Entre para seguir isso  
Fernando

Pesca light e ultralight. Vamos explorar este assunto?

Recommended Posts

O que é que vou falar de pesca L e UL, todo mundo ai é fera. Gosto de sentir as corridas do lambari e piauzinhos, pesco com robaleiras 100% carbono bem leves 3.6mts a 4.2 mts, linhas de boa qualidade mono até 0.25 (linhas gosto da Optymum ), é até hoje não tive problema com a entrada de peixes maiores ( até 1 kg).Minhas varas,robaleiras Star River 3.6 e 4.2 mts e 2 molinets micro da Argus 50 com carreteis de aluminio, 4 carreteis abastecidos com multi Dynema da Maruri 0.16 e outro com 0.20 e mono da Optymum 0.20 e 0.25, porque a diferença de linhas, multi uso onde sei que é agua parada como lagoas e represas, mono uso em cachoeiras e rios por serem melhor a abrasão.

Como iscas artificiais gosto dos spinners e pequenas criaturas e massas, e iscas naturais gosto dos bichinhos de laranjeira, minhocas, milho verde e por ai vai, incrivel mas quando vou para casa de meus pais em Minas, mato a saudade nos barrancos com lindas varas de bambu com a ponta bem fina.

Estou adorando todas as dicas, tá muito legal.

Boa pescaria a todos, amanha Domingo tô indo pra Salesopolis em busca de uns Lambaris.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,Pescador de Lambari!

Já ouvi (na verdade li) sobre varas robaleiras, mas não tenho a mínima idéia de como é?

Pode me explicar?

Já agradecendo,

inté ...

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Fernando.

Na verdade já falamos sobre essas varas e até onde montalas, se lembra?

Sem problemas vou resumir para que você possa entender.

Robaleiras são varas telescopicas de carbono no qual são acressentadas a ela passadores de boa qualidade(que suportem multi) e um fixador para molinetes, elas podem ter de 3.0 mts a 5.0 mts ou mais, podem ser montadas varas desse porte para pesca na praia co ponteiras mais resistentes, algumas lojas montam a sua vara podendo ser uma que você já possua ou que adquira na mesma loja. Conheço uma na Mooca aqui em São Paulo.

Porque o nome de robaleiras, são muito utilizadas para pesca de rodada de robalos, são muito sensiveis e demonstram uma pesca muito emocionante, é como você pegar uma tilapia de 2 a 3 KG numa vara telescopica porem vc tem um molinetinho que te deixa brincar com ele, até labaris de poucas gramas te da emoção. Outra grande vantagem são arremessos de iscas leves, se consegue jogar a uma boa distancia.

Qualquer dúvida tamo ai

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal tudo bem?

Esse tópico esta show de bola!!!! Parabéns ao Fernando e ao Melinger pela iniciativa!!!!

o tópico esta tão bom que eu me animei a entrar nessa brincadeira hehehehehehe!

Estou pensando em adquirir um material Ligh para pescar Tilápias, Piaus e Matrinxãs em pesqueiros e Trairas em Rio.

Dando uma olhada nas opções de molinetes achei esses:

- MS Force micro

- MS Altima micro

Já em relação a varas achei essas:

-Vara Braspon® Venon (Molinete) 1,80m 12lbs VN601ML

-Vara Braspon® Finna FN-602L-SP 4-10Lbs (Molinete)

Gostaria de saber se essa combinação formaria um bom conjunto? só para complementar pretendo utilizar uma linha multi de 20Lb 0,19 da power pro e um Líder de umas 30Lb de fluor.

Muito obrigado.

[]´s

Vitão.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal tudo bem?

Esse tópico esta show de bola!!!! Parabéns ao Fernando e ao Melinger pela iniciativa!!!!

Estou pensando em adquirir um material Ligh para pescar Tilápias, Piaus e Matrinxãs em pesqueiros e Trairas em Rio.

- MS Force micro

- MS Altima micro

Gostaria de saber se essa combinação formaria um bom conjunto? só para complementar pretendo utilizar uma linha multi de 20Lb 0,19 da power pro e um Líder de umas 30Lb de fluor.

Muito obrigado.

