Ir para conteúdo

Manutenção da Curado

Xico Jorge

Recommended Posts

Caros amigos, depois de mergulhar minha curado na areia, vide RELATO, mantive ela no estaleiro até poder desmontá-la por inteiro e foi o que fiz nesse domingo.

Tive dó do que vi. entrou foi muita areia. Ainda bem que tive o juízo de na hora encostar a dita e só usar a Accurist. Tinha areia em tudo quanto era lugar, inclusive nas engrenagens misturada com a graxa.

Resultado tive que desmontar literalmente tudo e limpar geral. Removi a graxa, o óleo e a areia. Sequei o fluído de isqueiro com secador de cabelo e lubrifiquei tudo novamente, óleo Penn nos rolamentos e graxa Abu nas engrenagens. Fiz tudo isso com um olho no manual da carretilha.

Consegui montar tudo de novo graças à planta explodida, mas senti que a carretilha ficou um pouco presa. Montei e desmontei as tampas para aajustar algumas partes até achar mo melhor ajuste possóvel. Mas ainda acho que está presa.

Alguém teria uma dica ou um macete para me dar sobre como proceder nesses casos. Lembrado que alguns parafusos e porcas estão no limite mínimo de aperto, pois primeiro apertei todos sem arroxar e fui folgando à medida em que fazia os ajustes.

Tava me esquecendo: Não consegui retirar aquele rolamento que fica preso ao eixo do carretel, pode ser ele. Apenas pinguei uma gota de óleo e retirei o excesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Na minha opinão, por se tratar de uma curado, seria melhor levar em uma oficina.

Pelo valor desta carretilha, levar para manutenção não fica muito caro - vale a pena.

Abraço,

Bel

Link para o comentário

Zaidan limpei meia boca porque ele é muito grande. joguei fluido de isqueiro nele, passei um papel absorvente e esperei secar. não dá para fazer mais que isso. Depois pinguei algumas gotas de óleo e retirei o excesso.

Está ficandopreso no arremesso, no sábado vou testar direito lá no sítio e vou verificar algumas dicas que foram dadas nos vários fóruns em que postei o pedido de socorro.

Link para o comentário

Xicão,

Se ela ficou presa no arremesso somente, não tenho dúvidas em afirma que o problema deve estar em algum dos rolamentos.

Certifique-se de que não foi colocada graxa em excesso, pois isso sem dúvida interferirá na "soltura" dos rolamentos.

Veja aí e depois fale pra gente o que aconteceu.

Abração,

Link para o comentário

ola, xico posso tedizer o seguinte, no eixo da manivela onde e parafusado na carcaça da carretilha ,da uma olhada ali se tiver rolamento e travou a carretilha fica dura, graxa vc so coloca na coroa e um pouco no eixo s. fim no resto vc so usa oleo, agora se vc mexeu no rolamento do carretel pode acontecer , se vc forçou o pino do carretel, que tenha entortado o eixo , dai meu amigo se nao der certo so mandando pra oficina

um abraço

Link para o comentário

Rapaz!!!!!!!! Como disse a BEL, o melhor é deixar um profissa fazer o serviço ( não desmerecendo sua capacidade, por favor!) Os caras vão direto nos pontos certos e te entregam o produto com certa garantia, entende???

Eu sempre fiz manutenção em meus apetrechos até que num dia, eu não consegui deixar legar um equipamento e resolví mandar num técnico que, para minha surpresa, me entregou o material super legal ao custo de bagatela....

Abração

Régis

Link para o comentário

• 2 weeks later...

Olá Colega !

Também tenho uma Curado e já tentei desmontá-la para fazer a manutenção ! Acabei desistindo em menos de 10 minutos ... tem que ter peito para abrir uma carretilha e depois montá-la novamente !

Sou da mesma opinião do pessoal que disse ser melhor deixar na mão de um profissional. Pelo valor desse equipamento, não vale a pena arriscar !

O que vc. está achando estar travado, o carretel quando vc. faz o arremeço, ou quando vc. está recolhendo a linha ??? Se for o carretel, então não tem erro, é o rolamento do carretel que está preso ... pode ser por alguma sujeira ou então muita graxa, como o outro colega já mencionou.

Link para o comentário

Não sei, cheguei no sítio desmontei ela, dei uma nova limpesa no rolamento do carretel (aquele que fica preso) lubrifiquei novamente e ele se comprtou como deveria.

Na verdade acho que não foi isso, mas sim eu que tinha encaixado o carretel meio forçado.

No entanto não posso afirmar nada com certesa.

Link para o comentário