Entre para seguir isso  
Wesley Souza

Caiaque Duplo

Recommended Posts

Boa noite pessoal, pesquisei sobre caiaques duplos mas encontrei praticamente nada, portanto, peço-lhes licença para postar este tópico e contar com vossa valiosa ajuda.

Estou muito inclinado a comprar um caiaque duplo para pesca, domingo passado tive uma experiência formidável com um um Mako 110 na Represa de Sérgio Mota, no Rio Paraná, peguei enormes ondas e marolas e tive uma certeza: O Caiaque é sim uma embarcação muito segura, tive dificuldades com a remada, ventava muito, as marolas sacudiam o valente Mako mas em nenhum momento ele deu sinais de que iria sucumbir. Depois fomos a um braço do rio, águas calmas, com um barco rebocando o caiaque, pesquei em pé tranquilamente com o caiaque, senti muita estabilidade, então, minha vontade de ter um caiaque aumentou muito, porém, tenho vários entraves que tentarei relatar de forma resumida, pois a busca por um caiaque duplo que preencha vários requisitos não tem sido fácil, então vamos lá.

Listarei as opções que encontrei bem como as ressalvas que visualizei de cada uma delas, segundo vídeos e relatos esparsos que encontrei por aí, até mesmo as avaliações em sites de compras:

- Caiman 135 - o maior deles (mais de 4m, terei dificuldades de guardá-lo) estável, resistente, bem acabado, alguns recursos interessantes, porém o mais caro deles;

- Mero - vários recursos, inclusive mais suportes de varas de quase todos que vi, inclusive com suporte central giratório, porém ouvi queixas sobre a fragilidade do material de construção, bem como que a remada não seria muito produtiva;

- Brudden Explorer Fishing - o mais leve de todos, um dos mais baratos também, porém poucos acessórios, mas o que mais me preocupou foi o tamanho, 3,60m para um caiaque duplo me pareceu pequeno, o ideal seria saber a distância que fica uma cadeira da outra;

- Gamefish 385 - o que mais me chamou atenção até então, pelo design, resistência do material empregado bem como pelos reviews que vi, além de que me ofereceram um super desconto para pagamento à vista, mas o grande problema dele, literalmente falando, é o peso, salvo erro são 45kg!! É quase impossível colocar este caiaque sozinho na rack do carro certo? Raramente irei pescar sozinho, mas poderá ocorrer, não existe um suporte de rack tipo apoio lateral que da para levantar o caiaque um lado e depois subir o outro? Vi algo do tipo e uma caminhonete.

- As DUO +1 , caiaque da Atlântico Sul com vários acessórios, porém o ponto mais negativo que me deparei sobre caiaques desta linha é a instabilidade, realmente procede?

Será que até o final do ano teremos lançamento de algum duplo? Aquela feira de pesca famosa será em agosto não?

Enfim, se tiverem mais alguma sugestão postem por favor, pois além das dúvidas acima, considero algumas outras coisas:

Sobre eventual motorização, notei que a Pantaneiro está fabricando kits completos de motor e alongador com controlador, tem inclusive para dois dos modelos citados acima, porém é o Jet Turbo, para o Jet Hélice, que aparentemente é um motor mais novo com um pouco mais de rendimento com hélice eu não encontrei os suportes. E sobre a fixação do motor, para utilizá-lo corretamente sem danificar a estrutura do caiaque, é adequado que o motor fique sempre fixo ou a maior parte do tempo possível fixo ao caiaque? Neste caso até a forma de guardar e transportar o caiaque mudaria, necessitando de uma carretinha de transporte e armazenando ele sempre com o deck para cima, ou, poderia sem problemas colocar e tirar o motor quantas vezes necessário?

Quanto ao leme, em um caiaque duplo ele é indispensável? Ou apenas se for usar o pedal?

Por fim, como tenho dificuldades de espaço, pretendo guardar o caiaque preso à lateral de minha garagem, com o uso de uma capa, pois poderá receber uma pequena parcela de luz do sol, ele pode ficar preso lateralmente sem problemas? Qual a melhor forma, quilha para a parede ou deck para a parede?

Me perdoem pela extensão, porém essa decisão tem que ser bem acertada de minha parte, minha pretensão é comprar o caiaque ao final do ano, por isso vou juntar o máximo possível de informações até lá. Espero na medida do possível, contribuir com os colegas também.

