Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Entre para seguir isso  
Rodrigo Canela

Como ainda existem "pescadores" capazes de acabar com a vida de um exemplar desses...

Recommended Posts

Boa noite a todos os companheiros de fórum!

Como viciado que sou, como muitos colegas aqui, sempre que posso assisto a programas de pesca, busco vídeos

pela net, sempre fazendo aquelas famosas pescarias virtuais, admirando viagens de colegas.

Ontem acabei achando um vídeo no youtube onde o título indica a pesca de dourados em Governador

Valadares. Fui assistir, vi o "pescador" pegar o peixe. Um exemplar daqueles que agente raramente vê hoje em dia em nossos rios, principalmente aqui em Minas Gerais, onde, infelizmente, a coisa tá cada vez mais feia. Nm primeiro momento fiquei babando, pensando: "Porque não tem um rio desses aqui perto de casa?".

Ao final do vídeo, a tristeza e indignação tomou conta da admiração até então obtida. O pescador acabou achando melhor levar aquele troféu para casa. Indignação, revolta, tristeza.

Putz. Como alguém ainda faz isso hoje em dia? Será que ele não pensa em pegar outros, em pegar talvez o mesmo mais uma vez, ou deixar que outros pescadores tenham o prazer de encarar a briga com um douradão daqueles? Será que até hoje ele não ouviu falar de pesca esportiva? Duvido, já que ele apresenta o vídeo como um verdadeiro apresentador de programa de pesca, o que foi até engraçado e interessante no começo.

Beleza comer um peixe. Quem não gosta? Mas matar um exemplar desses? A carne, como sempre, nem é saborosa em peixes assim, gordos. Vai pegar uma traíra, um piau, uma curimba. Pega peixe que tem em abundância. Mas não...o cara quer um douradão desses.

Já vi que alguém andou criticando a atitude dele, mas o pescador simplesmente disse que não estava violando lei alguma e que não era para encher o saco dele. Quanta ignorância. Se fiquei com raiva? Melhor nem falar disso.

Infelizmente, temos esse enorme problema de educação, e a falta de inteligência daqueles que cometem crimes (na minha concepção, sim. Matar um peixe daqueles é crime) como este filmado por este cidadão que acha que está certinho.

E quando falo que esse cidadão, na minha concepção, cometeu um crime, baseio minha opinião não em leis escritas, aprovadas por nossos espetaculares políticos, mas sim na lei da consciência. Agente não deveria precisar de lei e medo de polícia para saber e fazer o que é certo. Ainda mais quando se trata de algo que você sabe que, de alguma forma, irá prejudicar a você e seus semelhantes.

Infelizmente, agente ainda se depara com pessoas sem a menor consciência ambiental. E, em razão destas pessoas, agente tem que cobrar, exigir, que leis mais rígidas sejam elaboradas, aprovadas e cumpridas em todo o Brasil.

No caso em questão, aqui em Minas Gerais falta tudo: lei, fiscalização, e, claro, educação e consiência. Coitados daqueles que se iludem com o nosso São Franciso. Para pegar um peixinho lá tá difííííícil....Sem contar as outras bacias, afluentes.

As eleições estão aí ainda. Alguém viu alguma proposta para a pesca, para a preservação, para recuperação de nossas bacias, e para a punição real de crimes ambientais? Eu, sincerametne, não vi nada. Vi apenas um vídeo do Ministro da Pesca falando do desenvolvimento da pesca esportiva, mas nada de concreto, algo compromissado.

Derrubar uma árvore é mais grave do que matar um peixe desses? Derrubar a árvore dá uma dor de cabeça. Falo por experiência de trabalho. Já matar um exemplar desses...O cidadão simplesmente fala que não cometeu crime.

Vejo o que foi feito na Argentina em relação às leis que regem a pesca por lá. Inveja dos hermanos.

Aqui agente vê isso:

Não sei se, de alguma forma, estou violando as normas do fórum. Peço desculpas se o faço ao postar

este relato, desabado. Mas é que fiquei muito p. da vida vendo este vídeo. Se eu morasse por lá...acho que

ia dá problema pra mim, porque eu ia atrás desse "pescador" reclamar pessoalmente.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

3 palavras

é um infeliz

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente, é comum.sad.gif

Compartilhar este post

Link para o post

nao entendi :doubledown: é proibido pescar dourados??? qual é o problema de levar um peixinho pra comer com a familia????? o termo pesca esportiva foi criado nos USA (sport fishing) e nao significa que vc nao pode matar peixes, acho que a unica coisa que podemos dar pro cara do video é PARABENS :clapping: :clapping: :clapping:

acabei de jantar um atun que pesquei ontem..... delicioso.....

