Ir para conteúdo

Uso de mono ou multi em pesca oceânica

Recommended Posts

Amigos,

Adquiri uma carretilha que BANAX TRACKER 20L que pretendo utilizar tanto em pesca costeira, como em pesca oceânica (dourados, atuns). Me disseram que não é muito recomendável usar linha multi em pesca oceânica pela falta de elasticidade da mesma. É isso mesmo? Pensei em colocar uma cama de linha mono (uns 150m) e o restante de multi (outros 150m). Penso em usar linha multi Power Pro 50 e uma vara da mesma libragem. O que acham?

Abraços

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 106
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Amigos,

Adquiri uma carretilha que BANAX TRACKER 20L que pretendo utilizar tanto em pesca costeira, como em pesca oceânica (dourados, atuns). Me disseram que não é muito recomendável usar linha multi em pesca oceânica pela falta de elasticidade da mesma. É isso mesmo? Pensei em colocar uma cama de linha mono (uns 150m) e o restante de multi (outros 150m). Penso em usar linha multi Power Pro 50 e uma vara da mesma libragem. O que acham?

Abraços

Ola Vicente, o que vc deve fazer e' exatamente o oposto, ponha a linha braid por baixo do mono, desta forma vc tera maior capacidade de linha e tera a elasticidade que vc quer. porem se vc usa mono com muita elasticidade (tipo Momoi Diamond) uns 10 metros ja esta bom.....

Link para o post

Ola Vicente, o que vc deve fazer e' exatamente o oposto, ponha a linha braid por baixo do mono, desta forma vc tera maior capacidade de linha e tera a elasticidade que vc quer. porem se vc usa mono com muita elasticidade (tipo Momoi Diamond) uns 10 metros ja esta bom.....

Entendi.

Mais 10m de mono não é muito pouco? 150m de multi são o suficiente? Posso emendar multi em multi? Essa montagem de equipamento (multi de 50 e mono de 70) é boa? tenho uma vara 20-50. Tá bom?

Abração

Link para o post

Fala meu camarada.

Pra esse peixinho acho que a vara não vai aguentar ! ! rsrs

Olha que briga boa...

marlin001.jpg

Essa sardinha da foto é fraca. Tô falando de peixe grande.kkkkkkkkkkkkkk

Link para o post

Entendi.

Mais 10m de mono não é muito pouco? 150m de multi são o suficiente? Posso emendar multi em multi? Essa montagem de equipamento (multi de 50 e mono de 70) é boa? tenho uma vara 20-50. Tá bom?

Abração

se for mono com muita elasticidade 10m e' suficiente porem vc pode usar mais... pra o tipo de pesca que vc quer fazer, eu uso braid de 30 lbs com top shot de mono 30 lbs... e para sailfish uso metade do carretel de braid 30 lbs e o top shot de 20 lbs. a vara esta boa... vc pode emendar qualquer linha, eu uso bimini / bimini com catspaw loop (loop to loop)

Link para o post

Caro Vicente,

na pesca oceanica esportiva usa-se apenas monofilamento.

Nos campeonatos por exemplo a pontuação para um mesmo peixe varia conforme a linha que foi utilizada para pescá-lo se foi 20,30,60,80lb e por aí vai. Para o leader é usado o Dacron.

http://www.captharry.com/categories2/BraidedLine/96.html

Eu particularmente pesco com no mínimo 600m de nylon 20 ou 30lb e leader de DACRON.

Agora amigo, se você não quer luta e deseja apenas matar o peixe rapidamente use multifilamento.

Link para o post

se for mono com muita elasticidade 10m e' suficiente porem vc pode usar mais... pra o tipo de pesca que vc quer fazer, eu uso braid de 30 lbs com top shot de mono 30 lbs... e para sailfish uso metade do carretel de braid 30 lbs e o top shot de 20 lbs. a vara esta boa... vc pode emendar qualquer linha, eu uso bimini / bimini com catspaw loop (loop to loop)

Desculpe a ignorância, mas é assunto novo pra mim. O BRAID de 30lbs é o que, a marca da linha? Vi uma a R$150 com 300 jardas. É isso mesmo? Qual a quantidade? O que é o TOP SHOT de mono, seria como um leader? Onde coloco? Consegui me explicar, ou enrolei todo mundo?

