Entre para seguir isso  
Ronaldo César

Thop cat fishing 180 é um bom primeiro barco para pesca??

Recommended Posts

Bom dia Senhores, sou novo aqui.

Estou querendo comprar meu primeiro barco para pesca e analizando itens como segurança, espaço,economia e lógico

preço escolhi a Thop Cat fishing 180, só que na pesquisa soube que três barcos afundaram um comprovado na região

sul e outros dois no Rio de Janeiro , acho que em Itacuruça. Isto é verdade ou pode-se comprar este barco sem sustos

ou problemas com sua estrutura pois no teste da revista nautica é na opinião de alguns donos que falei sobrte o barco

foi bem avaliado e o elogiaram.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

O que afundou na região sul foi por erro do pessal que estava montando ainda... Não foi por culpa do estaleiro ou do projeto!

Aonde costumo pescar tem um companheiro que tem uma Thop 18. Já tive o prazer de navegar lado a lado com ele durante 30 milhas. Te digo o seguinte, é um casco bem confortável e espaçoso. Agora, no conceito de navegação, te deria que não é a melhor hidrodinamica que existe não... Os motores levantam muita água e a proa levanta facilmente quando pega uma onda de frente! Em contra partida a descida é suave e os motores são pequenos, ou seja, economicos!

Na minha opinião, é um excelente barco! Quanto aos incidentes, poderiam ter acontecidos com qualquer barco!

Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Olá!

O que afundou na região sul foi por erro do pessal que estava montando ainda... Não foi por culpa do estaleiro ou do projeto!

Aonde costumo pescar tem um companheiro que tem uma Thop 18. Já tive o prazer de navegar lado a lado com ele durante 30 milhas. Te digo o seguinte, é um casco bem confortável e espaçoso. Agora, no conceito de navegação, te deria que não é a melhor hidrodinamica que existe não... Os motores levantam muita água e a proa levanta facilmente quando pega uma onda de frente! Em contra partida a descida é suave e os motores são pequenos, ou seja, economicos!

Na minha opinião, é um excelente barco! Quanto aos incidentes, poderiam ter acontecidos com qualquer barco!

Valeu!!!

Obrigado Leonardo, valeu pela dica e explicação.

Compartilhar este post

Link para o post
Obrigado Leonardo, valeu pela dica e explicação.

Leonardo, qual o motor do seu amigo, pois estou afim de por um e-tec envirude 75hp, o envirude é melhor que o yamaha 4t

ou mercury 4t?

Compartilhar este post

Link para o post
Leonardo, qual o motor do seu amigo, pois estou afim de por um e-tec envirude 75hp, o envirude é melhor que o yamaha 4t

ou mercury 4t?

Olá Ronaldo!

Ele tem um Yamaha 60 HP 2T. Eu gosto muito dos ETEC, comparado com os 4T. Motivo? Simplesmente por causa do torque do ETEC, o que ajuda muito no planeio mais rápido da lancha! Porém, o 4T ainda é mais economico, mas, em contra partida, irás pagar mais por eles...

Eu acredito que dois ETEC 75 HP a Thop Cat irá ficar show...

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

nossa adorei este barco, mas o Leonardo falou tudo, agora a praça de pesca é show, tb têm o Lagonegro aqui do forum que adquiriu um catamara há pouco tempo, mande MP para ele se o mesmo não ver o tópico, abs

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia senhores.

Obrigado pela resposta ajudou a tomar minha decisão.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Ronaldo!

Ele tem um Yamaha 60 HP 2T. Eu gosto muito dos ETEC, comparado com os 4T. Motivo? Simplesmente por causa do torque do ETEC, o que ajuda muito no planeio mais rápido da lancha! Porém, o 4T ainda é mais economico, mas, em contra partida, irás pagar mais por eles...

Eu acredito que dois ETEC 75 HP a Thop Cat irá ficar show...

Valeu!

Eu acho que não existe no mercado barco de 18 pés tão inteligente e seguro e compraria um sem sombra de dúvidas, tendo em vista que a navegação (embora com um spray bastante algo e que pode vir a molhar quem está dentro com um vento de travéz) é excepcional.