Compartilhar este post

Link para o post

nao entendi :doubledown: é proibido pescar dourados??? qual é o problema de levar um peixinho pra comer com a familia????? o termo pesca esportiva foi criado nos USA (sport fishing) e nao significa que vc nao pode matar peixes, acho que a unica coisa que podemos dar pro cara do video é PARABENS :clapping: :clapping: :clapping:

Joe, não é proibido, eu mesmo levo algum para casa, mas creio que a intenção do Rodrigo era que seria de bom tom não matar o peixe em um programa, como exemplo aos expectadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Joe, não é proibido, eu mesmo levo algum para casa, mas creio que a intenção do Rodrigo era que seria de bom tom não matar o peixe em um programa, como exemplo aos expectadores.

pois é Mauricio o exemplo que o cara ta dando é otimo... como pescar um peixe pra poder comer com a familia..... se ele estivese usando uma rede ou algo do genero eu entenderia mas o cara pescou o peixe com vara linha e anzol.... 100% pesca esportiva.....

Compartilhar este post

Link para o post

O grande problema é q a galera acha q matar peixe é errado e soltar peixe é certo,simplesmente discordo disso

A galera reclama quando pega peixe abaixo de medida e agora reclama quando mata peixe acima da medida

Eu prefiro comer os peixes q eu pesco do q ir no mercado e comprar,e normalmente esse peixes de mercado sao td de rede

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo Joe.

E no MEU, ponto de vista a indignação cabe com quem despeja esgoto, cerca de rede, pesca na piracema, leva mais do que deveria ou abaixo da cota, policia que não fiscaliza e afins...

Quem pesca e solta tudo faz por escolha própria, criticar um individuo que leva um peixe dentro da medida e da cota para comer em casa, isso sim é uma ENORME falta de educação.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem pesca e solta tudo faz por escolha própria, criticar um individuo que leva um peixe dentro da medida e da cota para comer em casa, isso sim é uma ENORME falta de educação.

Disse tudo Luciano.... appl.gifappl.gifappl.gif

Compartilhar este post

Link para o post

O grande problema é q a galera acha q matar peixe é errado e soltar peixe é certo,simplesmente discordo disso

A galera reclama quando pega peixe abaixo de medida e agora reclama quando mata peixe acima da medida

Eu prefiro comer os peixes q eu pesco do q ir no mercado e comprar,e normalmente esse peixes de mercado sao td de rede

vlw

Pois é Mauricio peixe abaixo do tamanho e em quantidades exorbitantes, se eu ver eu chamo a policia :police: mas reclamar pq o cara pegou 1 (um) peixe dentro das lais vigentes... fala serio titio...... :doubledown:

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, vão me desculpar, mas eu concordo com o amigo Rodrigo..

Pelo que entendi se trata de um grande exemplar de dourado, ou seja; uma MATRIZ

Em se tratando de rios, pelo menos na minha opinião é PIOR matar um douradão de uns vinte quilos do que um exemplar, abaixo de medida. Quando o peixe chega a um certo tamanho ele vira uma matriz, ou seja, matando esses peixes a tendencia é que os peixes da regiao fiquem com a media de tamanho cada vez menor, pela falta desses reprodutores. Se fosse em um rio onde esse peixe existisse em abundancia tudo bem, mas nos sabemos que nessa região os rios estao bem sofridos pela exploraçao da pesca ai chega o cara e mata o bicho.. pior saber é que depois chega nos amigos se gabando pelo peixao e faz questao de mostrar ao vivo e em cores :furious:

Sinceramente, isso é falta de consciencia, deveriam haver leis para nao levar um peixe desses, é só comparar os rios daqui com o paranazao la na argentina, onde é proibido levar um unico exemplar de dourado. Por aqui, so conseguir capiturar um dourado em rio, voce ja se torna heroe, enquanto na argentina, douradões acima de quinze quilos ja se tornarao rotina por la :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sou contra pescar um peixe para comer, mas daí o cara falar que não infringiu NENHUMA LEI, aí não.