Obrigado, abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, bom dia!
Sou novo no fórum, porém já participei de muitos outros com assuntos variados. Uma coisa que recomendo é procurar dividir suas dúvidas afim de serem mais objetivas, além de muita leitura em outros tópicos para evitar a postagem de assuntos repetidos.

Enfim...
Vou tentar ajudar de acordo com a experiência que tive com meu Caimin 135 e com o contato com demais caiaqueiros do meu grupo.

Minha primeira recomendação seria NÃO COMPRAR UM DUPLO (kkkkk), principalmente pelos relatos que vc mesmo citou.

Caiaques duplos, logicamente, serão sempre maiores e mais pesados que os caiaques individuais (salvo algum caso raro). Além do peso também deve-se levar em consideração o tamanho, pois isso irá dificultar na hora de carregar/descarregar e manobrar o caiaque.

Outro fator (e foi o determinante) que me fez trocar o Caiman 135 por um Leader com pedal, que em algum momento da sua vida vc vai querer muito ir pescar e vai acabar não tendo alguém para te acompanhar. Digo isso pois remar e carregar um duplo sozinho não é uma tarefa fácil.

SE COM TUDO ISSO VC AINDA QUISER COMPRAR UM DUPLO (rsrsrs)...
O Caiman 135 é pesado e grande, mas é um caiaque muito resistente, confortável, estável, bons compartimentos VEDADOS, boa navegabilidade e manobrabilidade (pois tem um leme). Tem apenas 4 suportes pra vara (2 na frente e 2 atrás), mas eu só tenho um par de mãos e não preciso de mais que 2 varas na minha pescaria (um fica de reserva ou pra agilizar a troca de isca).

RESPONDENDO ALGUNS OUTRAS DÚVIDAS:

- Não recomendo a motorização no caiaque, principalmente pq eles não são feitos pra isso. Sem contar que para colocar um motor é necessário passar por todo um processo "burrocrático" para legalizar a embarcação, e, se não me falha a memória, ainda se faz necessário o uso da carteira de arrais amador.
- Esperar até final do ano pra um POSSÍVEL lançamento é uma escolha bem pessoal, uma vez que EU não gostaria de deixar de pescar por todo esse tempo só pra ver o que pode acontecer no futuro. E comprando um individual a remo vc certamente poderá antecipar essa ideia, pois será bem mais barato :)

- O leme em um caiaque duplo é fundamental pois irá facilitar a manobra da embarcação (que certamente será comprida).

Tentei responder o possível de acordo com as coisas que vivenciei, mas minha realidade pode não ser a mesma que a sua. Avalie bem os pros e contras para não se arrepender depois (como aconteceu comigo).
Ressalto que estou deixando aqui a minha opinião, que certamente será diferente de muitos outros.

Espero ter ajudado!
Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Como o amigo de cima disse eu não compraria mais um caiaque duplo, já tive um e vendi.

Hoje, se fosse pra pegar um duplo eu iria de Orca da Lontras, pelo simples fato de ter a possibilidade de por o acento no meio e remar como um caiaque individual.

O orca tem um casco fantastico e rende muito na remada, só vendi porque pesco a maioria das vezes sozinho e era um trambolho enorme pra por em cima do carro toda vez.

Sobre a motorização se você mora num fim de mundo como eu coloque e seja feliz. Se mora em locais com bastante fiscalização já tem que pensar melhor (documentação da embarcação e arrais) e ver se vale a pena.

Mais o concelho de ouro é: Compre um caiaque individual.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá.

Um amigo meu tem um SAFARI da BRUDEN, que tem o mesmo tamanho desse que você citou (Brudden Explorer Fishing ). O modelo é diferente mas como os tamanhos são iguais, a plataforma deve ser a mesma. Apesar de ser um caiaque para uma só pessoa, ele adaptou outra cadeira e quando quer vai em 2. 

Mas como foi citado anteriormente, se a pesca vai ser prioritariamente feita com apenas uma pessoa, não faz muito sentido comprar um caiaque duplo. Mas se você às vezes quer levar uma outra pessoa uma boa opção pode ser o samurai, já que uma cadeira pode ser adaptada. 

