Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Fausto

Moderador
  • Total de itens

    496
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    2

Fausto last won the day on September 6 2019

Fausto had the most liked content!

Reputação

132 Ótima

1 Seguidor

Sobre Fausto

  • Rank
    Mosqueiros Do Rio
  • Data de Nascimento 04-12-1960

Informações Pessoais

  • Localização
    Rio de Janeiro
  • UF
    RJ
  • Sexo
    Masculino
  • Interesses Pessoais
    Divulgar a pesca com mosca, fazer novas amizades e pescar!

Previous Fields

  • Nome Real
    Fausto
  • Sobrenome
    (Mosqueiros do Rio)
  • Estilo de Pesca
    Pesca com mosca (Fly Fishing)

Contatos

  • Website URL
    http://www.mosqueirosdorio.com.br

Últimos Visitantes

6.900 visualizações
  1. Fora a quantidade de casos com relatos de amigos que trincaram o Blank da vara justamente por causa do Streamer super lastreado. Existe uma tendência bastante fora do conceito do mundo do Fly Fishing que são pessoas que sobrecarregam o lastro de peso do Streamer com a finalidade de oferecer a isca mais ao fundo. Fazer isso é um conceito de desinformação, pois o sobrepeso só atrapalha e na verdade se torna um desespero, principalmente a bordo de um bote inflável ou barco. O conceito que deve ser ensinado é que existem linhas apropriadas para levar a mosca para profundidades maiores, porém mesmo assim há limites para tudo. Se o pescador que ultrapassar esses limites, é melhor voltar a pescar de Bait e deixar o Fly Fishing. As linhas mais amigáveis para oferecer a isca mais fundo são chamadas Sink Tip onde pode ser uma linha Floating onde somente a ponta afunda ou uma linha Itermediate que também sua ponta afunda. A parte de trás de tais linhas podem ser 100% flututantes (Floating) ou parcialmente afudantes (Intermediated). Com essa combinação a ponta da linha afunda e leva consigo o Streamer. Com esse recurso o pescador terá mais facilidade nos arremessos e apresentará a isca melhor. Fica a dica para assim evitar o errôneo uso de iscas pesadas com equipamento de Fly Fishing.
  2. Acho o mesmo. Glaucio procure treinar usando um Streamer leve, sem peso de lastro para afundar como, por exemplo, um simples Streamer de Craft Fur o EP Fiber. Evite Clouser Deep Minnow ou outros Streamers com sobre carga de peso, pois tais Streamers vão atrapalhar mais do que ajudar. Fora isso, não se acanhe com nos questionar sobre determinado padrõa de atado, pois muitos pescadores sobrecarregam o conjunto com iscas volumosas e pesadas para o peso do conjunto.
  3. A linha de Fly Fishing é fabricada com peso específico dentro do padrão AFFTA ou seja, uma linha #8 é fabricada de modo que sua cabeça (Head) tenha 210 grains, que é a unidade de medida de peso usada no Fly Fishing e corresponde a cerca de 14 gramas. Por isso devemos iniciar o arremesso com a cabeça da linha para fora da ponteira da vara de Fly e com isso teremos o peso específico adequado. Veja o desenho abaixo. Sendo assim, uma linha de Fly Fishing da marca X ou Y estarão dentro do mesmo padrão, de forma que estejam com o mesmo peso específico da cabeça. Existe uma tolerância de fabricação e nesse caso, uma linha #8 pode ter seu peso específico entre 208 e 218 grains. Com isso a linha que veio no seu conjunto Sumax tem que estar nessa escala de peso. Sua linha #8 não pode assim ser muito leve, é impressão sua em função da dificuldade de arremessar ela, dificuldade essa determinada por sua qualidade não ser excelente. Tem observações a serem feitas que podem lhe ajudar. As linhas que integram os conjuntos, em sua maioria são péssimas e não são referencia de qualidade. Esse tipo de conjunto é chamado no exterior de COMBO e tem como objetivo atender um pescador no final de semana numa viagem de pesca. Em suma são depois descartados. Para fugir dessa questão de qualidade ruim