Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Entre para seguir isso  
Rodrigo Canela

Como ainda existem "pescadores" capazes de acabar com a vida de um exemplar desses...

Recommended Posts

Rodrigo

o Cap. Joe pode estar imaginando que o Dourado seria um dourado de Mar :coolio: por isso não via nada de mais

abraxxxxxxxxxxx

Boa tarde Cap. Tuba, tudo bem prezado? Espero que sim.

Como tá o paraíso aí? Estive em Maraú no último feriado, lembrei das bandas aí.

Claro. Considerando essa hipótese dele ter feito essa confusão, agente compreende, com certeza. Não considerei esta possibilidade.

E, se não for, mesmo assim, agente respeita, apesar de não concordar. O debate apenas nos enriquece. Como deixei claro, cada uma tem uma opinião, tem sua visão sobre os fatos, e é esta diferença de visões sobre determinado assundo que contribui para nosso aprendizado. Esse debate, com respeito e companherismo, é proveitoso para todos nós. E , por isso, temos que respeitar todas as opiniões, já que cada um tem o direito de expor seu pensamento.

No final, todos temos a pesca como paixão, vício, somos companheiros, e estamos no mesmo barco!

Abraço para os Capitães! E boas pescarias!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Vítor, blz parceiro?

Ia perguntar quantos anos você tem, mas vi no seu perfil: 12 anos.

Tá de parabéns parceiro. O futuro desses dourados está em suas mãos, e dos pescadores mais novos como você. É a turma mais

nova que vai mudar isso tudo de ruim que temos hoje, essas dificuldades na pesca, falta de peixe, crimes ambientais.

Continue assim meu amigo! E espalhe sua idéia: preservação. Bacana demais saber que a garota nova assim já

tem uma opinião formada desse jeito. Chama-se educação! Parabéns parceiro! Abraço!

E tem gente que acha que temos uma ENORME falta de educação.

Isso aí parceiro, tenho 12 anos mesmo e desde os 5 estou sendo criado pensando em preservação ambiental. Sempre que pesco com minha família nós costumamos soltar os peixes, a não ser que peguemos um exemplar de um peixe abundante, como o piau ou quando eu fisgo de uma certa maneira que fica sangrando e não dá mesmo pra soltar, senão ele morre. Fora isso, solto tudo!

abraxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

seria este o video em questão????

so mais uma perguntinha.... o peixe em questão esta com risco de extinção???? se for o caso alguém pode me dirigir a alguma pagina do governo que verifique isso????

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que o assunto é polêmico até os ossos! poke.gif Se por um lado, pescadores de água doce vêm sentindo maior perda em razão da sobrepesca e também da depredação continuada e desrespeitosa, por outro lado sobrevem o entendimento, principalmente por parte dos pescadores de água salgada, de que, matar peixe não é problema, vez que a legislação não proíbe, desde que dentro de uma cota legal! Pelo meu curto entendimento de pesca em água salgada, pouco posso opinar a respeito, mas imagino aqui com meus botões, que deveríamos ter cotas diferenciadas para a pesca neste ambiente e no ambiente de água-doce.

Todavia, no caso em questão, é notória a drástica diminuição da existência deste peixe em nossos rios, a ponto de em alguns rios estar tão raro que podemos considerar irrecuperável, senão por força de ação preservacionista continuada e criteriosa para sua recuperação.

Entretanto, a discussão não pode desvirtuar-se com alegações paralelas como por exemplo, sobrevir com outros motivos para o sumiço do peixe, como por exemplo, o despejo irresponsável de esgostos, uso de redes e demais maneiras irresponsáveis de tratar o meio ambiente. O problema está na captura de um peixe de porte de matriz, que faltará no processo de reposição dos de uma espécie que vem sumindo de grande parte das bacias onde antes era abundante. E não pode ser porque pescam com redes, jogam esgoto no rio, ou praticam outras formas irresponsáveis para com o meio ambiente que deva me sentir agindo coerentemente ao agir assim, ainda que esteja acobertado pelo manto da lei. A lei nem sempre á justa! Por outro lado, além de tudo, no nosso país é terminantemente proibida a pesca em áreas como aquela que aparece no vídeo, ou seja, em corredeiras, de sorte que além de incoerente, o pescador age também, fora da lei! Matou um peixe em seu direito, mas feriu este direito de morte ao fazê-lo em local proibido, mas esta também é uma alegação desnecessária, pois o cerne da questão está no ato de matar uma importante matriz (notadamente uma formidável fêmea) de espécie ameaçada. coolio.gif E no vídeo, o caboclo ainda diz que vai conseguir pescar exemlares ainda maiores, mas seguramente se seguir agindo assim na mesma área, por pouco tempo perdurará este prazer. poke.gif