Compartilhar este post

Link para o post

rodolphomerlim

Muitíssimo obrigado amigo, preciosas informações, especialmente com sua experiencia com o Caiman 135, que juntamente com o Gamefish 385 da FreeportSports, tem atraído mais minha intenção de compra. Minha situação é um pouco complexa, mas o fato é, de todas as pescas que fiz até então nunca fui sozinho e sinceramente não pretendo ir, quando falo de  raramente ir "sozinho" seria apenas eu no caiaque mas com outros colegas caiaqueiros entende? Tenho filho pequeno e pretendo inserir ele na modalidade pouco a pouco também, por isso, mesmo com todas as dificuldades que sei que terei, minha inclinação é muito forte para um duplo, pois até então já pesquei muito de barranco e lhe digo amigo, enfrentei cada aventura rsrs, ou ou por que não dizer loucuras rsrs. Mas só para confirmar, mesmo com o caiaque a remo o Leme faz muita diferença? Minha programação de comprar no fim do ano é principalmente pela questão financeira também, por isso cogitei talvez surgir algo novo no mercado até lá. Tenho ido pescar de barco e barranco com amigos, até lá vou me virando.

Novamente obrigado, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Atilio Valnez

Boa noite amigo, verdade, existe também o Orca da Lontras, que tem essa possibilidade de instalar a cadeira na posição central, havia me esquecido dele, é um modelo a considerar, mas me diga, na experiência que teve com ele na parte de acessórios, te atendeu bem? Bageiro, guarda objetos bem vedados? Quando sondei ele as opções disponíveis para venda me pareciam ser de um modelo relativamente desatualizado, porém não encontrei novidades a respeito. Eu realmente estou em condições de pender mais para um caiaque duplo, a versatilidade e independência de um simples é incomparável eu sei, porém como citei com amigo Rodolpho, eu tenho filho, além de amigos que sempre vão pescar comigo de barranco e  mais raramente barco, e alguns deles em condições financeiras um pouco mais "apertada", aí penso nisso também entende amigo, de fazer um esforço para incluir aqueles parceiros que sempre foram comigo em todas dificuldades de barranco que tivemos, já teve ocasião de irmos apenas em dois, com várias dificuldades, mas ter bons resultados na pesca, então esse é meu contexto, mas vou estudar bem até o momento da compra.

Quanto à motorização, seu eu realmente utilizar eu pretendo sim regularizar a documentação, até para eventualmente pilotar barco (pois tem vários lugares de locação por aqui) em certas ocasiões de pesca de maiores distâncias.

Novamente obrigado pela recomendação do Orca, e na medida do possível, se puder complementar sua resposta em relação à experiência que teve com ele eu muito agradeço. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pontini

Boa noite camarada, interessante essa experiência do seu amigo com o Samurai, o Explorer eu cogitei também, mas fiquei um pouco receoso quanto ao tamanho de 3,60m (os caiaques normalmente de dois lugares que encontrei chegam perto dos 4,00m), mas talvez eu tenha me expressado mal, em 90% das minhas pescas irei sempre em duas pessoas no caiaque, e das poucas vezes que eu for sozinho nele, irei com outros amigos caiaqueiros, mas sozinho efetivamente falando não pretendo ir, principalmente por questão de segurança, já pesquei muito de barranco e tenho noção dos perigos que envolvem uma pescaria, pois mais simples que sejam, se você tiver sozinho eles se potencializam muito, esse tem sido um lema, é até mesmo  uma exigência de minha patroa, que eu não vá para o rio sozinho...Mas enfim, até onde sei o Caiaque Samurai é muito bem elaborado e com vários recursos, salvo erro bem superior ao Explorer, se seu amigo conseguiu adaptar bem uma outra cadeira nele, creio que fez um excelente negócio. Mas dos modelos duplos que citei acimam pelo menos o Gamefish385 tem regulagem da cadeira em trilhos, que permite deslocar ela de maneira razoável e usar uma só cadeira se for o caso, veja este vídeo pode favor e compartilhe o que achou se puder.

