Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Recommended Posts

Caros,

Tenho um pequeno sítio na região de Guapimirim-RJ. Quero colocar um cachorro de porte médio ou grande lá (na verdade dois) e estou decidindo que raça é a mais indicada. Seguem alguns detalhes importantes:

- Por ser uma zona rural, com muita grama, mata fechada por perto, não pode ser um cachorro peludo (viveria embolado, sujo, com carrapicho e carrapatos...). É possível (talvez provável) a ocorrência de encontros com animais silvestres (gambás, coelhos, lagartos, sapos, eventuais cobras...);

- Tem que ser uma raça que goste muito de criança, pois tenho 2 filhos pequenos;

- Minha idéia é ter um cão de guarda, então não pode ser um cão dócil demais com quem não está acostumado, mas tem que ser leal/amigo da família;

- Não suporto cachorro histérico que late por qualquer motivo, o tempo inteiro.

Uma conhecida me oferereu filhotes de golden retriever, mas não aceitei por conta da pelagem e também porque é dócil demais, faz festa p/ qq um.

Dentre as poucas raças que conheço, estou pensando no boxer, mas algumas pessoas me disseram que esse cachorro costuma ser MUITO agitado.

Enfim, gostaria da ajuda dos amigos que conhecem, com possíveis dicas sobre o boxer ou sobre qualquer outra raça que se enquadre nesse perfil.

Desde já obrigado.

Abs

Maurício

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde mauricio...

Bom, tenho alguns amigos que tem em casa o boxer como cao de guarda, e esta dando mto certo, pois o boxer tem um latido grosso, e a cara de mal assusta quem nao conhece a raça, e na verdade ele é um poodle grande... rsrs..mto docil... porem com crianças ele nao é mto tolerante nao... mais acredito que vá da criacao, pois nao conheco a fundo a raça. Bom, tenho em casa 3 rottweiler, sendo 2 femeas e 1 macho... sao verdadeiros "frangos" comigo e minha familia, e tomam conta de toda a casa... agora com estranhos e crianças eles realmente nao toleram...

Acredito a raça q mais de adequa a sua realidade seria o pastor alemao, desde q seja criado com seus filhos... é uma raca mto docil e obediente... deem preferencia para as femeas, sao mto mais faceis de tratar.... respeitam mais o dono.

espero ter ajudado...

forte abraço.

Link para o post

Também não sou expert em cães, mas logo que li o tópico, pensei no pastor alemão, como o amigo Porva indicou.

Acho que vale a pena pesquisar mais sobre eles.

Boa sorte!

Link para o post

Caros Porva e Cristiano,

Eu adoro pastor alemão, mas para aquela região, preciso de um cachorro com o pêlo mais curto.

Além disso, pelo que me falaram (não entendo nada, só estou reproduzindo), das raças mais comuns, o pastor é o que apresenta maior (ou um dos maiores) índices de graves doenças na "pré-velhice".

Abs e obrigado

Maurício

Link para o post

Boa noite Maurício,

eu indico o Pastor alemão ou Pastor Belga... raças excelentes. Obedientes, inteligentes e sem frescura. Bons pra guarda e companhia. Só procure criadores idôneos e pergunte se eles têm controle de "displasia" para não ter problema genético que precise de cirurgia ou até mesmo sacrificar o cão mais tarde (é um problema de articulação degenerativa, tipo uma artrite-artrose grave).

Abraços e boa sorte!

Marcos

Link para o post

Boa tarde mauricio...

Bom, tenho alguns amigos que tem em casa o boxer como cao de guarda, e esta dando mto certo, pois o boxer tem um latido grosso, e a cara de mal assusta quem nao conhece a raça, e na verdade ele é um poodle grande... rsrs..mto docil... porem com crianças ele nao é mto tolerante nao... mais acredito que vá da criacao, pois nao conheco a fundo a raça. Bom, tenho em casa 3 rottweiler, sendo 2 femeas e 1 macho... sao verdadeiros "frangos" comigo e minha familia, e tomam conta de toda a casa... agora com estranhos e crianças eles realmente nao toleram...

