Entre para seguir isso  
Paulo - Pro Computer

Grande discussão sobre Construção de Lago

Recommended Posts

Pessoal, tenho um sitio, com um bom espaço onde atualmente já é quase um "lago" natural. Porém, neste espaço não tenho nascente dágua, mas tenho um riacho a 80 mts do lugar onde quero fazer o tanque. Ou seja, minha idéia é bombear a agua desse riacho para enche-lo e também tenho uma roda dágua que usaria pra "manter" o tanque com agua e oxigenar a mesma. Tenho idéia também de colocar aeradores com timers e ligar uma vez por dia. Mas ai é que está o problema: é tudo idéia. Ou seja, é muito caro investir e dar tudo errado. Alguém conhece um profissional que possa me ajudar? Tenho dúvidas se somente uso uma maquina para acertar o lago ou se tenho q fazer paredes para reter a agua... tenho tb q fazer um ladrão caso chova muito e assim evitar que o tanque transborde? Ja procurei em varios lugares indicações sobre o assunto mas não consegui. Agradeço a colaboração de todos.

Somente para ilustrar, segue a foto do local. É meio dificil de entender, mas se vcs perceberem tem uma caida logo apos o uns 5 mts do começo da foto e depois sobe novamente, ou seja, tem um formato "quase" pronto de um laguinho... um buraco no terreno.

sitio1.jpg

sitio2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um detalhe...

O Ibama autoriza submergir uma área como na sua idéia?

Convém pesquisar, para não ter o risco de levar uma multa!

Compartilhar este post

Link para o post
Embora não tenha informado parece que você está no estado de SP. Entre em contato com a CATI, que é um orgão de orientação técnica da Secretaria da Agricultura. Eles poderão lhe prestar orientação técnica na construção do resevatório além de orientá-lo sobre o licenciamento ambiental. Não tente fazer sem orientação técnica porque poderá ter prejuízos financeiros além de sérios problemas legais ligados à área ambiental. Para maiores informações acesse o site da CATI

http://www.cati.sp.gov.br/Cati/_principal/index.php

:coolio::coolio::coolio:

Obrigado Normando, estou em SP sim... só uma pergunta, vc diz com experiência profissional? Trabalha na área? Desculpa a pergunta é que achei tão técnica a resposta...rs. E por incrível que pareça, procurava algo assim, mas será que os caras não são embassados para dar consultoria?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, agradeço a ajuda de todos... conforme dicas de vcs, contatei um biólogo (recomendo a todos, muito bom profissional: Helcias de Padua - 11-9568.0621 - helciaspadua@yahoo.com.br) que fez em primeiro lugar a analise da minha água e uma visita de campo para viabilizar o projeto. Após o ok, pois a agua era excelente para criação de peixes, fomos atrás de um topografo para medição do terreno e confecção da planta do lago. Apos as medidas, constatamos um declive de 45 mts para bombeamento da água e foi ai que todos deram sua opinião: Nunca subimos a agua até o tanque, sempre fizemos o tanque com a agua em gravidade, mas é possível sim... rs. Ou seja, demos inicio ao projeto doido. Com os dados em mãos e uma empresa especilizada em bombas, foi sugerida uma bomba submersa de 3CV com capacidade nos calculos de 4000 lts/hora... agora estamos na fase de escavação do tanque, onde ao mesmo tempo, estou fazendo uma represinha para captação da agua... parece estar indo tudo bem, segue abaixo fotos da obra e assim que tiver o primeiro peixe no tanque aviso a todos. E com certeza avisarei também assim que tiver pego o primeiro danado na vara....rs. Quanto às autorizações, tendo todo este projeto em mãos, irei dar entrada nos orgãos ambientais para licença, visto que tenho tudo feito por profissionais, ou seja, nada complicado...

Abraços.

tanque1.jpg

represa.jpg

tanque2.jpg

declive.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
...Quanto às autorizações, tendo todo este projeto em mãos, irei dar entrada nos orgãos ambientais para licença, visto que tenho tudo feito por profissionais, ou seja, nada complicado...

Abraços.

Olá Paulo,

Vejo que já começou a por em prática o projeto. Parece que vai ficar legal. :simsim:

Todavia, creio que o melhor teria sido primeiro obter as autorizações, para em seguida por em prática o projeto, pois até onde sei, se souberem que você já iniciou os trabalhos de terraplenagem, poderá ter problemas. Só com projeto aprovado é que se inicia a obra! Interessante é que os profissionais que te fizeram o projeto não tenham advertido desta importante necessidade. :coolio:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal: Seu próprio laguinho..... Muita sorte nesta empreitada e espero que não tenha problemas pra conseguir as licenças e que também não haja nenhum dano a natureza.

Ps. achei uma ótima idéia.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, somente para os amantes da natureza, como eu, segue algumas explicações sobre a preservação ambiental do meu projeto:

1- Todo o projeto, foi feito por profissionais e não por pessoas sem experiência, fato este que me levou a contratação de biólogos e engenheiros.

2 - A area do lago usada não foi alterada por nenhum tipo de devastamento, visto que já era area livre.

