Entre para seguir isso  
Mauricio.

Simples e eficientes - as antigas Side Cast de baixo custo

Recommended Posts

Pode-se dizer que sempre houve uma preocupação entre os honrados ativistas haliêuticos - outra palavra para pescador ;) - e a aquisição de seu equipamento. De fato, coisas como interesse e poder monetário  sempre estiveram presentes na hora de conseguir o melhor, desde a fabricação do primeiro anzol, e com ele a descoberta de que um bom material de pesca poderia ser um objeto de troca valioso e desejado. Um bom artesão poderia, assim, conseguir manter sua despensa cheia não apenas com o uso de seu trabalho, mas também com o fruto de suas barganhas.

Já foi postado por aqui descrição dessas duas carretilhas side cast de baixo custo, as Angler Scout e a Katiusha, de fabricação Japonesa e Russa respectivamente. Mas não foi colocada uma comparação entre ambas.

uft8XXp.jpg

Equipamento muito assemelhado e forma e função. Praticamente cópias um do outro, inclusive internamente.

As duas eram muito semelhantes: equipamentos acessíveis e do tipo que faziam seu trabalho sem medo de ser feliz. Pelo menos a Japonesa era fabricada em vários tamanhos, desde 8-50 até a enorme 80-120. Mas não tenho conhecimento de tamanhos diferentes de sua companheira Russa, embora fosse feita até com material de melhor qualidade. As Angler eram muito suscetíveis à corrosão devido à liga de metal barato de que eram feitas, enquanto a Katiusha era feita em alumínio, um material que permitiria ao pescador até se arriscar em águas salgadas e salobras sem muito medo de estragar seu equipamento em pouco tempo.  Essa, uma prova de que as cópias podem até ser melhores que as originais, isso se não foi exatamente o contrário, claro. :D

YfA3NNh.jpg

Na foto, uma Katiusha Russa e duas Angler Scout 8-60.

Era comum os pais e avós presentearem os filhos com esse tipo de equipamento para seus primeiros contatos com o nobre esporte devido ao custo acessível dos mesmos, pelo menos nos países onde os mesmos eram vendidos, o que não inclui o Brasil. A nossa memória de pesca, nesse sentido, é um tanto pobre, pois a variedade existente no século passado era mais acessível na Europa e USA, sendo que a atividade da pesca amadora sempre foi maior e mais presente nesses continentes.

Falo aqui da pesca amadora dita "sofisticada", onde molinetes, carretilhas e varas de pesca eram objetos muito variados em preço, praticidade, qualidade e acessibilidade, com dezenas senão centenas de fabricantes e milhares de patentes.  Esse era o universo de então, hoje acessível apenas por antigos catálogos, reportagens, livros e coleções particulares, e às vezes por um ou dois itens cuidadosamente guardados no armário devido a questões emocionais.

XNsJ4b3.jpg

Captura de pike com uma Angler Scout  8-120 por Dave Burr (http://daveburrsblog.blogspot.com/)

Esse tipo de material ainda é perfeitamente utilizável hoje, tendo pescadores que eventualmente ou até constantemente os usam em suas saídas costumeiras. Notar que para a prática do "Course Fishing", ou seja, pesca em água doce, bastava uns cinquenta metros de linha de razoável qualidade no carretel, uma vara barata, anzóis e bóias na caixa para se ter diversão por muito tempo, anos ou décadas com o mesmo equipamento. Quantos peixes esse tipo de equipamento capturou durante os anos de apogeu? Devem ter sido incontáveis... ;)

ZLV87py.jpg

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Mauricio. disse:

tendo pescadores que eventualmente ou até constantemente os usam em suas saídas costumeiras.

Já vi alguns pescadores usando essas side cast na plataforma de Mongaguá. Sabe dizer se existiu alguma side cast brasileira? Minha memória pode estar falha, mas parece que me lembro de propagandas de uma versão nacional desse apetrecho, há muito tempo atrás.

Hoje em dia se eu topar com algum pescador usando uma dessas, a primeira coisa que vou fazer é chamar: Mauricio é você? :rotfl2:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Leandro Francisco disse:

Sabe dizer se existiu alguma side cast brasileira? 

sempre teve ... só que vai presa na mão e não na vara .... :rotfl2:

produto_c-500.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Armando Ito disse:

produto_c-500.jpg

O famoso Manonete...:rotfl2:. Mas sério, me lembro de ver anúncio nas antigas troféu pesca ou pesca e companhia de um side cast nacional...mas deve ter sido um fiasco a venda, porque da mesma forma que o anúncio apareceu...pouco tempo depois sumiu.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Leandro Francisco disse:

Já vi alguns pescadores usando essas side cast na plataforma de Mongaguá. Sabe dizer se existiu alguma side cast brasileira? Minha memória pode estar falha, mas parece que me lembro de propagandas de uma versão nacional desse apetrecho, há muito tempo atrás.

Hoje em dia se eu topar com algum pescador usando uma dessas, a primeira coisa que vou fazer é chamar: Mauricio é você? :rotfl2:

1 hora atrás, Armando Ito disse:

Muito populares na Austrália para pesca de...lulas!!

1 hora atrás, Leandro Francisco disse:

O famoso Manonete...:rotfl2:. Mas sério, me lembro de ver anúncio nas antigas troféu pesca ou pesca e companhia de um side cast nacional...mas deve ter sido um fiasco a venda, porque da mesma forma que o anúncio apareceu...pouco tempo depois sumiu.

