Entre para seguir isso  
Cavalieri

Radio VHF Icom M504

Recommended Posts

Bom dia Pessoal

Estou para adquirir o Radio VHF Icom M504 e gostaria de saber se alguem possui ou tem informações a respeito.

É um bom rádio? Qual alcance?? Necessito adquirir tambem uma antena para um alcance de cerca de 60 Km ??, se necessário adquirir a antena, qual indicada?

Desculpem as perguntas mas não entendo NADA de rádio.. (por enquanto)

Link

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ICOM-M504-23-GRAY-VHF-RADIO-HAILER-M504-23-/140449730344?pt=Boat_Parts_Accessories_Gear&hash=item20b374cf28

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom Radio, é importante uma antena de boa qualidade e bem instalada para você ter bom alcance

Compartilhar este post

Link para o post

bom Radio, é importante uma antena de boa qualidade e bem instalada para você ter bom alcance

Obrigado, Tuba

Poderia me indicar uma boa antena para casar com esse equipamento??

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo,

O alcance varia bastante e está diretamente relacionado à potência, tipo de antena, condições de tempo, lugar da instalação da antena, etc...

Em qual embarcação você vai instalar o rádio?

Calcula-se 1 km para cada WATT de potência transmitida. (veja a potência do seu rádio)

Se usar um rádio de 30W, teoricamente teria 30km de alcance.

Como o uso é marítimo, provavelmente haja uma vantagem comparado ao uso terrestre, em função de ausência de edificações, menos interferência, mar aberto..etc.

Recomendo as antenas da marca Shakespeare ou Digital.

LINK: http://www.sisnav.com.br/antenas.php (ligue para a loja e peça orientação)

LINK 2: http://www.digitalantenna.com/vhfantennas.html

( mande um email pra eles em inglês perguntando qual antena eles indicam para seu rádio, diga o tipo de embarcação, e onde vais navegar - INSHORE OU OFFSHORE.....e eles responderão.

Se você realmente precisa de 60km de alcance, o ideal é procurar alguém que entenda do assunto, sabe porquê?

O lugar onde vai ser instalada a antena vai influenciar no desempenho. O comprimento do cabo coaxial e os conectores vão influenciar. A altura da antena em relação à linha da água também influencia.....

Espero ter esclarecido.

Guilherme Monteiro

Compartilhar este post

Link para o post

*****, Valew pela aula

Foi de enorme ajuda. Vou fazer exatamente como vc disse, enviarei em email em Inglês para alguns vendedores buscando a que melhor se adapte ao equipamento.

Minha lancha é uma Ventura 22 UB

Andei vendo pelo ebay algumas da marca shakespeare. Agora que me indicou, fica mais fácil.

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Abçs

Compartilhar este post

Link para o post

eu uso antenas Shakespeare VHF 5206-C nas lanchas, conseguimos uma boa comunicação com o nosso escritório em distâncias superiores a 30 milhas na maior parte do tempo pois a propagação varia conforme as condições atmosféricas.

No escritório temo um rádio ICOM de 50W e uma antena (3X 5/8 de onda) que deve estar a uns 30 metros de altura

abraxxxxxxxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que devido a forma esferica da terra , a cada 10km ,perdemos 1 metro de altura ,se olhamos para o horizonte, razão ela qual a maioria das lanchas pequenas ou medias com antena de 6db, em media com 2,40m, montadas a uma distancia de 1 metro do nivel do mar , tem alcançe de 30 a 40 km em condições otimas. Ou seja para comunicar- se numa distancia de 60km será preciso um radio mais potente que os 25w normais, mais uma antena montada a uma altura do nivel do mar maior que 6mts para que o sinal não morra dentro d ãgua .A menos que haja um novo equipamento ( que não conheço) capaz de compensar este problema

abçs

luis

Compartilhar este post

Link para o post

Faltou esse detalhe que o Cap. Tuba citou. Na estação base, se puder usar antena "5/8" ou 2x 5/8 ou 3x 5/8 será muito bom! Não use antenas 1/4 de onda.

Na lancha a opção menos pior vai ser na lateral, como a maioria faz. O certo seria instalar bem no meio da lancha e no topo, assim garante máximo desempenho, mas se não for possível, vai na lateral mesmo. Vi uma foto de uma Ventura 22 e a antena estava na lateral.