alguns lojistas preferem montar seus conjuntos (Combos) com linha de melhor qualidade do que outros. Quanto a potência da vara, sim uma vara #8 terá potência para arremessar qualquer linha #8 em função de estarem no mesmo peso AFFTA. Iniciou bem, está com um conjunto #8 que ajuda bastante a aprender os conceitos de arremesso. Quando tiver oportunidade de estar com algum colega pescando também com um conjunto #8, peça emprestada a carretilha e teste com a vara Sumax que tem para ver e assim perceber a diferença entre o uso das linhas com o mesmo peso, porém com qualidade diferente.
  4. Pesquei com uma dessas Xplorer Pro Cast #6 na Patagônia e foi excelente no desempenho. Vale comentar que pescar na Patagônia é de fato pescar com imitação de insetos e as moscas são bem menores, uma ou outra maior seria imitação de inseto terrestre, mas assim mesmo deu conta do recado com louvor. Atualmente Fly Fishing pra mim é bem tranquilo, já pesei da fase de "arremessar longe", por isso primeiro penso na linha de modo que seja excelente.
  5. Fez bem em comprar uma linha de qualidade e agora sim tem melhor desempenho no arremesso, mesmo com essa vara que tem menos potência. Mantenha a carretilha e o próximo investimento será uma vara de ação rápida. Uma vez que gostou do Fly, então investir melhor no equipamento é o próximo passo.
  6. Funciona e faço muito isso. Nesse caso, ao invés de alongar o Leader usando Loop To Loop, faça com nó de sangue, pois ficará melhor. Aí sim na ponta poderá fazer uma alça e a partir dessa alça prender o Tippet. Nesse caso 2x corresponde a uma linha .18 mm aproximadamente. Escolha o Tippet em função da mosca e peixe alvo.
  7. Classic Dry Fly - Conclusão Sábado, 8 de agosto ⋅ 7:00 até 8:30 pm Entrar com Google Meet: https://meet.google.com/tqo-whdu-weu Conclusão sobre as técnica de atado e proporções de uma clássica mosca seca. Lisca de material: Anzol para Dry Fly #12 Fio de atado 8/0 ou mais fino Asas: Penas de Mallard pena Grizzly Corpo: Quill Body ou Dubbing Cauda: Rooster ou Coq de León Hackle: Rooster Saddle Head Cement
  8. Não conheço e não indico, o preço é convidativo, mas certamente tem uma linha muito ruim. Uma boa linha de Fly para clima tropical e assim não ter problema nos arremessos custa essa quantia. Boa linha para pescar tucunarés na Amazônia: https://lojafsb.com.br/Linha-de-fly-para-Tucunare-FREQUENCY-MAGNUM.-TUCUNARE-ROBALO.~2474~259~60~Linhas-de-pesca-com-fly.~Flutuantes. Outra boa linha: https://www.wildflyshop.com.br/7855419-CLD-COMPACT-TROPIC-Floating
  9. Pode conseguir, mas não espere grandes coisas, principalmente quanto a linha em nosso clima tropical. Linha de água fria em clima tropical gruda muito nos passadores da vara. Um COMBO nos EUA custa aproximadamente $100 ~ $120 dólares e geralmente após o uso é descartado. Geralmente tem 9 pés e pode encontrar COMBO com vara de 8 pés. Geralmente tem quatro partes, podendo encontrar com três partes ou até mesmo duas. No local do encaixe passe suavemente parafina (vela) e assim terá facilidade para desmontar e também ajuda a evitar que se solte facilmente. Sempre vejo relatos de amigos que tiveram as partes presas e com grande dificuldade para desmontar. Para evitar esse trauma, use parafina em pouca quantidade.
  10. Classic Dry Fly Proportions - Técnicas de atado - Continuação Quarta feira, dia 5 de agosto às 7:00 pm. Entrar com Google Meet: https://meet.google.com/cjt-wbmt-zoh Continuação das técnica de atado das clássicas Dry Fly nos padrões Catskill Style, Hendrickson e Quill Gordon. Material: Anzol para Dry Fly #12 ou #14 Linha de atado 8/0 ou mais fina Cauda - Rooster ou Coq de León Corpo - Quill Body ou BIOT Asas - Mallard Flank Hackle - Rooster Saddle ou Cape Head Cement
  11. Será importante quando for pescar em Cuba ou Los Roques. Infelizmente não será possível.