E o pescador segue em sua incoerência quando diz que no dia anterior tinha fisgado outro de 10 Kg, quando então já não precisava mais deste, vez que não conseguirá consumir tanto peixe assim em dois dias, resultando que terá de congelar o segundo para poder consumir mais tarde. No meu modo de entender, é muita ganância!

Assim, não erra Rodrigo ao considerar inadequada a atitude do pescador do vídeo! Eu entendo seu ponto de vista! iCo01.gif

Não sou contra matar um ou dois peixes para consumo, mas sou a favor de muita ponderação na hora desta decisão para não restar praticando ato incoerente e irresponsável no mesmo nível daqueles outros, pois a única arma que temos contra estes mesmos meios de pesca e atitudes irresponsáveis, é fazermos a nossa parte, ainda que pareça um grão de areia num deserto. coolio.gif

Grande Capitão Joe, me perdoe, amigão, por discordar de seu ponto de vista, mas esta posição, saiba, jamais quererá traduzir-se em desrespeito ou falta de admiração pela sua pessoa, coisas que sempre cultuei e neste sentido inabalado segue. iCo01.gif

Pontos de vista são assim: concordamos, ou não e, na tentativa de explicar nosso entendimento, sobrevêm discussões! O que não pode, é a discussão descambar para desnecessários embates mais acalorados que costumam levar a desentendimentos entre os usuários, mas isso, com gosto percebemos que aqui não ocorrerá. O Pescaki é o Pescaki, uai! Aqui podemos discutir sem problemas, desde que sigamos no mesmo nível em que estivemos até aqui! joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, lendo todos os posts, a gente vê que a coisa passa mais pelo lado do "lamentar a cena" do que acusar de desrespeito às leis. O que ocorre é que peixes como esse muita gente não vai pescar nunca!!! Daí é mesmo lamentar que o cidadão perdeu a oportunidade de investir no futuro do rio....

:triste::doubledown:

Compartilhar este post

Link para o post

Temos um embate ético!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde Cap. Tuba, tudo bem prezado? Espero que sim.

Como tá o paraíso aí? Estive em Maraú no último feriado, lembrei das bandas aí.

Claro. Considerando essa hipótese dele ter feito essa confusão, agente compreende, com certeza. Não considerei esta possibilidade.

E, se não for, mesmo assim, agente respeita, apesar de não concordar. O debate apenas nos enriquece. Como deixei claro, cada uma tem uma opinião, tem sua visão sobre os fatos, e é esta diferença de visões sobre determinado assundo que contribui para nosso aprendizado. Esse debate, com respeito e companherismo, é proveitoso para todos nós. E , por isso, temos que respeitar todas as opiniões, já que cada um tem o direito de expor seu pensamento.

No final, todos temos a pesca como paixão, vício, somos companheiros, e estamos no mesmo barco!

Abraço para os Capitães! E boas pescarias!

o Cap Joe mora na florida EUA e pesca somente no mar, lá as leis funcionam e abater peixes dentro da medidas é algo super normal pois as leis de lá são eficientes e a fiscalização rigorosa.

Eu também não tenho nada contra abater peixes para comer desde que dentro da lei, mas um dourado de rio eu não mataria de jeito nenhum

Compartilhar este post

Link para o post

Prezado Luciano,

Sinceramente, não me vejo como mal educado por defender a preservação de uma espécie que está quase em extinção.

