Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Bruno Valarini

Velocidade de um motor de 15HP

58 posts neste tópico

Qual a velocidade que um motor de 15HP evinrude pode atingir em um barco de 5m, com duas pessoas dentro?

Eu acredito que seja em torno de uns 50 Km/h. Pois uma vez estava em meu carro e um Rolinha vou e acompanhei ela por uns 300m e eu estava a 50km/h.

Outro dia no barco tambem vi uma rolinha voando que me acompanhou, mais não na mesma direção. Com isso fiz alguns calculos mentais... Rs e acredito que chegue.

Alguem sabe mais ou menos a velocidade?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que uma rolinha alcança uns 60 km por hora, a depender do gavião que estiver atrás. :simsim:

Compartilhar este post

Link para o post

Dificilmente chegará a essa velocidade. Existem diversos fatores que influem na velocidade final:

- O peso do barco.

- O desenho do casco.

- A hélice do motor.

- A gasolina.

- A altura do motor.

- Regulagem do motor.

- A corrente, altura das marolas ou ondas, velocidade do vento, etc...

Um mesmo barco, somente de ir contra ou a favor do vento já muda consideravelmente sua velocidade.

O correto é medir caso a caso com um gps ou velocimetro, em diversas condições e tirar uma média aproximada.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não passa dos 35 Km/h, mesmo sendo perseguido por uma fragata da Marinha rs! Mas tenho essa curiosidade tb.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu acho que uma rolinha alcança uns 60 km por hora, a depender do gavião que estiver atrás. :simsim:

caramba Mauricio essa foii demais

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Dificilmente chegará a essa velocidade. Existem diversos fatores que influem na velocidade final:

- O peso do barco.

- O desenho do casco.

- A hélice do motor.

- A gasolina.

- A altura do motor.

- Regulagem do motor.

- A corrente, altura das marolas ou ondas, velocidade do vento, etc...

Um mesmo barco, somente de ir contra ou a favor do vento já muda consideravelmente sua velocidade.

O correto é medir caso a caso com um gps ou velocimetro, em diversas condições e tirar uma média aproximada.

:simsim: :simsim: :simsim: :simsim: :simsim:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o barco descrito deve andar no máximo em torno de uns 12 nós ou uns 20Km/h.

Compartilhar este post

Link para o post

Se não estou enganado, quando fui pra epitácio a voadeira era de 5m com motor de 25HP. Pelo que medi no GPS, dava uma média de 38 Km/h com 3 pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Brincadeiras à parte, eu fui o feliz dono de um Evinrude de 15 HP (ano 90), e também tive um Canadian de 5 metros. O motor era muito bom, e mesmo com duas pessoas dentro ele conseguia decolar o barco. Sempre tive também a curiosidade de saber a velocidade real, mas posso garantir que era muito satisfatória. :simsim:

Compartilhar este post

Link para o post
Se não estou enganado, quando fui pra epitácio a voadeira era de 5m com motor de 25HP. Pelo que medi no GPS, dava uma média de 38 Km/h com 3 pessoas.

Com um 25 HP deve ser isso mesmo... :simsim::simsim:

Compartilhar este post

Link para o post
Eu acho que o barco descrito deve andar no máximo em torno de uns 12 nós ou uns 20Km/h.

35 km por hora vai facil Waldyr

Compartilhar este post

Link para o post

já tive um levefort com evinrude 15 hp, com 2 pessoas a bordo ele puxava um esquiador em uma prancha de surf, logo creio que a faixa entre 30 até 40km/h chega fácil

Compartilhar este post

Link para o post
35 km por hora vai facil Waldyr

Fazendo uma regra de 3 com os 38km/h no GPS do 25hp (para ....km/h do 15hp) dá 22,8km/h. Até uns 25 km/h eu topo se for um Suzuki 15... Se o casco fôr um speedboat ou coisa assim, com hélice de passo rápido, a historia muda. :coolio:

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, essa discussão tá boa, mas se por aí alguém tiver GPS pra fazer os testes seria muito melhor. Não tenho base, mas se um motor 15 num barco de 5m(até 100Kg) fizesse 50 Km/h, ninguém iria querer comprar motor de 25 HP pra cima. Tenho um BIG FISH 5016 e motor Mercury 25 Sea Pro zerado e posso garantir que não chega a essa velocidade. Acontece que na água, devido a pancada do vento ser forte, se tem a impressão de alta velocidade. Tenho um amigo que tem um GPS, vou fazer o teste e posto aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

O barco tem que planar, se conseguir planar, independentemente de quantas pessoas a bordo, fica entre 15 e 18 nós!

Compartilhar este post

Link para o post

Não esqueçam que o exemplo que foi dado com o motor de 25HP era no barco com 3 pessoas... + ou - 80kg dá uma boa diferença! Gostei da discussão! E também acredito que chega a 30km/h no max.

Compartilhar este post

Link para o post

...eu tenho um Maresias modelo bass500 com console, plataformado e um motor suzuki de 30hp, hélice passo 12 e faz 25mph no gps na agua salgada com 3 pessoas....estou colocando um passo 13 e vou testar segunda feira.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que ja tem um tempo essa questão , um motor de 15 HP yamaha em um barco de 5m (fisher) faz mas ou menos 25 km a 28 Km ... e um suzuki chega até 30 km , 32 km... (medido em gps) mas axo dificil um motor 15 chegar a 50 km .. :assobiando:

Abraços ... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Sei que ja tem um tempo essa questão , um motor de 15 HP yamaha em um barco de 5m (fisher) faz mas ou menos 25 km a 28 Km ... e um suzuki chega até 30 km , 32 km... (medido em gps) mas axo dificil um motor 15 chegar a 50 km .. :assobiando:

Abraços ... :rolleyes:

********************************************************************************

Na Barragem de Três Maria com um barco levfort Apolus 500 cheguei a uma velocidade de 34 KM/H com um motor Yamaha 15 HP ano 2001.

Com este mesmo barco no mesmo local com um motor Yamaha 25 HP/2008 já cheguei a uma velocidade de 49 KM/H

Nas duas situações estava eu e mais um companheiro, a favor do vendo. Com o vento contrario a embarcação a velocidade cai uns de 10 a 15%..

Estas velocidades foram medidas pelo GPS MAP76CSX, que fornece uma leitura segura e precisa, característica dos aparelhos de GPS.

Moura

Se o trabalho atrapalha a pescaria pare de trabalhar :assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara o meu barco de 5mt com motor de 15 yamaha, e sozinho no barco so da 35 km/h medidos no gps

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que deve chegar a uns 50 Km/H na descida e desengatado...hehehehehehe :assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post
nao pasa dos 25 km por hora

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma boa regulagem ira lhe dar um bom desempenho e economia de combustível. É muito importante regular a inclinação

do motor para que a embarcação possa atingir a linha d'água e tirar o melhor desempenho.

Como disse nosso amigo Marcelo o barco tem que planar se não fica difícil. :wacko:

Compartilhar este post

Link para o post
O MEU JNHOSON 15 HP 1991 CHEGA A EXATOS 80 KH .

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0