edimar do amaral lima

Caiaque hunter 285 brudden - motor eletrico ou gasolina?

Recommended Posts

Comprei um caiaque hunter brudden 285 para pesca.

E estou na duvida entre motor eletrico ou gasolina.

Gostaria receber informações a favor e contra de cada um.

Obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo, estou estudando a compra de um caiaque, e quem sabe, motorizá-lo. Um dos pontos que já resolvi comigo é o seguinte, se for motorizar, irei de motor a combustão mesmo, além de entregar mais potência e ter mais autonomia, o conjunto todo pesará menos, no caso do elétrico só a bateria estacionária que acompanha o kit já pesa consideravelmente, ao menos pelo que pesquisei. 

Os motores mais em conta que encontrei parecendo ser ótimas opções são  pantaneiro Jet Helice e o Toyama de Popa 2,6 hp, veja estes vídeos:

Compartilhar este post

Link para o post

Chegou encontrar em algum site preços melhores desses motores?

Gostei desse modelo pantaneiro!!

Achei esse também no mercado livre - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1150204322-motor-de-barcobotecaiaque-okm-com-nota-fiscal-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia amigo, existem várias opções, mas os modelos dos motores diferem bem.

Tem alguns motores que são apenas adaptações dos motores de roçadeiras/cortadeiras de grama por exemplo, assim, segundo alguns relatos, para uso em uma embarcação eles teriam durabilidade comprometida, já os motores de popa mesmo em tamanho reduzido para caiaque seriam os ideais, porém são mais caros. Mas o que mais me intrigou foram os preços dos pedais, tem pedal que é mais caro que um kit de motor amigo, se você entrar no site da pantaneiro lá tem kits prontos com motor, suporte e barra alongadora para controlar o motor para alguns caiaques, acho que até para esse da Brudden, mas o motor é o Jet Turbo, pelo que notei os motores com hélice se saem melhor, no caso deste do vídeo que postei é o Jet Helice.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post
13 horas atrás, edimar do amaral lima disse:

Boa noite amigo, então, entendo quase nada de motores, o pouco que sei foi pesquisando mesmo, e até onde encontrei, as informações sobre a marca búffalo eram boas, mas não recordo de serem exatamente estes modelos que postou. O que sei é que motor de rabeta convencional, aquelas utilizadas em rios com muita pedreira, são um tanto quanto barulhentos e um pouco cansativos de se manusear, já que constantemente você tem que manter a rabeta forçada para que ela fique na posição correta de navegação, mas estas que postou parecem mais com uma rabeta vertical, que seria próxima da estrutura daqueles motores que citei para você. Aguardemos a opinião de colegas mais experientes, eu ando estudando muito motorização para caiaques mas não tem sido fácil encontrar informações consolidadas, até porque, salvo os motores elétricos, caiaques com motor a combustão são relativamente novos, quase não vi fabricantes que ofereçam o kit completo.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, você possui arrais? 
Pergunto, pois para colocar um motor a combustão no yak, você precisa ter arrais para conduzi-lo, caso contrário ao ser abordado por uma possível fiscalização, terá seus equipamentos apreendidos :ok:

Se não tiver arrais, vai de elétrico que não há necessidade! Um 34LB já vai te atender bem, mas se quiser mais velocidade, ai pode partir para um de 54 ou 55LB

Compartilhar este post

Link para o post
Eu ainda não possuo arrais, mas tenho intenção de tirar
Eu confirmei em Barra Bonita sobre motores gasolina ou eletrico, os dois precisam de arrais.
A intenção do motor a gasolina é para utilizar na mudança de ponto para pesca ou utilizar para retornar o ponto de partida após um dia inteiro de pesca.
Estou na dúvida qual motor colocar no caiaque.
Agradeço as informações!

Compartilhar este post

Link para o post
Em 04/06/2019 at 11:55, Ricardo Valim disse:

Amigo, você possui arrais? 
Pergunto, pois para colocar um motor a combustão no yak, você precisa ter arrais para conduzi-lo, caso contrário ao ser abordado por uma possível fiscalização, terá seus equipamentos apreendidos :ok:

Se não tiver arrais, vai de elétrico que não há necessidade! Um 34LB já vai te atender bem, mas se quiser mais velocidade, ai pode partir para um de 54 ou 55LB

Boa noite Amigo Ricardo, infelizmente pelo que pesquisei, todo e qualquer motor a propulsão, seja elétrico ou a combustão, configura o caiaque em outra categoria de embarcação, sendo necessário não só o Arrais mais também o registro da embarcação na Capitania dos Portos, porém, pelos relatos que observei, quem possui a plena competência para fiscalizar e autuar esse tipo de embarcação seria a Marinha do Brasil, não sendo atribuição das policias ambientais por exemplo, que normalmente averiguam não só a regularidade da documentação de pesca mas também a da embarcação, isso quando abordam barcos e similares.

Mas como Lei é Lei, o correto é regularizar mesmo toda a documentação. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post