Muito pelo contrário, tenho a opinião de que pessoas que defendem esta preservação são muito bem educadas.

Não critiquei a pessoa, e sim a atitude. Mas isso é questão de opinião, e respeito a sua. Não vou entrar na polêmcia de achar que você é isso ou aquilo, ou que você me chamou de um ENORME mal educado. Prefiro relevar isso, até mesmo porque esse espaço é para discussões constritutivas, respeitosas, que venham a contribuir para o que agente ama: pescaria.

E, considerando a sua opinião, espero que existam muitos e muitos mal educados por aí.

Abraço!

Calma lá que voce não entendeu...

Eu não te conheço e jamais chamaria alguém que eu não conheço disso ou daquilo, aliás não faço conceito prévio de ninguém, muito menos pela internet. Estou criticando a atitude de muita gente de apontar o dedo e criticar as pessoas por que mataram um peixe ou outro. Esse fundamentalismo hipócrita e chiita eu não engulo.

Não pesco em agua doce, não entendo NADA de agua doce, a unica coisa que eu sei é que tanto na agua doce e salgada é a destruição pela pesca comercial e poluição que realmente detona a fauna, e isso a hipocrisia dos fundamentalistas "esportistas" apontadores de dedo não vê e nem faz nada e está exposto nas peixarias mais próximas.

Quer ficar indignado de verdade? Tenta denunciar peixaria que vende peixe fora da medida e fora da época.

Falo isso por que eu já tentei uma porrada de vezes, peixarias, barco arrastando em local proibido, campeonatos de caça sub que nego chegava na marina com tudo que é peixe de tudo que é medida arpoado... NUNCA as "otoridades" fizeram nada...

Compartilhar este post

Link para o post

Existem certos peixes aqui na minha area que podem ser abatidos como é o caso do sailfish, vc tem o direito de abater 1 por dia de no minimo 63 polegadas.... NUNCA matei um sailfish e ja pesquei mais de 1000.... porem é uma escolha minha... conheço quem mata (e ate fico triste) mas fico calado.... pq?????? ESTAO DENTRO DA LEI!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Existem certos peixes aqui na minha area que podem ser abatidos como é o caso do sailfish, vc tem o direito de abater 1 por dia de no minimo 63 polegadas.... NUNCA matei um sailfish e ja pesquei mais de 1000.... porem é uma escolha minha... conheço quem mata (e ate fico triste) mas fico calado.... pq?????? ESTAO DENTRO DA LEI!!!!!!!

Sailfish é bom de se comer? (com arroz?)

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é Mauricio peixe abaixo do tamanho e em quantidades exorbitantes, se eu ver eu chamo a policia :police: mas reclamar pq o cara pegou 1 (um) peixe dentro das lais vigentes... fala serio titio...... :doubledown:

Como eu disse, ELE ESTÁ PESCANDO EM LOCAL PROIBIDO, segundo o decreto por mim citado.

Alex desculpa mas eu estava me referindo as leis de tamanho dos peixes, note que nao entendo nada de pesca de agua doce, mas gostaria de saber qual foi a lei que ele infringiu???

Capitão, ele infringio o decreto Decreto nº 43.713, de 14 de janeiro de 2004. Artigo 14, inciso III letra "a".

Não ia comentar sobre a polemica acima, mas aqui vou eu.

- Se fosse eu a pescar esse peixe, o que faria? Pense cada um um no seu subconciente...

Matar o peixe não acho errado, acho errado e poluir rio, colocar rede, esgoto clandestino, espinhel, dinamite, construção desenfreada nas margens, sacola de plastico, garrefa pete, lata...

O peixe não some do rio porque é pescado, ele some do rio por que o rio perde a vida, perde condições de manter especies deslumbrantes.

Acho errado não dar oportunidade de um peixe crescer, tirar a oportunidade de se reproduzirem na piracema.

Vi um cara pescando sozinho, em uma corredeira e não em uma cachoeira, que pegou um lindo dourado.

Eu fiquei foi com vontade.

