Entre para seguir isso  
Tamaki

Reflexao e Conceito na pescaria

Recommended Posts

Hoje um pesqueiro se tornou um local para pratica , aperfeicoamento e lazer na captura de peixes.

Mas tenho notado que para muitos virou um obcecacao cada vez maior a captura dos bitelos em detrimento

a uma boa prosa e falta de cavalherismo com companheiro e nos pesqueiros.

As prosas e causos acabaram-se tornando virtual.

Talvez pela idade, prezo muito uma boa amizade numa pescaria.

Como temos um site com grande penetracao entre os pescadores, gostaria que relacionassem as boas maneiras

e o que gostariamos e nw gostariamos dentro de um pesqueiros.

Os iniciantes e os incautos aprenderiam uma maneira correta de agir num pesqueiro.

Vou inciciar algumas, talvez ate eu ja tenha praticado:

-Uma boa pescaria nw significa captura de muitos peixes mas como disse acima, uma boa companhia.

-Uma boa prosa nw deve faltar, mas tomar cuidado nos dialogos. Ninguem quer ouvir sobe negocio e nem das suas aventuras.

Muito menos no nivel maximo. Os peixes tambem ouvem..

-Se voce foi pescar, seu companheiro tambem. Entao ajude no passagua e tirar fotos.

-Nw use seu parceiros como garcao. Nw custa vc pegar uma bebida para ele.

-Nw esqueca que seu companheiro madrugou para pegar um lugar melhor. Nada mais justo vc chegar antes dele .

-Quando marcar uma pescaria, seja objetivo e nw fique na oba oba. Nw desmanche o prazer do parceiro.

Aproveitando mais um Topico:

http://www.Pescaki.c...muito-obrigado/

Quero ler sugestoes de voces,

Abraco

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo Tamaki , e creio que muitas dessas sugestões é uma simples questão de respeito ao próximo ...

Algumas vezes madruguei para pegar aquele cantinho preferido no pesqueiro logo depois chega um carro com 3 pescadores e ficou na fila atras de mim até abrir o pesqueiro , quando abriram os portões não é que os 3 individuos saíram correndo para pegar o lugar na minha frente .... Se vc chega primeiro nada mais justo do que vc escolher o lugar em que quer pescar, questão de respeito.

Outro ponto é quando os peixes começam a subir na cevadeira, muitas vezez vc ceva o dia todo os peixes começam a subir algum tempo depois aí aparecem um monte de bóias de tudo quanto é tipo, torpedinhos, e até de fundo bem em cima da sua cevadeira, falta respeito, diálogo e companheirismo nos pesqueiros ... muitas vezes quando vc está em poucas pessoas cevando a companhia de outros pescadores para pescar na mesma modalidade é super bem vinda, falta diálogo !

Sempre digo que o melhor pescador é aquele que se diverte mais pescando, claro sempre respeitando o próximo!

Abçs,

Compartilhar este post

Link para o post

aqui no interior frequento pesqueiros bem menores do que o pessoal costuma relatar, mas sempre pude observar que os principais frequentadores (pessoas que batem cartao toda semana) alem de muitos simpaticos, sao extremamente educados, é notável o companherismo entre os pescadores,mas toda regra conta com a exceção: vira e mexe aparece algm pescador "novato" no pesqueiro e se achando o super pescador acaba atrapalhando todo mundo.

enfim acredito que as leis da boa pescaria são as mesmas para uma boa vida feliz, ou seria o contrário? enfim as leis seriam: respeitar o próximo, ser cordial, aprender e tbm qdo possível ensinar, lembrando que não somos melhores que ningm, enfim..... é uma simples opiniao, acredito que esse assunto é um tanto complexo e abre caminhos para horas e horas de bom papo....

acredito que esse fórum seja exemplo de pessoas que além da pesca prezam pela boa convivencia entre os semelhantes (vide os grupos de amigos formados em todas as modalidades de pesca!)sem mais, parabenizo o tamaki pela criaçao do topico.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Tamaki ...

