Ricardo Takara

Pesca Esportiva - Maranhão

Recommended Posts

Ola Pessoal....Alguém tem conhecimento sobre Guias de Pesca no estado do Maranhão ???

Açguém já pescou por lá ??

Quais os melhores locais (canal / costão / mar) ??

Desde de já, Agradeço a todos....Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

OPA RICARDO.... TA KERENDO PEGAR UNS BITELOS LA NEH!!!

TIRA UMAS FOTOS PRA GENTE HEM!!!

TENHO CERTEZA QUE NÃO TARDA A CHEGAR AUXÍLIO!

ABRAAXXX

Compartilhar este post

Link para o post
OPA RICARDO.... TA KERENDO PEGAR UNS BITELOS LA NEH!!!

TIRA UMAS FOTOS PRA GENTE HEM!!!

TENHO CERTEZA QUE NÃO TARDA A CHEGAR AUXÍLIO!

ABRAAXXX

BLZ...

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Ricardo!

Rapaz,não conheço nenhum guia por lá + sei que tem muito peixe,para vc ter uma idéia, a maioria das pescadas amarelas que são vendidas nas peixarias e mercados do nordeste,vem de lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um tal de "Seu Menks" (vulgo Tarpon) aqui que conhece muito do Maranhão.

Daqui a pouco ele chega pra dar uma dica...

Abração!

Davi

Compartilhar este post

Link para o post

Ele é guia ??

Tem um tal de "Seu Menks" (vulgo Tarpon) aqui que conhece muito do Maranhão.

Daqui a pouco ele chega pra dar uma dica...

Abração!

Davi

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, o "Seu Menks", Roberto, pelo que eu sei nao é guia não. Ele mora em Sao Luiz... Já conversei com ele.

Eu tenho um amigo que mora lá também.

Esse ano fui em Abril e foi a maior tristeza, nao achamos guia e a pesca lá é bem "primária" ainda... Na época, fiquei sem pescar lá , rsrsrsrsrs

Mas nao falta lugares para pescar bocudos e tarpon...se tiver acesso a embarcacao, eu apostaria ir para os iguarapés dos arredores de Alcantara...

Ano que vem quero voltar para pescar em SL...

O importante é observar a maré, pois em SL e no MA a maré chega a variar até 7 metros por dia, entao, é correnteza na certa.

Um lugar para ir pescar é em Sao José do Ribamar, em lua de quarto, quando a variação da maré é pouca... e tem alguns açudes para pescar Baby Tarpon, mas nao sei aonde é....

E na época de pouco vento, tem como pescar Tarpon, coisa acima de 15 kg... seria legal achar pescadores esportivos para as dicas....

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Olá, o "Seu Menks", Roberto, pelo que eu sei nao é guia não. Ele mora em Sao Luiz... Já conversei com ele.

Eu tenho um amigo que mora lá também.

Esse ano fui em Abril e foi a maior tristeza, nao achamos guia e a pesca lá é bem "primária" ainda... Na época, fiquei sem pescar lá , rsrsrsrsrs

Mas nao falta lugares para pescar bocudos e tarpon...se tiver acesso a embarcacao, eu apostaria ir para os iguarapés dos arredores de Alcantara...

Ano que vem quero voltar para pescar em SL...

O importante é observar a maré, pois em SL e no MA a maré chega a variar até 7 metros por dia, entao, é correnteza na certa.

Um lugar para ir pescar é em Sao José do Ribamar, em lua de quarto, quando a variação da maré é pouca... e tem alguns açudes para pescar Baby Tarpon, mas nao sei aonde é....

E na época de pouco vento, tem como pescar Tarpon, coisa acima de 15 kg... seria legal achar pescadores esportivos para as dicas....

Abraços

OI ALBERTO.....SE VC TIVER ALGUM CONTATO COM "SEU MENKS" PEDE P/ ELE POSTAR ALGUMAS DICAS DE PESCA/GUIA DE SÃO LUIS OU REDONDEZAS.....

COM CERTEZA A REGIÃO TEM UM POTENCIAL ENORME, MAS INFELIZMENTE NÃO ESTÃO PREPARADOS P/ ISSO....ESTOU PENSANDO EM IR EM JANEIRO OU FEVEREIRO....COMO VOU PASSAR FÉRIAS, GOSTARIA DE PESCAR PELO MENOS 2 DIAS...E SE CONSEGUISSE UM GUIA DE PESCA, IA SER SHOW DE BOLA....

MUITO OBRIGADO ALBERTO....ABRAÇOS...

Compartilhar este post

Link para o post

Já avisamos pro Tarpon (seu Mencks) pra dar uma olhada aqui, logo logo ele aparece

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Ricardo,

Fui pescar na 3ª e 4ª e apenas hoje de manhã tomei conhecimento de teu interesse em pescar por aqui.

