Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Recommended Posts

Estavamos pescamos ancorado e não sei porque o Samoel, nosso guia, já tinha percebido que eu gostava das aves. :assobiando:

E, então ele me disse - Bel, veja que passarinho bonitinho e esse nunca vi por aqui.

Olhei na direção e procurei um pássaro do tamanho de um sanhaço e nada....até que achei bem ao longe numa embaúba a nossa harpia.

A princípio achamos que era um urutau ou mãe-da-lua, pois estava bem camuflada nos galhos da embaúba e depois ela começou a mexer a cabeça e olhou pra nós e aí deduzimos que fosse uma coruja.

Tirei algumas fotos e derrepente ela alçou voo bem em nossa direção e o Sergio disse: Não é coruja não é um gavião e por sinal enorme e com isso compreendi que se tratava de uma harpia que foi pousar em outra árvore na margem do outro lado rio.

Tiramos a poita do barco e fomos atrás dela e dá-lhe fotos. Depois disso vocês já sabem o que aconteceu....Primeiro passou o barco do Manoel e Fabio e depois obarco do Bomediano e o Paulo.

Harpia - nossa maior ave de rapina das Américas que conta com a eficiencia e agilidade de seu voo, seus sentidos, suas garras e seu longo e curvo bico negro usada na defesa e ataque as presas garantindo sua sobrevivência.

Devido ao seu tamanho e porte originou seu nome comum e cientifico respectivamente: gavião-real e uiraçu-verdadeiro (do tupi-guarani - guira=ave e açu=grande) e Harpia harpyja

Seus ouvidos são apurados e emoldurados com um disco de pena em torno da cabeça, como podem ver nas fotos, que se acredita auxiliar a identifficar de onde vêm os sons, como fazem as corujas - por isso a semelhanças que tive como uma coruja de longe.

Acredito ser uma femea imatura, pois estava a caça de macacos, os quais ouvimos seus gritos na mata

A fêmea é maior com cerca de 90 cm de altura e 2 metros de envergadura (de uma ponta a outra ponta da asa) e apresa animais como preguiça, ouriços, quatis e macacos e o macho menor caça gambás, roedores e aves.

O casal é monogâmico - fiel durante toda a vida.

O filhote depende dos pais até 1 ano de idade e se um dos pais morre o filhote também morre, pois um só não consegue tratá-lo sem ajuda do parceiro e atinge a maturidade sexual com 4 a 5 anos de idade

Segurem algumas fotos da harpia -

dia 14 de julho - 3º dia de pesca

na embauba bem longe de nós

xingu046.jpg

xingu047ac.jpg

em voo

xingu071.jpg

em voo recorte

emvoo.jpg

outro lado

xingu141.jpg

recorte

23216493.jpg

outro recorte

recered159.jpg

dia 17 de julho - nosso último dia de pesca apareceu novamente e agora mais perto e bem visivel. Escutamos um barulho no mato e achamos ser um animal grande e derrepente ela surgiu no alta da embaúba nos fazemos mais uma surpresa, pois ver uma ave assim é raro por duas vezes é muito sorte mesmo. E eu só tenho a agradecer por este presente de Deus - Muito obrigada!

xingu054.jpg

xingu058.jpg

xingu066.jpg

xingu088.jpg

xingu092.jpg

xingu108.jpg

defecando

xingu282l.jpg

voo

xingu283ac.jpg

xingu130.jpg com tc 2x

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bel,

que presente!!!! Pode agradecer a Deus que vc ganhou não foi só o dia foi o ano, obrigado por nos presentear com imagens como essas, encheu meus olhos.

Fiquei bobo foi com o tamanho de suas garras, enormes. A beleza dessa ave é ímpar!

Parabéns!!!

Link para o post

Po, muito legal!! Belas fotos, incréiveis, e a Harpia mais ainda!

Espero fazer uma pescaria tão completa quanto essa um dia!

Abraço.

Link para o post

Grande Bel... demos a maior sorte de vcs terem encontrado ela.... quando passamos pelo rio e vimos você encostada na margem apontando a câmera tínhamos certeza de que tinha encontrado um bicho bacana... e foi bacana demais...

Parabéns... as fotos estão lindas !!!!

Abraços,

Paulo Grassmann.

Link para o post

Grande Bel,

Você esteve na hora certa, no local certo e, ainda mais, munida de sua câmera! Isso é muita sorte! Parabéns pelas fotos! E nós, que ali passávamos, aproveitamos um pouquinho de sua sorte para poder presenciar a cena! Foi muito legal mesmo! bs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif

Link para o post

Realmente é uma bela ave e a qualidade das fotos mostra isso...

parabéns...thumbsup.gif

Emílio.

