Ir para conteúdo

Pesca light e ultralight. Vamos explorar este assunto?

Recommended Posts

Marcos,

a vara eu não conheço para opinar.

Quanto a molinete indico o SHIMANO SYMETRE SY500FJ.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 181
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Pessoal, obrigado pelos posts, vamos aprender muito juntando o conhecimento de todos. Conforme me comprometi ao iniciar este tópico, posto minha experiência com UL. Tecnicamente, a pesca UL é a q

Se entendi é o "conjunto da obra" que define. posso estar pescando tilápias com 4 lbs e ser UL, tucunares com 14lbs ou cações com 20lbs e também ser UL? é a proporção da relação peixeXresistência,

Bom Dia Pescadores,  Por acaso da para pescar Tambaki de U.L em Pesque e pague? Tambaki bruto, na média de 15 a 20 KG, eu consigo pescar com U.L ? Digo isso pois fui pescar e tinha um cara que es

Posted Images

14 horas atrás, Fernando disse:

Marcos,

a vara eu não conheço para opinar.

Quanto a molinete indico o SHIMANO SYMETRE SY500FJ.

Obrigado pela dica.

Link para o post
  • 3 years later...

Boa tarde pessoal !

Estou montando um novo conjunto UL, porém esse tópico ta meio desatualizado, dificil encontrar os equipamentos aqui indicados.

A vara pensei em uma Shimano Clarus 1,68m 2-6lb Ação Rápida 2 Partes cod. CSS56UL2D

O molinete um Shimano Sedona SE500FI ou um SE1000FI (mais fácil de encontrar)

O que acham?

Link para o post

Para mim UL e de 6lbs para baixo... eu ja uso a mais de 10 anos um conjunto molinete Quantum SS10 e vara Mitchell Fulcrum 2-6lbs. Agora o interessante e que consigo pescar muito bem com linha mono de 6lbs. Ja peguei Pacu borracha de 3 kilos com esse conjunto, mas não consigo pescar quando coloco linha de 4lbs. Cara nem consigo fazer bem os nos com 4lbs... so de apertar ja quebra... Tem gente que consegue pescar ate com linha de 2lbs !!

Link para o post

Bom Dia Pescadores, 

Por acaso da para pescar Tambaki de U.L em Pesque e pague? Tambaki bruto, na média de 15 a 20 KG, eu consigo pescar com U.L ? Digo isso pois fui pescar e tinha um cara que estava pescando de U.L e tirou vários tambas gigantes com esse equipamento, foi muito bonito de ver a briga, não sei como a vara não quebrava kkkkkkkkkkk, alguém poderia me ajudar nisso? Queria saber a vara que aguenta isso, a linha pode ser uma 0,28mm, molinete talvez um Joker, mas a vara eu desconheço.

• Like 1
Link para o post
  • 1 year later...

Senhor Ronaldo Queiroz, posso responder todas as suas perguntas, mas primeiro, preciso saber se este pescador depois de fisgar o Tambaqui fica inerte (parado) ou movimentava-se pelo pesqueiro, aproximando-se do peixe? A probabilidade é de que 99% estava inerte como muito se vê na maioria dos casos. 

Link para o post

Percebi que muitos usuários não mais participam do fórum, então vou responder a revelia.

A vara precisa ter a minima potência para cansar um peixe e o tempo pata utilização da técnica escolhida, para que possa ser recolhido, o que significa isto?

A principio qualquer vara serve pescar um tambaqui, inclusive uma ultraligth de 1 a 4 libras (lb ou lbs), que arremesse iscas de 0,5g as 4g, ultra sensível e com certeza, oca e muito leve, e na verdade, esta vara em tese irá quebrar com o arremessar de uma isca artificial de 7g, isto é, quebra com facilidade...

Vamos considerar que o colega seja um pescador supertécnico (que não é o meu caso, sou o rei da fibra de vidro e fujo destes equipamentos de carbono puro kkk), então, o seu molinete, não pode estar regulado para uma drag (freio) acima de 1,8 kg (4lb) e sua linha não pode ter ruptura maior que esta libragem, isto é, deve-se utilizar uma linha de 4lbs de fato, aqui cabe somente linhas de procedência e que mesmo assim, devem ter a ruptura medida por uma balança digital, mas este conjunto está trabalhando no limite e isto não é legal, geralmente trabalha-se com 25% a menos, então a linha a ser usada é a de 3lbs ( 1,3kg), automaticamente deve-se regular a drag do molinete para 1,3kg utilizando-se uma balança digital ou mecânica mesmo, daquelas pequenas antigas, alguns alicates vinham com ela. Então veja que neste caso, é melhor uma molinete de tamanho 500, ou 05, ou ainda X01, conforme o modelo com drag pequeno e peso compatível com o equilibro no reel seat da vara, terminada a configuração do equipamento de pesca em 75% da capacidade dele.