Não somos guias de pesca apenas gostamos de praticá-la coisa que nesse ano ficou restrita aos pesqueiros daqui da ilha mesmo, principalmente aos de estruturas de pedras como os piers e pontes. Por vários motivos, incluindo a ausência de um dos meus filhos que está fazendo mestrado em Belém e a ocupação em horários incompatíveis do outro, acabamos restringindo às pescarias em locais próximos a São Luís.

Como ressaltou o Alberto Piero, o sucesso da pescaria depende muito da época do ano e das marés. Agora a partir de janeiro o vento diminui bastante, contudo, começam as chuvas, mas para nós é ainda a melhor época e que se estende até junho/julho. Limitamo-nos apenas aos robalos e tarpons. O turismo da pesca esportiva por aqui é absolutamente inexistente, portanto não existem guias e nem embarcações apropriadas, muito menos equipamentos e materiais.

A incidência dos peixes como já informamos depende muito das marés e fase da lua (as de quarto), mas costumam sair alguns bons exemplares.

Material básico entre 18/20 lbs, plugs de superfície e meia água e camarões Maré ou Doa (para os robalos)

Informe qual o período que programou tua viagem, tempo de permanência, locais que pretende visitar para podermos melhor te orientar.

abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Ricardo,

O Roberto Mencks é o mais tradicional pescador de tarpons & robalos com iscas artificiais no NE que tenho notícia. Além de extremamente atencioso com os outros participantes dos fóruns que frequenta, sempre cordial e extremamente objetivo em suas colocações. Se não me engano é médico. Possui inúmeros textos publicados no saudoso site da intrépida e é um excelente escritor.

Quanto ao Maranhão, recentemente estive a trabalho no município de Turiaçú que é um dos principais portos de pesca da região e fiquei abismado como a natureza é farta e exuberante na região. Como já disseram lá no começo, a pescada amarela é o que há. Diariamente os pescadores trazem centenas de quilos de pescada amarela. O camurin (robalo) também é farto, mas em turiaçú não é apreciado pelos pescadores. Não observei nenhum guia ou qualquer referência para pesca no lugar. Acho que dicas serão excenciais, mas não esquente que o Maranhão é o paraíso da pesca no NE. Minha sugestão é ouvir o Roberto e anotar cuidadosamente cada dica.

Um abraço e boa pescaria.

Henrique :natal_noel:

Grande Ricardo,

Fui pescar na 3ª e 4ª e apenas hoje de manhã tomei conhecimento de teu interesse em pescar por aqui.

Não somos guias de pesca apenas gostamos de praticá-la coisa que nesse ano ficou restrita aos pesqueiros daqui da ilha mesmo, principalmente aos de estruturas de pedras como os piers e pontes. Por vários motivos, incluindo a ausência de um dos meus filhos que está fazendo mestrado em Belém e a ocupação em horários incompatíveis do outro, acabamos restringindo às pescarias em locais próximos a São Luís.

Como ressaltou o Alberto Piero, o sucesso da pescaria depende muito da época do ano e das marés. Agora a partir de janeiro o vento diminui bastante, contudo, começam as chuvas, mas para nós é ainda a melhor época e que se estende até junho/julho. Limitamo-nos apenas aos robalos e tarpons. O turismo da pesca esportiva por aqui é absolutamente inexistente, portanto não existem guias e nem embarcações apropriadas, muito menos equipamentos e materiais.

A incidência dos peixes como já informamos depende muito das marés e fase da lua (as de quarto), mas costumam sair alguns bons exemplares.

Material básico entre 18/20 lbs, plugs de superfície e meia água e camarões Maré ou Doa (para os robalos)

Informe qual o período que programou tua viagem, tempo de permanência, locais que pretende visitar para podermos melhor te orientar.

abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Henrique tá enchendo minha bola desse jeito he he he...

Na verdade não sou médico mas trabalho com equipamentos médicos e hospitalares.

Bem observado o fato dosmaranhenses não darem muito valor ao camurim. Bom prá nós pescadores esportivos.

Ricardo:

Temos alguns vídeos onde poderá ver algumas estruturas de pesca aqui na Ilha

http://br.youtube.com/watch?v=kESL4h-sDq8

http://br.youtube.com/watch?v=F5lSc6VGIwU

Compartilhar este post

Link para o post

sempre que vejo esses videos do tarpon da uma dor no peito..

eheheheheh

os de tarpon então puts......

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo,

Como vc pôde ver nos vídeos, o Maranhão É O LUGAR.