Abs

Link para o post

Caro Vicente,

na pesca oceanica esportiva usa-se apenas monofilamento.

Nos campeonatos por exemplo a pontuação para um mesmo peixe varia conforme a linha que foi utilizada para pescá-lo se foi 20,30,60,80lb e por aí vai. Para o leader é usado o Dacron.

http://www.captharry.com/categories2/BraidedLine/96.html

Eu particularmente pesco com no mínimo 600m de nylon 20 ou 30lb e leader de DACRON.

Agora amigo, se você não quer luta e deseja apenas matar o peixe rapidamente use multifilamento.

Mas mono de 20 ou 30 não é fino? Estamos flando de uma linha mono 0.30, por exemplo. O DACRON é um mono?

Abs

Link para o post

FAla ae Vicente tudo bom, mono de 20 a 30lbs com leader de dacron, pelo menos 400 a 500mts de linha, a vara vc pode utilizar de 50 a 60lbs, a carretilhas mais aconselhadas são as que possuem strike, para vc dar o striker na hora certa e não perder o peixe.

Vc pode ver algumas carretilhas como Penn Gls 25, Penn Gls 45, Penn Internacional 16 e 20, shimano Tld 15 e 30, essas que falei são ótimas e as mais em conta.

Mas se você for pensar em pescar de fundo é outro material, nem pense em usar essas linhas mono, só mult de 50lb e 65lbs.

Qualquer duvida é só falar.

Um grande abraço e espero ter ajudado

Daniel Loja Mr Beni

Link para o post

Fabio,

Aguentar depende (como o nosso amigo Marcello disse), se ele quer simplesmente matar o peixe rapidamente ou sequer se divertir. Por exemplo, no torneio de bico da ultima temporada, um membro da minha equipe (Phelipe) liberou um azulzinho de aproximadamente 120-130 kilos na 20 libras.

A briga durou quase 2 horas, e foi fantástica.

abraços

Fala meu camarada.

Pra esse peixinho acho que a vara não vai aguentar ! ! rsrs

Olha que briga boa...

marlin001.jpg

Link para o post

FAla ae Vicente tudo bom, mono de 20 a 30lbs com leader de dacron, pelo menos 400 a 500mts de linha, a vara vc pode utilizar de 50 a 60lbs, a carretilhas mais aconselhadas são as que possuem strike, para vc dar o striker na hora certa e não perder o peixe.

Vc pode ver algumas carretilhas como Penn Gls 25, Penn Gls 45, Penn Internacional 12 e 20, shimano Tld 15 e 30, essas que falei são ótimas e as mais em conta.

Mas se você for pensar em pescar de fundo é outro material, nem pense em usar essas linhas mono, só mult de 50lb e 65lbs.

Qualquer duvida é só falar.

Um grande abraço e espero ter ajudado

Daniel Loja Mr Beni

Grande Daniel.

A minha carretilha tem STRIKE, é bem completa. Só não tem o alerme. Vc coloca aí na loja? Mas fica ruim fazer pesca oceânica com multi?

Abs

Link para o post

Não colocamos alarme não.

Se vc vier aqui no dia do encontro e quiser trazer ela, ai vc pode aproveitar e colocar a linha nela o carretel de 1000 metros é 48,00 se vc quiser temos aqui.

esse tipo de pescaria é complicado fazer de mult, o aconselhado é a mono msm.

A mult é para pescar de fundo na oceanica.

Abraço

Daniel

Link para o post

Desculpe a ignorância, mas é assunto novo pra mim. O BRAID de 30lbs é o que, a marca da linha? Vi uma a R$150 com 300 jardas. É isso mesmo? Qual a quantidade? O que é o TOP SHOT de mono, seria como um leader? Onde coloco? Consegui me explicar, ou enrolei todo mundo?