Volta-se a pergunta se um conjunto ultraligth,  molinete com drag a 1,3kg, recolhe-se um tambaki acima deste peso, ou um de 5kg ou ainda maior do que 10kg: SIM! 

Tudo vai depender da perícia com o equipamento e do uso de um aliado do ultraligth, na verdade, devido a este tópico, pesquisando no youtube, fóruns, inclusive internacionais, fiquei perplexo com a falta de informações sobre as funções do antireverso dos molinetes.

1) A mais conhecida, é o de travar o molinete somente em um sentido, forçando o peixe a usar o freio (drag) do molinete. Utiliza-se este método quando:

1a) Tem-se completamente confiança que o conjunto está a 75% da configuração, permitindo a fisgada e a corrida do peixe, desde que a boca do peixe não seja óssea o bastante para não permitir a auto fisgada, inclusive, com a linha esticada e isca natural, deixa-se uma pouco de linha a um palmo, perto do molinete para facilitar o tranco da fisgada, ou um conjunto com drag máximo (freio máximo), vara, linha, etc e que esteja na potência acima dos peixes a serem pescados.

1b) Quando se tem certeza que os peixes são menores do que a capacidade máxima da configuração do conjunto, evitando rompimento de linhas, nós, anzóis, quebra de varas e estrangulamento das partes internas do molinete...

2) A segunda é a de regular a distância de retorno a areia na pesca de praia, isto é, entra-se dentro da água para ajudar a distância do arremesso, depois, destrava o antireverso e vem retornando, regulando a tensão da linha com a mão, deixando a linha sempre esticada para não se perder os momentos preciosos, técnica utilizada geralmente em competição da escola japonesa.

3) A terceira é a liberação do anti-reverso, isto permite a corrida do peixe, com a linha tensionada, podendo inclusive ir recolhendo a linha quando percebe-se uma folga, geralmente é a técnica predileta da escola americana embarcada e para carpas, depois da corrida, vai-se até o peixe com o barco, ou mesmo a pé, se for possível, recolhendo a linha, e trava-se o anti-reverso, voltando novamente a briga, fazendo o uso desta técnica quantas vezes for necessária, até que o peixe se canse totalmente. Esta é a técnica utilizada na ultralight.

4) A quarta, é a liberação do anti-reverso, geralmente quando não se confia plenamente na configuração conjunto, para evitar quebra da vara e rompimento da linha, trabalha-se manualmente com as mãos. 

Veja que esta técnica ao ser utilizada em mar, é inviável, pois o peixe corre em distância longas para buracos no fundo que ocasionaram o rompimento do líder, exigindo conjuntos equilibrados e compatíveis com drag altos e carreteis com alta capacidade de linha, veja que neste caso, a estrutura do molinete deve-se compatível também, caso contrário ele vai se retorcer complementarmente, ficando as estruturas abaladas.

Quanto a indicação: 

Vamos lá, a primeira indicação é a minha, hahaha, linha Araty ou Maruri, tenho medo da Dourado, muito forte para esta modalidade, vara pode ser a da MCL 2,70 fibra de vidro e um molinete 500 da Saint, ou o Tiga 400 ou ainda o da Rapala 500, indo do Sienna até o Sahara 500, todos me serviriam, na verdade, tinha um tiga 400, que já vendi.

Mas se o colega quer ser o top da ultraligth no mundo, aqui abaixo está a sua configuração: 

Molinete da Marca Nomura Hiro Ligth Game (Tecnologia JAPONESA)

A Vara é a da marca Mitchell Epic Spinning 302 em 2 seções, de 3 (três) metros, de 1 a 8 libras, pesa 110 gramas.

Utilize linhas Nanofil compatíveis, funcionam apenas por uma temporada, logo se desgastam, mas são linhas verdadeiras na libragem, inclusive é mais fácil elas se romperem do que quebrar a vara, o que é essencial nesta modalidade. 

Bom, acho que ficou bem explicado, e penso que vão economizar dinheiro com a leitura.

a.jpeg

• Like 1
Link para o post