E vc também estaria infringindo a Lei, vou copiar o artigo: Letra "A" : A menos de 200 metros a jusante e a montante de cachoeiras e CORREDEIRAS.

se ele esta dentro da lei, nao há como critica-lo,

o unico problema, é que como matriz, os pescadores esportivos devolveriam o exemplar

talvez leis mais especificas que protegessem as matrizes pudessem resolver.

mas como disse o amigo mauricio no inicio do topico.

isso é muito comum, infelizmente.

Como eu já disse, ele está pescando em LOCAL PROIBIDO.

Bom, lendo todos os posts, a gente vê que a coisa passa mais pelo lado do "lamentar a cena" do que acusar de desrespeito às leis. O que ocorre é que peixes como esse muita gente não vai pescar nunca!!! Daí é mesmo lamentar que o cidadão perdeu a oportunidade de investir no futuro do rio....

:triste::doubledown:

IDEM ACIMA.

Amigos e pescadores, espero ter esclareçido a todos quanto a questão legal.

Se mais alguem quiser esclarecimentos, contato via MP, responderei de acordo com minha disponibilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, minha opinião...

Eu soltaria, até porque, tenho soltado tudo que é peixe que pego, ultimamente. Senti na pele, no meu pesqueiro, o que acontece se a predação for maior do que a capacidade do meio de se recuperar... sempre levava UM peixinho pra casa, nem muito grande, nem muito pequeno, sempre dentro das medidas permitidas pelo IBAMA, mas, repito mais uma vez, AS LEIS SÃO INSUFICIENTES...

Essa é a nossa briga... Não é pelo cara matar ou não. É pelo simples fato de a lei permitir, ainda que, no meu ponto de vista e, pelo visto, o de muita gente, deveria ser mudada... É simplesmente rídiculo, um pais como o Brasil, com o litoral que a gente tem, com a quantidade de rios, represas, lagos, lagoas e etc, ver pontos, antes repletos de peixes, virarem pontos mortos... é um absurdo o que as leis desse nosso pais de m. causaram...

E engana-se quem acha que MAR é diferente de RIO... A predação é igual, talvez o mar tenha uma capacidade de recuperação maior, mas, ainda assim, não é suficiente pra recuperar o que é tirado diariamente. Vai demorar mais pra acabar... E só...

Hoje em dia, acredito ser muito mais dificil bater recordes mundiais, justamente por essa meleca de nego querer matar sempre o troféu... Duvido que o recorde de robalo caia... Duvido que o recorde de marlin azul caia... que o recorde de sail mude de dono...

Mas... a gente tá colhendo os frutos... Fazer o que...

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a lei... Eu não conhecia...

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu disse, ELE ESTÁ PESCANDO EM LOCAL PROIBIDO, segundo o decreto por mim citado.

Capitão, ele infringio o decreto Decreto nº 43.713, de 14 de janeiro de 2004. Artigo 14, inciso III letra "a".

E vc também estaria infringindo a Lei, vou copiar o artigo: Letra "A" : A menos de 200 metros a jusante e a montante de cachoeiras e CORREDEIRAS.

IDEM ACIMA.

Se mais alguem quiser esclarecimentos, contato via MP, responderei de acordo com minha disponibilidade.

Fere um princípio moral, deveria ser punido sob a força da Lei. Com o vídeo seria fácil denunciá-lo, mas os "vícios" das nossas autoridades dá-lhe (o pescador antiético) licença para matar.

Compartilhar este post

Link para o post

Perdoando a minha ignorância... Qual é o objetivo de se proibir a pesca a 200 metros de cachoeiras e corredeiras? No que essa área é especial para a preservação de espécies?

Compartilhar este post

Link para o post

pois é Mauricio o exemplo que o cara ta dando é otimo... como pescar um peixe pra poder comer com a familia..... se ele estivese usando uma rede ou algo do genero eu entenderia mas o cara pescou o peixe com vara linha e anzol.... 100% pesca esportiva.....

