Entre para seguir isso  
Paulo - Pro Computer

Grande discussão sobre Construção de Lago

Recommended Posts

Caro colega.

Como tenho visto em muitos lugare, para evitar a erosão das laterais e o consequente assoreamento do se ulago, utilize bambu japão em forma de estacas em volta dele todo. Com o tempo o terreno já estará compactado e quando o bambu estragar não será tão necessário repor. Tem que ser em 2 carreiras. um bambu ao lado do outro e um atrás de cada "emenda" para segurar a terra. E fica muito bonito. Só não deixe usarem como apoio de vara.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Novidade! Chegou a agua, agora é só esperar encher... 4.000 litros / hora na medição, 1.800.000 litros no buraco = 450 horas ou 38 dias / 12 horas por dia....rs. Fora a infiltração... marquem o churrasco só pro fim do ano viu??? :comemorando: :comemorando: :comemorando: :comemorando:

agua.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo naum tem o que te falar se não parabens a vc, e ao Normando pelas valiosas dicas... Eu não imaginava tanta logistica e tanto trabalho, até aki esta muito bonito....

Abço :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

A todos que estão ajudando:

O tanque esta caminhando, este fim de semana coloquei 1500 alevinos de lambari.... estou começando a povoar com os forrageiros. Porém meu maior problema: A agua parou de subir/encher o tanque. O tanque esta com 0,70 cm de profundidade a uns 30 dias e não sobe mais a agua! Não esta vazando no talude pelo lado de fora, porém, segundo o pessoal esta me dizendo, a terra esta encharcando... estou preocupado, pois a bomba esta ligada 24 horas e o consumo de luz elétrica esta no pico... isso é normal? Alguém ja passou por isso? A terra usada no talude foi compactada pela esteira e pra ajudar não chove a 15 dias...

Resumindo, haja dinheiro pra esse tanque ficar pronto... pensei no que falaram sobre o enchimento de uma piscina. Que ela não podia encher aos poucos, por isso quando enchi a minha, contratei 05 caminhões pipa.... pro lago pensei em fazer isso tb. Estaria jogando dinheiro fora, pois a agua iria ser chupada pela terra ou será uma solução viavel?

Abraços a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei os carros pipas fariam algum efeito, mas você poderia ter colocado uma camada de argila durante a escavação e cobri-la com uma camada de terra.

Foi feito algum teste de permeabilidade do solo?

Uma técnica muito, mas muito usada mesmo é forrar o "lago com plástico preto e cobrir com terra. resolve e muito.

Não esqueça de fazer contenção das margens para não ir desbarrancando. Fora que, a margem com contenção, deixa todo o lago mais profundo e mais seguro contra as chuvas e erosão.

Vale a pena utilizar o bambu japão para "segurar" as margens.

Seria como essa ilhota no meio, só que com bambu japão (barato ou grátis e muito resistente)

contenção

Veja uma margem com contenção bem feita como fica.

contenção de margem

Contenção feita com pneus velhos

pneus

Contenção em bambu.

bambu

Margem do lago já com o plástico preto e terra por cima, antes de colocarem o bambu.

lago com plástico.

Leia mais sobre contenção em yahho grupos - bambu

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o nome do material utilizado para impermeabilização é BIDIM.

Compartilhar este post

Link para o post
Não sei os carros pipas fariam algum efeito, mas você poderia ter colocado uma camada de argila durante a escavação e cobri-la com uma camada de terra.

Foi feito algum teste de permeabilidade do solo?

Uma técnica muito, mas muito usada mesmo é forrar o "lago com plástico preto e cobrir com terra. resolve e muito.

Não esqueça de fazer contenção das margens para não ir desbarrancando. Fora que, a margem com contenção, deixa todo o lago mais profundo e mais seguro contra as chuvas e erosão.

Vale a pena utilizar o bambu japão para "segurar" as margens.

Seria como essa ilhota no meio, só que com bambu japão (barato ou grátis e muito resistente)

contenção

Veja uma margem com contenção bem feita como fica.

contenção de margem

Contenção feita com pneus velhos

pneus

Contenção em bambu.

bambu

Margem do lago já com o plástico preto e terra por cima, antes de colocarem o bambu.

lago com plástico.

Leia mais sobre contenção em yahho grupos - bambu

É uma pena que não fiz essa do saco antes do enchimento.... com relação a contenção, a caida não é de 90º graus, justamente para não acontecer desbarrancamento, então esse hoje não é o problema... problema é a infiltração mesmo.

Segundo o teste do olhometro, me passaram que a terra era boa, mas o problema maior é na area que a terra foi "juntada", para fazer o talude... to com medo de esvaziar e ter de colocar impermeabilizante.... lá se vai mais dinheiro.