Acredito a raça q mais de adequa a sua realidade seria o pastor alemao, desde q seja criado com seus filhos... é uma raca mto docil e obediente... deem preferencia para as femeas, sao mto mais faceis de tratar.... respeitam mais o dono.

espero ter ajudado...

forte abraço.

Bom, falando do BOXER, na minha opinião, é a raça mais indicada para o seu caso,

Ele só fica agitado se for criado preso e solto de vez em quando, aí, ele se agita...

E amigo PORVA, o boxer é a raça que MAIS tolera crianças, se vc viu um que não é assim, com certeza, é de criação... Todos os boxers que conheci, e sobre tudo oq leio, ele é o mais dócil e tolerante com crianças...

E toma conta da casa e da família... Se ele ficar agitado, normalmente, é quando chegamos em casa, logo ele fica na dele... Não é um cachorro paradão não... sugiro tbm algum treino, mas isso é para qualquer dono (diferente do que pensam, o treinado é o dono, não o cachorro)...

O boxer branco, não recomendo, tem alguns problemas de pele que dão muito trabalho, melhor o amarelo.

Quanto a outras raças, por incrível que pareça, tem o dálmata, que quando treinado, dá ótimo cão de guarda, mas não é tolerante com crianças, por mais que façam filminhos com eles...

O pastor, que vc não quer pelo pêlo, é um ótimo cachorro com todas as qualidades que vc procura, e já tive em sítio, o pêlo dele é meio grande, mas é DURO, oq facilita o trato...

tem tbm o weimaraner, só que é um cachorro um pouco trabalhoso e sensível a doenças...

Link para o post

Só uma coisa, mauricio,

cachorro só fica histérico latindo, se o dono o deixa ser o dominante da matilha

funciona assim:

- todo cachorro nasce, de uma certa maneira, um animal muito equilibrado, NÓS DONOS QUE COSTUMAMOS ESTRAGAR ELES...

- animal que late muito, quer dominar o dono, aí é assim:

- ele late, a gente dá um osso, um afago, ou um pedaço da picanha do churras..

- ele descobre que toda vez que ele faz isso, fazemos algo para que o mesmo pare - para o entendimento dele, oq ele faz é o certo, ganha até um prêmio!!

- o sistema se auto-alimenta... toda vez que ele fica assim, ganha algo - e não é para bater no animal, isso não funciona... pois das outras vezes, demos um prêmio, imagina a confusão na cabeça do cachorro...

tem que ser assertivo, firme e impositivo. fale uma palavra de alerta, com uma postura de líder, que ele pára.

aí, se ele parar, ficar tranquilo, DÊ O PRÊMIO -

parece simples? e é, desde que não o estraguemos, qualquer cachorro pode aprender isso em qualquer idade.

para o animal, se ele for LIDERADO, para ele será o melhor dos mundos, ele se sente muito seguro.

Agora, se ele precisa disputar a liderança com vc, dono, aí ele fica inseguro e não se comporta como imaginamos...

Link para o post

Minha opinião...

Se vai ter dois cães, compra um Rottweiler e um Labrador. Satisfação garantida.

Pastor Alemão também seria ótimo pra vc... como muitos já disseram... E ao contrário do que pode parecer, o pastor alemão vive no campo numa boa... sem maiores preocupações.

Link para o post

Boxer costuma se dar muito bem com crianças. Entretanto, nada como um bom vira lata. Come o que der para ele, dorme onde puder, sempre alerta e sempre amigo das crianças. E sempre os há em casas de doação de animais, doidos para terem um dono carinhoso que cuide dêles minimamente. São cães que costumam surpreender, no bom sentido. É algo a se pensar...thumbsup.gif

Link para o post

Só uma coisa, mauricio,

cachorro só fica histérico latindo, se o dono o deixa ser o dominante da matilha

funciona assim:

- todo cachorro nasce, de uma certa maneira, um animal muito equilibrado, NÓS DONOS QUE COSTUMAMOS ESTRAGAR ELES...

- ele descobre que toda vez que ele faz isso, fazemos algo para que o mesmo pare - para o entendimento dele, oq ele faz é o certo, ganha até um prêmio!!

