Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Como marcar peixes?

Recommended Posts

Boa Tarde pessoal sou novo aqui no forum, e queria a ajuda de vcs!

tenho um sitio com 2 lagos bons.. com muito peixe.. e outro dia pensando com o meus primos pensamos em alguma maneira de poder "catalogar os peixes" queriamos por exemplo pegar o peixe medir ele pesar e marcar ele para um futuro saber , se cresceu engordou, se ja foi pescado outra vez essas coisas.... vcs tem alguma ideia de como fazer isso???

fico no aguardo de uma resposta

abracos

Ps. nao sei se criei o topico no local correto.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha colega, eu ja tentei pelo menos umas 3 vezes em 5 foruns de pesca conseguir informaçÕes sobre isso e nada .. nada...mesmo

Até escrevi para Biologos na Universidade de Pesca do Paraná mas ninguem respondeu. .

É um assunto que tá dificil, mas se conseguir algo, vou aproveitar junto contigo.

sucesso na busca

Link para o post

Bom dia amigo!! Sobre marcar eu acho que o tipo de pele, escamas e o porte da maioria dos peixes não permite as etiquetas. O que encontrei pesquisando foi implante de microchip. Veja os links:

www.expopar.com.br/palestras.../palestra_piscicultura_2009.pdf

www.partners.inf.br/modules.php?name=Downloads

Espero ter ajudado.

Link para o post

o Problema do microchip e que imagino que ficaria meio inviavel... sendo que e uma coisa para nossa identificacao, e curiosidade heheheh mas mesmo assim vou continuar a procurar.. assim que descobrir algo falo pra vcs no topico

Link para o post

já pensou em usar anel de plástico (tipo os que colocam nas patas dos passarinhos) fazendo um furinho na barbatana dorsal do peixe?!

ficaria tipo um piercing... acho que não iria machucar muito, e é bem prático...

Link para o post

Olá amigos!

Sempre que nâo consigo obter informações em sites brasileiros eu recorro aos nossos amigos do exterior para sanarem minha dúvidas.

Já que vcs tentaram em 5 fóruns e nada conseguiram, sugiro se cadastrarem em fóruns americanos, australianos, panamenhos, chilenos, etc etc e tentar alguma ajuda.

Podem tentar também com biólogos ou Universidades estrangeiras, alguém no mundo já deve ter tido a mesma vontade que vocês né? rssss

Ah, e quando descobrirem alguma novidade, postem pra gente hein!

OBS: Se precisarem de alguma ajuda para escrever o e-mail em inglês eu posso ajudar!

Abçs

Murilo

Link para o post

Boa tarde a todos

Em primeiro lugar, agradeço o muito que tenho aprendido neste forum, e chegou a vez de, espero, contribuir com alguma informação.

Sou portuga vivendo em Moçambique há vários anos, tendo como principal hobby a pesca desportiva.

Em relação ao assunto do tópico, tenho a dizer que por cá e em conjunto com a galera sul africana utilizamos o sistema de agulha para marcação dos peixes, sistema esse que podem consultar em pormenor neste site australiano http://www.fishtagger.com/howtotag.php .

Não será necessário comprar, é bem fácil de ser feito artesanalmente.

Um abraço

Diamantino Ferreira

Maputo

Moçambique

Link para o post

Essa dica do colega Portugues, parece ser boa.

Link para o post

so nao entendi uma coisa... o peixe vai ficar com esse negocio nele acho que nao deva ser algo muito comodo pois pelo que entendi so uma ponta e fixada no peixe e o resto fica "pendurado"no peixe... a ideia de algum anel na barbatana acho que ate agora a mais interessante mas vamos continuar a procurar hehehe

valeu galera!!!

Link para o post

Opa, e ai pessoal, blzinha ??

Acho q achei a solução, tempos atraz o Tio Oscar fez uma promoção, onde quem capturasse os peixes marcados receberiam uma premiação e coisa e tal. Ele marcou os peixes com um negocio parecido com o lacre.

Ele usou isso pra colocar a marcação nos peixes

30556625.jpg

Creio q essa marcação nm afetara em nada na vida dos peixes, e eh isso ai pessoal se quiserem mais informações segue link da reportagem http://www.pescaeturismo.com.br/pescaria/pesqueiro-tio-oscar-peixes-premiados-venha-fisgar-o-seu/

Abraços

Link para o post
  • 2 years later...
  • 2 months later...
  • 1 month later...

Incomum, mas seria uma boa mesmo, imagine saber que pescou o mesmo peixe várias vezes ou que seu filho anos depois pescou o mesmo peixe que você pescou. Muito legal, se alguém o fizer divulga ai.

Abraço e sucesso

Link para o post
  • 8 years later...

Eu imagino que com um pedacinho de ferro aquecido com fogo já sirva para fazer alguma marcação, claro q vc não vai fazer um desenho ou escrever seu nome no corpo do bichinho kkk mas algo como barras e pontos  dps vc anota num livro a referência e descreve mais sobre seu peixe 

• Sad 1
Link para o post