Ir para conteúdo

Molinetes e Carretilhas - Limpeza e Lubrificação

Recommended Posts

Olá pescadores...

tenho uma dúvida sobre a manutenção de equipamentos, principalmente no quesito lubrificação.

qual lubrificante/graxa utilizar? e principalmente onde encontrar?

Vi em tópicos antigos muita gente indicando lubrificantes e graxa das marcas dos equipamentos daiwa, shimano, penn, etc...porém só encontrei o óleo da abu garcia...

Qual a diferença desses lubrificantes com os comuns (tipo óleo singer)?

Se puderem, indiquem qual o preferido de vocês.

Valeu galera e boas pescarias!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 369
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Usem o Óleo da Singer para máquinas de costura, é o famoso BBB!!!!!!

Ontem mesmo passei singer nos rolamentos da minha Daiwa Megaforce 100TSH, sei lá se mudou em algo, mas eu escuto uma "chiado" quando giro a manivela do carretel...

Eu uso o de maquina de dentista. Fui ao meu dentista e roubei dele....kakakaka

o óleo e a graxa da Abu são espetaculares. Pode usar esse tranquilo

Há alguns ótimos tópicos com belas dicas sobre a limpeza e lubrificação de carretilhas e molinetes. Tentem achar através da ferramenta de busca

Link para o post

Andei pesquisando nos tópicos antigos e muita gente elogia o CorrosionX, e eles lançaram o ReelX, lubrificante específico para molinetes e carretilhas.

Alguém já usou? Onde posso encontrar? Pois não consegui encontrar, só acho o CorrosionX vermelho mesmo.

Abraços

Link para o post
Andei pesquisando nos tópicos antigos e muita gente elogia o CorrosionX, e eles lançaram o ReelX, lubrificante específico para molinetes e carretilhas.

Alguém já usou? Onde posso encontrar? Pois não consegui encontrar, só acho o CorrosionX vermelho mesmo.

Abraços

o corrosionX é ótimo pra proteger e pode valer a pena passar em todas as peças, exceto nos discos do freio e nos rolamentos (de arremesso) das carretilhas, mas aconselho o uso de graxa à base de lítio nas engrenagens e eixos, e óleo fino nos rolamentos das carretilhas

esse óleo é muito viscoso e prejudica os arremessos se colocado nos rolamentos se sustentação do eixo do carretel. Daí que óleos mais finos devem ser usados nos mesmos. Esse da Abu é ótimo pra isso

O corrosionX pode ser encontrado em casas de náutica e tb na rede Multicoisas, que tem lojas em todo o Brasil. O ReelX, se não me engano, tem a mesma viscosidade do corrosionX normal, mas vem em frasco pequeno. Ainda tem a versão de lata verde, que é mais densa ainda e pode ser usada nas engrenagens tb

Link para o post

ooleo singer dizem q e bom mas e um poko grosso presisa diluir com um oleo mais fino tipo o da abu garcia !!!!!!!!

Link para o post

Ontem mesmo passei singer nos rolamentos da minha Daiwa Megaforce 100TSH, sei lá se mudou em algo, mas eu escuto uma "chiado" quando giro a manivela do carretel...

• Like 1
Link para o post

normalmente a regra basica é

oleo nos rolamentos e graxa nas engrenagens

porem, nada de graxa grafitada etc, eu gosto muito de usar uma graxa de rolamentos de maquinas, nas engrenagens

agora nos rolamentos pelo menos um singer, porem por ele ser mais viscoso utilize menos, mas oleos para rolamentos de alta rotação, ou os de dentistas servem tranquilo.

Link para o post

E ai galera blz ,sou novo por aqui e gostaria de deixar minha dica sobre esse assunto ,seguinte eu li em um site de pesca que dizia sobre oleo de alta rotação que os dentistas utilizam ,como un dos amigos disse ele pegou do dentista dele rsrs eu fiz o mesmo e realmente funciona muito bem e agora eu compro online nesse endereço se alguen se interessar ai vai WWW.DEBIATLANTE.COM.BR ,espero que tenha ajudado. abraços a tds

Link para o post
E ai galera blz ,sou novo por aqui e gostaria de deixar minha dica sobre esse assunto ,seguinte eu li em um site de pesca que dizia sobre oleo de alta rotação que os dentistas utilizam ,como un dos amigos disse ele pegou do dentista dele rsrs eu fiz o mesmo e realmente funciona muito bem e agora eu compro online nesse endereço se alguen se interessar ai vai WWW.DEBIATLANTE.COM.BR ,espero que tenha ajudado. abraços a tds

Valeu, Edii

Reuni os tópicos apenas por questão de melhor organização, pois o assunto já vinha sendo debatido nesse outro tópico recente

Abração

Link para o post
Eu nem sei como lubrificar, alguma boa alma podia dar um tutorial com fotos bem detalhado como lubrificar né?, TODOS agradeceríamos, hehe

Abraços!