Sempre levantando as grandes questões ...

Não tem nada mais desagradável do que uma pescaria estressante seja por qual motivo for ... a pescaria deve ser relaxante e prazerosa ... Acredito que o bom dia de pesca passa sim pelo "entorno" mas ela começa em nós mesmos ... como já disse aqui ... temos que ter Atitude positiva ao pescar ... assim, teremos tanto a boa conversa, o bom companheirismo e porque não, os bons peixes na linha ...

No mais, se levarmos para o pesqueiro a boa educação que, tenho certeza, recebemos em nossas casas, tudo sempre vai dar certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Tamaki... :iCo01:

Mais um grande e elaborado topico...para pararmos e pensarmos. :clapping:

Realmente, concordo com o Tamaki e o Piner.

Você chega cedo, e o outro que chega tarde, quer sentar na janelinha; isto é justo?

Muitas vezes, outros pescadores, dizem para mim: de novo! vai pescar no Matsumura; respondo que sim, não pelos peixes e sim pela amizade lá adiquirida.

Um simples jesto é faca de 2 gumes. podendo perder uma grande amizade ou podendo ganhar um amigão...

Pequenos detalhes, fazem a diferença.

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post
iCo01.gifiCo01.gifiCo01.gif Grande Tamaki!

Compartilhar este post

Link para o post

Além do companheirismo e de uma boa conversa, pode nascer ai uma amizade e uma dupla ou grupo de pesca como ja aconteceu comigo, aleém de boas conversas e descontrações a troca de informações e dicas é fantastico. Acho ótimo quando pesco ao lado de algu´pem que conversa e brinca e tropca informções, além de tornar o dia de pesca mto prazeroso sempre saio sabendo mais, sempre com mais experi~encia na pesca.

Ah respeito de lugares, isso acredito que todos ou quase todos ja passaram e sempre aparece os "espertinhos" que fura fila ou pega lugar dos outros ou chega tarde e quer "sentar no colo", além claro de cruzar arremessos e outros fatores.

AHHH um fator que na minha opinião é um dos principais, são aqueles que pescam do seu lado e são muitos porcos, deixando lixo espalhado, sujeira no chaooo, coisas todas espalhadas atrapalhando a passagem entre outros fatores.

Abraço e parabens pelo ótimo tópico

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo Tamaki , e creio que muitas dessas sugestões é uma simples questão de respeito ao próximo ...

Algumas vezes madruguei para pegar aquele cantinho preferido no pesqueiro logo depois chega um carro com 3 pescadores e ficou na fila atras de mim até abrir o pesqueiro , quando abriram os portões não é que os 3 individuos saíram correndo para pegar o lugar na minha frente .... Se vc chega primeiro nada mais justo do que vc escolher o lugar em que quer pescar, questão de respeito.

Outro ponto é quando os peixes começam a subir na cevadeira, muitas vezez vc ceva o dia todo os peixes começam a subir algum tempo depois aí aparecem um monte de bóias de tudo quanto é tipo, torpedinhos, e até de fundo bem em cima da sua cevadeira, falta respeito, diálogo e companheirismo nos pesqueiros ... muitas vezes quando vc está em poucas pessoas cevando a companhia de outros pescadores para pescar na mesma modalidade é super bem vinda, falta diálogo !

Sempre digo que o melhor pescador é aquele que se diverte mais pescando, claro sempre respeitando o próximo!

Abçs,

Piner, o pesqueiro se tornou um ponto de encontro para muitos, principalmente para nos que participamos num site de pesca.

Como muitos preferem uma balada ou um buteco da vida o nosso FDS esta relacionada a pesca.

Nw custa nos participantes orientar ou fazer respeitar pelo menos nosso hoby com dignidade,

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Coisa de mestre! iCo01.gifclapping.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Tamaki... :iCo01:

Mais um grande e elaborado topico...para pararmos e pensarmos. :clapping:

Realmente, concordo com o Tamaki e o Piner.

Você chega cedo, e o outro que chega tarde, quer sentar na janelinha; isto é justo?

