Entre para seguir isso  
Luiz Felipefish

Tudo sobre WD 40 na pesca - poste somente aqui sobre o assunto!

Recommended Posts

Em tempo, utilizando o termo do Fernando.

Eu prefiro "spreiar" na vara, molinete, carretilha etc, silicone spray, tanto que quando vou pescar ando com um no colete...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nas iscas passo WD até que com certa frequencia. Nunca tive problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

O WD40 é um produto controvertido.

Por isso, neste post, procuro levantar a opinião [b]de quem JÁ USOU OU USA.

Não é opinião, mas uso mesmo.

1. Vara: blank, passadores, reel seat, cabo (cortiça, EVA)

2. Linha: mono, flúor, multi.

3. Molinete: parte interna e/ou parte externa

4. Carretilha: idem

5. Iscas artificiais.

Já Agradecendo,

inté ...

Compartilhar este post

Link para o post
O WD40 é um produto controvertido.

Por isso, neste post, procuro levantar a opinião de quem JÁ USOU OU USA.

5. Iscas artificiais.

Já Agradecendo,

inté ...

Bom meu caro amigo Fernando, você ja sabe que este debate vai dar pano para a manga rsrs, afinal como nunca é utilizado em situações iguais podemos ter resultados diferentes de pessoa para pessoa, idolatrados por alguns odiado por outros.

Particularmente para mim é igual canivete suíço multi utilidades serve para tudo e serve para nada, onde quero chegar é o seguinte se temos produtos específicos para cada utilização por que utilizar outros ?

Vamos lá.

Estas partes ele vai proteger bem, vai ajudar a repelir a água não vejo grandes problemas e nunca ví relatos de problemas com isto.

Bom para as monos seja de nylon ou fluor não vejo grandes vantagens na utilização, afinal elas não retem água nem nada, quanto muito vai ajudar se pescamos em água salgada a repelir um pouco o sal.

Na multi ja é diferente ele ajuda a dar uma delizada melhor, ainda mais quando percebemos que os arremessos já estão ficando meio ruins.

Parte interna, ele vai dissolver a graxa, qualquer coisa liquida que colocarmos vai ajudar a dissolver a graxa(óleo por exemplo)

Não tem jeito o desgaste das peças é grande se utilizamos o WD, por outro lado nos rolamentos que assistem o carretel, se utilizamos ele, o arremesso aumenta, porem é invitavel lubrificar com wd antes de depois da pescaria.

Por fora, também utilizado para repelir a água também, me lembro de um caso até aqu no forum onde o pescador ficou com a pintura da carretilha toda queimada por usar WD, neste ponto não posso dar conclusões minha, nunca passei ele por fora da carretilha.

5. Iscas artificiais.

Nunca utilizei, porem tem eficacia comprovada na pesca do esturjão(salvo erro), mas a nivel de proteção não sei até que ponto é vantajoso, como pesco em água doce, nunca senti necessidade disto.

Em água salgada o mais comum a se fazer é deixar as iscas um tempo de molho em água morna, enxáguar, esperar secar e guardar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu utilizo mais nas iscas artificias, pra evitar corrosão das garatéias e pra dar um efeito "atrativo".

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci de colocar um detalhe.

Hoje em dia utilizo 3 itens básicos, graxa, oleo e silicone spray

O silicone passo, nas varas, em todos os itens que a forma.

Graxa nas engrenagens e oleo nos rolamentos.

Silicone spray também utilizo na multi e por fora das carretilhas/ molinetes.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara já usei para desingripar molinete , e vou te falar , resolveu em primeiro momento mas apos um tempo de uso o molinete começou a emperrar ficou muito duro ... creio que o WD acabou com a graxa que tinha nas engrenagens, em compensação não observei nenhum sinal de corrosão ou ferrugem.

Veredito: Gostei acho que é uma boa para desimgripar principalmente graxa seca, porém para lubrificar não usarei mais ... para outros fins como iscas artificiais, nunca usei.

Para linhas mono e multi eu prefiro o silicone spray por ser repelente de agua tb e ser totalmente inodoro e não oleoso.

Abçs

Compartilhar este post

Link para o post

Uso somente WD nos Passadores, Retirando todo Excesso.

Restante eu passo uma Camadinha de Silicone e Guardo.

Nao utilizo, e acredito que a medio/longo prazo venha a danificar a resistencia da linha.

Somente nos Parafusos e Retiro o Excesso.

Corpo eu passo Silicone e Guardo em Local Seco.

Somente nos Parafusos e Retiro o Excesso.