Fala Capt. Joe Novo, tb concordo em levar um ou outro peixe para casa sim... mas levando a discussão ao termo a que se referiu:

o cara pescou o peixe com vara linha e anzol.... 100% pesca esportiva..... isso eu não concordo, acho eu que se vc pescou e abateu exemplares (respeitando cotas, medidas e leis) vc pratica a Pesca Amadora, acho eu que o termo Pesca Esportiva se refere a pratica do pesque e solte 100%.

Abçs :joia::D

Compartilhar este post

Link para o post

Perdoando a minha ignorância... Qual é o objetivo de se proibir a pesca a 200 metros de cachoeiras e corredeiras? No que essa área é especial para a preservação de espécies?

Grande Fred, acredito eu que nestes locais de cachoeiras e corredeiras há uma concentração muito maior de peixes principalmente em épocas de piracema (desova), são as zonas de passagens de peixes, imagine liberar a pesca amadora e profissional nestes locais...

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Capt. Joe Novo, tb concordo em levar um ou outro peixe para casa sim... mas levando a discussão ao termo a que se referiu:

o cara pescou o peixe com vara linha e anzol.... 100% pesca esportiva..... isso eu não concordo, acho eu que se vc pescou e abateu exemplares (respeitando cotas, medidas e leis) vc pratica a Pesca Amadora, acho eu que o termo Pesca Esportiva se refere a pratica do pesque e solte 100%.

Abçs :joia::D

Ola Edu, eu pratico todas os tipos de pesca, amadora, comercial e profissional. sou licenciado pelo estado da Florida e pelo governo federal americano para todos estes estilos, e os pratico dentro de todas as leis locais e federais.... nao mato e nao deixo que meus clientes matem nenhum peixe fora de medida.... (pergunte aos meus marinheiros.. sou cri cri com isso) pesca esportiva nao tem nada a ver com pesque e solte, sou totalmente a favor de soltar peixes, porem pesque e solte é opçao pessoal e nao deveriamos criticar quem nao faz....

Compartilhar este post

Link para o post

IDEM ACIMA.

Bom dia Alex.

Agradeço pelo esclarecimento correto referente as normas.

Não gosto de assuntos polemicos porque as pessoas não respeitão a opnião dos outros e geralmente isso leva a ofenças e agreções verbais.

Exemplo, foi citado não diretamente a mim mas para um bom entendedor um pingo é letra - Que alguem estava citando que poluição do rio, construção desenfreada... não se referia ao tópico. Concordo mas foi como forma de espreção para mostrar existem varios outros problemas que agride a preservação de especies como está.

Ná minha opnião não acho errado abater o peixe, acho errado abater de forma criminosa e errada.

Não conheço o pescador do video, mas colocaram o cara como um assassino

Alex, gosto de pescar e gosto de comer o peixe que pesquei, Hojé na minha casa o peixe é presente sempre que possivel, minha esposa e fihos adoram peixe, não vou comprar o peixe da peixaria pescado de forma predatoria visando uma unica coisa "grana".

O assunto é polemico, e não gosto destes, respondi a você por ter me esclarecido de forma correta e educada.

Se quiser falar de pesca, equipamento sinta-se a vontade, minha esperiencia é pequena mas DEUS sempre me abençoa nas pescarias.

Boas pescarias...

Compartilhar este post

Link para o post

seria este o video em questão????

so mais uma perguntinha.... o peixe em questão esta com risco de extinção???? se for o caso alguém pode me dirigir a alguma pagina do governo que verifique isso????

Prezado Capitão Joe, boa tarde!

No segundo post que deixei, há alguns links que lhe dão a idéia da situação de quase extinção do dourado aqui no Brasil.

Tanto é verdade a situação delicada desta espécie, de forma geral, que países como a Argentina e Paraguai proibiram por lei a pesca do dourado e do pintado também.

A coisa tá feia aqui, infelizmente! O Brasil deveria tomar atitudes como estas. Já há movimentos de municípios, hotéis, pousadas, que estão, por conta própria, estabelecendo regras de cota zero de determinadas espécies em razão do enorme impacto que as bacias estão sofrendo.