3 - Tenho uma area preservada de aproximadamente 40% do terreno de mata virgem que não foi tocada (porém não sei se este é o percentual correto da legislação) e pretendo não mudar isso.

4 - O desenho do lago, por incrível que pareça, tinha 4 arvores em seu percurso e foi feito exatamente para que não fosse alterada e nem removida estas arvores.

5 - Até o transplante de algumas flores que estavam no meio, nós tomamos o cuidado de fazer para preservação das espécies.

6 - Minha intenção é a de aumentar os praticantes do nosso amado esporte e a principal regra do lago será uma só: Somente é permitido o pesque e solte.

Ou seja, antes que eu seja alvo de críticas, deixo claro que minha intenção é a de preservar o máximo possível, ok? E volto a deixar claro que esta resposta é apenas para evitar perguntas, não para rebater Domingos, pois sua opinião eu acho muito importante e agradeço os comentários.

Segue o projeto:

projeto.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Paulo,

O projeto já existe e está bem proposto! Parabéns! :bs-aplauder: Com isso, uma coisa é quase certa: se ao chegar, o pessoal já pode ver um projeto deste tipo, a ação fiscalizatória já não será tão dura, pois isso prova que você já vinha tomando providências. Creio que aí, sem problema maior que uma notificação para a devida regularização, o que imagino deverá ser bem rápido em razão de já existir um projeto. Boa sorte, então! :simsim:

Assim, ainda que haja algum risco, provado está que cuidou de projetar. Agora, manda bala :2guns: e enche o danado do tanque de peixes, para pescar e depois mostrar pra nós aqui! :simsim:

Compartilhar este post

Link para o post

Hummmmmmmmm...

Chiiiiiiiiiique hein!!!!!

Fica perto de SP?

Vai ter desconto pra usuário do Pescaki?

Vai poder acampar e fazer pesca noturna?

Vai poder usar artificial?

E encastoado com garatéia pra iscar xalxixa?

Qtas varas simultâneas o pescador poderá usar?

Qto tempo vai levar pra ficar pronto?

Vai ter festa de inauguração com campeonato de pesca e churrasquinho de gato na farinha de mandioca?

IIIIUUUHHHHHHHHHUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É nóis!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Assim, ainda que haja algum risco, provado está que cuidou de projetar. Agora, manda bala :2guns: e enche o danado do tanque de peixes, para pescar e depois mostrar pra nós aqui! :simsim:

Valeu Domingos, ja estou providenciando o povoamento...

Fica perto de SP? - NÃO FALO SENÃO VCS MANDAM O IBAMA ANTES....RS. MAS É PERTINHO...

Vai ter desconto pra usuário do Pescaki? - NÃO VAI SER COBRADO NADA, SÓ PRA AMIGOS

Vai poder acampar e fazer pesca noturna? - TEM UMA BOA AREA PRA ACAMPAR, ESTEJA CONVIDADO

Vai poder usar artificial? - USO DE ISCAS A VONTADE, APENAS CUIDADO NA HORA DE TIRAR O PEIXE

Qto tempo vai levar pra ficar pronto? - PREVISÃO DE 1 MES PRA ENCHER O TANQUE E 04 MESES PRA POVOAR

Vai ter festa de inauguração com campeonato de pesca e churrasquinho de gato na farinha de mandioca? - ESTÃO TODOS DO Pescaki CONVIDADOS, ESTAREI ENVIANDO CONVITES!

Paulo, sem querer tecer nemhuma crítica e apenas a título de informação, lembrando que cada estado pode ter uma legislação diferente. Eu não conheço a legislação paulista e escrevo baseado do que conheço aqui em MG. Toda intervenção que diz respeito a recursos hídricos exige manifestação dos orgãos ambientais. O local, o porte do empreendimento, o grau de intervenção é que vai dizer se há ou não necessidade de licenciamento ambiental(esta análise é feita pelo orgão ambiental competente em função da documentação apresentada).

Obrigado Normando, conforme falei, estou sendo bem orientado, o Biólogo que trabalha comigo era responsável na area de campo da cetesb e conhece muito bem sobre outorga de agua, talvez tenha me expressado errado na ordem dos tratores, para construir o viaduto...rs.

OBS: O lugar é para uso particular tb, não pensem que é pra uso comercial, apenas os amigos estrão convidados (todos do forum, será que vai caber? rs)

Compartilhar este post

Link para o post
Qto tempo vai levar pra ficar pronto? - PREVISÃO DE 1 MES PRA ENCHER O TANQUE E 04 MESES PRA POVOAR

Vai ter festa de inauguração com campeonato de pesca e churrasquinho de gato na farinha de mandioca? - ESTÃO TODOS DO PESCAKI CONVIDADOS, ESTAREI ENVIANDO CONVITES!

:yahoo::yahoo::yahoo::yahoo::yahoo::yahoo::yahoo:

Compartilhar este post

Link para o post
Hummmmmmmmm...

Chiiiiiiiiiique hein!!!!!

Fica perto de SP?

Vai ter desconto pra usuário do Pescaki?

Vai poder acampar e fazer pesca noturna?

Vai poder usar artificial?

E encastoado com garatéia pra iscar xalxixa?

