Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Entre para seguir isso  
Leandro_Tucuna

Vamos falar sobre Cores das Iscas

Recommended Posts

Galera ... é o seguinte...

vou dar minha opinião sobre como escolher a cor da isca para cada momento... espero que outros paceiros também contribuam para o tópico.

Lá vai...

Isca, voce tem que olhar pela cor da agua... se a água esta clara, vc colocará uma isca clara, chamativa, tipo verde, rosa, osso,laranja, prata etc...

se a água estiver escura, coloque uma isca escura, dourada, marrom etc...

Final de tarde e de manha muuuito cedo, opte pelas vermelhas...

cor lambari e imitaçao de tucunarés, o dia todo!

Por isso é bom ter iscas de todas as cores na caixa, pois voce dependerá da cor da agua e hora do dia.

Na hora de comprar uma isca, opte por cores especificas, imagine que voce estara comprando esta isca para usar especificamente naquela situaçao, assim voce evita de comprar uma isca que vá ficar jogada na caixa, pois voce precisa estar equipado para o seu tipo de pesca.

Compre a isca ideal para sua pescaria, se voce nao tem disponibilidade de pescar durante o final de tarde, nao compre iscas vermelhas, se vc pesca muito durante o dia e a agua é clara, compre as coloridas e assim vai.

Antes de jogar a isca, olhe sempre a cor da agua... a isca acompanha a água, asim vc evita perder tempo de pesca.

espero ter ajudado

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vleu rapaz, ajudou bastante!!!brigadão!! :bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

Ajudou mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

sigo a mesma regra para os robalos na meia-água

e acrescento a branca de cabeça vermelha como uma coringa para qualquer água e horário, embora nem sempre seja a mais efetiva

porém, para tucunarés, acabo não me preocupando muito com as cores, já que para esse peixe raramente uso uma isca que não seja de superfície, e aí o que vale mais é o trabalho e a agitação da isca

Compartilhar este post

Link para o post

é , esse tipo de observaçao funciona em agua doce , mais turva ... em agua salgada , qnd esta muito clara , as cores que mais pegam sao as que mais se aproximam das cores verdadeiras , tipo , azul ( sardinha ) , rosa ( lula ) verdes ( cavalinhas ) e etc ... qnd a agua esta mais escura , ai coloco as florescentes , amarela , palhacinho , branca de cabeça vermelha ( essa pega em qualquer condiçao ) , roxa , laranja e etc ...

no mar , as escolhas sao diferentes da agua doce !!!

espero ter ajudado ! abs !!!

Compartilhar este post

Link para o post

topico legal que vai dar o que falar .................

gosto mesmo da cor osso ..............

mas nunca se esquecam que peixe nao atacada somente pela cor ................

outros fatores influenciam .................

cor , ratlin ............ a sensibilidade natural do peixe em relacao a vibracoes ...................

abracos ...........

Leo

Compartilhar este post

Link para o post

Na boa....pra mim...

cor influencia mtooo em isca de superficie....

msm q a principal diferenca esteja no trabalho da mesma....a cor eh o q da o contraste....

na minha opiniao para iscas tpo zara e joao pepino nao gosto de cores mto brilhantes....

todas as q eu tinha...raspei e dexei elas no "Pêlo"....assim tive mais sucesso....

para a maioria das represas do estado de sao paulo....para meia agua, a cor verde sempre eh matadeira hehhehe....

uso e compro mais iscas dessa cor....elas nunca me deixam na mao...

destaque pra verde transparente no meio...e a presente na caixa de todos adoradores de bocudos....cabeca vermelha hehhhehehe....

obrigado pelas dicas....espero ter ajudado....

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se aplica a outros peixes mas o tucunaré quando está "batendo", qualquer cor serve . Já fiz essa experiencia colocando uma cor bem fora de todas as teorias e o ataque acontece.

Por outro lado... naqueles dias de seca de ação, já tentei quase a caixa toda de iscas e não existe nenhuma regra ou teoria que façam os bichinhos me darem a alegria de um ataque.

Claro que tenho as minhas preferencias mas não fujo dos padrões: - branca de cabeça vermelha, verde-limão, azul, laranja, osso...

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,

Pesco Tucunarés e Robalos, que acho que são as duas espécies mais "perseguidas" por pescadores de artificiais. Acho que o Tucunaré é menos seletivo quanto às cores, contudo, percebo que atacam mais as verde-limão nos dias claros. Em dias nublados ou início / final do dia, acho que as osso e prata funcionam bem. Já no caso do Robalo a história é outra, são extremamente exigentes. Em águas escuras gosto de iscas mais escuras e brilhantes e em águas claras prefiro as verde-limão com barriga branca e as prata, sendo que as rosa tenho como coringa. Contudo só a cor não basta, tem dia que é só superfície, tem dia que é só meia-água , tem dia que é só mais fundo e tem dia que é arrumar a tralha e ir pra casa.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 08/07/2009 at 22:41, Leandro_Tucuna disse:

Galera ... é o seguinte...

vou dar minha opinião sobre como escolher a cor da isca para cada momento... espero que outros paceiros também contribuam para o tópico.