Segundo a Decreto n°44.084/2008 e demais portarias do IEF do estado de MG, É PROIBIDO A PESCA A 200 MTS A JUSANTE E A MONTANTE DE CACHOEIRAS, CORREDEIRAS

TODOS OS ESTADOS TEM LEIS SEMELHANTES.

O mané do vídeo, portanto, deveria estar pescando 200 metros pra baixo, perto da ponte, aí sim estaria legal, mas duvido que pegaria o peixe naquele lugar...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sou contra pescar um peixe para comer, mas daí o cara falar que não infringiu NENHUMA LEI, aí não.

Segundo a Decreto n°44.084/2008 e demais portarias do IEF do estado de MG, É PROIBIDO A PESCA A 200 MTS A JUSANTE E A MONTANTE DE CACHOEIRAS, CORREDEIRAS

TODOS OS ESTADOS TEM LEIS SEMELHANTES.

O mané do vídeo, portanto, deveria estar pescando 200 metros pra baixo, perto da ponte, aí sim estaria legal, mas duvido que pegaria o peixe naquele lugar...

Alex desculpa mas eu estava me referindo as leis de tamanho dos peixes, note que nao entendo nada de pesca de agua doce, mas gostaria de saber qual foi a lei que ele infringiu???

Compartilhar este post

Link para o post

Tema polêmico por que todos estão com razão sob o aspecto moral e ético. Pescando fora dos limites legais infringe a Lei, ferindo o aspecto moral. Mas como não há nada relacionado nas Leis em que as matrizes devem ser preservadas, fere a ética para com a prática esportiva. Esse ponto foi o que mais chamou atenção, matar uma possível matriz. Soltar um peixe significa mais um para ser pescado esportivamente depois, mas uma matriz morta refere-se a cardumes inteiros que deixarão de existir. Isso é uma afronta gritante ao que podemos entender como fator motriz da indignação da maioria.

Por incrível que pareça, aprendi muito com a discussão e os pontos de vista de todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Prezados companheiros,

De forma alguma a intenção é criar polêmica no sentido negativo da palavra. Nem quero ficar de chato aqui, criar qualquer tipo de clima ruim. Ainda mais entre pescadores, categoria mais unida do mundo.

Respeito todas as opiniões. Eu não seria idiota ao ponto de achar que sou o dono da verdade. Aliás, essa discussão que é o legal e contribui para nosso aprendizado, desde que haja respeito.

Só acho errado matar um peixe daqueles. Beleza comer um atum, quem tem aos montes nas suas regiões. Assim como pegar

um peixe que não está praticamente desaparecendo de nossos rios. Acho que o cara tá muito errado sim.

Matar um douradão daqueles...pra comer com a família? Na minha humilde opinião, é um erro. Repito, na minha opinião.

Queria saber de quem pesca em outras regiões, se acham correto matar Piraíbas, Tucuranés de 12 Kg, Jaús de 50kg. Aos que pescam no mar (sou completamente ignorante) a turma aí mata Marlin para comer com a família? Pergunto de boa mesmo, não sei de nada sobre pesca marítima.

O dourado tá desaparecendo de nossos rios. E onde pegam, só pequenos exemplares.

Engraçado é que, aqui mesmo no fórum, existem posts onde a reclamação é de que os barcos de turistas

estão acabando com os peixes. Há inumeras opiniões e relatos que são a favor da dinimuição de cota, ou cota zero.

Eu nunca tive a oportunidade, mas muitos dos colegas já, de conhecer, por exemplo o nosso Pantanal anos atrás. Peixes enormes, abundância. E hj? Vejo muita reclamação.

Existem pousadas e hotéis que adotaram a idéia da cota zero por iniciativa própria, ou excluíram algumas espécies das que podem ser abatidas, exatamente pq os peixes sumiram, mesmo a lei prevendo a cota para os pescadores. Importante lembrar que o Pantanal já foi o que hoje representa a região norte, o Pará, a Amazônia, em termos de pesca.

Pesca esportiva não fala que todos os peixes devem ser soltos, óbvio. Mas, com certeza absoluta, a preservação, ainda mais de uma espécie que está quase em extinção (em algumas bacias ele já desapareceu por completo) é algo que ser tomado, creio eu, como uma regra fundamental, em qualquer lugar do mundo.

