Entre para seguir isso  
Law Huei

Guia para pesca com cevadeiras

Recommended Posts

Excelente. Parabéns e obrigado por disponibilizar um conteúdo tão bom...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei uma vara new pampo só q já vi vários posts falando que não se pode deixar ela no suporte (secretario) como posso contornar esse problema???

Tem como fazer um suporte adequado?

Abraços ... parabéns tópico muito bem elaborado!

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei uma vara new pampo só q já vi vários posts falando que não se pode deixar ela no suporte (secretario) como posso contornar esse problema???

Tem como fazer um suporte adequado?

Abraços ... parabéns tópico muito bem elaborado!

Normalmente os cevadores não soltam vara para nada :harhar::chuvaa:

Se voce deixar quase horizontal não tem problema.

Só tem uma inconveniência, pode machucar o cabo da vara.

Fiz um suporte com boia espaguete e tem funcionado sem problema:

NLBqP.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Tamaki, vou fazer um desse tbm até pq nesse frio o jeito é a espera com torpedo.

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente os cevadores não soltam vara para nada :harhar::chuvaa:

Se voce deixar quase horizontal não tem problema.

Só tem uma inconveniência, pode machucar o cabo da vara.

Fiz um suporte com boia espaguete e tem funcionado sem problema:

NLBqP.jpg

Valeu Tamaki :ok: ...o problema q monto 3 equipamentos aí si um pegar n quero jogar a vara no chão ou ter q enrolar a bóia para fisgar a outra vara!

Vc pegou um suporte normal e fez?

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Tamaki :ok: ...o problema q monto 3 equipamentos aí si um pegar n quero jogar a vara no chão ou ter q enrolar a bóia para fisgar a outra vara!

Vc pegou um suporte normal e fez?

Sim peguei a mais comprida e enrolei com fita isolante de boa qualidade. Já está durando mais de 2 anos

Compartilhar este post

Link para o post

Sim peguei a mais comprida e enrolei com fita isolante de boa qualidade. Já está durando mais de 2 anos

Vou fazer o meu então...parabéns Tamaki esquema bem bolado!

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Tamaki, vou fazer um desse tbm até pq nesse frio o jeito é a espera com torpedo.

Com o que sobrar tente fazer porta-chicote:

09032011190.jpg

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Com o que sobrar tente fazer porta-chicote:

09032011190.jpg

Vou fazer o porta chicote tb os q fiz enrolaram todos Kkk...e vc usa o snap na linha principal ou na do chicote?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fazer o porta chicote tb os q fiz enrolaram todos Kkk...e vc usa o snap na linha principal ou na do chicote?

Na verdade peguei essa foto de pessoal do PDP.. :innocent::D . A minha não ficou boa.. :D ..

Uso micro-snap que Hélio confeccionou na linha principal e girador no chicote.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Law,

Muito bom tutorial, tenho tido muito sucesso nas capturas com uma nova montagem em que uso 3 anteninhas no anzol com um miçanga um pouco lixada na ponta. Nessa montagem uso um anzol de Robalo 3/0, o problema é que o palito de dente não consegue firma bem legal os EVAS e acabo utilizando um pouco de cola instantânea ( Super Bonde). Tenho uma enorme cautela pra preservar o animal o máximo possível , e gostaria de saber se essa cola chega a ser prejudicial?

Obrigado,

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite turma!

Vocês utilizam snap no conjunto para cevadeira? Se sim, qual snap utilizam?

Usam na troca da miçanga ou entre a linha e a cevadeira?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite turma!

Abs

E ae Bruno,eu uso snap na linha principal ae troco a boia ..eu costumo deixar varios chicotes amarrados na boia e é so trocar..agora colocar snap pra trocar a miçanga eu não gosto!

Abç

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite turma!

Abs

Bom Dia, Bruno!

Eu utilizo um micro snap by HS na linha principal onde prendo o girador da cevadeira e o girador do chicote!

Abraço, :D

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Dia, Bruno!

Eu utilizo um micro snap by HS na linha principal onde prendo o girador da cevadeira e o girador do chicote!

Abraço, :D

Você pode me enviar o modelo?

Pelo que entendi vc usa no chicote e na linha principal?

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Law,

Muito bom tutorial, tenho tido muito sucesso nas capturas com uma nova montagem em que uso 3 anteninhas no anzol com um miçanga um pouco lixada na ponta. Nessa montagem uso um anzol de Robalo 3/0, o problema é que o palito de dente não consegue firma bem legal os EVAS e acabo utilizando um pouco de cola instantânea ( Super Bonde). Tenho uma enorme cautela pra preservar o animal o máximo possível , e gostaria de saber se essa cola chega a ser prejudicial?

