Ir para conteúdo

Resistencia da linha em relação a vara.

AndreLuiz

Recommended Posts

Caros amigos,

Ainda estou aprendendo sobre pesca, estou começando a pescar com carretilhas, linhas multifilamento e iscas artificiais agora e estou com uma dúvida.

Desculpe se for meio ridiculo o que vou perguntar, mas vai assim mesmo.

:simsim: :simsim: :simsim:

Na hora de escolher quantas libras vão suportar a linha, devo pegar no máximo o número de libras da vara. Por exemplo uma vara 10-20lbs deveria estar com uma linha de no máximo 20lbs? Faz sentido colocar uma linha maior ou menor?

Eu estou com uma vara de 8-17lbs e comprei uma linha de 30lbs, isso estaria errado, vou ter algum tipo de perda usando essa linha?

Desde já obrigado pela ajuda. :ok: :ok: :ok:

Abraços,

André Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...)

Na hora de escolher quantas libras vão suportar a linha, devo pegar no máximo o número de libras da vara. Por exemplo uma vara 10-20lbs deveria estar com uma linha de no máximo 20lbs? Faz sentido colocar uma linha maior ou menor?

A princípio não existe nenhuma restrição para usar linhas "maiores" ou "menores" que a indicação da vara, mas o fato é que o peixe que vc pretende pescar é que determina qual o melhor conjunto.

A partir do momento que vc define o tipo da pescaria (peixe e as condições que ele se encontra) é possivel indicar qual conjunto vara/linha é mais equilibrado.

Veja como esse assunto é recorrente:

https://www.pescaki.com/index.php?showtopic=12096

Eu estou com uma vara de 8-17lbs e comprei uma linha de 30lbs, isso estaria errado, vou ter algum tipo de perda usando essa linha?

Certo ou errado, o importante é funcionar para a aplicação pretendida.

Usando linhas mais grossas, a perda que se tem é no arremesso.

Via de regra uma linha mais fina arremessa mais longe e arremessa melhor iscas mais leves.

No seu caso, se a linha for multifilamento e a pesca for costeira com artificiais e a vara de 7', diria estar de bom tamanho.

Se a vara for de 5'6" para robalo no mangue ou tucunaré do sudeste, diria que está adequado mas uma linha de 20lb deixaria o conjunto mais equilibrado.

Link para o comentário

Henry, obrigado pelo esclarecimento. Já li o tópico que você indicou e realmente ficou tudo mais claro.

Abraços

A princípio não existe nenhuma restrição para usar linhas "maiores" ou "menores" que a indicação da vara, mas o fato é que o peixe que vc pretende pescar é que determina qual o melhor conjunto.

A partir do momento que vc define o tipo da pescaria (peixe e as condições que ele se encontra) é possivel indicar qual conjunto vara/linha é mais equilibrado.

Veja como esse assunto é recorrente:

https://www.pescaki.com/index.php?showtopic=12096

Certo ou errado, o importante é funcionar para a aplicação pretendida.

Usando linhas mais grossas, a perda que se tem é no arremesso.

Via de regra uma linha mais fina arremessa mais longe e arremessa melhor iscas mais leves.

No seu caso, se a linha for multifilamento e a pesca for costeira com artificiais e a vara de 7', diria estar de bom tamanho.

Se a vara for de 5'6" para robalo no mangue ou tucunaré do sudeste, diria que está adequado mas uma linha de 20lb deixaria o conjunto mais equilibrado.

Link para o comentário

• Criar Novo...