Imagine que pesqueiros assim existem para todos os lados que você procurar naquele Estado. Se quiser ser ainda mais radical, vc pode fazer como os pescadores de Turiaçú e pescar de zagaia (lança com farpas e uma corda) acertando os cardumes no meio das baías.

Hoje se eu estivesse em São Luís não deixaria de tentar uns robalos com isca artificial lá no porto aonde atraca o Ferriboat.

Boa sorte Ricardo!

Mencks,

Abraço e tudo de bom.

Henrique tá enchendo minha bola desse jeito he he he...

Na verdade não sou médico mas trabalho com equipamentos médicos e hospitalares.

Bem observado o fato dosmaranhenses não darem muito valor ao camurim. Bom prá nós pescadores esportivos.

Ricardo:

Temos alguns vídeos onde poderá ver algumas estruturas de pesca aqui na Ilha

http://br.youtube.com/watch?v=kESL4h-sDq8

http://br.youtube.com/watch?v=F5lSc6VGIwU

Compartilhar este post

Link para o post
Ricardo,

Como vc pôde ver nos vídeos, o Maranhão É O LUGAR.

Imagine que pesqueiros assim existem para todos os lados que você procurar naquele Estado. Se quiser ser ainda mais radical, vc pode fazer como os pescadores de Turiaçú e pescar de zagaia (lança com farpas e uma corda) acertando os cardumes no meio das baías.

Hoje se eu estivesse em São Luís não deixaria de tentar uns robalos com isca artificial lá no porto aonde atraca o Ferriboat.

Boa sorte Ricardo!

Mencks,

Abraço e tudo de bom.

OI HENRIQUE.......MUITO OBRIGADO PELA AJUDA....

QUALQUER NOVA INFORMAÇÃO, POR FAVOR COMPARTILHE CONOSCO...

ABRAÇOS...

Compartilhar este post

Link para o post
Grande Ricardo,

abraços,

OI ROBERTO...ESTOU PESCANDO EM IR NA 2º QUINZENA DE JANEIRO OU 1º QUINZENA DE FEVEREIRO....

PRETENDO FICAR DE 7 DIAS A 10 DIAS......E PESCAR PELO MENOS 3 DIAS....

SOBRE OS LOCAIS DE PESCA, INFELIZMENTE NÃO CONHEÇO NADA.....PRETENDO PROCURAR NA NET E CONTAR COM A AJUDA DOS COMPANHEIROS DO Pescaki, PRINCIPALMENTE A SUA....

ME PASSE O MATERIAL USADO P/ PESCA DO TARPON....

MUITO OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO....ABRAÇOS..... :natal_noel::natal_noel::natal_noel:

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo,

Temos alguns pesqueiros de robalos não muito longe de São Luís com boas estruturas tanto de barranco como para navegação costeira. Bom acesso e costuma sair alguns. Quanto aos tarpons há se dedicar a uma pescaria mais elaborada, pois demanda mais tempo e os bons pesqueiros ficam distantes, alguns nas entranças, baias e estuários, contudo, os babys podem ser fisgados em áreas mais próximas, inclusive nas praias onde se pode localizar estruturas de pedras afloradas. Os babys tarpon são mais emblemáticos e complicados, todavia, se não houver a possibilidade de fisgar ao menos um em águas livres, partimos para os lagos.

O material básico tanto para robalos como para os baybs pode ser entre 15 a 20 lbs. Linhas multi e líder de flurocaborno de boa resistência visto que os pesqueiros são de estruturas onde há uma grande ocorrência e cracas e pedras. O robalo como tu sabes tem o hábito de empreender a fuga através desses artifícios (pedras e cracas) e o baby tarpon simplesmente corta facilmente o líder através dos opérculos afiados. Joga mais limpo, porém, força muito o equipamento nos saltos espetaculares.

As pescarias aqui são limitadas pelas marés que atingem fluxos de até 6 mt com correntes fortes que acabam inviabilizando a prática. Portanto há de se preparar para as luas de quarto (crescente e minguante) que é mais favorável sem entretanto garantir o sucessos da pescaria.

Preparar-se para o sol pleno e calor de doer he he he

Qualquer dúvida estamos à disposição.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando a deixa Roberto... estamos sentindo falta de seus causos!!! Nenhum de Natal não?!?!?!?

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post
Ricardo,

Temos alguns pesqueiros de robalos não muito longe de São Luís com boas estruturas tanto de barranco como para navegação costeira. Bom acesso e costuma sair alguns. Quanto aos tarpons há se dedicar a uma pescaria mais elaborada, pois demanda mais tempo e os bons pesqueiros ficam distantes, alguns nas entranças, baias e estuários, contudo, os babys podem ser fisgados em áreas mais próximas, inclusive nas praias onde se pode localizar estruturas de pedras afloradas. Os babys tarpon são mais emblemáticos e complicados, todavia, se não houver a possibilidade de fisgar ao menos um em águas livres, partimos para os lagos.