Lá vai...

Isca, voce tem que olhar pela cor da agua... se a água esta clara, vc colocará uma isca clara, chamativa, tipo verde, rosa, osso,laranja, prata etc...

se a água estiver escura, coloque uma isca escura, dourada, marrom etc...

Final de tarde e de manha muuuito cedo, opte pelas vermelhas...

cor lambari e imitaçao de tucunarés, o dia todo!

Por isso é bom ter iscas de todas as cores na caixa, pois voce dependerá da cor da agua e hora do dia.

Na hora de comprar uma isca, opte por cores especificas, imagine que voce estara comprando esta isca para usar especificamente naquela situaçao, assim voce evita de comprar uma isca que vá ficar jogada na caixa, pois voce precisa estar equipado para o seu tipo de pesca.

Compre a isca ideal para sua pescaria, se voce nao tem disponibilidade de pescar durante o final de tarde, nao compre iscas vermelhas, se vc pesca muito durante o dia e a agua é clara, compre as coloridas e assim vai.

Antes de jogar a isca, olhe sempre a cor da agua... a isca acompanha a água, asim vc evita perder tempo de pesca.

espero ter ajudado

Abraco

Ola, me tira uma duvida, por que se a água estiver escura, coloque uma isca escura, dourada, marrom etc... ???  como que o peixe vai ver a isca escura? na represa que eu estava pescando a água esta suja, pois esta chovendo o mes todo, tem certeza que devo usar uma isca escura? e não uma  clara para o peixe enxergar a isca?

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Athos disse:

Ola, me tira uma duvida, por que se a água estiver escura, coloque uma isca escura, dourada, marrom etc... ???  como que o peixe vai ver a isca escura? na represa que eu estava pescando a água esta suja, pois esta chovendo o mes todo, tem certeza que devo usar uma isca escura? e não uma  clara para o peixe enxergar a isca?

Grande Athos,

De fato, ainda que possa parecer estranho, a cor escura se destaca melhor na água turva, enquanto que para água clara, melhores estarão as iscas de cores claras. No nosso caso , em águas turvas, nossa visão alcança mais se a cor da isca for de tonalidade mais escura, o que nos leva a crer que seja verdade também para os peixes, até porque, eu sempre comprovei isso em minhas jornadas :ok: 

Compartilhar este post

Link para o post

lendo e aprendendo, to começando agora no mundo dos tucunas, alias pescava a um tempo em meia agua e agora to entrando nos stick e zaras! 

pra stick qual cor vcs preferem? tem essa diferenca de agua clara ou agua turva?

e pra zara qual cor vcs preferem? tem essa diferenca de agua clara ou agua turva?

desculpe se as perguntas parecerem simples demais mas ajuda quem ta iniciando... kkk

obrigado desde já e um feliz 2018 com muitas pescarias!

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Vinicius A. disse:

lendo e aprendendo, to começando agora no mundo dos tucunas, alias pescava a um tempo em meia agua e agora to entrando nos stick e zaras! 

pra stick qual cor vcs preferem? tem essa diferenca de agua clara ou agua turva?

e pra zara qual cor vcs preferem? tem essa diferenca de agua clara ou agua turva?

desculpe se as perguntas parecerem simples demais mas ajuda quem ta iniciando... kkk

Um padrão que tenho seguido por mera observação é o seguinte:

Os peixes mudam de cor conforme a água, isso é um fato. A mesma espécie de peixe pode ser cinza claro em água barrenta, vermelho em água cor de chá, esverdeado ou quase preto. Baseado nisso, no fundo e meia água uso iscas claras em águas  claras e iscas escuras em águas escuras. Em dias nublados, no amanhecer e entardecer uso iscas com cores chamativas (verde, laranja fluorescentes). Para iscas de superfície prefiro iscas com o dorso com cores fortes, mas não por causa do peixe  e sim para eu ver melhor o nado da isca. Quando a água está muito suja, não uso plugs, uso somente iscas com muita vibração. (spiner, epinerbait), até uma crankbait sem barbela.

:joia:.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto muito de cores claras, uso iscas osso, pérola, branca com cabeça vermelha, cor Iashiro do Naramura, cromada, verde limão e rosa ... o peixe pra atacar a isca de superfície vai olha-la de baixo pra cima e, em todas as presas, ele vai ver a barriga branca ... pensando assim, tenho usado mais iscas claras as escuras.

Mas, isso é opinião minha, não use-as de regra .. rsrs ...

