Entre para seguir isso  
Fausto

Patagônia 2010

Recommended Posts

Um sonho que todo pescador de fly fishing pode realizar com custos menore do que muitos podem imaginar! :ok:

Um ano com clima diferente dos anos anteriores, nessa época seria até comum que a temperatura chegasse a mais de 25 ºC, podendo atigir, como em anos anteriore, a temperatura de 35 ºC, mas esse ano foi diferente em função do fato de ter nevado na região em novembro e a temperatura ficou fria, pouco acima dos 18 ºC às 14 horas.

Como novidade esse ano nosso grupo decidiu explorar uma região da Patagônia Argentina chamada Aluminé. Contratamos os serviços do guia Alejandor Klap da empresa Pireco Turismo. É um guia experiente e tem muito conhecimento de todas as regiões. Em função de clima divergente do normal, tivemos que explorar os rios com mais atenção em busca das trutas, que estavam ativas, mas não como nos anos anteriores.

Nosso voo foi com destino a Bariloche pela empresa Aerolineas Argentinas, não foi um voo direto e sim com conexão p/ o mesmo dia em Buenos Aires. Chegamos em Bariloche a noite e ainda foi necessário fazer um longo trecho dirigindo até San Martin de Los Andes (SMAndes), via Junin de los Andes.

Rota:

bariloche-junin.jpg

No dia seguinte partimos p/ a pequena cidade de Aluminé e assim iniociamos nossas pescarias.

Os rios de toda a região são espetaculares, rasos e com águas cristalinas.

Foto_02.jpg

Em alguns trechos é necessário uma pequena caminhada p/ chegar aos locais de pesca.

Foto_04.jpg

Obs: Não se pesca na região da Patagônia Argentina sem licença de pesca, que deve ser paga em função do período de pesca, se é uma licença p/ uma semana, por um mês, ou por temporada. Também não existe o fato de pagar uma licença e não ser fiscalizado, pois os fiscais são ativos e aparecem quando você menos esperar. Fui fiscalizado em uma semana por três vezes, em pontos distintos e por fiscais diferentes, todos muito educados e solícitos a ajudar.

Em alguns momentos a pesca pode ser feita no visual, mas na maioria das vezes a truta não é vista, em função de seu mimetismo como meio ambiente. O guia Alejandro Klap e meu amigo Marcelo com sua bela truta capturada no visual.

Foto_06.jpg

A pesca de vadeo, assim chamda porque pescamos caminhando no leito do rio, pode ser feita em qualquer rio da região e muitas vezes a água pouco cobre a canela, como nesssa fotografia de meu amigo Neumann e um dos guias chamado Mário.

Foto_08.jpg

Esse é o vulcão Lanin, um ponto de referência p/ todos que pescam na Patagônia Argentina.

Foto_11.jpg

Em alguns pontos a pesca de vadeo deve ser feita com atenção, pois pode ficar fundo e com forte correnteza.

Foto_12.jpg

Essa é a pescaria mais esperada, é chamada de flotada e pescamos rio a baixo em um bote inflável que é controladado por um guia. É como se fosse um rafting bem suave. As trutas capturadas são em sua maior parte bem maiores do que as capturadas na pesca de vadeo.

Foto_14.jpg

Flotada.

Foto_17.jpg

Durante toda a flotada as trutas se apresentam ativas.

Foto_20.jpg

Esse ano a flotada foi feita com acampamento.

Foto_22.jpg

Imaginem o frio de madrugada.

Foto_24.jpg

Essa é uma linda truta marrom.

Foto_26.jpg

Em alguns momentos é possível parar o bote e pescar de vadeo, foi assim que capturei a truta marrom acima exibida.

Foto_28.jpg

O mesmo acontecendo com meu amigo Neumann.

Foto_32.jpg

Em todos os pontos é possível acessar os rios da região e claro respeitando as propriedades privadas, mas os acessos existem de modo que todos possam chegar ao rio, é lei.