[]´s

Vitão.

Camaradinha.

Cpmprei um Altima Micro, mas ainda falta a vara. Tb vi essas da Braspon. Quanto à linha, acho que pra esse tipo de pescaria 20LBS muito. O meu está com multi 10 e o outro carretel com mono de 5LBS. De leader vou usar mono mesmo, de uns 0.19mm. Querndo, vendo material de pesca, é só mandar mp que eu coto p vc.

Abração

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Fernando.

Na verdade já falamos sobre essas varas e até onde montalas, se lembra?

Sem problemas vou resumir para que você possa entender.

Robaleiras são varas telescopicas de carbono no qual são acressentadas a ela passadores de boa qualidade(que suportem multi) e um fixador para molinetes, elas podem ter de 3.0 mts a 5.0 mts ou mais, podem ser montadas varas desse porte para pesca na praia co ponteiras mais resistentes, algumas lojas montam a sua vara podendo ser uma que você já possua ou que adquira na mesma loja. Conheço uma na Mooca aqui em São Paulo.

Porque o nome de robaleiras, são muito utilizadas para pesca de rodada de robalos, são muito sensiveis e demonstram uma pesca muito emocionante, é como você pegar uma tilapia de 2 a 3 KG numa vara telescopica porem vc tem um molinetinho que te deixa brincar com ele, até labaris de poucas gramas te da emoção. Outra grande vantagem são arremessos de iscas leves, se consegue jogar a uma boa distancia.

Qualquer dúvida tamo ai

Rapaz,

estou tão envolvido na discussão de UL, que as vezes "piro".

Pode ter sido o caso, ou simplesmente não liguei o que conversamos com o termo robaleira.

- foi Você quem me deu um endereço na Mooca, que produz a dita cuja?

Mas isto não é importante.

O que importa é trocarmos informações.

Muito obrigado, e

inté ...

Olá pessoal tudo bem?

- MS Force micro

- MS Altima micro

Muito obrigado.

[]´s

Vitão.

Vitão, indo por partes (como disse o canibal, ou Jack o Estripador)

Molinete:

Já tive o Force micro da MS, mas o 300UL deste fabricante é melhor (para UL) na minha opinião.

O CEO 600 também.

Estou usando os dois, mas a pouco tempo, por isso não indicar um ou outro.

Considere também o Joker e o Sympho 600.

O primeiro montei para a minha esposa, e na estréia, o primeiro peixe que pegou foi uma tilápia de 1,2kg e "fumacinha", com linha 6lb (e era a primeira vez que ela tentava usar molinete a sério).

O segundo acabei de receber, e ainda vou testar, mas pela "cara" vai ser muito bom.

O Altima não conheço.

Vara:

Shimano Sojour ou Albatroz Micromaster.

As caraterísticas Você nos posts que fiz neste tópico

As que Você citou, acho muito "pesadas" para UL. (minha opinião!)

Linhas:

as que citou são muito "fortes".

Use mono 6 a 10lb, multi idem, controle na fricção, que a festa é maior e melhor.

Leader, para a mono não precisa, para a multi, até 0,26mm pode ser em rio, mas em pesqueiro, não sendo uma multi colorida, tente direto.

inté ...

Camaradinha.

Cpmprei um Altima Micro, mas ainda falta a vara. Tb vi essas da Braspon. Quanto à linha, acho que pra esse tipo de pescaria 20LBS muito. O meu está com multi 10 e o outro carretel com mono de 5LBS. De leader vou usar mono mesmo, de uns 0.19mm. Querndo, vendo material de pesca, é só mandar mp que eu coto p vc.

Abração

Abração

Gostei de saber que Você vende material de pesca.

Vou contatá-lo

inté ...

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal tudo bem?

- MS Force micro

- MS Altima micro

Muito obrigado.

[]´s

Vitão.

O material está de acordo Victor, mas a linha é muito grossa. Use, no máximo, 0,15mm, ou uma fluorocarbon 0,20mm.

O leader, ao meu ver, não deve ultrapassar 0,26mm.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz,

Pode ter sido o caso, ou simplesmente não liguei o que conversamos com o termo robaleira.