Muitas vezes, outros pescadores, dizem para mim: de novo! vai pescar no Matsumura; respondo que sim, não pelos peixes e sim pela amizade lá adiquirida.

Um simples jesto é faca de 2 gumes. podendo perder uma grande amizade ou podendo ganhar um amigão...

Pequenos detalhes, fazem a diferença.

Abraços,

Uma boa amizada nw se perde com um pequeno deslize.

Para ser um bom companheiro, primeiro temos que ter reciprocidade.

Sinto saudade das pescaria que faziamos com nosso pai.

Silencioso, ensinando como iscar ou melhor point com todo respeito. Aquela figura, ficou marcado,

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

aqui no interior frequento pesqueiros bem menores do que o pessoal costuma relatar, mas sempre pude observar que os principais frequentadores (pessoas que batem cartao toda semana) alem de muitos simpaticos, sao extremamente educados, é notável o companherismo entre os pescadores,mas toda regra conta com a exceção: vira e mexe aparece algm pescador "novato" no pesqueiro e se achando o super pescador acaba atrapalhando todo mundo.

enfim acredito que as leis da boa pescaria são as mesmas para uma boa vida feliz, ou seria o contrário? enfim as leis seriam: respeitar o próximo, ser cordial, aprender e tbm qdo possível ensinar, lembrando que não somos melhores que ningm, enfim..... é uma simples opiniao, acredito que esse assunto é um tanto complexo e abre caminhos para horas e horas de bom papo....

acredito que esse fórum seja exemplo de pessoas que além da pesca prezam pela boa convivencia entre os semelhantes (vide os grupos de amigos formados em todas as modalidades de pesca!)sem mais, parabenizo o tamaki pela criaçao do topico.

Sim Fer. Estamos infelizmente num pais de corrupcao. E uma boa pescaria em compania de um bom parceiro e motivo de nos esquecermos de todos os maracutaias e apreciar nw so amizade fora de interesse mas respeitar a natureza.

Nw podemos ter competicao entre amigos mas como vc disse ter mais companherismo

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Tamaki,

É válido a discussão sobre bons modos, mas existem pescadores e mais pescadores...alguns dá vontade de joga-los lá no meio do lago....seja por ser folgado demais, ser mal educado...não saber tratar bem do peixe...etc.. outro dia vi um pescador que sem sacanagem estava com umas 8 varas de pesca....eu mal consigo tomar conta de 2..imagina de 8... se engatasse um peixe bom, ia dar uma merd.... daquelas !!!

Tenho notado que geralmente os pesqueiros mais famosos são os piores em questão de educação, é a selvageria do dia a dia dentro dos pesqueiros, prefiro muitas vezes pescar no meu cantinho e no meu sossego..não importa se o peixe é grande ou pequeno, o que vale é o momento de lazer, da troca de energia com a natureza...

Mas digo que a má educação não é exclusivo dos pesqueiros, é cultural a coisa... é um problema crônico de nossa sociedade decadente. Sinto me um privilegiado por ter vivido em um mundo "melhor" digo isso pois a minha percepção de educação, segurança e bons modos é de que era bem melhor antigamente. Antes respeitavamos o mestre em nossa escola, hoje em dia uma discussão pode acabar em tiro...

Basta ver as fotos de nosso centro velho, com os homens de terno, gravata e chapéu e as mulheres, verdadeiras damas. Hoje em dia, a cracolandia com seus dependentes quimicos e meninas damas se prostituindo me passa a sensação de que este mundo não tem mais solução, fica difícil imaginar no futuro, mas qual a solução ??? Sinceramente gostaria de saber também, pois vai muito além de minha boa vontade ou de sua boa ação, pois este problema é como um cancer que nos consome sem pedir licença.

O que posso fazer é tentar dar bons exemplo, se não for por mim, que seja para os meus filhos e para um amigo próximo. Desculpa pelo desabafo Tamaki, mas vejo que fica difícil nadar contra a correnteza neste mar revolto !