Pelo que os proprietários desse cat falam sobre o desempenho com os 60hp eu montaria no mínimo com uma parelha de 90hp para ter uma boa folga e não trabalhar com o motor com giro muito alto....

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Ronaldo !

Eu tenho uma adquirida em Julho/2008. O catamaran é realmente show de bola, desde o final de dezembro até a semana passada eu sai praticamente todos os dias e peguei tudo quanto é tipo de mar. Desde o mais flat até uns mais encardidos.

A navegação e o espaço interno é realmente excelente, se reparar bem no espaço interno e a praça de popa vai verificar que da pra comparar com lanchas acima de 22 pés. E já peguei onda de popa, proa, boreste, bombordo, de tudo quanto é jeito e ele vai de boa ! Já naveguei com ondas de quase 3 metros durante 1 hora mais ou menos e não passei nenhum susto, navega muito esse casco.

Ele não é uma lancha muito rapida, tenho 2 Mercury 60HP 4T e o cruzeiro fica em média nas 20 milhas e top médio de 25 milhas. O consumo desses motores são excelentes, tenho feito uma média de 8l/h cada motor em cruzeiro. Em se tratando de top, sobe pra 14l/h cada motor. Com apenas 2 a bordo e mar tranquilo, já consegui top de 30 milhas.

A minha documentação fiz para mar aberto e ficou em 1 tripulante + 7 passageiros, ja cheguei a andar com 10 no total e foi muito tranquilo !

Meu pai usa um termo engraçado pra falar da navegação dele, o casco navega "fofo"... Quando pega as ondas de proa, dependendo da onda lança o barco como qualquer outro, mas a diferença é que na descida ele não bate, ele "afofa" no mar ! Você fica esperando a batida, mas não bate, é extremamente amortecida ! Parece que o casco tem amortecedores !

O comportamente dele para pesca em costões é um pouco diferente do monocasco, como as ondas pegam o barco de lado e o apoio do casco é nas duas bananas, ele tem um "chacoalhado" lateral um pouco mais curto e intenço que um monocasco, pois sempre uma banana faz a compensação da outra.

Resumindo, se a intenção do barco é passeio e lazer, eu iria de Mercury 60HP 4T ( economia, não tem fumaça, não vai óleo e muito silencioso ), agora se a intenção for pesca, no meu caso que tenho ido cada vez mais longe, eu iria de ETEC 75 2T, acredito que gaste um pouco mais, porém o barquinho fica mais macho ainda ! Pelo que ja ouvi dizer, cruzeiro sobre pra 25 milhas e top em 32 milhas.

O que precisa tomar cuidado na hora de escolher o motor, é com o peso, o Mercury 60 4T (112 Kg) é um bom parametro para você. O ETEC 75 pesa 145 kg e na minha opinião, esses 33 kg a mais por motor já está no limite aceitavel. Agora se parar pra pensar, o ETEC 90 tem o mesmo peso do ETEC 75 e deve deixar o barco um canhãozinho ! Agora tem que ver se vale a autonomia e a diferença de preço do motor.

Qualquer dúvida estou a diposição para tentar ajudá-lo !

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Lagonegro e obrigado pela atenção.

Falei com o dono da Thop, e ele disse que o envirude e-tec 75 hp estava dentro dos padrões de motorização do barco,

mas você que é usuario de um me ajudou a confirmar. Vou utiliza-lo muito mais para pesca com artificiais que para passear

e escolhi o e-tec 75hp por ser pelo que andei averiguando, você mais que eu pode confirmar, um bom motor, razoavelmente econômico pela tecnologia empregada, mais barato que os 60hp 4t de qualquer marca e da uma forsinha a mais no barco e ter 3 anos de garantia . Tambem fiquei em duvida com os motores 4 tempos porque me disseram que mesmo com o barco parado eu teria que ir a marina ligar o motor toda semana senão entupiria os bicos injetores, é verdade?