Obrigado,

Opa,

Desculpa pela demora em responder.

Sinceramente não vejo como prejudicial o uso da cola, quero deixar claro que é apenas o meu ponto de vista pessoal.

Pode ser polêmico, mas se formos radicais, até o anzol faz mal ao peixe não é mesmo ?

O importante é pescar com consciência.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode me enviar o modelo?

Pelo que entendi vc usa no chicote e na linha principal?

Valeu

Mande o endereço via MP!

Bruno, só uso na linha principal, antigamente usava um depois da boia cagueta pra troca do chicotinho!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Mande o endereço via MP!

Bruno, só uso na linha principal, antigamente usava um depois da boia cagueta pra troca do chicotinho!!!

Helio, posso enviar o endereço tbm? :poke::rotfl2::rotfl2:

Eai tem planos para sabadão tava pensando quem sabe... :yahoo:

Compartilhar este post

Link para o post

Pode não, Vini... te entrego pessoalmente!!! rsrsrs. :harhar:

Plano B, plano B... te mando um MP, senão o Law não vai gostar que disvirtuamos o topico dele!!! :assobiando:

Abração, :D

Compartilhar este post

Link para o post

Helio estou na mesma duvida poderia me enviar o modelo ? :frusty: :frusty: :frusty:

Compartilhar este post

Link para o post

Helio estou na mesma duvida poderia me enviar o modelo ? :frusty: :frusty: :frusty:

Takeshi, desculpe me pela demora em lhe responder.

Para quem tiver duvidas mande uma MP para o Fernando Succi, passei o meu fornecedor para ele!!!!

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Ok obrigado Helio.

Abrçs

Compartilhar este post

Link para o post

Ok obrigado Helio.

Abrçs

Takeshi, o Succi vai estar lá na PN e eu também!!!

Nos conversamos lá!!!

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Saudações amigos,

Não pude pescar neste fim de semana de feriado prolongado, como todo bom pescador, não consegui ficar sem pensar em pescaria, para fazer algo útil, resolvi escrever um guia de pesca com cevadeiras. Este guia destina-se a iniciantes da modalidade que do meu ponto de vista é um dos mais eficientes para captura dos maiores peixes em pesqueiros do tipo pesque e pague, pode ser usada para capturar diversas espécies sendo que as mais cobiçadas são os peixes denominados de redondos (pacus, tambaquis, tambacus e patingas), porém é muito eficiente na pesca de outras espécies de peixes tais como carpas, cacharas e tilápias.

Sei que já existe muitas informações dispersas no site, porém resolvi escrever e reunir todas as informações em um único post, justamente para facilitar a leitura e aprendizado aos que querem iniciar, vamos ao que interessa:

Pesqueiros: Existem inúmeros pesqueiros espalhados neste nosso país, a pesca com cevadeiras é eficiente apenas para espécies de cativeiro ou seja de lagos artificiais e naturais (pesqueiros de pesque e pague), uma vez que a isca utilizada é a raçao dada como alimento para os peixes ou iscas que imitam estas raçoes. Podemos citar aqui em São Paulo diversos pesqueiros famosos para a pesca nesta modalidade, sendo as que eu considero mais produtivas, não nesta ordem, mas como referência na captura de grandes redondos:

Pesqueiro Taquari: Localizado em São roque, dispensa comentários pelo seu belo lago e enormes exemplares de tambacu entre outros peixes;

link de relato: http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/27116-relato-taquari-05062010/

Pesqueiro Tio Oscar: Outro pesqueiro antigo e famoso, localizado em Mairinque/ Itu, considero o pesqueiro com os maiores exemplares de tambacu, justamente por ser um pesqueiro bem antigo;

link de relato: http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/28421-relato-tio-oscar-250710/

Pesqueiro 3 irmão: Grande point no inverno, localizado em Itariri proximo a peruibe, possui açao de redondos o ano todo, mesmo no inverno, a temperatura do local raramente cai abaixo de 14 graus, devido a altitude do pesqueiro a nível do mar, os peixes são mais fortes e brigadores do que o normal em outros pesqueiros de são paulo;

link de relato: http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/27644-relato-de-pesca-fim-de-semana-260610/

Pesqueiro Matsumura: Outro velho e bom pesqueiro localizado em parelheiros, possui um grande lago que proporciona enormes arremessos;

link de relato:

http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/26424-matsumura-0805-poucos-peixes/

Pesqueiro Kobayashi: Localizado em mogi das cruzes, possui um grande lago e ambiente familiar.

link de relato:

http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/27434-pesca-junina-2010/

Citarei apenas estes 5 pesqueiros uma vez que conheço os lagos, porém existem diversos outros pesqueiros tão bom (ou melhores)do que estes : Corrego das antas, Maeda, Pantanosso, Lago azul em mogi guaçu, 2 palmitos, feroz, lagoa dos patos e etc.........

