Entre para seguir isso  
Domingos Bomediano

Como Prometido a alguns amigos, a Resposta à Carta de Intimação de nosso Amigo Bet@o Veras!

Recommended Posts

Há alguns dias, no fenomenal tópico "Pescaki FM" criado há tantos anos por nosso especial amigo @Fred Mancen, surgiu o assunto Bet@o Veras, nosso velho e talentoso amigo dos primórdios das redes sociais, mais especificamente o formidável e pioneiro fórum Fishpoint, de nosso amigo Tchello.

Bet@o, ou Roberto de Carvalho Veras, grande conhecedor e pioneiro em várias técnicas de pesca em alto mar no Brasil, para mais tarde aventurar-se com igual desenvoltura na água doce a ponto de estabelecer-se com o fabuloso empreendimento "Ecolodge da Barra", que preferiu vender mais recentemente, era e ainda é também um grande brincalhão, de muito bom humor, sempre cativando seus leitores e amigos com um rebuscado vocabulário de causar espanto e até inveja na turma.

Pois bem, há uns quinze ou dezesseis anos o diabo do Bet@o teve o capricho de me enviar uma curiosa "intimação". Pena que eu não a tenha mais, mas tinha guardado o texto que enviei em resposta e foi sobre isso que escrevíamos lá no tópico "Pescaki FM", pelo que fiquei de localizar e aqui postar para os amigos.

Na tal intimação, meu amigo que ali se intitulava como Diretor do Departamento de Controle da População, acusava-me despudoradamente, a cada artigo, de primeiro, ser viciado em pesca; segundo, ser alcoólatra; terceiro, ser mentiroso e quarto, de ser adepto de verborragia. Em razão das sérias acusações concluía o formidável texto intimando-me para comparecer em dia e hora marcada para minha execução rssss. 

No dia a apresentar-me deveria comparecer portando um metro cúbico de madeira ou 20 litros de gasolina para minha incineração, proibida a ingestão de bebidas alcoólicas, repolho e outro alimentos altamente voláteis, no sentido de se evitarem explosões e, para encerrar, levar um saco plástico para o depósito das cinzas deste servidor. kkkk

Obviamente que não me lembro de todos os detalhes, mas em síntese era isso.

Eis a resposta enviada ao preclaro amigo: 

"Ao Ilustre Diretor do *Departamento de Controle da População*, Senhor Doutor Bet@o,

Diante de tão incisiva intimação, não menos insidiosa que a própria lei da qual decorre, devo pronunciar-me com fins merecidamente protelatórios, o que faço, dentro do prazo estabelecido por este intimador:

Verificando os argumentos apresentados por Vossa Senhoria, há sérios erros de enquadramento nos artigos elencados. Assim, venho em minha defesa combatê-los, um a um.

Artigo 1º - Aqui o enquadramento parece-me razoável, dado à minha fraqueza pela pesca. Porém, tal "vício" (e esse deve ser também, o entendimento de todos os nossos colegas) deveria ter sido usado mais para minha defesa do que para minha condenação.

Artigo 2.º - Aqui, Vossa Senhoria imputa-me total e equivocadamente o delito, já que sou avesso a aventuras etílicas que ultrapassem as raias da responsabilidade, salvo por provar, parcimoniosamente, daquelas beberagens servidas em bem intencionadas festas familiares, além de admirar, é claro, um bom copo da mais antiga e nobre das bebidas.

Artigo 4.º - Apesar de nesta defesa parecer-me com o mais loquaz dos logorréicos, insisto em dizer que neste mister, tenho muito a aprender ainda com Vossa Arguta Senhoria, o que faz-me deduzir, seja um ponto favorável para conceder-me merecida remissão. O discípulo tem muito ainda a aprender com o mestre! Nada mais justo, protelar-se então o cumprimento da intimação.

Artigo 3.º - Se vencidos os termos retro mencionados para a contestação, resta inflectir-me da última das acusações bradando que apesar de não ser oferecido a falácias, isto pode ser usado contra mim, só pelo fato de ser, como o próprio intimador o é, pescador.

Concluindo, Insigne Senhor, atendendo a impulsos volitivos próprios estou protelando "sine die", meu comparecimento. Portanto, espere sentado pelo cumprimento da R. Intimação. E mais, não se surpreenda caso receba igual convocação quando menos espera!