Muito obrigado, e

inté ...

Molinete:

Já tive o Force micro da MS, mas o 300UL deste fabricante é melhor (para UL) na minha opinião.

O CEO 600 também.

O primeiro montei para a minha esposa, e na estréia, o primeiro peixe que pegou foi uma tilápia de 1,2kg e "fumacinha", com linha 6lb (e era a primeira vez que ela tentava usar molinete a sério).

O segundo acabei de receber, e ainda vou testar, mas pela "cara" vai ser muito bom.

O Altima não conheço.

Vara:

Linhas:

Use mono 6 a 10lb, multi idem, controle na fricção, que a festa é maior e melhor.

Leader, para a mono não precisa, para a multi, até 0,26mm pode ser em rio, mas em pesqueiro, não sendo uma multi colorida, tente direto.

inté ...

Vou contatá-lo

inté ...

Isso mesmo. Mas não acho um vara para meu conjunto micro.

msn vicentesennajr@hotmail.com, mail vicente_sennajr@yahoo.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Vicente,

este é o site da Bestfishing (fabricante ou distribuidor da Albatroz): http://www.bestfishing.com.br/albatroz/varas.htm

Veja lá a Micromaster (tem 3 tamanhos inteiriça e 2 em 2 partes).

No topo do site tem link para saber aonde tem loja com materiais deles.

inté ...

Compartilhar este post

Link para o post

Vicente,

o site da paranapesca é http://www.paranapesca.com/

Foi lá que comprei a Sojourn.

Já me disseram que não tem mais, porém eles podem eventualmente, recompor o estoque.

Contate eles

Diga que foi o Fernando de Caraguá que indicou, talvez eu venha a ganhar um bom desconto na próxima compra, já que estou indicando eles para todo mundo! (brincadeirinha ...)

inté ...

Compartilhar este post

Link para o post

Camaradinha.

Abração

Abração

Muito bom saber disso Vicente!!! Só por curiosidade você trabalha com materiais da Sumax(varas e bolsas)?

Sobre essas varas da Braspon elas parecem boas e foram as unicas de 6 pés que achei por isso acabei citando elas. Acho que 6 pés é o ideal para essas varas por permitir arremessos mais longos, agora só ficou faltando a ação dessas varas que eu não achei na net.

[]´s

Vitão.

Compartilhar este post

Link para o post

Camaradinha.

Abração

Abração

Muito bom saber disso Vicente!!! Só por curiosidade você trabalha com materiais da Sumax(varas e bolsas)?

Sobre essas varas da Braspon elas parecem boas e foram as unicas de 6 pés que achei por isso acabei citando elas. Acho que 6 pés é o ideal para essas varas por permitir arremessos mais longos, agora só ficou faltando a ação dessas varas que eu não achei na net.

[]´s

Vitão.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz,

Muito obrigado, e

inté ...

Molinete:

O CEO 600 também.

O Altima não conheço.

Vara:

Linhas:

inté ...

Vou contatá-lo

inté ...

Muito obrigado pelas dicas Fernando!!

Vou dar uma olhada nesses molinetes que você indicou, mas pelas especificações acho que o altima micro deve ser um pouco melhor.

Sobre as varas essa sojour parece muito boa mas a Albatroz não é curta demais? Acho que ela deve limitar um pouco os arremessos, não?

Queria uma vara com a qual eu pudesse arremessar longe pois o lago de matrinxãs que eu costumo pescas é um pouco comprido.

Muito obrigado.

[]´s

Vitão.

Compartilhar este post

Link para o post

O material está de acordo Victor, mas a linha é muito grossa. Use, no máximo, 0,15mm, ou uma fluorocarbon 0,20mm.

O leader, ao meu ver, não deve ultrapassar 0,26mm.

Abraço.

Muito obrigado pela dica Melinger!

Realmente acho que eu exagerei na linha heheheheh, mas como nunca pesquei com multi acho que ainda não estou acostumado com as suas características.

Só mais uma duvida, com uma vara de 6 pés eu conseguirei arremessar mais longe, certo? Gostaria de ter a possibilidade de arremessar longe com esse equipamento pois no tanque de matrinxãs em que costumo pescar as vezes preciso arremessar longe quando elas estão manhosas.