Quanto aos e-tec 90hp é mais; mais tudo, mais caro,mais beberrão principalmente e tenho menos autonomia como você me lembrou, estou procurando assim como você achou uma relação custo beneficio e a diferença de preço ponho de gasolina para pescar, rsrsrs. Vão três dúvidas.

Vale a pena por os dois tanques de 100 litros ao invés dos dois de 65 litros que ja vem no barco e?

Esses balanços laterais "chacoalhado lateral" que você falou chegam a atrapalhar ou asustar na pesca em costões, é

muito diferente do balanço de um mono casco?

Como você solucionou o problema da carreta de encalhe para tirar o barco da água sem machucar os doi cascos?

Muito Obrigado Lagonegro.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos la Ronaldo ! Fico feliz em poder ajudar !

Sobre os motores 4T não sei se quem te falou generalizou, mas o meu não é ligado toda semana não !! Toda vez que sai pra pescar, quando volto, o responsavel pelo meu barco na marina faz o "adoçamento" deles e no dia seguinte com o motor frio ele da um talento geral para não ficar nada de sal... E vou te falar, ele não liga toda semana, cheguei a ficar quase 2 meses sem sair e quando coloquei o barco na água pegou de primeira e até hoje ta 100%. A injeção é como nos carros, ela se adapta pra gasolina que está usando, eu sempre utilizo do mesmo posto e nunca tive problemas ! Na verdade até já consigo uns descontos pelo volume ! hehehehehe

Os tanques de 65L na verdade são de 60L ! hehehehe... Eu também já pensei em fazer isso, mas acabei desistindo pelo seguinte fato, normalmente fica no tanque uns 10L de gasosa quando volto para SP, e se tivesse os tanques de 100L, pelo meu consumo, sobrariam 50L. Vai que demoro pra voltar, ou que pegue varios finais de semana de tempo ruim, eu não tenho coragem de mandar bala na gasolina velha. Meu limite é 1 mês, mais que isso tiro o resto da gasolina e ponho tudo nova. Ai se desfazer de 20L (10L + 10L) é uma coisa e 100L (50L+50L) é outra ! Se é que me entender ! Já naveguei a quase 50 milhas da costa pra pescar, corriquei pra caramba e voltei e ainda tinha gasosa no tanque ! Ainda mais que vai fazer pesca em costões, o consumo dos motores vão ser mínimos, mas muito pouco mesmo... Para se ter uma idéia, já sai pra pescar as 08:00 da manhã, naveguei a 20milhas por 1 hora e meia e comecei a curricar, curricar e curricar... Com certeza mais de 5 horas curricando e deu pra voltar com folga de gasolina !

Sobre os balanços... É difícil de explicar, eu tava acostumado com monocasco e as primeiras vezes que senti o "novo" balanço eu estranhei um pouco mas me acostumei, hoje em dia acho extranho os do monocasco. Vou tentar explicar como é o balanço comparando com o monocasco. No monocasco o balanço é longo e continuo (tanto na descida quanto na subida), no catamaran, o balanço é mais curto e um pouco rapido. Nada que assuste ! Não é ruim, eu acho ruim os monocascos agora !!! hehehehe... Percebi que pessoas que enjoam, demoram mais pra enjoar com o balanço do catamaran ou até não enjoam !!! Afirmação testada e aprovada ! Agora fora dos costões não tem pra ninguem !!! Dormi no mar agitado junto com uma focker 25, eu e me meu velho dormimos numa boa (utilizando o solário, alias, da quase o tamanho de uma cama de casal !), já na focker ! hehehehe... Meu conhecido da focker que dormia na proa quase foi pra água !!! Salvo pelo guarda mancebo !!!

Sobre a carreta... Oooooooooo desgraça... Me mande um MP pra não esquecer de procurar umas fotos de como ficou, resolveu meu problema sim. Ainda preciso fazer mais 2 upgrades nela e ai o catamaran entrará sozinho ! hehehehe... Fiz duas "guias" que ficam rente a banana central e a lateral (bem na quina e bem revestida de carpete para não sustentar o barco, apenas segurá-lo/guiá-lo até o final da entrada na carreta)... Ficou show de bola, parou de machucar as "facas" das bananas... Por falar nelas, elas são fundamentais para não subir o famoso "spray" !