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Carlos Caffer disse:

Eu gosto muito de cores claras, uso iscas osso, pérola, branca com cabeça vermelha, cor Iashiro do Naramura, cromada, verde limão e rosa ... o peixe pra atacar a isca de superfície vai olha-la de baixo pra cima e, em todas as presas, ele vai ver a barriga branca ... pensando assim, tenho usado mais iscas claras as escuras.

Compartilho da mesma opinião Carlos, na superfície uso barriga branca com dorso colorido, o peixe vê a barriga e eu as costas :heh:.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos,

como o post está na seção de Tucunaré, vou fazer aqui as minhas humildes e PESSOAIS observações sobre a minha experiência com essa espécie. Primeiro acho que vale uma observação de que, na minha visão, leitura do ponto +  bom arremesso + trabalho da isca + equipamento adequado, no caso dos tucunarés, é 95% do sucesso. Acho essa questão das cores, NO CASO DOS TUCUNARÉS, absurdamente supervalorizada. Acho que isso se deve a inúmeros fatores, como questão dos fabricantes como técnica de venda; nós pescadores que adoramos uma desculpa pra comprar isca! kkkk (estou me incluindo nessa) e por ai vai... Nas minhas pescarias de tucunaré eu prefiro variar os trabalhos e tecnicas do que ficar variando cores. Procuro ter diversos tipos de iscas de superficie do que uma só com uma infinidade de cores, por exemplo.

Dito isso, acredito que estou na contra mão da maioria: gosto muito de iscas escuras, mas também não fujo do lugar comum em concordar que a cor osso funciona muito bem. Sou muito fã das totalmente cromadas, também.

Grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Ronan. disse:

Olá amigos,

como o post está na seção de Tucunaré, vou fazer aqui as minhas humildes e PESSOAIS observações sobre a minha experiência com essa espécie. Primeiro acho que vale uma observação de que, na minha visão, leitura do ponto +  bom arremesso + trabalho da isca + equipamento adequado, no caso dos tucunarés, é 95% do sucesso. Acho essa questão das cores, NO CASO DOS TUCUNARÉS, absurdamente supervalorizada. Acho que isso se deve a inúmeros fatores, como questão dos fabricantes como técnica de venda; nós pescadores que adoramos uma desculpa pra comprar isca! kkkk (estou me incluindo nessa) e por ai vai... Nas minhas pescarias de tucunaré eu prefiro variar os trabalhos e tecnicas do que ficar variando cores. Procuro ter diversos tipos de iscas de superficie do que uma só com uma infinidade de cores, por exemplo.

Dito isso, acredito que estou na contra mão da maioria: gosto muito de iscas escuras, mas também não fujo do lugar comum em concordar que a cor osso funciona muito bem. Sou muito fã das totalmente cromadas, também.

Grande abraço!

Ronan,

Concordo contigo, as iscas primeiramente pegam os pescadores, depois os peixes ... rsrs ...

O tucunaré quando está com fome ataca tudo quando é coisa que passar na frente dele, já peguei tucunaré até no frog ... acredito que o que mais importa (nesse tipo de pescaria e quando eles estão bem ativos) é realmente o trabalho da isca e não a cor dela ... porém, em determinadas épocas, parece que os tucunarés atacam mais determinadas cores de isca.

Aqui na época do frio (meses sem R ... maio, junho, julho e agosto) eles atacam mais iscas na meia água e de preferencias cores azuis (não me pergunte o por que, mas isso é experiência própria) ... na época que eles estão pegando bem, uso iscas de meia água com a brava na cor transparente e pega muito bem também.

Esse bicho é muito bacana de se pescar!

Abraços.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 02/01/2018 at 14:30, Alexandre Fishing disse:

Um padrão que tenho seguido por mera observação é o seguinte:

Os peixes mudam de cor conforme a água, isso é um fato. A mesma espécie de peixe pode ser cinza claro em água barrenta, vermelho em água cor de chá, esverdeado ou quase preto. Baseado nisso, no fundo e meia água uso iscas claras em águas  claras e iscas escuras em águas escuras. Em dias nublados, no amanhecer e entardecer uso iscas com cores chamativas (verde, laranja fluorescentes). Para iscas de superfície prefiro iscas com o dorso com cores fortes, mas não por causa do peixe  e sim para eu ver melhor o nado da isca. Quando a água está muito suja, não uso plugs, uso somente iscas com muita vibração. (spiner, epinerbait), até uma crankbait sem barbela.

:joia:.