Abs

desculpe vicente, braid = multi.... 30 lbs = 30 libras.... top shot = linha de cima (se vc vai usar braid e mono o mono devera ficar por cima = "top shot")

Link para o post

desculpe vicente, braid = multi.... 30 lbs = 30 libras.... top shot = linha de cima (se vc vai usar braid e mono o mono devera ficar por cima = "top shot")

Aproveitando o "gancho", o que vocês acham de usar na pesca oceânica para dourado, e eventualmente sail, duas penns 320, que cabem apenas uns 350 metros de mono 20lb? Será que eu vou ficar só com o "toco" da vara na mão caso entre o sail ou um marlin branco?kkkkk

É que eu já tenho duas dessas...Tava pensando em usar essas duas e depois comprar mais dois conjuntos de Shimano TLD 25... :coolio:

Link para o post

Aproveitando o "gancho", o que vocês acham de usar na pesca oceânica para dourado, e eventualmente sail, duas penns 320, que cabem apenas uns 350 metros de mono 20lb? Será que eu vou ficar só com o "toco" da vara na mão caso entre o sail ou um marlin branco?kkkkk

É que eu já tenho duas dessas...Tava pensando em usar essas duas e depois comprar mais dois conjuntos de Shimano TLD 25... :coolio:

É uma boa carretilha, tenho algumas dessas também. Para corricar dourado não é o ideal (carretel pequeno, devanador de linha) mas quebra o galho.

Eu pensaria em uma linha mais resistente por que o carretel é pequeno e voce não vai ter "folego" para deixar o peixe fazer grandes tomadas de linha...

As TLDS são o melhor custo benefício, com as 25 carregadas de araty ocean 30lbs voce estará muito bem atendido.

Link para o post

ola Neander, esse e' o motivo pelo qual a galera usa uma cama de braid, vc pode usar carretilhas pequenas, e ter uma grande capacidade de linha, nas 320 deve caber uns 300 m de braid 30 e uns 200 de mono 20... desta forma vc tem uns 500 m + de linha.... sem contar que vc nunca vai ter que trocar o braid.....

Link para o post

mete multi, 10 metros de mono e vai pra festa!

Não concordo amigo!

A pesca oceânica ESPORTIVA é praticada com monofilamento e líder de dacron. É facultativo ao pescador usar 20,30,40,80,100lb ou até mais .

Link para o post

Vicente,

vai lá no Beni que ele abastece de linha e regula a sua carretilha .

Acho apenas que está um pouco cedo para isto pois a temporada só começa lá pelo final de outubro.

Link para o post

Tbm discordo do Arnaldo... essa pescaria não é tão simples assim, garanto se vc fizer isso e eu com o material não de ponta mais adequado terei um resultado bem melhor que o seu...

Essa Penn é muito boa mas para esse tipo de pescaria não ficara muito legal, é aconselhado uma carretilha sem o distribuidor e com Strike. Pois o distribuidor não vai acompanhar na hora da tomada de linha do peixe assim atrapalhando o desempenho de trabalho como peixe.

Como o já foi dito essa Tld tem um custo e desempenho muito bom para esse tipo de pescaria, mas a sua tbm dá pra pescar sendo que tem algumas limitações.

abraço

Link para o post

Bem, então não existe um meio yermo, para eu poder usar a mesma carretilha para pesca de fundo e oceânica? Vou ter que comprar mais uma carretilha.

Abraços

Link para o post

Bem, então não existe um meio yermo, para eu poder usar a mesma carretilha para pesca de fundo e oceânica? Vou ter que comprar mais uma carretilha.

Abraços

para responder a sua pergunta.. tenho 27 carretilhas e ainda faltam algumas.....

Link para o post

para responder a sua pergunta.. tenho 27 carretilhas e ainda faltam algumas.....

Nossa. Estou começando agora em pesca com carretilha. Mas, se quiser fazer alguma doação, ou vender por bom preço para comprar melhores, estamos aí. Eu tenho 3 com perfil baixo e essa BANAX TRACKER 20L. Quero mais uma de perfil alto e uma curado. Me contentarei com essas. E quero comprar muitas iscas.

Abs

Link para o post