Hahahahahahahahahahahaha!

Grande Bet@o,

Grande Abraço e Grandes Pescarias!"

Vejam isso, @Fred Mancen, @GMarux, @Armando Ito, @Roque Moraes e demais amigos que lêem o tópico "Pescaki FM" e lá viram o que entusiasmou a publicação deste tópico.

Espero que gostem! :ok: 

• Like 1
  • Thanks 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Preclaro e insigne Doming@o,

Este foi realmente um embate verborrágico/fraseológico deveras divertido.
Minha memória, também não é mais a mesma, mas acho que ainda consigo acrescentar algumas poucas lembranças.
Lembro-me que em sua apresentação deveria portar um metro cúbico de madeira ou 20 litros de gasolina (para vossa incineração)
Seria totalmente vetada a ingestão de bebidas alcóolicas, assim como repolho e outros alimentos altamente voláteis, no sentido de evitar uma explosão.
Seria ainda necessário levar um saco plástico( sem propagandas) para guardar suas cinzas.......

Um forte e robusto amplexo e agradeço por ter me feito voltar ao tempo de me lembrar de momentos tão divertidos

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Que história é essa de que pescador é bebum, falador e mentiroso? :rolleyes:

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Domingos Bomediano disse:

...  atendendo a impulsos volitivos próprios estou protelando "sine die", meu comparecimento.

hahahah ... trocando em miúdos .... espera sentado ..... hahahahha

brasileiro é o povo mais prolífero na imaginação que conheço ... kkkkkk

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vou editar lá acima, porque Bet@o me lembrou de mais alguns detalhes kkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

:rotfl2::rotfl2::rotfl2::rotfl2:

É possível notar o tom jocoso e a intenção de, apenas, divertir os leitores pela ausência do termo "nobre colega". 

@Domingos Bomediano, certamente, poderá ser mais preciso do que eu neste ponto, dada sua vasta experiência. Contudo, é sabido que quando os profissionais do direito assim se referem uns aos outros, logo o pau quebra:heh:.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

:rotfl2::rotfl2::rotfl2::rotfl2::rotfl2:

Muuuito bom! :iCo01::plamas:

Bem que o Betão podia comparecer aqui mais vezes...

• Like 1
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás, não só o Betão poderia aparecer, assim como convidei o Tchello esses dias a vir aqui...

• Thanks 2

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Fred Mancen disse:

:rotfl2::rotfl2::rotfl2::rotfl2::rotfl2:

Muuuito bom! :iCo01::plamas:

Bem que o Betão podia comparecer aqui mais vezes...

Ele veio, entrou sem logar, leu e me lembrou dos detalhes que acrescentei depois. Hoje em dia o pessoal prefere mais ao Facebook que aos fóruns. Uma pena... :triste:

6 minutos atrás, Fred Mancen disse:

Aliás, não só o Betão poderia aparecer, assim como convidei o Tchello esses dias a vir aqui...

É bem como disse aí acima, ambos vêm ativos no Facebook. :triste:

Compartilhar este post

Link para o post

Um ótimo defensor ganha a causa quando sabe fazer uma boa petição inicial, logo se constata a razão da ilustre presença viva deste nosso querido amigo ativamente, não somente nas pescarias , assim como também nesta sala de aula como mestre destes famigerados alunos. :joia::iCo01: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Fred Mancen disse:

Embora não os conhecerem, fico cá imaginando este encontro com  o passado , na mesma remada satírica de outrora. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Domingos Bomediano disse:

Há alguns dias, no fenomenal tópico "Pescaki FM" criado há tantos anos por nosso especial amigo @Fred Mancen, surgiu o assunto Bet@o Veras, nosso velho e talentoso amigo dos primórdios das redes sociais, mais especificamente o formidável e pioneiro fórum Fishpoint, de nosso amigo Tchello.

