Entre para seguir isso  
Esquilo

Problemas para fisgar os robalos

Recommended Posts

Amigos estou perdendo muitos robalos. Toda vez que eles saltam sempre jogam minhas iscas longe, gostaria de saber como proceder para evitar essas coisas que estão acontecendo constantemente. Só pego robalo se " charutar " caso fisgue so na garateia sempre solta.

Aguardo a ajuda de vocês.

Obrigado

Esquilo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

meu camarada o que aprendi foi, trabalhe sempre com a ponta co caniço para baixo. e quando estou embarcado até mergulho aponta do caniço na agua!

isso me ajudou muito nas capturas!

abs Dummar

Compartilhar este post

Link para o post

Hehehehehehehehe... esse é o ponto.... rsrsrsrsrs o bicho é danado pra escapar mesmo....

Umas coisas temos que levar em consideração....

A maior chance de ele escapar certamente é no pulo, mas não a única.... então técnicas de evitar o salto ajudam bastante.... dimiuir a tração, enfiar a vara na água, entre outras... ajuda....

Outra coisa.... a boca do Robalo é muito sensível... então fisgadas fortes, ou trabalho com a fricção muito apertada acabam rasgando mais a boca e aumentando o buraco aberto pela garatéia.... e facilitando que ele escape....

Estamos testando a substituição de garatéias por anzóis.... vamos conversando sobre isso e com certeza aprenderemos muito....

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado Dummar e Grassman !!! vou tentar ...

Compartilhar este post

Link para o post

preventivamente, o que vc deve fazer é evitar a fisgada ... qdo sentir a travada, deixe o robalo se "enroscar" com a isca e então apenas firme a vara ...

depois de engatado, o negócio é não deixar saltar mesmo ... qdo vc vê que a linha tá subindo, dá uma bambeada pq assim o robalo perde o ponto de apoio e não consegue mais saltar ... em geral, no máximo vai dar uma rebojada

Compartilhar este post

Link para o post

Ponta do caniço pra baixo é obrigatório.....

Eu aprendí pescando, que na hora que ele vai subir pra rebojar,no exato momento que ele põe a cabeça pra fora dágua, com a linha sempre esticada , dá uma fisgada pra baixo, tira todo o requebrado dele, ele se perde todo...e cai de volta pra agua....

Com o molinete é fácil, porque ele recolhe rápido e o apoio dá mais firmeza...

Mas esse timming só com o tempo.....

Abraços

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Esquilo,

Não existe nenhuma fórmula mágica para evitar que o Robalo fuja, porém tem algumas maneiras de amenizar a perda, dentre elas foi exatamente a que o Dummar citou, ou seja, ficar sempre atento à linha, pois quando perceber que a linha está indo em direção à superfície, imediatamente abaixe a ponta do caniço e caso for preciso enfie-a na água para tentar evitar o salto.

A verdade é que a pesca do Robalo a cada dia que passa atrai mais pescadores e mais pescadores exatamente por esse motivo, ou seja, pela dificuldade de embarcá-lo.

Então, o único conselho que posso te dar com absoluta certeza é que somente praticando você poderá aprimorar sua técnica. É certo que a teoria talvez ajude um pouquinho a melhorar seu desempenho, mas na hora do "vamos ver" é que o "bicho pega" e nessa hora é você terá que raciocinar 10 vezes mais rápido que o peixe, quero dizer, praticamente advinhar o que ele vai fazer!!!!!!

Valeu!!!!!!!

Grande Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor q vc tem a fazer é, em vez de usar garateias fortes, tipo 4x usar garatéia + fina e bem afiada.

O problema é que o robalo tem a boca muito frágil, você pode estar errando até mesmo na fisgada, que não pode ser dada com muita violência...se for mto forte pode rasgar a boca do peixe, e ele escapa facinho.

Boas Pescarias

Abraços

FABINHO

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Celio e Ito....

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado Zaidan e Fabinho !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Por incrível que pareça eu costumo não forçar muito, mesmo que isso me custe uma corrida para as galhadas!