Bom agradeço as dicas e vou testar por mais 01 mes. Se não encher, esvazio e parto pra impermeabilização. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Pelas fotos o solo não parece ser bastante permeável, portanto não haveria grandes perdas por infiltração. também neste caso a infiltração começaria assim que se iniciasse o processo de enchimento. Na maioria das vezes, quando se atinge um determinado nível e a a água começa a "sumir", é sinal que existe um "ladrão". O mais comum é um formigueiro antigo, a á gua atinge o canal que funciona como um dreno. Verifique nas imediações, nas partes mais baixas, veja se não surgiu uma nova "mina" dágua ou um olho dágua, se não existe partes molhadas onde antes era seco(dependendendo esta agua pode estar aflorando a algumas centenas de metros do tanque), faça um rastreamento geral na parte mais baixa do terreno. Caso não descubra, desligue a bomba e monitore o abaixamento do nível, examinando sempre as bordas para descobrir o canal de fuga. Na maioria das vezes, descobrindo o ladrão basta socar o local com um soquete de madeira que elimina o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que resolva logo esse probelam, porque o projeto é bom. Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Triste fim de semana esse... isso aqui ta parecendo um diario de bordo...

Infelizmente esse fim de semana a bomba abriu o bico, ou seja, queimou. Quem viu diz que pode ser por falta de ventilação, mas eu acho mesmo que foi devido à exaustão, ou seja, 1 mes e meio, 24 horas ligada...

Pra ajudar, em 02 dias com a bomba queimada, a desgraça da agua baixou tudo que subiu no ultimo mes. Ou seja, deve ter algum buraco.

A próxima tentativa: recebi uma receita, de um amigo criador de peixes (Wagner - ABRACOA), para impermeabilização:

Impermeabilização

para cada 1.000 m 2

8 sacos de cimento

500 Kg de Calcario ou Cal

40 Kg de soda caústica

-Lançar cimento/cal e compactar

- diluir soda em 500 litros dágua e espalhar com regador

Como ja tenho tudo, só falta a soda caustica, vou tentar... diz que o caucario + a argila do solo + soda caustica causa uma reação quimica que cristaliza a argila, fechando os buracos e impermeabiliza o solo... vamos lá, depois passo pra vcs o resultado ... rs.

OBS:Para responder as perguntas anteriores, segue resposta sobre a analise do solo, ao perguntar ao profissional responsável:

- "não parece ser bastante permeável" - resposta do HELCIAS = lembras-fizemos os furos de pesquisa de camadas do solo (Paulino) e mostrei e conversei com o MIGUEL qdo da terraplenagem (esteira) - O Miguel tb concordou que essas camadas não são tam permeáveis - mas pela revolvimento do solo, as coisa se misturam - tvz aí esteja a resposta dessa demora no ENCHARCAMENTO - ou esgotamento do solo qto a água - interticiais-.

- presença de antigo ou novo formigueiro (..."atinge um determinado nível e a a água começa a "sumir", é sinal que existe um "ladrão". O mais comum é um formigueiro antigo"...) -Helcias - Fiz uma inspeção antes da escavação e depois do revolvimento, no fundo seco do lago - NADA CONSTAVA.

-" veja se não surgiu uma nova "mina" dágua ou um olho dágua, se não existe partes molhadas onde antes era seco(dependendendo esta agua pode estar aflorando a algumas centenas de metros do tanque), faça um rastreamento geral na parte mais baixa do terreno". - HELCIAS desde o início do enchimento - nas minhas idas e pela manhã, (o pq é que se houver umidade no solo ainda não secou com o sol do dia), venho descendo - até a represinha da bomba e a sua montante - só não chegeui na roda d' água - NADA CONSTAVA.

- Canal de fuga - e até caminho ou caminhos preferenciais - "desligue a bomba e monitore o abaixamento do nível, examinando sempre as bordas para descobrir o canal de fuga. Na maioria das vezes, descobrindo o ladrão basta socar o local com um soquete de madeira que elimina o problema."- HELCIAS - então nesta minha ida ao sítio vou fazer uma RIGOROSA INSPEÇÃO (nada constou)

Compartilhar este post

Link para o post

Também estou na torcida pra dar certo !!!

Minha noiva tem um sítio e tava doido para fazer algo do tipo... Mas ainda estou na fase de convencer todos a participarem di$$o !!! Mas não saberia por onde começar.... E agora ja sei !!!! :assobiando::assobiando: Inclusíve dos possíveis problemas...

Show de bola o projeto !!! :bs-aplauder::bs-aplauder: E PARABENS !!!! Se não tivesse empecilhos não teria graça !!!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Já usei esta "receita" para ipermeabilizar canal de terra(irrigação), funcionou bem e olhe que era solo bem permeavel.

Bomba funcionar direto não "queima", o que causa queima do motor é sobrecarga, verifique a rede elétrica e se a bomba estava funcionando dentro da faixa operacional(pressãoxvazão). Isto para bombas centrífugas normais se for bomba submersa a mesma não pode funcionar a seco.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, só pros que estão acompanhando, deixo boas notícias: A receita deu certo!!!!!!! Em 03 dias encheu a mesma coisa que havia enchido em 02 meses, ve se pode... e pra ajudar, a mangueira quebrou e fiquei 02 dias pra poder consertar. Resultado: Não baixou um milimetro de agua!!! Agora acho que vai, deixa encher mais que mando fotos pra vcs.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Paulo, comecei a acompanhar hoje a sua idéia, e estou me preparando pra construir um no meu sítio em Nazaré Paulista, mas já que vc está em fase final do seu, vou esperar pra ver o resultado e aprender. :chuvaa:

Uma coisa que não sabia e que aprendi lendo foi essa receita para impermeabilização.

