se atentar é o tamanho dos peixes que pretende pescar, por exemplo, tambas e pacus na casa dos 15 kg você vai até pegar nesse equipo que está montando, mas vai dar trabalho pra tirar.

Pra esse tipo de pesca que pretende fazer, molinetes entre o tamanho 2000 e 3000 seria o ideal, pois você vai usar linhas mais finas e esses molinetes vão ter a capacidade de linha que você quer. Eu geralmente não dou sugestão de marcas/modelos pois acho que tralha é questão de gosto, mas o Leandro já deu ótimas dicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde.

Qual a interferência dos rolamentos na escolha do molinete,  quantidade significa qualidade?

Chequei alguns da shimano e comparando com os molinetes da daiwa, os molinetes da shimano tem menos rolamentos comparado com os daiwa do mesmo tamanho.

Encontrei alguns que é especificado a quantidade de rolamentos e roletes, Qual a diferença? Alguns possuem apenas rolamentos.

Alguém conhece sobre esse assunto? 

Já agradecendo pela informação acima, já ajudou muito 

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, Felipe Andrews disse:

Qual a interferência dos rolamentos na escolha do molinete,  quantidade significa qualidade?

Chequei alguns da shimano e comparando com os molinetes da daiwa, os molinetes da shimano tem menos rolamentos comparado com os daiwa do mesmo tamanho.

Encontrei alguns que é especificado a quantidade de rolamentos e roletes, Qual a diferença? Alguns possuem apenas rolamentos.

Alguém conhece sobre esse assunto? 

Já agradecendo pela informação acima, já ajudou muito 

Rolamentos são importantes, desde que sejam bons, mas não são tudo num molinete, existem molinetes com poucos rolamentos que são melhores que outros cheios deles. Daiwa, Shimano e esse da Marine Sports que lhe sugeri já testei então posso lhe dizer que são bons e com preço intermediário...mas lógico que existem melhores, mas bem mais caros.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu já tive uma vara dessa, comprei no Paraguai junto a um molinete da mesma linha FX, se não me engano 2500, usava junto a uma linha triumph 0,33 não me deixava a desejar, peguei varios exemplares de pacu de até 5kg com ela em pesqueiros e pesquei em rio com ela tbm, eu só abandonei o kit porque ingressei nas carretilhas.Como kit pra iniciante atende bem, a não ser que você queira algo mais parrudo daí eu indicaria os que o Leandro falou, que já te atendem bem e pra tirar alguns tambas e pacus de peso mais elevado é melhor, e você não carrega o pesqueiro todo junto com você (oque por sinal é muito importante).

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw, Pessoal.

Assim que montar a tralha posto fotos.

:joia:

Compartilhar este post

Link para o post