Bet@o, ou Roberto de Carvalho Veras, grande conhecedor e pioneiro em várias técnicas de pesca em alto mar no Brasil, para mais tarde aventurar-se com igual desenvoltura na água doce a ponto de estabelecer-se com o fabuloso empreendimento "Ecolodge da Barra", que preferiu vender mais recentemente, era e ainda é também um grande brincalhão, de muito bom humor, sempre cativando seus leitores e amigos com um rebuscado vocabulário de causar espanto e até inveja na turma.

Pois bem, há uns quinze ou dezesseis anos o diabo do Bet@o teve o capricho de me enviar uma curiosa "intimação". Pena que eu não a tenha mais, mas tinha guardado o texto que enviei em resposta e foi sobre isso que escrevíamos lá no tópico "Pescaki FM", pelo que fiquei de localizar e aqui postar para os amigos.

Na tal intimação, meu amigo que ali se intitulava como Diretor do Departamento de Controle da População, acusava-me despudoradamente, a cada artigo, de primeiro, ser viciado em pesca; segundo, ser alcoólatra; terceiro, ser mentiroso e quarto, de ser adepto de verborragia. Em razão das sérias acusações concluía o formidável texto intimando-me para comparecer em dia e hora marcada para minha execução rssss. 

No dia a apresentar-me deveria comparecer portando um metro cúbico de madeira ou 20 litros de gasolina para minha incineração, proibida a ingestão de bebidas alcoólicas, repolho e outro alimentos altamente voláteis, no sentido de se evitarem explosões e, para encerrar, levar um saco plástico para o depósito das cinzas deste servidor. kkkk

Obviamente que não me lembro de todos os detalhes, mas em síntese era isso.

Eis a resposta enviada ao preclaro amigo: 

"Ao Ilustre Diretor do *Departamento de Controle da População*, Senhor Doutor Bet@o,

Diante de tão incisiva intimação, não menos insidiosa que a própria lei da qual decorre, devo pronunciar-me com fins merecidamente protelatórios, o que faço, dentro do prazo estabelecido por este intimador:

Verificando os argumentos apresentados por Vossa Senhoria, há sérios erros de enquadramento nos artigos elencados. Assim, venho em minha defesa combatê-los, um a um.

Artigo 1º - Aqui o enquadramento parece-me razoável, dado à minha fraqueza pela pesca. Porém, tal "vício" (e esse deve ser também, o entendimento de todos os nossos colegas) deveria ter sido usado mais para minha defesa do que para minha condenação.

Artigo 2.º - Aqui, Vossa Senhoria imputa-me total e equivocadamente o delito, já que sou avesso a aventuras etílicas que ultrapassem as raias da responsabilidade, salvo por provar, parcimoniosamente, daquelas beberagens servidas em bem intencionadas festas familiares, além de admirar, é claro, um bom copo da mais antiga e nobre das bebidas.

Artigo 4.º - Apesar de nesta defesa parecer-me com o mais loquaz dos logorréicos, insisto em dizer que neste mister, tenho muito a aprender ainda com Vossa Arguta Senhoria, o que faz-me deduzir, seja um ponto favorável para conceder-me merecida remissão. O discípulo tem muito ainda a aprender com o mestre! Nada mais justo, protelar-se então o cumprimento da intimação.

Artigo 3.º - Se vencidos os termos retro mencionados para a contestação, resta inflectir-me da última das acusações bradando que apesar de não ser oferecido a falácias, isto pode ser usado contra mim, só pelo fato de ser, como o próprio intimador o é, pescador.

Concluindo, Insigne Senhor, atendendo a impulsos volitivos próprios estou protelando "sine die", meu comparecimento. Portanto, espere sentado pelo cumprimento da R. Intimação. E mais, não se surpreenda caso receba igual convocação quando menos espera!

Hahahahahahahahahahahaha!

Grande Bet@o,

Grande Abraço e Grandes Pescarias!"

Vejam isso, @Fred Mancen, @GMarux, @Armando Ito, @Roque Moraes e demais amigos que lêem o tópico "Pescaki FM" e lá viram o que entusiasmou a publicação deste tópico.

Espero que gostem! :ok: 

Obrigado Grande Bomediano pelo esforço de nos atender tão rapidamente, como diz o ditado: - O caboclo quando é bom mata a cobra e bebe o sangue.