Há um link de notícia que mostra a situação no município de Cáceres/MT. Antigamente era um dos melhores pontos de pesca do dourado aqui no Brasil (quem se lembra dos programas Pesca & Cia, com o Rubinho?), mas os peixes começaram a sumir. A iniciativa da proibição veio em parceria com o próprio setor hoteleiro-turístico do município e da região.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

o que levou o dourado a se extinguir assim? o cara do vídeo? não creio.

eu tb não pegaria o douradão, mas ele não está errado no que faz, se o mesmo se encontra a menos de 200 m da ponte.

pesca esportiva não extermina nada se feita de acordo com a definição que tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao final do vídeo, a tristeza e indignação tomou conta da admiração até então obtida. O pescador acabou achando melhor levar aquele troféu para casa. Indignação, revolta, tristeza.

Até ai estou contigo...

Será que até hoje ele não ouviu falar de pesca esportiva?

aqui vc me perdeu, como ja disse antes pesca esportiva significa que vc esta usando metodos esportivos (vara linha anzol e nao redes) e nao significa que vc nao pode matar o peixe pra consumo...

Já vi que alguém andou criticando a atitude dele, mas o pescador simplesmente disse que não estava violando lei alguma e que não era para encher o saco dele. Quanta ignorância. Se fiquei com raiva? Melhor nem falar disso.

aqui foi aonde vc me perdeu de vez.... vc chamou o cara de ignorante sem nem conhecer o rapaz, tambem nao conheço o pescador em questão porem concordo plenamente com ele, se alguem vem me criticar por estar pescando dentro das leis eu seria muito mais ignorante do que ele o foi...

Infelizmente, temos esse enorme problema de educação, e a falta de inteligência daqueles que cometem crimes (na minha concepção, sim. Matar um peixe daqueles é crime) como este filmado por este cidadão que acha que está certinho.

:police: aqui piorou mais ainda vc chamou o cara de criminoso....

Infelizmente, agente ainda se depara com pessoas sem a menor consciência ambiental. E, em razão destas pessoas, agente tem que cobrar, exigir, que leis mais rígidas sejam elaboradas, aprovadas e cumpridas em todo o Brasil.

Rodrigo eu até concordo co este ponto de vista, porem vc deve saber que sem leis nao existem parâmetros, se vc fizer a pergunta a 20 pessoas sobre as leis, 10 vao dizer que a lei é muito restrita e que deveriamos poder matar mais peixes, os outros 10 vao dizer que as leis sao muito liberais... e que a pesca deveria ser proibida....

No caso em questão, aqui em Minas Gerais falta tudo: lei, fiscalização, e, claro, educação e consiência. Coitados daqueles que se iludem com o nosso São Franciso. Para pegar um peixinho lá tá difííííícil....Sem contar as outras bacias, afluentes.

As eleições estão aí ainda. Alguém viu alguma proposta para a pesca, para a preservação, para recuperação de nossas bacias, e para a punição real de crimes ambientais? Eu, sincerametne, não vi nada. Vi apenas um vídeo do Ministro da Pesca falando do desenvolvimento da pesca esportiva, mas nada de concreto, algo compromissado.

mais uma razao pela qual eu acho que vcs deveriam se unir fazer um abaixo assinado e encaminha lo a Brasília... somente neste forum existem 12 mil participantes se cada um conseguir 10 assinaturas........ ja viu né...

Compartilhar este post

Link para o post

Bomediano, sempre muito coerente em tudo que escvreve, meus parabéns.

Enquando ao abate, infelizmente vivemos não só num país onde as leis não são cumpridas, como, as leis são insuficientes. Vide o caso do Rodrigo Canela, como bem relatou, onde o abate dessa espécie e de outras estão proibidas.

O Capt. Joe Novo, vive num país de primeiro mundo, muito diferente do nosso, onde as leis além de funcionar são coerentes, existem estudos, pesquisas e etc. Muito diferente daqui.

Acredito que se o Capt. Joe trabalhasse com pesca por aqui e conhecesse bem a nossa fauna, estaria revoltado com o vídeo como todos nós.