Corpo eu passo Silicone e Guardo em Local Seco.

5. Iscas artificiais.

Agua e Agua, depois de seco caixinha e ate a proxima pescaria.

Compartilhar este post

Link para o post

caro amigos!!!

depois da fusaõ dos topicos. vi onde devo lubrificar, quando trata de pesca de carretilha e molinete,

mas a duvida maior segue em torno da conservação da linha.

o que é bom e ruim a curto e medio prazo quando feita a manutenção, no que diz respeito a linha de pesca?

tenho por certo que seja a duvida de muitos leigos como eu;

abraços

marcobook.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Em 4 fóruns postei:

“O WD40 é um produto controvertido.

Por isso, neste post, procuro levantar a opinião de quem JÁ USOU OU USA.

5. Iscas artificiais.”

O assunto continua controverso, mesmo focando na opinião de Quem Usa ou Usou.

Retribuindo a contribuição que deram, posto um resumo das opiniões.

Algumas ficariam melhor entendidas dentro do contexto da resposta completa, mas postar todas seria inviável, e não compromete uma visão geral, para que cada um de nós tome a sua decisão.

Em Tempo: a questão de ter ou não óleo de peixe na composição, de atrair ou não peixe, continua controversa.

ja usei pra limpar minha vara,

vara telescópica com a ponta travada apliquei e destravou na hora.

Aplico na vara (Real site, blank e passadores. No cabo sendo cortiça ou EVA, não gosto de usar)

Humedeço flanela com ele e passo no blank, passadores. No cabo NÃO.

no blank eu passo , fica bem legal , bem mais bonito , no EVA eu passo , na cortiça eu evito

nos passadores e blank de vez enquando, cabos nunca usei.

no blanck: Sim

Nas iscas: não

Na carretilha: somente passo em um pano e passo na parte externa.

Uso WD nas minhas varas, Carretilhas, linhas e iscas. Nunca tive nenhum problema.

vai proteger bem, ajudar a repelir a água não vejo problemas e nunca ví relatos de problemas com isto.

Uso nos Passadores, Retirando todo Excesso. Restante passo Camadinha de Silicone e Guardo.

na linha eu usei o silicone.

Na linha eu não arrisco a ficar escorregadia , prefiro sicilicone

Nas linhas uso o silicone spray de boa marca

Na linha: Não

Uso WD nas minhas varas, Carretilhas, linhas e iscas. Nunca tive nenhum problema.

Na multi ajuda a dar uma delizada melhor,

Nao utilizo, e acredito que a medio/longo prazo venha a danificar a resistencia da linha.

Ja usei em carretilhas e molinetes e percebi uma macies consideravel (não sei se apliquei corretamente)

Somente nos Parafusos e Retiro o Excesso. Corpo eu passo Silicone e Guardo em Local Seco.

ja usei na carretilha,

Não uso nas carretilhas.

Ja usei em carretilhas e molinetes e percebi uma macies consideravel (não sei se apliquei corretamente)

Ja usei para limpar e lubrificar minhas carretilhas, ficou zerada

na parte de fora da carretilha tem que limpar bem depois que passar, na parte inteira eu não gosto

uso para limpeza de minhas carretilhas e molinetes também antes da lubrificação.

Na carretilha: somente passo em um pano e passo na parte externa.

Somente nos Parafusos e Retiro o Excesso. Corpo eu passo Silicone e Guardo em Local Seco.

5. Iscas artificiais.

ja usei quando tomamos bastante chuva e a caixa de isca ficou cheia dágua

Já usei em artificiais na garatéia,

Uso nas iscas após a pescarias para evitar ferrugens nas garateias .

uso nas iscas artificiais após as pescarias e minhas garatéias estão perfeitas até o momento.

Só usei em minhas iscas artificiais e não percebi nenhuma diferença

Aplico nas iscas depois de lavadas.

Aqui sim, ferrugem de pitão/split_ring/garatéia.

nas iscas não passo por causa do cheiro.

Nas iscas: não

utilizo mais nas iscas artificias, pra evitar corrosão das garatéias e pra dar um efeito "atrativo".

OUTROS

Costumo usar o WD40 após uma pescaria em água SALGADA

somente para tirar o excesso de GRAXA e resíduos de Água acumulados no interior das carretilhas, também na parte externa para depois limpar com cotonetes e flanela

dissolve graxa mais grossa das engrenagens, depois seca... deixando engrenagens sem lubrificação...

remover graxa vélha que esta nas engrenagens, mas p lubrificar prefiro um óleo bem fino

Aplico nas carretilhas, apenas na hora da manutenção e para remover sujeira, umidade, graxa velha, etc. Uso para tirar a graxa velha e alicates quandoenferrujam e ficam prendendo

não é óleo, não podemos nos iludir com a lubrificação. Utilizo mas para a limpeza delas.