Agora que vi que ficou gigante... Bom.... Se chegou aqui é pq já leu tudo ! Na proxima resumo melhor !

Qualquer coisa estou as ordens !!

Bom dia Lagonegro e obrigado pela atenção.

Falei com o dono da Thop, e ele disse que o envirude e-tec 75 hp estava dentro dos padrões de motorização do barco,

mas você que é usuario de um me ajudou a confirmar. Vou utiliza-lo muito mais para pesca com artificiais que para passear

e escolhi o e-tec 75hp por ser pelo que andei averiguando, você mais que eu pode confirmar, um bom motor, razoavelmente econômico pela tecnologia empregada, mais barato que os 60hp 4t de qualquer marca e da uma forsinha a mais no barco e ter 3 anos de garantia . Tambem fiquei em duvida com os motores 4 tempos porque me disseram que mesmo com o barco parado eu teria que ir a marina ligar o motor toda semana senão entupiria os bicos injetores, é verdade?

Quanto aos e-tec 90hp é mais; mais tudo, mais caro,mais beberrão principalmente e tenho menos autonomia como você me lembrou, estou procurando assim como você achou uma relação custo beneficio e a diferença de preço ponho de gasolina para pescar, rsrsrs. Vão três dúvidas.

Vale a pena por os dois tanques de 100 litros ao invés dos dois de 65 litros que ja vem no barco e?

Esses balanços laterais "chacoalhado lateral" que você falou chegam a atrapalhar ou asustar na pesca em costões, é

muito diferente do balanço de um mono casco?

Como você solucionou o problema da carreta de encalhe para tirar o barco da água sem machucar os doi cascos?

Muito Obrigado Lagonegro.

Compartilhar este post

Link para o post

Resolve sim.

No meu caso vou precisar de mais uma modificada na carreta, pois como o acesso do barco a ela é em um rio, as vezes a maré ta corre muito e fica complicado... Nesses dias tenho que entrar liso e sem parar para a popa não correr com a maré... Quando corre entra torto na carreta e as vezes preciso ficar manobrando e quebrando a corrida no motor... Enfim, é um saco quando a maré corre demais, por isso vou modificar mais uma coisinha pra entrar lisa.

Boa Tarde, Lagonegro.

Isto resolve mais ou menos o problema dos dois cascos?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar das lanchas ainda estarem um pouco longe ($$$) essa explicação vale a leitura!

Parabéns, deu um show!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Prezado Lagonegro.

Ando atrás de uma lancha na faixa dos 18/19 pés que me sirva tanto para pescar quanto para passear com a família. Já olhei muito essa Thop 180 - li todos os comentários dos foruns - e a considero uma opção e tanto, especialmente devido ao seu espaço interno e maciez de marcha - nevegar "fofo", como disse o teu pai. Mas ... uma dúvida ainda paira no ar: Essa lancha molha os ocupantes? Uma das minhas maiores preocupações é encontrar uma lancha que neveguem bem e que seja seca, pois na região em que moro, no período da tarde e no retorno à marina, predomina mar pelas bochechas e vento idem ... na minha 16' é banho certo ... acompanhado de inúmeras reclamações dos passageiros ... sabe como é??? Então, ando à cata de uma lancha que navegue bem e não molhe os ocupantes nesta ingrata posição ... Agradeço se puderes me informar a respeito dessa situação e, ainda, se puderes me enviar umas fotos da tua carreta ... com as tais adaptações, pois também achei a carreta "de fábrica" muito pouco prática e, aparentemente, difícil de "acertar" o barco se tiver corente lateral. Forte abraço.

Bom dia Ronaldo !

Eu tenho uma adquirida em Julho/2008. O catamaran é realmente show de bola, desde o final de dezembro até a semana passada eu sai praticamente todos os dias e peguei tudo quanto é tipo de mar. Desde o mais flat até uns mais encardidos.