  12. No Fly Fishing não deve seguir a linha de raciocínio do Bait. No seu caso a vara deve ser Rápida. Em um COMBO você não escolhe a linha, apenas pode aceitar ela. Geralmente é uma linha básica e vai servir para começar, porém com o tempo vai aprender que há linhas melhores. Por exemplo, uma boa linha custa R$ 500,00.
  13. Sim existe ações distintas e em função de usar para pescar tucunarés aconselho a de ação Rápida. As varas de ação Extra Rápida são significativamente muito caras. Por exemplo, uma boa vara vai custar o preço do conjunto ou até mesmo três vezes seu valor. Sendo assim, um conjunto vai lhe atender como iniciante até que adquira experiência e queira investir melhor. Abaixo uma vara de ação Rápida muito procurada pelo amigo que vão para a Amazônia. https://lojafsb.com.br/Vara-de-fly-TFO-Axiom-II-8-para-pesca-de-Tucunare,-Traira,-Robalo.~2556~218~1~Varas-e-Conjuntos-de-Pesca-com-Mosca.~TFO
  14. Sim é difícil dar uma dica BBB pra ti, mas quero ajudar de alguma forma. Você vai pesquisar e encontrar uma série de conjuntos (chamado COMBO) com preço que lhe atenderá, mas tem sempre um elo fraco nesses conjuntos, que é a linha. Quem monta o conjunto precisa fazer ficar barato para aceitação melhor no mercado, porém uma boa linha de Fly é mais significativamente importante que a carretilha que a armazenará. Por isso é necessário avaliar bem até quanto quer investir. Suas referências [carretilha BRISA, vara LUBINA LUX] infelizmente não sei usar para comparar. Os conjuntos de Fly Fishing são designados através de uma numeração. Essa numeração varia, por exemplo, de #1 até #10 (a escala é maior, mas não é momento de explanar sobre isso). Considere um conjunto #1 como sendo o mais leve e indicado para pescar lambaris e considere um conjunto #10 como sendo o mais pesado para pescar os tucunaré da amazônia. Daí para tucunarés medianos a grandes poderá escolhe um conjunto #6 ou #8. Consequentemente um conjunto #8 é mais pesado que o #6. A numeração ímpar existe, porém não é comercializada como um COMBO. Você está acostumado a definir seu material de pesca em função do peso do peixe em libras ou quilos, mas no Fly Fishing não é assim que fazemos, pois seja um conjunto #6 ou #8 poderá ser usado para pescar os mesmos peixes. Tenha em mente que uma vara #6 deve usar uma linha #6, pois assim são fabricadas, qualquer divergência em relação a essa compatibilidade fica como opção do pescador. Associado a isso compramos uma carretilha #6 ou #6/7/8 para armazenar, caber, a linha. É muito comum comprar uma carretilha capaz de armazenar linhas diferentes, como no exemplo anterior. Mai uma vez volta o assunto linha, pois é o elemento mais importante a meu ver, outros amigos podem dizer o contrário, mas é uma questão de opção, escolha, e adequação. Vou listar alguns links como sugestão, pois não sou lojista, nem tão pouco patrocinado por eles e assim tenho total liberdade para informar. Loja Fly Shop Brasil: https://lojafsb.com.br/Conjunto-FLYSEIRO-numero-6-FSB.-Tilapia,-traira,-tucunare,-carpa.~2399~182~1~Varas-e-Conjuntos-de-Pesca-com-Mosca.~FLY-SHOP-BRASIL. Loja Flypesca: https://www.flypesca.com.br/varas-e-conjuntos/conjunto-echo-base-kit Faça uma pesquisa e tire algumas de suas dúvidas comigo por aqui mesmo.
  15. Classic Dry Fly Proportions: Técnicas de atado. Sábado dia 1 de agosto às 6:30 pm. Entrar com Google Meet: https://meet.google.com/ysu-ukgq-cix Material • Anzol: Dry Fly Hook • Fio de atado: 8/0 (72D) ou mais fino • Pena para cauda: Rooster Cape ou Coq de Leon • Corpo: Peacock Quill Body • Asa: Mallard Flank • Pena para Hackle: Rooster Cape ou Rooster Saddle • Head Cement para finalização Está aí a oportunidade para quem gosta de pescar trutas e atar as clássicas moscas Dry Fly. Vou apresentar esse tema numa sequência de três aulas em Vídeo Conferência.
www.petsEXPERT.pt
×
×
  • Criar Novo...