Link para o post

É isso aí pessoal! O que é bonito tem que ser compartilhado. Seria muito egoismo de minha parte guardar só pra mim este presente do Xingu

Tiago, o toco vai ficar por conta do Serginho. Já ele mostra num tópico à parte

E isso aí Mauricio, ela também é conhecida por este nome - uiruçu

Link para o post

Graanndeee Bel!!! Puxa vida mas que beleza de encontro!!! Vocês foram mesmo presenteados com esse encontro. Obrigado por dividi-lo conosco. Abs,

Link para o post

MARAVILHA!

meu sonho é encontrar um animal desses no mato...

a Harpia é, disparado, o animal que eu mais gosto...

pena que só tive a oportunidade de ve-los em Zoológico...

Lindas fotos, Bel, parabéns...

Link para o post

Baita fotos lindas, Bel.

Fico pensando na felicidade em que estava, com toda a turma, neste lugar lindo, com muitos peixes, pássaros, etc!

Parabéns!

Abraaaxx

Link para o post

Bel,

Não imagina a minha alegria quando vc nos mostrou essas fotos lá no Xingu!

Ainda no dia anterior eu estava falando com um piloteiro antigo na região, Seu Antonio....e ele afirmava categórico que esse bicho não existia por lá, apesar de eu insistir que uns anos atrás tinha visto uma voando meio de longe.

Suas fotos foram de uma felicidade ímpar...e vc não postou uma outra que nos mostrou, também maravilhosa, dela em vôo.

Tem um ditado que cabe muito bem nesse teu "encontro por acaso": Deus não prepara os escolhidos....escolhe os preparados!

Você tem o gosto e o respeito especial pelas coisas da natureza, bom olho pra fotografia e estava lá junto com um monte de gente. Foi você a escolhida pra poder admirar a danada rainha dos ares, justamente porque estava preparada, de alma e técnica, pra ter esse encontro.

Parabéns pelas fotos.....e parabéns dobrado pela alegria que vc me transmitiu por ter tido o privilégio de admirar aquela belezura!

Um abração!

Oscar

P.S.: Me passa teu endereço por e-mail ou MP. Você esqueceu lá um lenço lindo de pescoço, que eu trouxe comigo pra te mandar pelo correio. O broche nós procuramos mas não conseguimos encontrar.

Link para o post

Realmente foi um presente de Deus Ricardo

Vitinhow ver uma harpia na natureza é algo supremo e inesquecível

Romano foi tudo perfeiro, bom demais!

Oscar, tomara que eles cuidem bem da harpia e não a afugente como aconteceu o jacaré, se não me engano o Jorgão, né?

Ela poderá render bons frutos para a pousada como atração de observação de uma ave rara e grandiosa.

Foi só isso, o lenço de pescoço, que esqueci naquela correria toda. Lembra daquele broche do papagaio que gostou? Então perdi lá no quarto um que tinha o desenho de um tuiuiu e um de jacaré e deve ter ido pro lixo por ser pequeno e dificil de ver e ia deixá-los de presente pra você, mas não acharam....Que pena! Não precisa devolver o lenço, deixa pra lá. Obrigada pela atenção

Link para o post
  • 2 weeks later...

Bell, eu a mais de 30 anos que estou lá não me lembro de ter visto uma, foi realmente um presente de Deus a vc, dizem, não sei se é verdade que ela tem um território de até 500 km.

Obrigado pelo relato e presente, com sua permissão o Saci vai colocar no site dom Rancho.

Atá.

Link para o post

Bell, eu a mais de 30 anos que estou lá não me lembro de ter visto uma, foi realmente um presente de Deus a vc, dizem, não sei se é verdade que ela tem um território de até 500 km.

Obrigado pelo relato e presente, com sua permissão o Saci vai colocar no site dom Rancho.

Atá.

Olá Atá! Puxa-vida 500 km2 é bastante mesmo!

Que ela continue sempre assim....reinando, à vontade, entre os turistas/pescadores e vocês moradores da região em suas atividades diárias de caça e vôo garantindo sua sobrevivência e alvo somente de observação e admiração de todos que ali passarem.

Fique à vontade em usar as fotos no seu site.

Abraço, Bel

Link para o post
  • 1 year later...

Bel parabéns pelos bélos registros! :bs-aplauder:

O triste é saber que todo esse ecosistema , ictiofauna, flora e fauna, está seriamente ameaçado pelas usinas que serão instaladas ali! :4:

Link para o post

Parabéns pela sorte grande, pelas belíssimas fotos.

Quando a minha filha tinha uns 5 anos, num passeio ao zoológico daqui de São Paulo, ficou apavorada com o olhar da Harpia que a encarou através da tela do viveiro. Ave majestosa.

Link para o post