LINKS:

antena 2 x 5/8

Clique aqui

ANTENA METZ para barcos

Clique aqui

LINK PARA BAIXAR UM ARQUIVO PDF COM UM ARTIGO EM INGLÊS SOBRE ANTENAS

logo que clicar, o download do arquivo iniciará

Detalhe que antena no inglês britânico é aerial, americano é antenna.

OBS: A antena que o Cap. Tuba citou não é a mais indicada para seu caso, veja o que um anúncio americano diz:

"The Shakespeare 5206C VHF marine band antenna is an economical, lightweight, self-supporting antenna for good communications where range is not the most important factor."

Fonte: Clique aqui

Dê uma olhada na

]

"Shakespeare 5225XP Galaxy Series Extended Performance VHF Antenna"

Clique aqui

Não esqueca de mencionar tua lancha e se vai ser navegação costeira ou offshore e se precisa de algum suporte extra pra instalar.

Conforme o luis falou, o ideal seria um rádio de pelo menos 50W, o teu rádio parece ser de 30W, certo?

Como tu já tem o rádio, a questão agora é a achar a antena certa e um lugar certo para otimizar o alcance.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Guilherme, a galaxy é muito melhor porém dificilmente ele vai encontrar aqui. bem que eu gostaria de usar as galaxy nas lanchas.

abraxxxxxxxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei um icom 504 desses por que ele tem saida para loudhailer (megafone), um bom fator de proteção a agua e aceita aquele command mic (segunda estação) porém quando fui comprar o dito microfone ficou mais barato (e mais seguro) colocar outro rádio no fly hehehehe

Quanto a transmissão acho que não deve ter nenhuma diferença quanto aos outros icom.

Vou instalar com uma shakespeare 5101 na targa que sai do flybridge.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, eu não faço a menor idéia se estamos bem servidos ou não de equipamentos de rádio marítimo.

Indiquei links fora do país porque ele postou um link do ebay....ampliou os horizontes. Se ele tiver um peixe grande lá fora pra enviar produtos, seria uma saída!.... :assobiando: O detalhe é que algumas lojas não enviam produtos pro Brasil.

Eu já comprei várias coisas dos EUA, Canadá e Europa. Em 2x fui taxado pela aduana. Sendo que uma delas, eu exagerei no pedido e tomei uma multa, mereci.

Um cartão internacional + um pouquinho de inglês + otimismo, dá pra importar correndo um risco relativamente baixo de ser pescado pela aduana.

É uma alternativa válida, já que em vários segmentos nos faltam equipamentos bons.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, eu não faço a menor idéia se estamos bem servidos ou não de equipamentos de rádio marítimo.

Indiquei links fora do país porque ele postou um link do ebay....ampliou os horizontes. Se ele tiver um peixe grande lá fora pra enviar produtos, seria uma saída!.... :assobiando: O detalhe é que algumas lojas não enviam produtos pro Brasil.

Eu já comprei várias coisas dos EUA, Canadá e Europa. Em 2x fui taxado pela aduana. Sendo que uma delas, eu exagerei no pedido e tomei uma multa, mereci.

Um cartão internacional + um pouquinho de inglês + otimismo, dá pra importar correndo um risco relativamente baixo de ser pescado pela aduana.

É uma alternativa válida, já que em vários segmentos nos faltam equipamentos bons.

antena não tem como não ser taxado pois só é possível enviar via FEDEX, UPS ou DHL por causa do comprimento, em todos esses sistemas a taxação é garantida, só escapa vindo via USPS ( correio normal)

Compartilhar este post

Link para o post

que pena então,

Uma vez comprei peças para aeromodelos veio pela DHL, via navio, 30 dias depois estava na porta da minha casa - sem taxas....eram peças pequenas, mas bem caras!

Essa Shakespeare 5225XP Galaxy, custaria R$ 422,00 - com 70% de acréscimo sobre o valor.....praticamente o dobro do preço da 5206. Será que vale?

Cap. Tuba, qual a potência dos rádios usados nas lanchas pra ter 30 milhas de alcance?

Compartilhar este post

Link para o post