Qtas varas simultâneas o pescador poderá usar?

Qto tempo vai levar pra ficar pronto?

Vai ter festa de inauguração com campeonato de pesca e churrasquinho de gato na farinha de mandioca?

IIIIUUUHHHHHHHHHUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É nóis!!!!!

Tbm quero saber onde fica eim ...hahahahahaha ....!!! Se for perto de Sp e tiver precisando de mão de obra, estou cobrando uma caixinha de cerveja pra ajudar ...hahahahah ...!!

Agora falando serio ...!! Muito bom trabalho amigo, tenho tbm alguns terrenos em Sp e pretendo fazer um lago para colocar uns peixes, obvio projeto futuro, porem como ja temos pessoas aqui no forum que estão com o projeto em andamento serve de experiencia....Te mando uma MP.

Abçssss

Compartilhar este post

Link para o post

Muito 10!!!

Parabéns pela iniciativa, e estou curioso pelas novidades.

Grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
para aqueles que querem alguma informação sobre criação de peixes este material é excelente

http://www.fao.org/docrep/field/003/AB486P/AB486P01.htm

Show Normando, valeu pela dica!

Compartilhar este post

Link para o post
Muito 10!!!

Parabéns pela iniciativa, e estou curioso pelas novidades.

Grande abraço!

Terminaram as escavações... agora esta nos finalmentes... este fim de semana, com a chuva, o fundo do lago já deu sinais de retenção de agua, ou seja, sozinho ja encheu uma parte do fundo... bom sinal, pois nada ficou empoçado, juntando agua bem no ladrão de esgotamento. Agora vai...rs.

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo parabens pelo empreendimento e boa sorte... Acredito que em alguns anos vc vai ter um ciumes e tanto dali....kkkk

Vai colocando de vez em quando o desenvolvimento da area só pra matar a curiosidade... e que sirva de exemplo para muita gente...

Abço

Compartilhar este post

Link para o post
OBS: O lugar é para uso particular tb, não pensem que é pra uso comercial, apenas os amigos estrão convidados (todos do forum, será que vai caber? rs)

Opa, gostei de ver... quando eu for convidado levarei 1 saco de ração para os peixes...

Espero que logo comece a ter peixes...

Compartilhar este post

Link para o post

lindo projeto!

boa sorte na empreitada...

estou com uma revista na mão que pode ser de grande valor cultural no teu emprendimento.

segue o link que vem na revista... bom proveito...

http://www.btsp.com.br/

um abraço

marco

Compartilhar este post

Link para o post
lindo projeto!

boa sorte na empreitada...

estou com uma revista na mão que pode ser de grande valor cultural no teu emprendimento.

segue o link que vem na revista... bom proveito...

http://www.btsp.com.br/

um abraço

marco

Bacana, vou entrar em contato pra comprar um exemplar e ver se gosto.... valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo, parabens pela iniciativa, espero que de tudo certo, pois é um grande sonho meu comprar um sitio e fazer um lago para pesca e ter meu proprio paraiso particular!!!!!

Mais e ai ja pensou nas especies? sabe onde compra-las??

Abrazo

Compartilhar este post

Link para o post

Já vou adiantar o processo... mas, que tipos de peixes pretende por no tanque?

Compartilhar este post

Link para o post
Paulo, parabens pela iniciativa, espero que de tudo certo, pois é um grande sonho meu comprar um sitio e fazer um lago para pesca e ter meu proprio paraiso particular!!!!!

Mais e ai ja pensou nas especies? sabe onde compra-las??

Abrazo

Já vou adiantar o processo... mas, que tipos de peixes pretende por no tanque?

Então, estou pesquisando aonde comprar, mas ja juntei muitas informações sobre o que colocar... primeiro, vou colocar Lambaris e Tilápias, esperar um tempo para adaptação, para depois colocar os predadores: Catfish, Tambacu, Pintado/Pirara, Dourados. Na proporção de 10% para os predadores, segundo dicas do nosso amigo Normando (Valeu Normando). Em relação às quantidades, estaremos analisando pela capacidade do lago.

Para não estender mais, segue a foto do buraco finalizado e devido a chuva, encheu bem... sábado que vem começamos a encher. Estou tendo problemas com erosão devido a chuva, ja que o aterro não tem enhuma vegetação, portanto, estamos correndo para plantar grama e taquaras nos barrancos, para amenizar o problema. Tb vou plantar nas curvas, arvores frutiferas, para alimentação dos próprios peixes. Alguém tem alguma dica de espécie que dê bem em regiões frias e seja boa para ficar do lado do lago?? (Neste fim de semana a temperatura externa estava em 4º) ...

Fotos:

tanque3.JPG

tanque4.JPG

tanque5.JPG

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Paulo, Tambacu não é predador e pode ser incluido no peixamento inicial.

:simsim::simsim::simsim::simsim:

Compartilhar este post

Link para o post
Paulo, Tambacu não é predador e pode ser incluido no peixamento inicial.

:simsim::simsim::simsim::simsim:

Vou começar a te chamar de professor....rs. Grande Normando!!!!

Compartilhar este post

Link para o post