- o sistema se auto-alimenta... toda vez que ele fica assim, ganha algo - e não é para bater no animal, isso não funciona... pois das outras vezes, demos um prêmio, imagina a confusão na cabeça do cachorro...

tem que ser assertivo, firme e impositivo. fale uma palavra de alerta, com uma postura de líder, que ele pára.

parece simples? e é, desde que não o estraguemos, qualquer cachorro pode aprender isso em qualquer idade.

para o animal, se ele for LIDERADO, para ele será o melhor dos mundos, ele se sente muito seguro.

Agora, se ele precisa disputar a liderança com vc, dono, aí ele fica inseguro e não se comporta como imaginamos...

Funciona com mulher?rolleyes.gif

Link para o post

Boxer costuma se dar muito bem com crianças. Entretanto, nada como um bom vira lata. Come o que der para ele, dorme onde puder, sempre alerta e sempre amigo das crianças. E sempre os há em casas de doação de animais, doidos para terem um dono carinhoso que cuide dêles minimamente. São cães que costumam surpreender, no bom sentido. É algo a se pensar...thumbsup.gif

sempre!!

eu tenho 2 - não tenho mais dog de raça

mas como o maurício quer um que não tenha pêlo longo, é difícil dizer se quando o dog crescer, que pêlo ele vai ter né?

são bombas genéticas imprevisíveis... kkkk

Link para o post

Eu indico o Pastor Belga. Já tive um casal deles... com os donos e crianças são tão dóceis quanto um poodle, inclusive os meus viviam tranquilamente e até brincavam com gatos. Porém, é só um desconhecido se aproximar que já viram feras! Quando eu chegava em casa à noite, tinha que entrar no pátio chamando os cachorros, senão a coisa complicava rsrsrs...

Quanto ao pêlo, apesar de ser um pouco grande, é liso e não se enrosca, além de ser preto e "ocultar" alguma sujeira de terra ou lama que saem assim que secam, portanto parece que está sempre limpo (o que não ocorre com um cachorro com pêlos brancos). Meus cães ficavam no pátio e eram muito bem adaptados.

E a cara de mau, assusta!!

Pic_11262_13.jpg

Se quiser complementar, pode colocar junto um vira-latas daqueles pequenos e barulhentos. Assim eles avisam os grandes que vão no embalo. :simsim:

Abraço!

Alex.

Link para o post

Só uma coisa, mauricio,

funciona assim:

Eu tenho visto exatamente isso em alguns programas no Animal Planet e Discovery. Eu já pensava em adestrá-los, agora estou vendo que o adestrado serei eu... hehe Valeu!

Abs

Link para o post

Minha opinião...

Se vai ter dois cães, compra um Rottweiler e um Labrador. Satisfação garantida.

Pastor Alemão também seria ótimo pra vc... como muitos já disseram... E ao contrário do que pode parecer, o pastor alemão vive no campo numa boa... sem maiores preocupações.

Paulo,

Tenho um amigo que cria Rottweiler e me ofereceu os filhotes. Minha esposa entrou em pânico. Deve ser por causa daqueles filmes de terror que sempre usavam essa raça ou então o dobberman. Enfim, esse não tem qq chance... :)

O labrador é um cachorro que eu sempre gostei e uma das hipóteses que eu ainda considero, embora não pareça ser um cão de guarda na prática...

Abs

Link para o post

Eu indico o Pastor Belga. Já tive um casal deles... com os donos e crianças são tão dóceis quanto um poodle, inclusive os meus viviam tranquilamente e até brincavam com gatos. Porém, é só um desconhecido se aproximar que já viram feras! Quando eu chegava em casa à noite, tinha que entrar no pátio chamando os cachorros, senão a coisa complicava rsrsrs...

Quanto ao pêlo, apesar de ser um pouco grande, é liso e não se enrosca, além de ser preto e "ocultar" alguma sujeira de terra ou lama que saem assim que secam, portanto parece que está sempre limpo (o que não ocorre com um cachorro com pêlos brancos). Meus cães ficavam no pátio e eram muito bem adaptados.

E a cara de mau, assusta!!

Pic_11262_13.jpg

Se quiser complementar, pode colocar junto um vira-latas daqueles pequenos e barulhentos. Assim eles avisam os grandes que vão no embalo. :simsim:

Abraço!