Puxando pela memória, quase me lembro de ter visto algo na antiga casa Diana na década de 70, ou na Ao Gaúcho. Mas não tenho certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom, Grande e Enciclopédico Mauricio! :clapping: :iCo01:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tive o prazer de pescar com algo parecido, uma Alvey, na época da pesca de praia. Equipamento bem versátil, com ótimo drag. Não servia pra montagens modernas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 13/04/2019 at 21:43, Domingos Bomediano disse:

Muito bom, Grande e Enciclopédico Mauricio! :clapping: :iCo01:

:D

9 horas atrás, vrcedro disse:

Tive o prazer de pescar com algo parecido, uma Alvey, na época da pesca de praia. Equipamento bem versátil, com ótimo drag. Não servia pra montagens modernas.

Alvey? Não conheço... :rolleyes:  :joia:

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Mauricio. disse:

Alvey? Não conheço

:rotfl2:

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Mauricio. disse:

Pedro Alvares Cabral usava ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 15/04/2019 at 14:15, Mauricio. disse:

Pois é... É o equipamento mais famoso em surfcasting na Austrália: https://www.fishingtackleshop.com.au/products/alvey-650c5-rock-or-surf-fishing-reel.html

O exato modelo que usei. Comprado no ML.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, concordo que dei azo à brincadeira. Porém, pensei que seria só isso. Não quero que este tópico descambe a xingamentos. Se isso ocorrer, apagarei o mesmo.

Quero também me desculpar com o colega Cedro pois, de fato, conheço bem o equipamento da Alvey, do qual também sou colecionador. Sou amigo pessoal de Eugene Brandner, o CEO da AlveyUSA.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Mauricio. disse:

Pessoal, concordo que dei azo à brincadeira. 

pessoal lê post pela metade e descamba a ... bobagem pelo teclado ...

" não dê aos cães o que lhe é sagrado ... e não jogue aos porcos as suas pérolas .... "

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O bom humor não tem mais vez por aqui, uma brincadeira inofensiva aqui no fórum pode ganhar proporções astronômicas e provocar a explosão de uma supernova em uma galáxia distante :D.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Alexandre Fishing disse:

...ganhar proporções astronômicas e provocar a explosão de uma supernova em uma galáxia distante :D.

sobrou até pro Leandro ... kkkkkkkkkkkkkkk

* tá inspirado hein ..... srrsrsr

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 15/04/2019 at 10:15, Mauricio. disse:

Se eu não ficasse vendendo minhas carretas seria eu daqui uns 30 anos mostrando raridades como a Venator, Curado, Tatula ....:heh:.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Mauricio. disse:

Pessoal, concordo que dei azo à brincadeira. Porém, pensei que seria só isso. Não quero que este tópico descambe a xingamentos. Se isso ocorrer, apagarei o mesmo.

Quero também me desculpar com o colega Cedro pois, de fato, conheço bem o equipamento da Alvey, do qual também sou colecionador. Sou amigo pessoal de Eugene Brandner, o CEO da AlveyUSA.

Estive fora do ar por algum tempo e não acompanhei o ocorrido, mas agradeço, Grande Mauricio, pela sábia intervenção! :iCo01: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Domingos Bomediano disse:

Estive fora do ar por algum tempo ....

Anda sumido mestre Bome, quando vai nos prestigiar com um daqueles relatos que só você e o Dinni conseguem fazer ? :comemorando:

Compartilhar este post

Link para o post
37 minutos atrás, Alexandre Fishing disse:

Se eu não ficasse vendendo minhas carretas seria eu daqui uns 30 anos mostrando raridades como a Venator, Curado, Tatula ....:heh:.

De fato, com a rápida evolução tecnológica,  apenas no espaço de poucos anos já temos clássicas na nossa gaveta. :ok:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, Alexandre Fishing disse:

Anda sumido mestre Bome, quando vai nos prestigiar com um daqueles relatos que só você e o Dinni conseguem fazer ? :comemorando:

Tudo a seu tempo, meu amigo. Tenho viajado pouco, mas logo teremos mais. Enquanto isso vá nos brindando com tuas jornadas à águas vizinhas, já que por aí, peixes vêm aos borbotões às iscas! :ok:  

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Domingos Bomediano disse:

Tudo a seu tempo, meu amigo. Tenho viajado pouco, mas logo teremos mais. Enquanto isso vá nos brindando com tuas jornadas à águas vizinhas, já que por aí, peixes vêm aos borbotões às iscas! :ok:  

Opa, já já retornarei mestre Bome, por aqui tem o tal do inverno amazônico. Eu nem tô indo pescar, só escuto o pessoal reclamando que ta chovendo muito, muita água, agua suja e nada de peixe. Ainda bem que é assim, é a a própria natureza impedindo que o homem acabe com os peixes. 

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Domingos Bomediano disse:

Estive fora do ar por algum tempo e não acompanhei o ocorrido, mas agradeço, Grande Mauricio, pela sábia intervenção! :iCo01: 

culpa foi dele Bome .... :poke: ..... kkkkkkkkkkk

* rir é o melhor remédio ....

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Armando Ito disse:

sobrou até pro Leandro ... kkkkkkkkkkkkkkk

Não vi nada..entrei agora...o post foi apagado?

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Leandro Francisco disse:

Não vi nada..entrei agora...o post foi apagado?

sim .... uheuheuheuheueh ...

um individuo aí estava stressadinho ... e ainda fez uma explanação de seu alto grau de conhecimento das Alveys ...

e não foi o Mauricio ... ( que aliás foi um dos citados , juntamente com vc ) .... uehuheuehuehe

• Sad 1

Compartilhar este post

Link para o post

mas o Mauricio acabou com a brincadeira .... kkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Parceiros: www.petsEXPERT.pt