Muito obrigado.

[]´s

Vitão.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal a iniciativa Fernando! É uma forma de pescar acessível a todos!

A diferença da light para a ultra light é muito pequena, podendo capturar as mesmas espécies.

Pode ser praticada em quase todos os lugares, como lagos e rios de todas as dimensões, P&P, no mangue, mar etc.

Os equipamentos geralmente não são caros. Em média, com R$150,00 você poderá adquirir uma vara e um molinetinho para iniciar na modalidade. Com um pouco mais, compra-se uma linha multi bem fina, a qual considero ideal no quesito sensibilidade e fisgada.

Como isca, pequenos spinners e plugs são os mais usados, podendo também usar outras iscas como mosquinhas e criaturas, usadas com auxílio de uma bóia de arremesso.

A L e UL é interessante para desenvolvermos a sensibilidade no trabalho com artificiais e é um bom início para quem quer começar a usá-las.

Quanto ao material, uma vara de no máximo 10 Lbs é o ideal, rápida ou semi rápida, com no mínimo 6 pés, pois como são usadas iscas leves, uma vara maior arremessará melhor.

Um micro molinete, um leader de bitola fina (entre 0,23 a 0,26mm é o ideal), e um pequeno snap de qualidade.

Vamos comentando mais detalhes na sequência!

Abraços.

O problema é que todas as lojas online, não possuem um sistema de filtro decente!! é só por seção. procurar uma vara destas é navegar por umas 20 páginas de cada loja para chegar a conclusão que não o material compatível com o comentado no forum.

escolher iscas então??? só se voce já sabe o que quer, porque não há filtros por tipos de iscas é só por fabricante.

é sofrível!!! não visitei nenhum site de loja de pesca decente até agora.

Se alguém achar o material em alguma loja online, peço a gentileza de postar o link neste post.

Compartilhar este post

Link para o post

Só mais uma duvida, com uma vara de 6 pés eu conseguirei arremessar mais longe, certo? Gostaria de ter a possibilidade de arremessar longe com esse equipamento pois no tanque de matrinxãs em que costumo pescar as vezes preciso arremessar longe quando elas estão manhosas.

Muito obrigado.

Exatamente! No mínimo 6 pés no L e UL para conseguir arremessos mais longos e precisos, já que as iscas são bastante leves. O tamanho ideal é 7 pés, mas é difícil encontrar varas L e UL neste tamanho. O maior tamanho que encontrei foi 6'6".

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que todas as lojas online, não possuem um sistema de filtro decente!! é só por seção. procurar uma vara destas é navegar por umas 20 páginas de cada loja para chegar a conclusão que não o material compatível com o comentado no forum.

escolher iscas então??? só se voce já sabe o que quer, porque não há filtros por tipos de iscas é só por fabricante.

é sofrível!!! não visitei nenhum site de loja de pesca decente até agora.

Se alguém achar o material em alguma loja online, peço a gentileza de postar o link neste post.

Pois é Paulo, particularmente não gosto de lojas virtuais porque realmente é complicado encontrar o que você precisa, então procuro pesquisar e comprar na forma convencional, me deslocando até uma loja da minha preferência. Mesmo assim não encontrando o que necessito, peço ao dono da loja (que geralmente é amigo e conhecido) que encontre o que preciso. É dessa forma que tenho conseguido.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

[]´s

Vitão.

Tenho praticamente tudo da sumax. Me passe seu mail para meu mail <vicente_sennajr@yahoo.com.br> que te mando duas listas de material de pesca. Valeu pelas dica da braspon.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

[]´s

Vitão.

Compartilhar este post

Link para o post

Minha gente, todos já devem ter visto a dificuldade que eu estou para encontrar essa vara light para molinete. Não encontrando, fica muito ruim usar vara p carretilha?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

E aí colegas pescadores.

Na correria profissional, nao consegui mais acessar com o devido tempo o Fórum.