Algumas indicações de leitura - Links:

O dourado sumiu:Clique aqui

Povoamento de alevinos - Codevasf: Clique aqui

O Paraguai também já proibiu a pesca do Dourado: Clique aqui

Pesca do dourado no Pantanal: Clique aqui

Cota zero em Cáceres - MT : Clique aqui

Em uma ligeira leitura é possível perceber a preocupação existente com uma espécie que está desaparecendo. Ou será que tudo isso é teatro e deve ser desprezado?

Mas,talvez o problema seja regional, cada um tem sua opinião influenciada pelo que vive, pelas condições de pesca que tem em sua região. Aqui em Minas a coisa não anda muito bonita para quem quer pegar um peixe (peço aos colegas de Minas, que se aventuram pelo São Francisco, pelo Rio das Velhas, e outros rios que deixem sua opinião. Seria interessante. Moro no Norte de Minas e sei bem com andam as coisas). Mas, pelo que vejo, é excelente para quem pesca no mar, no Teles Pires, no Xingú. Talvez se começar a sumir as Piraras, os Tucunas enormes, os Atuns, talvez as opiniões mudem.

Portanto, amigos, sorte de quem não sente falta. Aos que, como eu, apenas ficam escutando "causos" de épocas boas, fica a esperança de que um dia a coisa melhore. Enquanto não melhora, agente continua horas esperando uma corridinha no anzol.

Acho que a natureza, desde que o mundo é mundo, é globalizada. Essa coisa toda de globalização, no aspecto político, surgiu a pouco tempo, mas para o meio ambiente já existe desde sempre. O que faço aqui, de alguma forma, vai influenciar aí. E isso é bastante nítido, explícito, para agente que ama a pescaria (com a palavra os companheiros biólogos, e de áreas afins). E o problema levantado aqui, no final de tudo, diz respeito à proteção de uma espécie que está condenada à extinção.

Como disse no começo, é apenas a minha humilde opinião. Respeito todas as outras, caros companheiros de pesca.

Essa discussão é de grande proveito para todos nós.

Como disse Voltaire: "Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo."

No mais, desejo excelentes pescarias aos que tem condições favoráveis (não falo no aspecto financeiro, falo de peixe), e boas tentativas aos que, como eu, estão na batalha, na labuta, tentando, tentando, tentando...Pelo menos o pôr do sol no São Franciso continua show de bola! E também desejo vida longa aos dourados!

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

E, prezado Capitão...matar um exemplar de uma espécie que está quase em extinção, na minha opinião, como todo respeito já explicitado, não é um bom exemplo, mesmo que seja pra comer com a família.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

À uma semana eu vi esse vídeo também. Não tenho nada contra o Joe, mas o cara tava pescando com vara de 60 lbs e multi 100 lbs pra pegar um dourado de 10 kg e ainda se chama de pescador esportivo. Desse jeito nao tinha como o douradão escapar. Aqui perto da minha cidade (em Astolfo Dutra) passa o Rio Pomba, em que se pegam dourados de até 20 kgs, e os caras matam de boa. Isso realmente me abala. Se tivesse um cara do meu lado que tivesse pego um peixao desses e estivesse com a faca na mão pra matar ele eu sinceramente, dava um tapa na mão dele pro dourado cair no rio denovo. Uma sacanagem da minha parte, mas é preciso para a preservação da espécie.

Compartilhar este post

Link para o post

Não ia comentar sobre a polemica acima, mas aqui vou eu.

- Se fosse eu a pescar esse peixe, o que faria? Pense cada um um no seu subconciente...

Matar o peixe não acho errado, acho errado e poluir rio, colocar rede, esgoto clandestino, espinhel, dinamite, construção desenfreada nas margens, sacola de plastico, garrefa pete, lata...

O peixe não some do rio porque é pescado, ele some do rio por que o rio perde a vida, perde condições de manter especies deslumbrantes.

Acho errado não dar oportunidade de um peixe crescer, tirar a oportunidade de se reproduzirem na piracema.

Vi um cara pescando sozinho, em uma corredeira e não em uma cachoeira, que pegou um lindo dourado.

Eu fiquei foi com vontade.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo Joe.

E no MEU, ponto de vista a indignação cabe com quem despeja esgoto, cerca de rede, pesca na piracema, leva mais do que deveria ou abaixo da cota, policia que não fiscaliza e afins...