Alex.

Valeu Alex, vou dar uma pesquisada a mais sobre eles. Eu sempre gostei muito de pastor e de labrador, mas a questão do pêlo me preocupa, pois no dia a dia será o caseiro a cuidar deles, então... Fico preocupado não só com sujeira, enrosco mas tb com carrapatos, muitos comuns por aquelas bandas. Existem métodos de prevenção efetivos?

Abs

Link para o post

Tenho alguns conhecidos que fazem esse esquema de grande x pequeno. Eles têm aquele que parece um pequeno rato super agitado e que se acha um leão (nunca lembro o nome). Esse dá o alerta e o dobberman faz o resto. tem um que tem esse pequeno e o dog alemão (super manso). às vezes ele leva os 2 p/ passear, com o pequeno em pé na cabeça do dog, hilário, pára a rua.

Abs

Maurício

Link para o post

sempre!!

eu tenho 2 - não tenho mais dog de raça

mas como o maurício quer um que não tenha pêlo longo, é difícil dizer se quando o dog crescer, que pêlo ele vai ter né?

são bombas genéticas imprevisíveis... kkkk

Pois é, Thiado, esse é um problema.

Há algum tempo apareceu um vira-lata lá (veio pelo rio que passa atrás da casa). Fomos dando comida e ele foi ficando, só que o bicho latia até pro vento e deve ter passado muita fome, pois comia tudo, todas as mangas que caíam à noite e, o pior, todas as plantas! Acabamos conseguindo outra casa para deixá-lo.

Galera, obrigado a todos pelas dicas. Caso haja outras, serão muito bem vindas. Vou pensar bastante, pesquisar mais e depois coloco as fotos dos escolhidos!

Abs

Maurício

Link para o post

Valeu Alex, vou dar uma pesquisada a mais sobre eles. Eu sempre gostei muito de pastor e de labrador, mas a questão do pêlo me preocupa, pois no dia a dia será o caseiro a cuidar deles, então... Fico preocupado não só com sujeira, enrosco mas tb com carrapatos, muitos comuns por aquelas bandas. Existem métodos de prevenção efetivos?

Abs

proteção efetiva 100% não existe, existe prevenção... é universal, o front-line cuida bem disso

quanto ao pêlo, o pastor tem o pêlo duro e liso, não terá problemas

Link para o post

Galera gosto do Buldog campeiro, adestrado não tem brutalidade igual bixo e de pelo curto e com porte fenomenal, e para guarda tem que adestrar, nada mais belo que vc ver o bixo no meio de uma carrera atras de alguem, mandar o bixo parar e voltar e o mesmo voltar abanando o rabixo pra vc e sentar paradinho do seu lado!

Link para o post

Pois é, Thiado, esse é um problema.

Há algum tempo apareceu um vira-lata lá (veio pelo rio que passa atrás da casa). Fomos dando comida e ele foi ficando, só que o bicho latia até pro vento e deve ter passado muita fome, pois comia tudo, todas as mangas que caíam à noite e, o pior, todas as plantas! Acabamos conseguindo outra casa para deixá-lo.

Galera, obrigado a todos pelas dicas. Caso haja outras, serão muito bem vindas. Vou pensar bastante, pesquisar mais e depois coloco as fotos dos escolhidos!

Abs

Maurício

Cão chupando manga? wacko.gif

Link para o post

proteção efetiva 100% não existe, existe prevenção... é universal, o front-line cuida bem disso

quanto ao pêlo, o pastor tem o pêlo duro e liso, não terá problemas

Esses remédios como Front-Line e Revolution dão uma boa proteção contra pulgas, carrapatos e sarna. É bom aplicar a cada 3 ou 4 meses... :ok:

Link para o post

Galera,

Pesquisei bastante sobre as características de todos os cães sugeridos e decidi ficar mesmo com o boxer.

Me tirem outra dúvida: eu estou tendente a não ter um casal, pois os filhotes vindouros acabarão se tornando um problema. Diante disso, o que é melhor: 2 machos ou duas fêmeas?

Abs

Maurício

Link para o post