Abraços, novamente obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 15/06/2019 at 22:40, Wesley Souza disse:

Boa noite amigo, verdade, existe também o Orca da Lontras, que tem essa possibilidade de instalar a cadeira na posição central, havia me esquecido dele, é um modelo a considerar, mas me diga, na experiência que teve com ele na parte de acessórios, te atendeu bem? Bageiro, guarda objetos bem vedados? Quando sondei ele as opções disponíveis para venda me pareciam ser de um modelo relativamente desatualizado, porém não encontrei novidades a respeito. Eu realmente estou em condições de pender mais para um caiaque duplo, a versatilidade e independência de um simples é incomparável eu sei, porém como citei com amigo Rodolpho, eu tenho filho, além de amigos que sempre vão pescar comigo de barranco e  mais raramente barco, e alguns deles em condições financeiras um pouco mais "apertada", aí penso nisso também entende amigo, de fazer um esforço para incluir aqueles parceiros que sempre foram comigo em todas dificuldades de barranco que tivemos, já teve ocasião de irmos apenas em dois, com várias dificuldades, mas ter bons resultados na pesca, então esse é meu contexto, mas vou estudar bem até o momento da compra.

Quanto à motorização, seu eu realmente utilizar eu pretendo sim regularizar a documentação, até para eventualmente pilotar barco (pois tem vários lugares de locação por aqui) em certas ocasiões de pesca de maiores distâncias.

Novamente obrigado pela recomendação do Orca, e na medida do possível, se puder complementar sua resposta em relação à experiência que teve com ele eu muito agradeço. Abraços

Cara, o que posso falar dele é ótimo pra pescar. Muita estabilidade e rende muito a remada, a vantagem mesmo é a cadeira na posição central, e como ele é largo e comprido da pra pescar de pé, sentado de lado, até deitado kkkk..

O ponto negativo é esse mesmo que disse, ele é seco, o meu não tinha nem o bagageiro opcional. Na verdade nem me fez falta, porque remando sozinho sobra espaço em cima pra carregar coisas. Tem uma cadeira na net de um site de caiaque de fibra que da certo nele, fica como uma cadeira elevada desses caiaques mais modernos.

Eu até me arrependo um pouco de ter vendido, se estivesse com o meu hoje colocaria um jet turbo nele. O ruim é só colocar em cima do carro depois de um dia inteiro remando. Se fosse pra comprar outro caiaque duplo hoje seria ele novamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 17/06/2019 at 09:48, Atilio Valnez disse:

Cara, o que posso falar dele é ótimo pra pescar. Muita estabilidade e rende muito a remada, a vantagem mesmo é a cadeira na posição central, e como ele é largo e comprido da pra pescar de pé, sentado de lado, até deitado kkkk..

O ponto negativo é esse mesmo que disse, ele é seco, o meu não tinha nem o bagageiro opcional. Na verdade nem me fez falta, porque remando sozinho sobra espaço em cima pra carregar coisas. Tem uma cadeira na net de um site de caiaque de fibra que da certo nele, fica como uma cadeira elevada desses caiaques mais modernos.

Eu até me arrependo um pouco de ter vendido, se estivesse com o meu hoje colocaria um jet turbo nele. O ruim é só colocar em cima do carro depois de um dia inteiro remando. Se fosse pra comprar outro caiaque duplo hoje seria ele novamente.

Bom dia Atílio, muito bons seus relatos amigo, vou dar mais umas sondadas em informações, eu quase comprei um seminovo mas foi vendido muito rapidamente pois a oferta (não tenho todos os detalhes) era muito boa.

Em tua experiência, você acha que o Jet Turbo é mais negócio que um Jet Hélice ou até mesmo motor elétrico? Pelo que sondei, qualquer tipo de motorização, por mínima que seja em potência exige Arrais...

Abraços camarada, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Wesley Souza disse:

Em tua experiência, você acha que o Jet Turbo é mais negócio que um Jet Hélice ou até mesmo motor elétrico? Pelo que sondei, qualquer tipo de motorização, por mínima que seja em potência exige Arrais...

Eu disse jet turbo mais quis dizer zet helice. O motor com helice é muito mais rapido que o turbo, as unicas vantagens do turbo é a possibilidade de navegar em aguas rasas e ser mais seguro no caso de  virar o caiaque e não ter uma helice rodando ali do lado. 

Sobre o eletrico a vantagem é a manobrabilidade, muito melhor pra reposicionar o caiaque, principalmente pra quem pesca com iscas artificiais. Esse vai ser o que futuramente colocarei no meu caiaque. 

Compartilhar este post

Link para o post