O corrosionX pode ser encontrado em casas de náutica e tb na rede Multicoisas, que tem lojas em todo o Brasil. O ReelX, se não me engano, tem a mesma viscosidade do corrosionX normal, mas vem em frasco pequeno. Ainda tem a versão de lata verde, que é mais densa ainda e pode ser usada nas engrenagens tb

Sr. Moderador. Que tal fazer um tópico fixo com um tutorial sobre lubrificação? Preferencialmente com fotos, indicando o local de aplicação de óleo e graxa.

Comprei recentemente uma Curado 201 e7 e ela tá um LIXO. Alguém pode ajudar com sugestões de lubrificação? Ainda não estou acreditando que uma carreta tão cara arremesse tão pouco.

Ah. Alguém mais já usou o óleo de dentista? Ele pode ser usado na Curado?

Link para o post
Sr. Moderador. Que tal fazer um tópico fixo com um tutorial sobre lubrificação? Preferencialmente com fotos, indicando o local de aplicação de óleo e graxa.

Comprei recentemente uma Curado 201 e7 e ela tá um LIXO. Alguém pode ajudar com sugestões de lubrificação? Ainda não estou acreditando que uma carreta tão cara arremesse tão pouco.

Ah. Alguém mais já usou o óleo de dentista? Ele pode ser usado na Curado?

A idéia do tópico fixo é ótima, amigão. Realmente seria uma matéria muito interessante e útil. Sugiro que vc poste essa idéia lá na área de "Críticas e Sugestões"

Por enquanto, vc pode seguir as instruções de manutenção da própria Shimano para a curado e outras carretilhas:

http://fish.shimano.com/publish/content/gl...(2%20pages).pdf

Eu não usaria óleo de dentista, a não ser, talvez, se pescasse exclusivamente em água doce. É um óleo muito fino, com baixíssima viscosidade, o que, em pouco tempo, deixa os rolamentos expostos

Prefiro usar óleos próprios, como aquele mesmo que vem com a Curado

Link para o post
A idéia do tópico fixo é ótima, amigão. Realmente seria uma matéria muito interessante e útil. Sugiro que vc poste essa idéia lá na área de "Críticas e Sugestões"

Por enquanto, vc pode seguir as instruções de manutenção da própria Shimano para a curado e outras carretilhas:

http://fish.shimano.com/publish/content/gl...(2%20pages).pdf

Eu não usaria óleo de dentista, a não ser, talvez, se pescasse exclusivamente em água doce. É um óleo muito fino, com baixíssima viscosidade, o que, em pouco tempo, deixa os rolamentos expostos

Prefiro usar óleos próprios, como aquele mesmo que vem com a Curado

Valeu a informação. Acabei de lubrificar os rolamentos, conforme indicado no site da shimano. Fiz uma limpeza com cotonete no eixo e nos rolamentos e parecia haver resíduos de graxa. Estou ansioso para testá-la novamente.

Voltando à sugestão de um tópico fixo, acho que eu mesmo vou criar alguma coisa com base nas informações da Shimano. Só que vou usar fotos das minhas carretilhas pra não infringir direitos autorais. Assim que tiver alguma coisa decente submeto para sua aprovação (ou não) Sr. Moderador.

Mais uma vez obrigado pela dica. :ok:

Link para o post
Valeu a informação. Acabei de lubrificar os rolamentos, conforme indicado no site da shimano. Fiz uma limpeza com cotonete no eixo e nos rolamentos e parecia haver resíduos de graxa. Estou ansioso para testá-la novamente.

Voltando à sugestão de um tópico fixo, acho que eu mesmo vou criar alguma coisa com base nas informações da Shimano. Só que vou usar fotos das minhas carretilhas pra não infringir direitos autorais. Assim que tiver alguma coisa decente submeto para sua aprovação (ou não) Sr. Moderador.

Mais uma vez obrigado pela dica. :ok:

Então Mharatani, como te falei no meu post e estranho ela estar arremessando pouco se vc fala-se que arremessa igual as MS, ainda ia achar normal, pois elas arremessam bem mesmo ja relatado por todos os colegas do forum principalmente as Brisa, quem sabe apos a limpeza ela não da o ar da graça e te faz achar que valeu a pena o investimento neh.

ainda acho que se não der resultado voce deveria ir a loja e pedir pra troca-la , a não ser que tenha comprado no ML. ai voce faz como todo mundo que e casado e a mulher ta te pertubando, passa ela pra frente e pega outra.rsrsrs :chuvaa:

E pra não disvirtuar o post do colega eu faço como o Zaidan coloco oleo singer mesmo BBB. sera que não tem nenhum colega quimico no forum que ensine como podemos diluir um pouco ele para ficar mais fino sem alterar as caracteristicas lubrificantes....! :assobiando:

abs

Gonzalez.