Prezado Luciano,

Sinceramente, não me vejo como mal educado por defender a preservação de uma espécie que está quase em extinção.

Muito pelo contrário, tenho a opinião de que pessoas que defendem esta preservação são muito bem educadas.

Não critiquei a pessoa, e sim a atitude. Mas isso é questão de opinião, e respeito a sua. Não vou entrar na polêmcia de achar que você é isso ou aquilo, ou que você me chamou de um ENORME mal educado. Prefiro relevar isso, até mesmo porque esse espaço é para discussões constritutivas, respeitosas, que venham a contribuir para o que agente ama: pescaria.

E, considerando a sua opinião, espero que existam muitos e muitos mal educados por aí.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

pois é Mauricio o exemplo que o cara ta dando é otimo... como pescar um peixe pra poder comer com a familia..... se ele estivese usando uma rede ou algo do genero eu entenderia mas o cara pescou o peixe com vara linha e anzol.... 100% pesca esportiva.....

Joe, dourado de rio quando passa de oito quilos já não é bom para se comer. A carne fica farinhenta. O tamanho ideal é entre seis e oito quilos. E, mesmo, não o considero o melhor de água doce, o pintado dá de dez a zero. biggrin.gif

Compartilhar este post

Link para o post

À uma semana eu vi esse vídeo também. Não tenho nada contra o Joe, mas o cara tava pescando com vara de 60 lbs e multi 100 lbs pra pegar um dourado de 10 kg e ainda se chama de pescador esportivo. Desse jeito nao tinha como o douradão escapar. Aqui perto da minha cidade (em Astolfo Dutra) passa o Rio Pomba, em que se pegam dourados de até 20 kgs, e os caras matam de boa. Isso realmente me abala. Se tivesse um cara do meu lado que tivesse pego um peixao desses e estivesse com a faca na mão pra matar ele eu sinceramente, dava um tapa na mão dele pro dourado cair no rio denovo. Uma sacanagem da minha parte, mas é preciso para a preservação da espécie.

Grande Vítor, blz parceiro?

Ia perguntar quantos anos você tem, mas vi no seu perfil: 12 anos.

Tá de parabéns parceiro. O futuro desses dourados está em suas mãos, e dos pescadores mais novos como você. É a turma mais

nova que vai mudar isso tudo de ruim que temos hoje, essas dificuldades na pesca, falta de peixe, crimes ambientais.

Continue assim meu amigo! E espalhe sua idéia: preservação. Bacana demais saber que a garota nova assim já

tem uma opinião formada desse jeito. Chama-se educação! Parabéns parceiro! Abraço!

E tem gente que acha que temos uma ENORME falta de educação.

Compartilhar este post

Link para o post

Alex desculpa mas eu estava me referindo as leis de tamanho dos peixes, note que nao entendo nada de pesca de agua doce, mas gostaria de saber qual foi a lei que ele infringiu???

oi Joe

eu não vi o video mas provavelmente o pescador estaria em uma área protegida pela resposta do Alexandre.

Uma das questões muito importantes na nossa legislação é que ela não protege as matrizes, por aqui não se tem o limite de tamanho maximo de captura como aí, esse limite seria o ideal pois protege os filhotes e os reprodutores permitindo somente o abate de peixes na idade intermediária.

abraxxxxxxxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

E, prezado Capitão...matar um exemplar de uma espécie que está quase em extinção, na minha opinião, como todo respeito já explicitado, não é um bom exemplo, mesmo que seja pra comer com a família.

Abraço!

Rodrigo

o Cap. Joe pode estar imaginando que o Dourado seria um dourado de Mar :coolio: por isso não via nada de mais

abraxxxxxxxxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

Solto alguns e como o resto.. (ou seria como alguns e solto o resto?)..

Rs.. brincadeiras a parte, esse exemplo não deveria vir de um programa de pesca..

(embora não esteja parecendo programa)..

Compartilhar este post

Link para o post

se ele esta dentro da lei, nao há como critica-lo,

o unico problema, é que como matriz, os pescadores esportivos devolveriam o exemplar

talvez leis mais especificas que protegessem as matrizes pudessem resolver.

mas como disse o amigo mauricio no inicio do topico.

isso é muito comum, infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post