O material básico tanto para robalos como para os baybs pode ser entre 15 a 20 lbs. Linhas multi e líder de flurocaborno de boa resistência visto que os pesqueiros são de estruturas onde há uma grande ocorrência e cracas e pedras. O robalo como tu sabes tem o hábito de empreender a fuga através desses artifícios (pedras e cracas) e o baby tarpon simplesmente corta facilmente o líder através dos opérculos afiados. Joga mais limpo, porém, força muito o equipamento nos saltos espetaculares.

As pescarias aqui são limitadas pelas marés que atingem fluxos de até 6 mt com correntes fortes que acabam inviabilizando a prática. Portanto há de se preparar para as luas de quarto (crescente e minguante) que é mais favorável sem entretanto garantir o sucessos da pescaria.

Preparar-se para o sol pleno e calor de doer he he he

Qualquer dúvida estamos à disposição.

OI ROBERTO.....VC CONHECE ALGUM PONTO DE PESCA (LOCAL) QUE SEJA DE FÁCIL ACESSO, E QUE NÃO PRECISE DE BARCO EM SÃO LUIS ??? E ALGUM PONTO, ONDE É CERTEZA QUE PEGAREI ROBALÕES E BABYS...

ABRAÇOS...

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo,

Temos aqui pontos de fácil acesso para a pesca desembarcada, mas longe de lhe garantir o sucesso da pescaria he he he

A captura dos robalos é mais fácil em terra mas os babys é mais complicado. Como já lhe falei tudo vai depender das condições das marés nos dias que tu estiver por aqui.

Em S.J. de Ribamar distante 30 km de S.Luís tem bons pesqueiros de robalos e de fácil acesso e para os babys poderemos tentar nas praias. Ambos os locais são de fácil acesso mas a pescaria em si é meio complicado devido as estruturas de posicionamento. Vou postar aqui umas fotos das estruturas.

abraços,

Compartilhar este post

Link para o post
Ricardo,

Temos aqui pontos de fácil acesso para a pesca desembarcada, mas longe de lhe garantir o sucesso da pescaria he he he

A captura dos robalos é mais fácil em terra mas os babys é mais complicado. Como já lhe falei tudo vai depender das condições das marés nos dias que tu estiver por aqui.

Em S.J. de Ribamar distante 30 km de S.Luís tem bons pesqueiros de robalos e de fácil acesso e para os babys poderemos tentar nas praias. Ambos os locais são de fácil acesso mas a pescaria em si é meio complicado devido as estruturas de posicionamento. Vou postar aqui umas fotos das estruturas.

abraços,

OBRIGADO...ESTOU AGUARDANDO AS FOTOS...

ABRAÇOS

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo,

Estamos postando algumas fotos de pescaria de robalos e tarpons através das quais poderá observar as estruturas mais comuns dentro da ilha para a pesca desembarcada. Como já salientamos são de fácil acesso porém meio complicado para a prática da pescaria.

abraços,

robalos1290832wz2.jpg

robalos129082si6.jpg

robalos12080832bc5.jpg

robalos1208086va4.jpg

robalos27080820qq5.jpg

tantirobalo0610ow5.jpg

pescariarobalosvg1.jpg

mosaicogs5.jpg

pescatarponspraias2kj3.jpg

pescatarponspraias7dh4.jpg

pescariapraia200625qk3.jpg

pescatarponspraias5ce9.jpg

pescatarponspraias46zy1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

QUE TIPO DE ISCAS VCS UTILIZAM ???

BELAS FOTOS ROBERTO....

UM FELIZ ANO ANO, REPLETO DE SAUDE, PAZ, SUCESSO, REALIZACOES E CLARO, MUITOS PEIXES....

ABRAÇOS....

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo,

As iscas mais usadas são as poppers e sticks quanto maior melhor.

Feliz Ano Novo pra ti e tua família também!

Compartilhar este post

Link para o post

OI ROBERTO....VC CONHECE O EDUARDO DE SAO LUIS ??? ELE E AMIGO DO IVAN TB...

VOU FICAR HOSPEDADO NO RIO PREGUICAS....O Q VC ACHA DO RIO ???

O EDUARDO DISSE P/ USAR VARA DE 7" DE 30-50 LBS. AÇÃO RAPIDA...VC ACHA QUE É NECESSARIO USAR MATERIAIS TÃO PESADOS....

ABRAÇOS

Compartilhar este post

Link para o post