A navegação e o espaço interno é realmente excelente, se reparar bem no espaço interno e a praça de popa vai verificar que da pra comparar com lanchas acima de 22 pés. E já peguei onda de popa, proa, boreste, bombordo, de tudo quanto é jeito e ele vai de boa ! Já naveguei com ondas de quase 3 metros durante 1 hora mais ou menos e não passei nenhum susto, navega muito esse casco.

Ele não é uma lancha muito rapida, tenho 2 Mercury 60HP 4T e o cruzeiro fica em média nas 20 milhas e top médio de 25 milhas. O consumo desses motores são excelentes, tenho feito uma média de 8l/h cada motor em cruzeiro. Em se tratando de top, sobe pra 14l/h cada motor. Com apenas 2 a bordo e mar tranquilo, já consegui top de 30 milhas.

A minha documentação fiz para mar aberto e ficou em 1 tripulante + 7 passageiros, ja cheguei a andar com 10 no total e foi muito tranquilo !

Meu pai usa um termo engraçado pra falar da navegação dele, o casco navega "fofo"... Quando pega as ondas de proa, dependendo da onda lança o barco como qualquer outro, mas a diferença é que na descida ele não bate, ele "afofa" no mar ! Você fica esperando a batida, mas não bate, é extremamente amortecida ! Parece que o casco tem amortecedores !

O comportamente dele para pesca em costões é um pouco diferente do monocasco, como as ondas pegam o barco de lado e o apoio do casco é nas duas bananas, ele tem um "chacoalhado" lateral um pouco mais curto e intenço que um monocasco, pois sempre uma banana faz a compensação da outra.

Resumindo, se a intenção do barco é passeio e lazer, eu iria de Mercury 60HP 4T ( economia, não tem fumaça, não vai óleo e muito silencioso ), agora se a intenção for pesca, no meu caso que tenho ido cada vez mais longe, eu iria de ETEC 75 2T, acredito que gaste um pouco mais, porém o barquinho fica mais macho ainda ! Pelo que ja ouvi dizer, cruzeiro sobre pra 25 milhas e top em 32 milhas.

O que precisa tomar cuidado na hora de escolher o motor, é com o peso, o Mercury 60 4T (112 Kg) é um bom parametro para você. O ETEC 75 pesa 145 kg e na minha opinião, esses 33 kg a mais por motor já está no limite aceitavel. Agora se parar pra pensar, o ETEC 90 tem o mesmo peso do ETEC 75 e deve deixar o barco um canhãozinho ! Agora tem que ver se vale a autonomia e a diferença de preço do motor.

Qualquer dúvida estou a diposição para tentar ajudá-lo !

Compartilhar este post

Link para o post
Prezado Lagonegro.

Ando atrás de uma lancha na faixa dos 18/19 pés que me sirva tanto para pescar quanto para passear com a família. Já olhei muito essa Thop 180 - li todos os comentários dos foruns - e a considero uma opção e tanto, especialmente devido ao seu espaço interno e maciez de marcha - nevegar "fofo", como disse o teu pai. Mas ... uma dúvida ainda paira no ar: Essa lancha molha os ocupantes? Uma das minhas maiores preocupações é encontrar uma lancha que neveguem bem e que seja seca, pois na região em que moro, no período da tarde e no retorno à marina, predomina mar pelas bochechas e vento idem ... na minha 16' é banho certo ... acompanhado de inúmeras reclamações dos passageiros ... sabe como é??? Então, ando à cata de uma lancha que navegue bem e não molhe os ocupantes nesta ingrata posição ... Agradeço se puderes me informar a respeito dessa situação e, ainda, se puderes me enviar umas fotos da tua carreta ... com as tais adaptações, pois também achei a carreta "de fábrica" muito pouco prática e, aparentemente, difícil de "acertar" o barco se tiver corente lateral. Forte abraço.

Grande Gilberto, tudo beleza ???

Eu também tinha uma 16 e mudei para a Thop 180. Realmente na 16 era sair pra voltar molhado !! rsrsrsrsrs...