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
15 horas atrás, Domingos Bomediano disse:

Ele veio, entrou sem logar, leu e me lembrou dos detalhes que acrescentei depois. Hoje em dia o pessoal prefere mais ao Facebook que aos fóruns. Uma pena... :triste:

É bem como disse aí acima, ambos vêm ativos no Facebook. :triste:

Pois é... e eu uso praticamente nunca o Facebook - com exceção do Messenger. Acho o feicibuqui meio chato, muito conteúdo vazio. Falei com o Tchello pelo Messenger.

12 horas atrás, Roque Moraes disse:

Embora não os conhecerem, fico cá imaginando este encontro com  o passado , na mesma remada satírica de outrora. 

Amigo Roque, você nem imagina... kkkk... havia, além do Fishpoint, a Intrépida Pesca & Aventura, um fórum criado por dois grandes amigos nossos, o Ricardo Carneiro e o @JEF, que foi um dos fóruns que agregou muitos amigos em torno da pesca esportiva. Eu frequentava assiduamente a Intrépida, o Fishpoint, o fórum do Pesca & Cia e um pouquinho mais tarde o Pescaki, convidado pelo Tuba, Bomediano e o grande e divertido Maikon, amigos igualmente advindos da Intrépida. O Pescaki é o único remanescente ainda ativo dessa leva. Grandes grupos se formavam e pescávamos muito juntos, com frequente "intercâmbio" entre os fóruns. Hoje participo somente daqui e do Mosqueiros do Rio, fórum de fly fishing criado e administrado por um amigo da época da Intrépida, o @Fausto.

Os amigos virtuais se tornaram em grande parte amigos pessoais, e já se vão mais do que uns vinte anos desde o início dessa séria brincadeira. Ou brincadeira séria... Enfim, rimos muito e aprendemos muito nessa época. Além do mais, não é toda hora que podemos conviver com pessoas de tão seleta estirpe, o que marcou essa época como sendo a mais divertida e de maior aprendizado em minha humilde "carreira" de pescador.

Infelizmente a vida toma rumos que nem sempre podemos dominar e o convívio pessoal ficou limitado a eventuais encontros aqui e ali, com muito pouca pescaria e mais a distância geográfica imposta pela minha mudança de estado. Não fossem os fóruns, provavelmente o amigo aqui teria entrado em depressão pós-pesca.

• Like 3
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Fred Mancen disse:

... havia, além do Fishpoint, a Intrépida Pesca & Aventura, um fórum criado por dois grandes amigos nossos, o Ricardo Carneiro e o @JEF, que foi um dos fóruns que agregou muitos amigos em torno da pesca esportiva. Eu frequentava assiduamente a Intrépida, o Fishpoint, o fórum do Pesca & Cia e um pouquinho mais tarde o Pescaki, convidado pelo Tuba, Bomediano e o grande e divertido Maikon, amigos igualmente advindos da Intrépida. O Pescaki é o único remanescente ainda ativo dessa leva.

Intrépida entrava muito pouco ... mas tenho amizade com o BIG dessa época ... era mais ativo no Fishpoint  e no Caterva ( dos grandes Zeca , Zuanon , Oga , Nelsão , etc ) ... acho que eram idos de .... 2000 e pouco ... rsrsrs ... mas mantenho muitos amigos dessa época até hj ...

o JEF até pouco andou postando aqui ... depois sumiu novamente ... srrsrs

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Armando Ito disse:

Intrépida entrava muito pouco ... mas tenho amizade com o BIG dessa época ... era mais ativo no Fishpoint  e no Caterva ( dos grandes Zeca , Zuanon , Oga , Nelsão , etc ) ... acho que eram idos de .... 2000 e pouco ... rsrsrs ... mas mantenho muitos amigos dessa época até hj ...

o JEF até pouco andou postando aqui ... depois sumiu novamente ... srrsrs

Oga San e Nelson Maciel... bons tempos. Tio Jef falei há pouco tempo, por conta do aniversário dele há uns dois meses. O Big tá morando nos EUA há mais de 3~4 anos, figuraça! Pescamos muito juntos, grande robaleiro. Na casa dele é que tive oportunidade de conhecer pessoalmente o Atá e o Gerson Kavamoto. Rolou uma "pizzaiada" na casa dele em Angra, estávamos eu e o Sergio 220V (lembra dele?), com as respectivas esposas, passamos o fim de semana lá e pescamos. Nisso já se vão pelo menos 9 ou 10 anos. Tempos bons, meu amigo... (que coisa de velho, ficar falando "bons tempos/tempos bons", credo... kkkk)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já que o assunto é desenterrar histórias antigas (eu disse antigas, não de velho, ok???) vou procurar umas fotos dessa época pra postar aqui. 