Foto_41.jpg

Em muitos locais os pontos de acesso estão sinalizados. A pesca em toda a região somente pode ser feita com equipamento de fly fishing.

Foto_47.jpg

Um dublê de trutas.

Espero que tenham gostado e que outros amigos se animem em realizar esse tipo de aventura.

Um abraço p/ todos! :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

sensacional, fausto

com certeza são um local e uma pescaria para recarregar as baterias para o resto do ano

abração

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns aos Mosqueiros do Rio pela linda jornada!

Também um time com Fausto, Neumann, Serginho e amigos não poderia ser diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Que satisfação ver meu amigo mais uma vez na Patagônia, e acompanhado pelo Prôfi!!! Fico duplamente feliz!!! E o Serginho, esse ano ele não foi? Demais, Faustinho! Um baita abração meu e da Vivi pra vocês em casa!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Simplesmente maravilhoso Fausto! Apesar de ainda não praticar esta modalidade, acho muito legal e está nos meus planos futuros!

Parabéns pela pescaria! :plamas::plamas::plamas:

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

maravilha de relato...

muito bonito o lugar...

pescaria show de bola...

parabens pescadores...

ainda nao estou muito bem com meu fly..

mas um dia chego a fazer uma pescaria dessas...

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Sem palavras, a beleza do lugar e os peixes muito bonitos

Parabéns :plamas:

Compartilhar este post

Link para o post
E o Serginho, esse ano ele não foi?

Sim o Serginho também esteve lá comigo!

Foto_58.jpg

Só não comeu pão com cebola, isso porque não tinha! :D

Foto_50.jpg

ainda nao estou muito bem com meu fly... Mas um dia chego a fazer uma pescaria dessas...

Vai se apaixonar! :ok:

Foto_56.jpg

Simplesmente maravilhoso Fausto! Apesar de ainda não praticar esta modalidade, acho muito legal e está nos meus planos futuros!

P/ tudo há seu tempo! A pesca com mosca é uma das modalidades mais primitivas e com maior interação com a natureza.

Foto_29.jpg

T+ :)

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Fausto,

Como sempre, repetindo o sonho! E que sonho! :comemorando: Parabéns, Grande Caboclo do Fly! :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

Sem palavras..

Parabéns..

Compartilhar este post

Link para o post

SHOW .pescar de caiaque nesse lugar deve ser muito bom .... abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Maravilha de lugar hein Fausto. Vendo suas fotos cada vez mais me dá vontade de aprender a pescar Fly.

A Argentina é realmente um belo país. Estive lá ano passado (mas em Buenos Aires).

E ao contrário do que muitos possam pensar, os Argentinos gostam dos Brasileiros e são muito educados/receptivos.

Só uma pergunta: Vc citou que o custo dessa pescaria não é alto, tem como você nos dizer mais ou menos quanto fica uma pescaria dessas?

Abração

Murilo

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda faço uma dessas...!!!

Que lugar lindo,deve ser inesquecível...!!!!

Parabéns,Fausto...!

Compartilhar este post

Link para o post

Relato 10, muito bacana mesmo, parabens a turma

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns meu amigo!

Linda pescaria e que luigar fantástico!

Meus parabéns!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns. Linda pescaria no paraíso. Sensacional!

Compartilhar este post

Link para o post
pescar de caiaque nesse lugar deve ser muito bom ....

Sim é possível, não nos rios, mas nos lagos como esses dois abaixo.

Lago Pulmari

Lago-Pulmari.jpg

Lago Filo Hua Hum

Lago_Filo_Hua_Hum.jpg

Lago Filo Hua Hum

Foto_44.jpg

Só uma pergunta: Vc citou que o custo dessa pescaria não é alto, tem como você nos dizer mais ou menos quanto fica uma pescaria dessas?

Entrarei com detalhes mais tarde! ok:

T+ :)

Compartilhar este post

Link para o post

nosssa... relato 10... e com fotos assim a vontade de pescar com fly só aumenta!

parabéns fausto e daemais!