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, no canto que costumo pescar não dah pra saber kual eh o peixe até ele mostrar a cara, p isso

eu kostumo apenas firmar a vara, pq se for um robalo e eu fisgar forte ele acaba escapando.

Compartilhar este post

Link para o post

Como aqui são constantes as bicudas, ubaranas e robalos, sempre faço isso pra que eles não fujam. Firmo a ponta da vara pra baixo e as vezes dentro dagua quando é possível.

Uma otima ideia é praticar com ubaranas e bicudas (maiores saltadoras). Eu uso a mesma tecnica para o robalo. Firmo a vara pra baixo e fico parado mantendo a linha esticada afim de fazer ele sacudir dentro dagua e fazer com que a outra garateia "firme" na cara dele e evitando que ele pule. Depois dos primeiros tres minutos assim, levanto um pouco e deixo ele correr (quando é grande). E sempre mantenho o molinete bem aberto pra nao rasgar a boca do grandão e deixar ele "meio-livre" pra correr e não sentir a necessidade de sacudir e pular.

Costumo fazer isso com ubarana, bicuda, enchova. Só que pra esses, fecho um pouco a fricção.

Como não faço porcaria nenhuma pra ninguem e vivo quase que 24h no costão, estou acostumado a saber quem esta na area observando os tipos de ataques nas sardinhas, paratis e tambem pela "pegada" na isca.

Compartilhar este post

Link para o post

Topico e antigo mais estou tendo esses problemas? mais eu tenho a impressao que o peixe nem chega a fisgar a isca simplesmente explode pra cima da agua, ja aconteceu 3 vezes seguidas com iscss pequenas 7cm e grandes 15cm, pesco na beira de arrecifes em geral com ondas batendo nas pernas.

Pensei que poderia recolhimento muito rapido, seria possivel?

Abracoo

Compartilhar este post

Link para o post

pode ser ... mas geralmente no inverno eu trabalho mais rápido mesmo ... 

tem que dar o tempo certo pro robalo sugar a isca ... dependendo da forma de trabalho , talvez vc esteja tirando ela da boca dele ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho que esteja tirando a isca da boca do peixe. Na sua região a incidência de flechas é muito maior, tente usar iscas maiores que 10cm.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 09/04/2007 at 23:08, Armando Ito disse:

Ponta do caniço pra baixo é obrigatório.....

Eu aprendí pescando, que na hora que ele vai subir pra rebojar,no exato momento que ele põe a cabeça pra fora dágua, com a linha sempre esticada , dá uma fisgada pra baixo, tira todo o requebrado dele, ele se perde todo...e cai de volta pra agua....

Com o molinete é fácil, porque ele recolhe rápido e o apoio dá mais firmeza...

Mas esse timming só com o tempo.....

Abraços

Não só para o robalo, mas para outros peixes saltadores, funciona bem essa técnica :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pelas dicas amigos, Armando aqui onde moro o inverno é 25 graus quando esta muito frio é 20 heheh, Jpedrolost era essa a impressao que eu tinha que estava tirando a isca da boca dele pois o ataque tem acontecido na flor da agua e sempre vejo ele antes de chegar na isca devido a agua muito clara, a ulima aconteceu com uma big bob 15cm, amanha cedo vou nesse pesqueiro pois aconteceu esses ataques num mesmo lugar e vamos ser se consigo por em pratica um recolhimento mais lento vou usar uma vara de acao media tambem, obrigado maiz uma vez!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde pessoal, dando um feedback aqui eu realmente esta trabalhando muito rapido, hoje de manha trabalhando devagar um happy popper tive uma fisgada e alguns minutos de briga e molinete cantando apareceu um belo robalo, quando ele estana no meu pe devo ter afroxado a linha na hora de pegar a alicate e infelizmente ele se bateu e a isca saiu voando e acabou virando historia de pescador kkkkk, muit obrigado pelas dicas me ajudou muito, amanha as 4 da manha estarei nesse point no inicio do reponto, obrigado mais uma vez pelas dicas!

Compartilhar este post

Link para o post