Material de pesca:

Varas: As varas ideais são as que proporcionam um arremesso longo, devem necessariamente ter um casting (capacidade de lançar iscas) elevado, pois frequentemente o conjunto de cevadeira pesa entre 50~100 gramas.As varas geralmente informam o casting ou Lure em OZ (onça) sendo que a equivalencia aproximada é de 1 OZ= 30 gramas. O comprimento das varas variam de 2 metros a 3 metros ou até mais, A informaçao geralmente é passada em pés FT e polegadas ", a equivalencia é que uma polegada equivale a 2,54 cm e um pé equivale a 30 cm, portanto uma vara de 7 pés tem 2,10 metros. Podemos citar como varas mais utilizadas para a modalidade: Shimano Clarus, Albatroz Pampo e Sumax Kenzaki.Existem outras varas que servem para a modalidade, porém cito apenas as mais utilizadas, cabe ao pescador verificar qual atende a sua necessidade.

varas.jpg

Linhas: Existem linhas monofilamento e multifilamento, sendo que cada um tem a sua vantagem e desvantagem. A escolha de um ou outro engloba diversos fatores, inclusive o financeiro. Tenho preferência pela linha de multifilamento pela sua menor espessura e uma fisgada mais seca e rápida.

A referência que utilizo e julgo como ideal para a modalidade são as de linhas de 30 a 40 libras/lb (1 lb equivale a mais ou menos 450 gramas). Utilizo a linha de 40 Lbs/0,28 pelo fator resistência durante o arremesso, ela raramente se parte durante o arremesso.

linha.jpg

Chicote: Além da linha principal, na modalidade cevadeira utiliza-se um chicote de monofilamento ou fluorcarbono, o diâmetro da linha varia entre 0,30 a 0,50 mm. Prefira os chicote feitos por linha transparente, pois quando mais invisível for para o peixe, mais eficiente é.

chicote.jpg

Carretilha: O ideal para a modalidade na minha opinião é a carretilha, devido principalmente a facilidade de travamento da linha durante o arremesso, na pesca com cevadeiras arremessar no ponto certo é importantíssimo, muitas vezes até mais importante do que a isca utilizada, porém molinetes podem ser utilizados sem

problema algum...conheço exímios pescadores de cevadeira que utilizam o molinetes, sem perder precisão de arremesso.Para pesqueiros a minha escolha é por carretilhas de perfil baixo que comportem pelo menos 120 mtrs de linha. Muitas pessoas perguntam se não é melhor usar carretilhas de perfil alto, ou que comportem mais linha, usar carretilhas com maior capacidade de linha não prejudica em nada na modalidade, porém possui o fator peso !! Estamos falando em arremessar 70 gramas por pelo menos 50 metros o dia inteiro, isso dá pelo menos 200 arremessos, as vezes precisamos arremessar 70-80-90 metros para chegar no peixe. Só quem já pesca nesta

modalidade sabe como é importante o equilibrio do conjunto de vara+carretilha, por isso peso da carretilha é importante..seu braço/ dedo e ombro vai agradecer no fim da pescaria.

carreta.jpg

Anzol: Não existe um anzol específico para a pesca com cevadeira para redondos, os mais utilizados são o Chinu tamanho 6,7 e 8, Maruseigo tamanho 18 e 20 e o de robalo 1/0 a 3/0 (anzol tipo wide gap) (respectivamente os modelos nas fotos). Costumo usar os maruseigos tamanho 18 e 20, niquelado ou preto, uso também os anzois do tipo "Robalo" tamanho 2 e 3. Diversos outros anzois podem ser usados. Dê preferencia aos de boa marca e com resistência comprovada, não é raro o anzol voltar mastigado ou até mesmo ser cortado durante a briga com o redondo. O Uso do cabo de aço é desaconselhável por inibir os ataques de peixes, prefiro mil vezes perder um anzol do que perder uma fisgada, Varia muito do pesqueiro e dia a escolha da cor de anzol, via de regra quando menor o anzol maiores são as chances de açao, porém mais arriscado de perder o peixe por entortar o anzol ou cortar o mesmo com mais facilidade, neste caso deve se regular muito bem o drag da carretilha, soltando a frição.