Eu utilizo apenas para limpar ou lubrificar peças mecânicas.

eu utilizo apenas para limpar, desingripar e para manter com boa aparência alguns equiptos

É bom para limpeza, ruim para lubrificação.

É isso ai.

Peço que mantenham o tópico autônomo para chamar a atenção dos interessados, 1 ou 2 semanas, e depois consolidem com o outro tópico geral.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Emerson.

Olá Fernando! Eu não uso WD40 em nada. Ele não é lubrificante e ainda é muito fino, portanto, ele não fará este papel de forma correta e ainda colocará a saúde dos rolamentos em risco.

Eu desconheço o uso do WD40 para os demais fins que vc citou. Na minha casa ele somente é usado como antiferrugem para soltar parafuso, tirar ferrugem, etc...

Não te ajudei muito, mas acho posso ir para sua estatística das pessoas que não usam o produto.

Um abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante as respostas obtidas ...

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Fernando...

O WD40 é a cura de todos os males.. Aqui eu uso até para queimadura (proibido pela Anvisa) o que vc coloca é perfeito... Para a limpeza não tem melhor. De água salgada até chá de mulher brigada com o marido tá valendo... Só tem um problema, ele não fica muito tempo no metal seca ou escorre rápido... Eu uso para limpeza primária ou para coisas que não ficarão guardadas por muito tempo (+6meses). Nestes casos prefiro aplicar corrosion X que é o complemtento do WD40. Caso não o encontre use o bardall b12.. Um trem que agarra e não solta nem com trovoada.. POr isto o mantenha longe de rolamentos que serão usados logo.. Mas para limpar o bardall? sim, ele o WD40...

Aviso eu moro a 1500km do mar... 6 meses para mim pode significar perda de equipo para os que respiram maresia... Ô saudade...

Alexandre

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Fernando...

O WD40 é a cura de todos os males.. Aqui eu uso até para queimadura (proibido pela Anvisa) o que vc coloca é perfeito... Para a limpeza não tem melhor. De água salgada até chá de mulher brigada com o marido tá valendo... Só tem um problema, ele não fica muito tempo no metal seca ou escorre rápido... Eu uso para limpeza primária ou para coisas que não ficarão guardadas por muito tempo (+6meses). Nestes casos prefiro aplicar corrosion X que é o complemtento do WD40. Caso não o encontre use o bardall b12.. Um trem que agarra e não solta nem com trovoada.. POr isto o mantenha longe de rolamentos que serão usados logo.. Mas para limpar o bardall? sim, ele o WD40...

Aviso eu moro a 1500km do mar... 6 meses para mim pode significar perda de equipo para os que respiram maresia... Ô saudade...

Alexandre

Alexandre,

Bardahl é bom? O usado em motores a gasolina? Onde você passa especificamente? Se for bom eu tenho que usar, essa é nova e de fácil acesso! Eu uso WD40 frequentemente, voltando das pescarias lavo todo o equipo, debaixo da torneira mesmo, isso quando não vai pra baixo do chuveiro comigo...kkkkkkkk deixo secar bem, algo de 1/2 a 1 dia, depois passo WD40 em tudo, só evito nos cabos de cortiça e eva, nas carretas desmonto parcialmente e mando ver, no exterior mesma coisa. Nas iscas lavo e tb passo dentro da caixa mesmo em todas. Até então nunca tive problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sempre usei em tudo, molinetes (centro e fora), nas varas e na linha monofilmaneto, garateias, alicates... bem em tudo depois de lavado as coisas da pescaria.

Mas agora dizem que não é bom usar nas linhas de multi pois tira sua resistência, não é bom usar na carretilha pois tira a graxa de lubrificação dos rolamentos...

Eu estou num dilema ainda... Mas gosto muito do produto.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uso WD40 nas garatéias das iscas depois de lavadas, em pouca quantidade. Em carretilha ou molinete só se for pra desengripar um rolamento meio travado e aplicado fora do corpo do equipamento, depois espero sair o excesso e lubrifico com óleo da Abu ou Shimano. Faço isso há anos e nunca vi qualquer problema advindo disso.