Grande alexandre obrigado pela dica, como estou começando fico meio perdido, na represa onde pesco quase sempre a agua ta limpa pra sujar só se chover uma semana seguida de chuva forte kkkkk

essa semana comprei um magic stick cor perola acho que vai ser bom pro lugar gostei da cor! andei vendo uns trabalho legal pra fazer com ele vai ser sucesso eu espero! 

essa crank sem barbela vc sabe algum modelo bom ? que vc usa?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 02/01/2018 at 14:37, Carlos Caffer disse:

Carlos, tenho na minhca caixa a maioria iscas claras, por sorte so pesco em agua limpa entao menos mal! 

na verdade eu comprei um estojo com umas iscas usadas algumas me serviram bem e agora to comprando aos poucos outras que se adaptam melhor onde eu pesco! 

obrigado pela ajuda 

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Vinicius A. disse:

Carlos, tenho na minhca caixa a maioria iscas claras, por sorte so pesco em agua limpa entao menos mal! 

na verdade eu comprei um estojo com umas iscas usadas algumas me serviram bem e agora to comprando aos poucos outras que se adaptam melhor onde eu pesco! 

obrigado pela ajuda 

Isso mesmo Vinicius,

Lembre-se que as iscas pegam primeiro o pescador ... não saia na loucura comprando um monte de iscas como fiz no inicio e comprei mais de 100 iscas que, umas 70 delas, nem uso, já doei algumas a uns amigos que estão começando e umas guardei de lembrança ... logo você vai ver que pesca-se com 3 ou 4 iscas só ... depende muito do dia de pesca, usa-se uma isca só.

É que todo pescador tem na cabeça o tal do "E se ..." ... aí tem que levar umas 50 iscas mesmo em qualquer pescaria ... rsrs ...

Compartilhar este post

Link para o post
Em 02/01/2018 at 15:03, Ronan. disse:

Olá amigos,

Grande abraço!

as vezes também penso assim, pois muitas vezes quando você ve o tucunaré na espreita ou caçando (rebojando) qualquer isca que vc jogar e passar na cara dele ele vai pegar! 

agora quando ele nao ta afim de comer acho que ja complica ai sim tem aquela cor que chama mais atenção e aquela isca que tem o trabalho mais sedutor pra eles! 

por isso que estou lendo muitos tópicos dessa seçao e esta me ajudando demais a entender esse peixe tao bom de pescar! 

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Carlos Caffer disse:

Isso mesmo Vinicius,

Lembre-se que as iscas pegam primeiro o pescador ... não saia na loucura comprando um monte de iscas como fiz no inicio e comprei mais de 100 iscas que, umas 70 delas, nem uso, já doei algumas a uns amigos que estão começando e umas guardei de lembrança ... logo você vai ver que pesca-se com 3 ou 4 iscas só ... depende muito do dia de pesca, usa-se uma isca só.

É que todo pescador tem na cabeça o tal do "E se ..." ... aí tem que levar umas 50 iscas mesmo em qualquer pescaria ... rsrs ...

eu tenho dificuldade disso, saber qual isca  usar em cada momento! kkk

agora que to aprendendo a trabalhar melhor cada isca, no começo quando comprei um lote de isca sem saber o trabalho de cada fiquei perdido e pescava so com as de meia agua!

agora que to evoluindo! 

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho dificuldade disso, saber qual isca  usar em cada momento! kkk

agora que to aprendendo a trabalhar melhor cada isca, no começo quando comprei um lote de isca sem saber o trabalho de cada fiquei perdido e pescava so com as de meia agua!

agora que to evoluindo! 

Essa dificuldade eu também tive, creio que a maioria tem ou já teve. Com o tempo a gente vai selecionando de acordo com o local e a espécie, mesmo tendo umas 5 caixas de iscas, as vezes so  levo 5 iscas.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Alexandre Fishing disse:

Essa dificuldade eu também tive, creio que a maioria tem ou já teve. Com o tempo a gente vai selecionando de acordo com o local e a espécie, mesmo tendo umas 5 caixas de iscas, as vezes so  levo 5 iscas.

Só não vai fazer igual o Alexandre ... ele leva 5 iscas e 4 são twicth bait ... rsrs ...

Brincadeiras a parte, só pescando e explorando a região que você pesca pra ter essa ideia de que isca usar e melhor se adaptar pra comprar as iscas viu @Vinicius A. ... aos poucos você pega as manhas ....

Compartilhar este post

Link para o post
30 minutos atrás, Carlos Caffer disse:

Só não vai fazer igual o Alexandre ... ele leva 5 iscas e 4 são twicth bait ... rsrs ...

Brincadeiras a parte, só pescando e explorando a região que você pesca pra ter essa ideia de que isca usar e melhor se adaptar pra comprar as iscas viu @Vinicius A. ... aos poucos você pega as manhas ....

E num é que é verdadei

Kmic4zG.jpg

:rotfl2::rotfl2:

Voltar da pescaria sem perder nenhuma então...:yahoo:

Compartilhar este post

Link para o post