Agora, tenho uma dúvida, vc disse inicialmente que havia colocado 1500 alevinos de lambari. Vc poderia me indicar onde foi feita a compra deles e se havia outros peixes?

Abraços e muito boa sorte no seu empreendimento

Compartilhar este post

Link para o post

É isso aí Paulão!

Boa sorte e pulso firme!

Compartilhar este post

Link para o post

Que beleza que agora foi.

Aguardamos as fotos para ver como está ficando.

A hora que estiver prontinho vai ser de dar inveja... :assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal, só pros que estão acompanhando, deixo boas notícias: A receita deu certo!!!!!!! Em 03 dias encheu a mesma coisa que havia enchido em 02 meses, ve se pode... e pra ajudar, a mangueira quebrou e fiquei 02 dias pra poder consertar. Resultado: Não baixou um milimetro de agua!!! Agora acho que vai, deixa encher mais que mando fotos pra vcs.

Ae Paulao...apesar de nao estar postando muito estou acompanhando sua "obra" pois se deus quiser serei o proximo a fazer um lago em minha chacara ...!!

Mande as fotos qdo tiver ...boa sorte ..e vamos q vamos ...q assim ja ja os peixes estao habitando o local ...!!

abçss

Compartilhar este post

Link para o post

Aí Paulo, quero ver essa história com um final feliz, ou seja, você pescando belíssimos troféus no seu lago particular. Que Maravilha ! :plamas::plamas::plamas:

Compartilhar este post

Link para o post
Boa Paulo, comecei a acompanhar hoje a sua idéia, e estou me preparando pra construir um no meu sítio em Nazaré Paulista, mas já que vc está em fase final do seu, vou esperar pra ver o resultado e aprender. :chuvaa:

Uma coisa que não sabia e que aprendi lendo foi essa receita para impermeabilização.

Agora, tenho uma dúvida, vc disse inicialmente que havia colocado 1500 alevinos de lambari. Vc poderia me indicar onde foi feita a compra deles e se havia outros peixes?

Abraços e muito boa sorte no seu empreendimento

Pois é pessoal, resolvi colocar a odisseia aqui mesmo, pois procurei muito algo sobre o tópico e não achei... portanto, aproveitem meus gastos com os erros, para economizarem na sua própria empreitada.... rs. Vou colocando informações até o peixamento, que ainda esta por vir... Duro mesmo foi tirar os 1500 lambaris pra poder esvaziar o lago, sorte que fiz um laguinho pra carpas e to usando de backup pros lambaris... Essa semana vou colocar eles de volta no lagão e colocar 100 carpas no laguinho ornamental. Comprei os alevinos de um rapaz na Z. Norte, que tem criação pertinho de SP: Gerson

gerson199@ig.com.br tel. (11) 98207772, porém, só vai ter mais alevinos em outubro agora...

É isso aí Paulão!

Boa sorte e pulso firme!

Obrigado e qualquer dúvida é só perguntar

Aí Paulo, quero ver essa história com um final feliz, ou seja, você pescando belíssimos troféus no seu lago particular. Que Maravilha ! :plamas::plamas::plamas:

Obrigado e não esquece que vcs serão convidados a dar uma pescadinha....rs.

Que beleza que agora foi.

Aguardamos as fotos para ver como está ficando.

A hora que estiver prontinho vai ser de dar inveja... :assobiando:

Inveja nada... mas que vou ter ciumes, isso pode ter certeza....rs.

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Paulo assim que possivel coloca ja as fotos e do lago cheio..tenho certeza que vai dar td certo!!!

Boa Sorte!!

aBRAÇOS

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo vai fundo no seu projeto, mas esse seu cavalo branco ai é forgado em? ele é roberti..kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo, fico feliz que está dando certo...

Também estou acompanhando sua empreitada, torço para que agora vá e dê tudo certo...

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Alguma novidade ??? Como está o lago ? E os peixes ??

Compartilhar este post

Link para o post
Alguma novidade ??? Como está o lago ? E os peixes ??

Fui lá hoje, ta na metade... ta indo muito bem. Os peixes vou esperar mais um pouco pra colocar, tem só os 1500 lambaris já se preparando para virar comida...rs. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Fui lá hoje, ta na metade... ta indo muito bem. Os peixes vou esperar mais um pouco pra colocar, tem só os 1500 lambaris já se preparando para virar comida...rs. Abraços.

E ai Paulo...kd as fotos.....tras pra gente dar uma olhada e ver como esta?

Abrazo

Compartilhar este post

Link para o post