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Armando Ito, conhece esse vídeo...? rsrsrsrs... Tuba me enviou por e-mail em 2005, se não me engano..

• Like 1
  • Thanks 2

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui uns CDs de backup antigos aqui, uns com 10 anos ou mais de gravados. Nem todos eu consegui abrir no meu notebook, mas do que eu consegui abrir, separei umas fotos legais.

A bordo do Big Big, o bote de casco rígido que o Big Márcio tinha em Sepetiba. Nesse dia de 2002 estávamos eu, @BiG e o candango @Leo Marrara, pescando robalos na Marambaia. Esse robalo eu saquei ao lado de uma pedra na ponta da praia, num lugar com menos de 1m de profundidade. Isca Team Daiwa Seabass II, vara Shimano Clarus 17lbs e Curado 201.

HpEcDvD.jpg

O inesquecível grupo do "terceiro sábado" em Sepetiba, com o Serginho Pacheco, competente guia descoberto pelo Ian de Sullock. O terceirão era um grupo assíduo, cujos integrantes eram eu, @Luis Gustavo, Ruben Gallego, Big Marcio e @Angelo Americano, com variações incluindo ao longo do tempo o @Vitinhow, @Givago e o @Carlos Rocha, Garrido, dentre outros amigos. Essas fotos devem ter sido lá pros idos de 2004.

fPHbg8A.jpg

m3f4pC3.jpg

4JIE5lW.jpg

B31lOmq.jpg

De vez em quando íamos nas Cagarras. Essa foto é de junho de 2002.

69U1va8.jpg

E Arraial do Cabo... aqui, um dia fantástico no ano de 2007 com o querido amigo Sergio Fichman. Foi muito peixe, tudo na superfície! Pra quem não sabe, Serginho foi o pescador que tirou um tarpon de 7kg com um conjunto de 14lbs no rio São João, em Campos... O cara tira coelho da cartola!

Kf7NKf0.jpg

SixXiVD.jpg

Vou continuar catando algo aqui e ali. Se achar, coloco aqui.

• Like 1
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
37 minutos atrás, Fred Mancen disse:

@Armando Ito, conhece esse vídeo...? rsrsrsrs... Tuba me enviou por e-mail em 2005, se não me engano..

lembro sim ... o Alexandre parou né ... nunca mais ví ...

* o Tuba só usava Cabo essa época ... rsrsrrs

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Fred Mancen disse:

Já que o assunto é desenterrar histórias antigas (eu disse antigas, não de velho, ok???) vou procurar umas fotos dessa época pra postar aqui. 

para ow .... fica denunciando a idade do povo aqui ... :rotfl2: ....

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, Armando Ito disse:

lembro sim ... o Alexandre parou né ... nunca mais ví ...

* o Tuba só usava Cabo essa época ... rsrsrrs

Verdade. E eu acabei comprando um Cabo 60 por influência dele. Molinete bom pacas, vendi depois que vim morar na roça.

Compartilhar este post

Link para o post

Tô só na expectativa pra ver se alguem posta uma foto do Ito :D.

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Alexandre Fishing disse:

Tô só na expectativa pra ver se alguem posta uma foto do Ito :D.

o video ... é do Alexandre ... Ito .... kkkk

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
30 minutos atrás, Fred Mancen disse:

Verdade. E eu acabei comprando um Cabo 60 por influência dele. Molinete bom pacas, vendi depois que vim morar na roça.

falando em Fishpoint ... lembra das tretas do Medina com o Tuba por causa dos passadores das Fleming ? ..... :rotfl2: ...

não esqueço disso até hj .... kkkk

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, Armando Ito disse:

o video ... é do Alexandre ... Ito .... kkkk

O video tinha passado batido.

Show :plamas:.

Compartilhar este post

Link para o post