Mas pra lubrificar não presta, escorre pra tudo que é lado, inclusive pros discos de freio, é muito fino e não se presta pra esse fim. Lubrificar só com óleos e graxas específicos.

Nas varas, só nos passadores mas da seguinte forma: aplico em um pano macio uma quantidade razoável, e limpo e esfrego os passadores por dentro e nas hastes com o pano, sem aplicar nas linhas da amarração ou blank. Nunca apliquei nem vou aplicar em linhas.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Interessante o resultado. Pelo menos prá mim dá para tirar algumas conclusões ao mesmo tempo que surgem algumas dúvidas.

Por exemplo, muitas das colocações abragem mais a questão pessoal, tipo gosto não gosto, acho não acho.

Outras, gostaria de saber baseado em que tal afirmativa. Por exemplo, "lubificação de linhas". Já usei ou tive acesso a uma infinidade de "modelos", marcas, relacionados a linhas. Nunca, em tempo algum eu me deparei com a recomendação de se "lubrificar linhas", com óleos ou qualquer outro material a não ser lavagem com água.

Algumas questões são obvias, usar óleo, WD40, querosene ou qualquer outro solvente onde se usa graxa, o resultado será o mesmo.

Algumas informações de que WD 40, não seria solvente. Na minha humilde percepção de leigo entendo que todo produto que "desengripa" tem esta função.

Qual a razão (técnica) para se usar WD 40 ou qualquer outro produto "similar" em iscas artificiais?

Alguém possui algum trabalho tipo laudo técnico, resultado de pesquisa ou algo similar referenta ao produto em questão que poderia ser disponibilizado?

Entendam, nâo quero desmerecer o trabalho e muito menos as diversas colocações que são de vital importância para se chegar a um entendimento final.

A minha preocupação, é que muitas vezes, adotamos determinados procedimentos apenas baseados em recomendações passadas até ao longo de gerações e que na verdade não tem nehuma comprovação científica. E aí fica a pergunta. Vale a pena, seu uso acrescenta algo de positivo, se torna econômico?

Compartilhar este post

Link para o post

Guenta ae Normando acho que tem em algum lugar por aqui...

Compartilhar este post

Link para o post

Tá não achei oque eu queria mas vai este

http://en.wikipedia.org/wiki/WD-40

veja a formulação

50%: Stoddard solvent (i.e., mineral spirits – primarily hexane, somewhat similar to kerosene)

25%: Liquefied petroleum gas (presumably as a propellant; carbon dioxide is now used instead to reduce WD-40's considerable flammability)

15+%: Mineral oil (light lubricating oil)

10-%: Inert ingredients

Acho que já da para ver o por que ele não é indicado para lubrficação, e por que ele vai dissolver toda a graxa/óleo...

Compartilhar este post

Link para o post

Então para a proteção externa no equipamento tb não serviria, pois pode prejudicar a pintura correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vejo alguns programas de pesca patrocinados pelo wd40, e vejo eles aplicarem na linha da carretilha e dizem que é para ajudar a não dar cabeleira e em iscas artificiais para não enferrujar.

E não aplico esse produto em nada, pois acho que os componentes químicos afasta os peixes.

Compartilhar este post

Link para o post

WD40 atrai peixes. Ou, pelo menos, não os espanta. Já o usei no camarão morto, e os peixes mordem do mesmo jeito. Agora, quanto a ser lubrificante, é muito ruim para esse fim. Óleo é muito melhor. WD40 é, na verdade, um ótimo desengripante e anti ferrugem. Já recuperei coisas com isso cujo destino seria o lixo, e arranquei parafusos que não saíam nem a tiro.

Porém, deve-se tomar cuidado. Ele é tão fino que arranca a tinta de muitas coisas. Por exemplo, se tem alguma xícara com o fundo encardido, que nunca sai nem lavando, passe WD40 e espere dois minutos. Depois lave normalmente. Sai tudo!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa historia de cheiro é impressionante, não foi uma e nem duas vezes que vi pessoas usando super bonder em assist-hook ou iscas e dizer que não influencia em nada... e olha que o cheiro de superbonder é insuportável e nunca sai... o wb 40 dizem que inclusive tem chamariz de peixe... kkkk... agora o que é verdade e o que é mentira só os desenvolvedores do produto...

Esqueci de falar uma coisa, nos molinetes que usei o Wd, todos tem mais de 4 anos de uso e todos estão em perfeito estado... detalhe principal... sempre usei exlusivamente no mar, claro que sempre dei as manutenções que estavam ao meu alcance.

Compartilhar este post

Link para o post