Domingos Bomediano

Sete curiosidades sobre o Tucunaré, no Portal da Revista Pesca & Companhia

Recommended Posts

Uma das espécies mais procuradas pelos brasileiros tem suas peculiaridades; confira!

CURIOSIDADESSOBREOTUCUNARE-1024x670.jpg
A versão de que tucunaré significa “amigo da árvore” é contestada. A espécie é uma das mais queridas no Brasil

Confira sete curiosidades sobre o tucunaré!

1 – Amigo da árvore? Será? Alguns acreditam que o significado de tucunaré seja “amigo da árvore”. No entanto, de acordo com o pescador e ambientalista Domingos Bomediano, esta definição estaria equivocada. Na verdade, segundo ele, o peixe se assemelha à palmeira “tucum”. Por isso também teve a designação tupi de “semelhante ao tucum”.

2 – Os tucunarés são encontrados em praticamente todo o Brasil. Apesar de em alguns estados, como o Rio Grande do Sul, terem pouquíssimos relatos de capturas. Os estados da região Norte e Nordeste são os que possuem as maiores espécies, como açu e pinima. Enquanto que os do Sudeste e Centro-Oeste possuem os “populares” azul e amarelo.

3 – Os tucunarés são considerados os grandes responsáveis pela disseminação das iscas artificiais no Brasil. Isso se deu porque são predadores agressivos. Eles habitam locais de águas tranquilas, como lagos de hidrelétricas e represas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. 

4 – A temporada de pesca do tucunaré-açu começa em setembro e termina em abril no Amazonas. O estado recebe milhares de visitantes (sendo 95% oriundos dos EUA). Os estrangeiros injetam quase R$ 20 milhões na economia local todos os anos, segundo a Amazonastur.

5 – O tucunaré-açu é um dos mais cobiçados por ser o maior de todos os tucunarés. É também um predador que exige muita habilidade e um bom equipamento para ser capturado. O recorde, segundo a IGFA, é de um exemplar de 13.19 kg pescado em Santa Isabel do Rio Negro. O autor foi Andrea Zacherrini, em 2010.

6 – Além do Amazonas, outros dois locais muito visitados para a pesca aos tucunas é o Lago de Serra da Mesa, em Goiás, e o Lago do Peixe Angical, em Tocantins. No entanto, nestes points é o tucunaré-azul o protagonista. 

7 – O recorde do tucunaré-azul está empatado, com dois exemplares de 4.54 kg. Um pescado no Lago do Peixe, outro em Serra da Mesa.

http://pescaecia.com.br/2018/12/20/curiosidades-tucunare/?fbclid=IwAR3gcE9LSA5e74VpVknkSnIugNsJ33zbHPNfd0V3P3r8UQovwGp_nZzAe1M

Compartilhei também no Facebook:

https://www.facebook.com/bomediano.pescaki?__tn__=C-R&eid=ARDaEcgj0HgCo4g96uoC1rQXXmSW4tEBK0T1iAb46motk8bC1OZb3dWKjJ3n5vYR4nFOgIWayKt9YoA3&hc_ref=ARRnotFs4GP_FGXkUS0D9iBbXMTqrgpLVAaqLSWTeXpzlDEl3sMTv8mtrevdTR13U50&fref=nf&__xts__[0]=68.ARDMIdHNRIgV39TXkYaj8wTobpgIwfUaYg1z468gmK4ZwKla0dlLZg0w1pKucVrQm4uOgNCWIjhV326TrrgbyReqpXSfHnY6-y4zcHrCJ1pPuocyIIGulWH9Es92aWSn08hwR9sYxRxTC-SA6Vg2x7qlZvifMH0tHo5wWAu8obCfIiQpSIpwzHSt76BH5w8JbYhg-v0xoegQq6bmaIKS4ZHOfUA0lH_FbJiJEkgEGYYTCvupj6jVA_MwCV4JgI4ruB4PMLREN49gIlBDuUfSk2bF2E-0h9msHivClkcWu6SO6SGWm400F7BC7irTRnZ3Qyx5HmcpyQQrMXxrCO8IXfha6A

Como se pode ver, minha tese sobre o significado da palavra "tucunaré" segue sendo desvirtuada até hoje... rsss

Para quem quiser conhecer um pouco mais desta história, está tudo registrado neste tópico:

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eita! Ótima reportagem. :joia: Tucunaré ou Tucunafrente, não vai deixar de ser um dos mais esportivos peixes do Brasil.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Bomediano,

Excelente matéria, parabéns !

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 04/02/2019 at 15:21, Mauricio. disse:

Eita! Ótima reportagem. :joia: Tucunaré ou Tucunafrente, não vai deixar de ser um dos mais esportivos peixes do Brasil.

Ficou legal, Mauricio! O pessoal da revista está investindo forte na página web! :joia: 

55 minutos atrás, Odimir disse:

Grande Bomediano,
Excelente matéria, parabéns !

Grato, Grande Maestro! :iCo01:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante! Recentemente, começou-se aqui em Joinville, a criação de tucunarés para pesca esportiva (muito pouco praticada por aqui).

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Korch disse:

Interessante! Recentemente, começou-se aqui em Joinville, a criação de tucunarés para pesca esportiva (muito pouco praticada por aqui).

Espero que já venham com bons resultados, Grade Korch! :ok: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

que show Bomediano !

pena que rolou uma distorção do que escreveu, acho que ficou meio genérico, no post original seu faz mais sentido de fato

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Thiago Dala Rosa Ivo disse:

que show Bomediano !

pena que rolou uma distorção do que escreveu, acho que ficou meio genérico, no post original seu faz mais sentido de fato

Grato, meu amigo! Pois é, ao lerem minha tese, passaram a definir como "amigo da árvore e isso acabou difundido internet afora", mas da atenta leitura do que escrevi, jamais quis dizer isso... é uma pena, porque ninguém perde tempo de ler e já pega a primeira definição :triste: Contudo, antes de minha tese, sequer havia uma definição, o que já me alegra. rssss

Esta tese eu a sustento desde muito antes de publicá-la aqui. Já a tinha publicado no extinto fórum "Fishpooint" no final dos anos noventa. :ok: 

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, Domingos Bomediano disse:

Grato, meu amigo! Pois é, ao lerem minha tese, passaram a definir como "amigo da árvore e isso acabou difundido internet afora", mas da atenta leitura do que escrevi, jamais quis dizer isso... é uma pena, porque ninguém perde tempo de ler e já pega a primeira definição :triste: Contudo, antes de minha tese, sequer havia uma definição, o que já me alegra. rssss

Esta tese eu a sustento desde muito antes de publicá-la aqui. Já a tinha publicado no extinto fórum "Fishpooint" no final dos anos noventa. :ok: 

entendi....do que sempre ouvi por ai era que tucunaré era "amigo da árvore", é bom ler direto na fonte !!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

muito legal eu não sabia disso ,sempre aprendemos mais e mais aqui no forum ,parabéns pela matéria !

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Parceiros: www.petsEXPERT.pt