No feriado do dia 21 fui estreiar o conjunto narrado, mas enfrentrei muitas dificuldades para o arremesso, o que penso ser devido ao tamanho da varinha. Assim, estou atrás novamente de uma maior, com ação e libragem L ou UL. Daí recorri a carretilha, que é minha pescaria correiqueira. A curiosidade foi o pacu que entou numa popper verde limao com glitter toda chamativa. A fisgada foi na queda da isca, pela cor deve ter achado que era uma frutinha!

Vicente, a respeito das especificações do conjunto, vou ficar devendo agora somente o da vara (que inclusive para o conjunto está previamente aposentada, rsrs) pois está em casa, o molinete e linha consigo pegar pela net.

Assim:

Molinete Altima Micro - recolhimento: 5.2:1, 5 rolamentos de esferas + 1 rolamento de roletes, Estrela da fricção com ajuste ponto a ponto, Anti-reverso infinito, Sistema balanceado, Cap. de linha: (mm-m): 0.15–190 / 0.20–135 (http://www.marinesportsfishing.com/produtos.php?action=detalhe&id=583).

Linha Sumax Spectra 10mm - 12 lbs (http://www.sumaxfishing.com/detalhes.asp?id_anuncio=301).

E iscas comprei Spinner da MS, similar aos que Melinger postou, ainda estou para comprar os da Wonder's.

E é isso aí pessoal, vamos compartilhando e apreendendo cada vez mais.

Grande abraço,

Beto

Compartilhar este post

Link para o post

E aí colegas pescadores.

No feriado do dia 21 fui estreiar o conjunto narrado, mas enfrentrei muitas dificuldades para o arremesso, o que penso ser devido ao tamanho da varinha. Assim, estou atrás novamente de uma maior, com ação e libragem L ou UL. Daí recorri a carretilha, que é minha pescaria correiqueira. A curiosidade foi o pacu que entou numa popper verde limao com glitter toda chamativa. A fisgada foi na queda da isca, pela cor deve ter achado que era uma frutinha!

Vicente, a respeito das especificações do conjunto, vou ficar devendo agora somente o da vara (que inclusive para o conjunto está previamente aposentada, rsrs) pois está em casa, o molinete e linha consigo pegar pela net.

Assim:

Molinete Altima Micro - recolhimento: 5.2:1, 5 rolamentos de esferas + 1 rolamento de roletes, Estrela da fricção com ajuste ponto a ponto, Anti-reverso infinito, Sistema balanceado, Cap. de linha: (mm-m): 0.15–190 / 0.20–135 (http://www.marinesportsfishing.com/produtos.php?action=detalhe&id=583).

Linha Sumax Spectra 10mm - 12 lbs (http://www.sumaxfishing.com/detalhes.asp?id_anuncio=301).

E iscas comprei Spinner da MS, similar aos que Melinger postou, ainda estou para comprar os da Wonder's.

Grande abraço,

Beto

Beleza Alberto.

O meu molinete tb é um altima micro e está com multi 10LBS. Só falta mesmo a vara. Qdo puder, me passe.

Obrigado

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

E aí colegas pescadores.

Assim:

Grande abraço,

Beto

Beleza Alberto.

O meu molinete tb é um altima micro e está com multi 10LBS. Só falta mesmo a vara. Qdo puder, me passe.

Obrigado

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

falando em vara, tava em busca de uma varinha de +/- 1,60 para juntar aos equips ul, e por ocasião em um colega meu achei por 30 reais, ainda cabei pagando 25 uma da maruri, cabo bipartido cheio das graças coisa linda a varinha.

Até de fato é ela que esta na foto minha com o pau que postei neste topico, fica a dica achei exelente a varinha ainda mais pelo preço que paguei .

Compartilhar este post

Link para o post

falando em vara, tava em busca de uma varinha de +/- 1,60 para juntar aos equips ul, e por ocasião em um colega meu achei por 30 reais, ainda cabei pagando 25 uma da maruri, cabo bipartido cheio das graças coisa linda a varinha.

Até de fato é ela que esta na foto minha com o pau que postei neste topico, fica a dica achei exelente a varinha ainda mais pelo preço que paguei xD.

Onde vc comprou. Quais as especificações dela (marca, modelo, casting)?

Abração

Compartilhar este post

Link para o post