anzois.jpg

Ceva: Usamos como ceva a raçao dada para os peixes, ela é conhecida também como Guabi, existem diversas marcas, as mais conhecidas são o pirá, amicil e o purina e são próprios para peixes.Podemos usar a Guabi como isca, sendo que ela deve ser preparada amolecendo a mesma em pinga ou vodka, existem diversos tutoriais ensinando como faze-la, é uma das iscas mais eficientes para a modalidade, segue link de outros posts ensinando como fazer:

http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/15607-guabi-na-pinga/

http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/22757-guabi-na-pinga/

guabi.jpg

Boias cevadeiras: A boia cevadeira mais conhecida e utilizada são os da marca barão, existem diversos tamanhos de copos e pesos diferentes, as mais utilizadas pesam entre 45 e 60 gramas. Coloca-se a ceva no copo da cevadeira e arremessa o conjunto, a boia em contato com a água vai flutuar na parte superior, liberando a ceva para atrair o peixe.

boiacevadeira.jpg

Boinha: Boia para visualizaçao de fisgada do peixe, o uso dela é opcional, mas é muito importante para identificar a profundidade que o peixe está se alimentando além de visualizar o momento da fisgada, o tamanho mais utilizados é o 3, porém outros tamanhos podem ser utilizados também. Uma dica quando já souber a altura que os peixes estão se alimentando é amarrar uma linha direta na cevadeira com a profundidade do chicote, esta montagem é muito útil principalmente nos dia com muito sol, quando fica difícil a visualizaçao da boinha. Eliminando a boinha a identificaçao da fisgada é feita visualizando a própria boia cevadeira.

boinha.jpg

Montagem: A montagem tradicional é amarrar um chicote no girador da boia cevadeira, este chicote tem geralmente 3 metros de comprimento, deve se colocar uma boinha para identificaçao de fisgada e regulagem de profundidade (uso opcional), finalizando com anzol amarrado na ponta da linha.O uso de EVA é opcional, o EVA ajuda a flutuar a isca e deixa-la a flor d'água nos dias que os peixes estão muito ativos e alimentando na superficie.Usei uma linha fluorescente e chicote curto para facilitar a visualização.

conjuntomontado.jpg

EVA: O EVA é uma espuma rigida que ajuda na flutuabilidade da isca, pode ser de várias cores, tem dias que o peixe é seletivo quanto a cor e a utilização da mesma na montagem.

evaj.jpg

Miçangas: Sao as iscas plásticas que imitam a ceva dada aos peixes. Não existe uma cor certa a ser utilizada, o peixe é muito seletivo quanto a cor quando estão manhosos, sendo que o grande desafio é achar a cor e montagem certa. Caso acerte é um peixe atrás do outro.A montagem pode mudar muito no decorrer do dia, sendo que o pescador deve buscar uma nova montagem caso não tenha sucesso nas açoes. Utiliza-se muito também

os coquinhos, caroços de azeitona entre outros.

miangas.jpg

Outras tralhas: Na pesca de tambas alguns itens são fundamentais para uma boa pescaria, tenha se possível nas tralhas um bom alicate de bico longo para retirada do anzol, os redondos possuem mandibulas e dentes muito fortes, tenha também palito de dente para travar o EVA na altura desejada, guarde também alfinete para espetar na cevadeira para ajudar no arremesso de iscas que não sejam a miçanga ex: Pão, salsicha e beijinho.

Se puder tenha uma camera fotográfica para registrar a pescaria.... quem sabe não sai o tão cobiçado troféu não é mesmo ?? Tenho certeza que você vai se odiar se não tiver câmera para registrar o baguá de 25 kilos kkkkk.

Repelente também não pode faltar além de protetor solar e um boné ou chapeu de pesca. Óculos polarizados podem ajudar na visualização da boia quando houver muito reflexo na água.

De resto é muito treino e dedicação, vai perceber que a pesca com cevadeira é muito dinâmica, pois força o pescador a ser técnico quanto ao arremesso certeiro e a buscar a montagem e cor da miçanga "matadeira". Espero ter ajudado aos que iniciam na modalidade. Sugestões e informaçoes complementarem devem ser postadas, uma vez que a idéia do post é de ser o guia definitivo para a pesca com cevadeiras.

As marcas de material de pesca utilizados nas fotos são as que eu uso, e em nenhum momento quero dizer que são as melhores ou mais adequadas a modalidade, são apenas marcas e opçoes a serem consideradas.

Abraços.

Law

Ótimas dicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eai pessoal, vou aproveitar essa tópico para que não seja aberto outro para falar sobre um mesmo assunto.

Eu tenho uma duvida, essa vara http://www.ciadapesca.com/detalhes.asp?NLevel=5&IdProd=1479 (Albatroz Manjuba) seria adequada para pesca com cevadeira?

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post