Cabe a nós brasileiros, difundir a pesca esportiva como cota zero e "sentar o pau" em quem mata peixe :coolio:

Compartilhar este post

Link para o post

Calma lá que voce não entendeu...

Eu não te conheço e jamais chamaria alguém que eu não conheço disso ou daquilo, aliás não faço conceito prévio de ninguém, muito menos pela internet. Estou criticando a atitude de muita gente de apontar o dedo e criticar as pessoas por que mataram um peixe ou outro. Esse fundamentalismo hipócrita e chiita eu não engulo.

Não pesco em agua doce, não entendo NADA de agua doce, a unica coisa que eu sei é que tanto na agua doce e salgada é a destruição pela pesca comercial e poluição que realmente detona a fauna, e isso a hipocrisia dos fundamentalistas "esportistas" apontadores de dedo não vê e nem faz nada e está exposto nas peixarias mais próximas.

Quer ficar indignado de verdade? Tenta denunciar peixaria que vende peixe fora da medida e fora da época.

Falo isso por que eu já tentei uma porrada de vezes, peixarias, barco arrastando em local proibido, campeonatos de caça sub que nego chegava na marina com tudo que é peixe de tudo que é medida arpoado... NUNCA as "otoridades" fizeram nada...

Prezado Luciano,

Através de silogismo básico, de acordo com o meu ponto de vista, eu poderia chegar à conclusão de que você estaria me qualificando de sem educação ( tá aí encima o trecho da "..enorme falta de educação..."), fundamentalista apontador de dedo (essa foi até engraçada), e hipócrita. Mas prefiro achar que estou errado. Deixemos isto pra lá.

No que diz respeito ao tema em questão, o ideal então seria eu apontar todos os problemas existentes, ou então ficar calado? Foi destacado o fato do cara matar esse peixe (que não é qualquer um). Ninguém falou que os rios não estão sendo poluídos, que não existe pesca comercial, que não existem peixarias, etc.

Se você leu os outros posts, vai saber que o cara matou um peixe que está quase em extinção, uma matriz, um exemplar raro nos dias de hoje, e ainda em local proibido (observação feita por outros companheiros).

Em nenhum momento falei que não existe poluição, pesca com redes, etc. Óbvio que são vários os fatores que contribuem para a degradação do ambiente. E a pesca sem limites, sem normas, sem regras, ainda mais de espécies que estão quase desaparecendo (em alguns lugares o dourado já sumiu), é um destes fatores.

O fato de alguém "apontar o dedo" para um destes fatores, não quer dizer que este "fundamentalista hipócrita, chiita, apontador de dedo" ignore a existência de outros problemas.

Foi apontado um problema. Em nenhum momento falou-se que ele era o único existente. Não foi criticado quem mata um peixe ou outro. A crítica é encima de quem mata o peixe errado.

Concordo com você no que diz respeito às peixarias, poluição, pesca comercial. Nenhuma objeção. Para você ver que não sou fundamentalista e chiita.

Vamos ficar só no debate do tema. Vamos esquecer o resto. Peço desculpas se tive a impressão errada sobre suas palvras.

Este espaço do Pescaki é mais do que nobre, e agente tem que saber usufruir dele de forma inteligente, sadia, amistosa. Afinal de contas, somos

pescadores, categoria mais unida do mundo!

Abraço e boas pescarias meu amigo!

Compartilhar este post

Link para o post

Joe, dourado de rio quando passa de oito quilos já não é bom para se comer. A carne fica farinhenta. O tamanho ideal é entre seis e oito quilos. E, mesmo, não o considero o melhor de água doce, o pintado dá de dez a zero. biggrin.gif

:giveup: To contigo Mauricio, o mesmo ocorre com o dorado do mar, e certamente pelo que eu vi no video eu nao mataria este peixe pois me pareceu ser um grande lutador embora o cara utilizou um material maior do que eu utilizaria... o que eu estou defendendo é o direito de poder levar um exemplar dentro das leis.... (pra comer com arroz) :harhar:

Compartilhar este post

Link para o post