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao custo de uma aventura dessas:

Parte aérea:

Ida: Rio/Buenos Aires - Buenos Aires/Bariloche

Escolhemos assim de modo que fosse possível chegar no mesmo dia. É muito cansativo, pois além dos vôos com conexão, tem a parte terrestre até San Martin de Los Andes.

Volta: San Martin de Los Andes/Buenos Aires - Buenos Aires/Rio

R$ 1.110,00 por pescador

Foram oito dias de pescarias. Os três primeiros dias foram na região de Aluminé e com guias da região, contratamos os serviços de guias da Pireco Turismo (http://www.cordillerasafaris.com.ar/) e o próprio Alejandro Klap nos guiou. No valor desses três dias estava a hospedagem em Aluminé. O custo desses três dias foi de R$ 980,00 por pescador. Nesse mesmo valor estava incluído também o traslado e as refeições. O grupo de formou esse ano com quatro pescadores.

Depois foram mais dois dias de flotada com acampamento no valor de R$ 630,00 por pescador. Lembrando que o valor foi esse em função do fato do grupo estar formado com quatro pescadores.

Hotel em Junin de Los Andes (Hosteira Chimehuin), nossa base durante os dias de flotadas e três dias seguintes de vadeo sem guia. Valor R$ 250,00 por pescador. Novamente lembrando que o quarto era p/ quatro pescadores.

Aluguel do carro p/ os três dias de vadeo sem guia. R$ 135,00 por pescador. Escolhi alugar um Renault Kangoo.

Valor total por pescador: R$ 3.105,00

Claro que o valor poderia ter sido menor em função de alguns detalhes, mas está de bom tamanho p/ uma viagem dessas. Fora esse valor todos nós levamos dinheiro extra p/ taxi e jantares. Fizemos um caixa comum no valor de R$ 350,00 por pescador e com esse dinheiro foi possível pagar todas as despesas do grupo, desde gasolina, jantares e lanches. Teve também o hotel em Buenos Aires, pois não há conexão p/ o mesmo dia de SMAndes p/ o Rio, o hotel custou R$ 60,00 por pescador. Teve também o traslado de Bariloche p/ SMAndes no valor de R$ 100,00 por pescador. Sendo assim cada pescador investiu R$ 3.615,00 com tudo incluído.

Devo lembrar que foram oito dias de pesca, sendo três de vadeo com guias, dois de flotada com acampamento e guias e três dias de vadeo sem guias, hoteis e carros. Ano que vem estarei lá novamente! :ok:

Um abraço! :)

Compartilhar este post

Link para o post

demais!!!!

bela pescaria!!!!

o lugar é maravilhoso!!!!!

parabéns pela jornada!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Que maravilha Fausto...bom ver um relato seu novamente...pelo visto essa viagem a Patagônia já viraram rotina!!!

E as pescarias no bait como andam???

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Fausto,

Que enorme prazer em revê-lo!!!!

Vejo que continua fazendo algumas boas aventuras!!!!

É cada relato de dar inveja!!!!

Fiquei feliz em ver o Marcelo na ativa, achei que tivesse se aposentado...rss!!!!!

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Louzada,

E as pescarias no bait como andam???

Sim continuo pescando de bait, mas como tenho um compromisso muito grande aos sábados com as aulas na Microcamp, acabo ficando sem oportunidades de agendar pescarias de bait e as poucas oportunidades que aparecem reservo p/ o fly. Estou trabalhando de modo que volte a ter meus sábados livres, pois fazem oito anos que tenho meus sábados comprometidos com a escola. Quem sabe não voltamos a pescar na traineira pocotó do Sérgio lá em Sepetiba? :D

Zaidan,

Fiquei feliz em ver o Marcelo na ativa, achei que tivesse se aposentado...rss!!!!!

Marcelo foi mal influenciado por mim e pelo Serginho ele agora está no mundo da pesca com mosca, mas faz como eu faço, preserva todo o material de bait! :ok:

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Magavilha, boss, já tá quase Beto, chamando as trutinhas pelo nome rsrsrs!!!!

Compartilhar este post

Link para o post