Sua pergunta me fez pensar um pouco e vou tentar explicar exatamente como é. Molhar é meio relativo, porque em qualquer lancha você estará sujeito ! rsrsrsrs... Ja me molhei em Phantom 29, Focker 25, Oceanic 36, Cimitarra 29, Profish 190 e em muitos outros incluindo o Thop 180 ! hehehehe...

Na Thop 180, posso te falar que depende muito das condições do tempo e mar, mais especificamente da direção do vento... Vou tentar resumir...

Vento de PROA: No "espaço" entre as bananas, durante a navegação, forma-se um "spray". Se o mar estiver tranquilo não molha, agora se o mar estiver de moderado para cima, esse spray, no momento da "afofada", entra um pouco pela proa mas por ser bem ralo não chega a molhar como esta pensando, apenas "refresca" ! É algo parecido com aqueles ventiladores com spray de água.

Vento de TRAVÉS: Neste caso, depende da intensidade. Se o vento estiver de moderado para cima, molha a popa ! Tire as varas de la e deixe nas laterais, o pessoal que está na proa não molha, os que estiverem na popa, se ficar do lado contrário do vento não molha ( ex. vento de boreste, passageiro da popa a bombordo não molha ).

Vento de POPA: Não molha ! O bichinho vai andar legal e ficar muito economico !!!

As demais variações de vento é só fazer uma média que você descobre !.... Agora é assim, já estou chegando perto das 150hs e ninguém nunca chegou "ensopado" na marina... E olha que já peguei tempo feio mesmo com vento de mais de 15knots. As vezes molha um pouco, mas não é o suficiente para impedir que sentem molhado no banco do seu carro ! rsrsrsrsrs... Não chega a molhar o banco !

Na minha opinião não existe barco nesse tamanho que não "molhe" ( a grosso modo ) e barcos maiores que "molham" até mais.

um abração e qualquer coisa continuo a disposição !

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos,

Eu tenho um Thop Cat 180 e estou vendendo. caso alguém tenha interesse é só avisar.

Só estou vendendo porque estou querendo partir para uma lancha maior, na faixa dos 30 pés e cabinada.

Não vou opiniar em relação a lancha, pois vai parecer que estou "puxando sardinha" para o meu lado, mas deve ter comentários meus em mensagens mais antigas.

Forte abraço em todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá amigos,

Eu tenho um Thop Cat 180 e estou vendendo. caso alguém tenha interesse é só avisar.

Só estou vendendo porque estou querendo partir para uma lancha maior, na faixa dos 30 pés e cabinada.

Não vou opiniar em relação a lancha, pois vai parecer que estou "puxando sardinha" para o meu lado, mas deve ter comentários meus em mensagens mais antigas.

Forte abraço em todos.

Olá Carlos,

Ainda está a venda sua lancha, se possível me mande fotos.

Abç

Alexadre

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tirar as fotos no sábado e te envio.

Forte Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Alexandre,

Não fui na Marina neste final de semana, mas no próximo sábado estarei pescando e posso tirar as fotos que te prometi.

Vou te mandra duas fotos aqui nesse PC só pra não ficar te devendo foto...........

fotoos014.jpg

marambaia166.jpg

Forte Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Carlos,

Se possível envie detalhes da sua lancha e o preço para meu e mail alexandreaguirre77@hotmail.com

Abraço

Alexandre

Grande Alexandre,

Não fui na Marina neste final de semana, mas no próximo sábado estarei pescando e posso tirar as fotos que te prometi.

Vou te mandra duas fotos aqui nesse PC só pra não ficar te devendo foto...........

fotoos014.jpg

marambaia166.jpg

Forte Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Coisa linda .....

Abraaaxx

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Ronaldo,

O barco ainda está a venda sim.

Forte Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Ronaldo,

O barco ainda está a venda sim.

Forte Abraço.

Carlos ainda está a venda? Tenho um amigo querendo comprar, caso ainda esteja a venda envie o preço por MP.

Compartilhar este post

Link para o post