Link para o post
Então Mharatani, como te falei no meu post e estranho ela estar arremessando pouco se vc fala-se que arremessa igual as MS, ainda ia achar normal, pois elas arremessam bem mesmo ja relatado por todos os colegas do forum principalmente as Brisa, quem sabe apos a limpeza ela não da o ar da graça e te faz achar que valeu a pena o investimento neh.

ainda acho que se não der resultado voce deveria ir a loja e pedir pra troca-la , a não ser que tenha comprado no ML. ai voce faz como todo mundo que e casado e a mulher ta te pertubando, passa ela pra frente e pega outra.rsrsrs :chuvaa:

E pra não disvirtuar o post do colega eu faço como o Zaidan coloco oleo singer mesmo BBB. sera que não tem nenhum colega quimico no forum que ensine como podemos diluir um pouco ele para ficar mais fino sem alterar as caracteristicas lubrificantes....! :assobiando:

abs

Gonzalez.

:D :D :D

Vamos insistindo com ela. Comprei no ML sim, mas parece que o cara é sério. Se ele não for aviso pro pessoal do Pescaki.

Usei o óleo Bantan que veio com a Curado.

Na minha Calipso uso WD-40. principamente no assento do eixo do carretel (não dentro do rolamento). Depois que fiz isso ela melhorou muito.

E vaselina com grafite (pouco) nas engrenagens.

Link para o post

Acho que todo mundo ja usou o WD 40 nas carretas, porem cuidado ele é um desingripante, antioxidante e tambem lubrificante, e a principal função do oleo principalmente nos rols seria lubrificação e conservação, o Wd 40 solta ate parafuso, melhor usa-lo com criterio ok...pois apos sua ação ele tende a evaporar mais rapido eh so fazer um teste , ponha uma porçao de oleo singer em uma tampinha de garafa pet e a mesma proporção de WD. apos algum tempo o wd tera sumido, deixando os rols sem lubrificaçao , claro que levara um certo tempo mas se vc. e do tipo que pesca uma vez por mes, ou a cada dois meses em media pode estar fazendo mais mal que bem pro equipamento... melhor usar um oleo fino mesmo.... :ok:

abs

Gonzalez.

Link para o post
Acho que todo mundo ja usou o WD 40 nas carretas, porem cuidado ele é um desingripante, antioxidante e tambem lubrificante, e a principal função do oleo principalmente nos rols seria lubrificação e conservação, o Wd 40 solta ate parafuso, melhor usa-lo com criterio ok...pois apos sua ação ele tende a evaporar mais rapido eh so fazer um teste , ponha uma porçao de oleo singer em uma tampinha de garafa pet e a mesma proporção de WD. apos algum tempo o wd tera sumido, deixando os rols sem lubrificaçao , claro que levara um certo tempo mas se vc. e do tipo que pesca uma vez por mes, ou a cada dois meses em media pode estar fazendo mais mal que bem pro equipamento... melhor usar um oleo fino mesmo.... :ok:

abs

Gonzalez.

é vero

acho WD péssimo para lubrificação, pois além da volatilidade, quando presente ele elimina rapidamente todo o lubrificante que esteja no rolamento. Não lubrifica exatamente, pois a impressão de lubrificação é só no momento da aplicação. Ou seja: é bom para limpar, mas não para lubrificar

Ainda assim, para limpar (retirar óleos e graxas velhos), prefiro usar benzina, que evapora rapidamente e é não oleosa, ou um produto que comprei na Basspro próprio pra isso, com cheiro de lima :chuvaa:

Link para o post

Tenho duas carretinhas velhinhas, Intruder 100 e 300, passo um tal de Gold Lub, na embalagem diz que é lubrificante, anti-corrosivo e desengripante. Este seria então somente para a limpeza e depois de aplicado este, devo passar um oleo e graxa?

E aquela graxa e óleo Abu Garcia? será que é bom?

Óleo

555681.jpg

Graxa

555682i.jpg

Abraço

Link para o post
Tenho duas carretinhas velhinhas, Intruder 100 e 300, passo um tal de Gold Lub, na embalagem diz que é lubrificante, anti-corrosivo e desengripante. Este seria então somente para a limpeza e depois de aplicado este, devo passar um oleo e graxa?

exatamente. Esse é um equivalente ao WD40. Bom para limpar tudo, interna e externamente, e para remover graxa e óleo velhos

E aquela graxa e óleo Abu Garcia? será que é bom?

são ótimos

Link para o post