Joseph adenor

Cadê os Tucunas ?

Recommended Posts

Bom dia amigos, pesco na represa de Furnas em Sapucaia, até o ano passado peguei uma boa quantidade de tucunarés na represa, mas esse ano nadaaaaaaa

Meu local de pesca tinha um taboal e ali eu arremessava as iscas e conseguia bons exemplares, mas a capivara comeu toda taboa. Mês passado fui ao local e só peguei traíras a noite, tentei uns Tucunas ao clarear com Lambari vivo e nada.

A represa fica mudando muito de nível sem contar que a água ficou mais turva tbm, já rodei outros pontos de caiaque e nada.

Saicangas sumiram, eram tipo uma praga, acara tbm diminuiu mto, pescada branca só filhotes, bagres e mandiacus tbm, Lambari nunca mais vi. 

Difícil decifrar esse mistério

Os peixes acabaram ? A taboa acabou e os peixes saíram do local? O nível da represa oscilando atrapalha ?

Ou os peixes sumiram?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso tudo é fruto da matança indiscriminada de peixes...uma hora acaba...e parece que a hora está chegando 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Furnas é uma das represas que mais sofre com a ação predatória, tanto de redeiros quanto de pescadores com iscas naturais e artificiais que costumam matar tudo o que conseguem pescar, inclusive não perdoando peixes diminutos, que ainda sequer conseguiram sua primeira participação no processo reprodutivo, razão pela qual vai muito arrazoado nosso amigo Thiago aí acima. Contudo, além deste sério problema, há também o fato de que ultimamente o nível da represa vem subindo e, este é um detalhe que costuma interferir bastante nos resultados de pesca, o que, de certa forma, acaba ajudando, vez que com isso, há uma trégua por parte da matança e os tucunarés conseguem se recuperar aos poucos, muito embora, nunca a ponto de cobrir a perda da temporada anterior. A seguir assim, uma hora... vai acabar, sem dúvida! :triste:

Compartilhar este post

Link para o post

A única vez em que fiquei em Guapé,  há mais de 10 anos, fiquei admirado com os minúsculos Tucunarés que capturavam e matavam para levar. Seria melhor levar Lambarís.  Lembro que, jocosamente, perguntei que peixe era aquele. Tucunaré, responderam. Eu sorri e disse que com certeza não era, pois Tucunaré que eu conhecia era um peixe "deste tamanho" , e mostrei uns 40 cm de palmo a palmo. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, não entendo oque acontece em furnas. Se é somente a pesca predatória.

Toda vez que vou pescar lá a represa parece infestada de pequenos tucunarés.

Será que a grande maioria são mortos por pescadores predatórios?

No inicio acreditava que ficariam grandes um dia, hoje já percebi que não.

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, Antônio Sérgio disse:

Sinceramente, não entendo oque acontece em furnas. Se é somente a pesca predatória.

Toda vez que vou pescar lá a represa parece infestada de pequenos tucunarés.

Será que a grande maioria são mortos por pescadores predatórios?

No inicio acreditava que ficariam grandes um dia, hoje já percebi que não.

Grande Antonio,

De fato tem muito tucunaré pequeno, a ponto de levar à falsa impressão de que crescendo estarão todos lá para a pesca esportiva, porque antes de atingirem a maioridade a maior parte estará em samburás de predadores. Você teria dificuldade para digerir as imagens que sempre vejo, de gente pescando tucunarés aos montes, enchendo sacos de peixes, todos com menos de 25 cm. É inacreditável, mas esta gente faz isso pescando com camarão e outras iscas, cujo resultado é quase sempre de peixes pequenos e matam tudo! Por outro lado, peixes grandes nunca são perdoados por aqueles que pescam com água à cintura usando lambaris vivos de isca; é algo também inacreditável! E, para agravar ainda tem gente capturando matrizes e peixes de 25 cm para mais, para vendê-las para outros pescadores que pretendem povoar lagos particulares, como se fossem criados para tanto. Junte-se a isso a ação desenfreada de redeiros e a coisa vai explicada... :triste: 

Compartilhar este post

Link para o post