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Tamaki ...

Sempre levantando as grandes questões ...

Não tem nada mais desagradável do que uma pescaria estressante seja por qual motivo for ... a pescaria deve ser relaxante e prazerosa ... Acredito que o bom dia de pesca passa sim pelo "entorno" mas ela começa em nós mesmos ... como já disse aqui ... temos que ter Atitude positiva ao pescar ... assim, teremos tanto a boa conversa, o bom companheirismo e porque não, os bons peixes na linha ...

No mais, se levarmos para o pesqueiro a boa educação que, tenho certeza, recebemos em nossas casas, tudo sempre vai dar certo.

Luiz, tenho maior respeito, tanto vc como sua esposa.

Grande merito da sua partee, recepcionando nossos companheiros com maior simplicidade e humildade. Indicando os melhores points, reservando os melhores lugares para que todos tenham uma boa pescaria.

Nw participei ainda com vcs, por razao familiar e obviamente pela distancia.

Vc seria o exemplo de um bom companheiro de pesca,

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Já tava na hora de falar disso! :clapping::clapping:

abraxxxxx

Sim, muitas vezes a verdade doi.

Mas temos muitos aqui do Forum, verdadeiros "gentleman",

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Além do companheirismo e de uma boa conversa, pode nascer ai uma amizade e uma dupla ou grupo de pesca como ja aconteceu comigo, aleém de boas conversas e descontrações a troca de informações e dicas é fantastico. Acho ótimo quando pesco ao lado de algu´pem que conversa e brinca e tropca informções, além de tornar o dia de pesca mto prazeroso sempre saio sabendo mais, sempre com mais experi~encia na pesca.

Ah respeito de lugares, isso acredito que todos ou quase todos ja passaram e sempre aparece os "espertinhos" que fura fila ou pega lugar dos outros ou chega tarde e quer "sentar no colo", além claro de cruzar arremessos e outros fatores.

AHHH um fator que na minha opinião é um dos principais, são aqueles que pescam do seu lado e são muitos porcos, deixando lixo espalhado, sujeira no chaooo, coisas todas espalhadas atrapalhando a passagem entre outros fatores.

Abraço e parabens pelo ótimo tópico

Como disse acima, o pesqueiro acabou sendo nosso "play ground".

Se nos nw conservamos nosso local, nw e dono do pesqueiro que vai ensinar civilidade,

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Uma boa amizada nw se perde com um pequeno deslize.

Para ser um bom companheiro, primeiro temos que ter reciprocidade.

Sinto saudade das pescaria que faziamos com nosso pai.

Silencioso, ensinando como iscar ou melhor point com todo respeito. Aquela figura, ficou marcado,

Abraco

Sim... Tamaki...

Também sinto falta...

Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

Mestre Tamaki-san...

um ser humano sozinho já é bem complicado... dois juntos,ui... + de três então, f****

para isso se faz nessário, criar uma aliança de alma e de coração...

* trate as pessoas como vc gostaria de ser tratado, conhecida ou não...

é o compromisso entre iguais

* respeitar as "normas do pesqueiro"... sem excessões, o duro... é quando a excessão vira norma... fica difícil administrar.E quando houver a necessidade genuina de uma

"ordem maior"... fazer o BOM uso da BOA educação

* fomentar e aprimorar sempre... ao ponto de querer fazer parte de um grupo, onde a

somatória final fique maior que a soma das partes

* independente da modalidade de pesca... restringir no máximo a 2 varas :coolio:

* proibir o uso indiscriminado do chuveirinho "original" para a pesca de fundo :nao:

* gosto de prosear... o problema tá em escutar... tô ficando surdo :bag::furious:

* conheço pescador que em determinado momento prefere o silêncio, seja para...

contemplar a natureza... admirar peculiaridade... concentrar para a fisgada certeira,

tá pego... e por aí vai :giveup:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Tamaki,

É válido a discussão sobre bons modos, mas existem pescadores e mais pescadores...alguns dá vontade de joga-los lá no meio do lago....seja por ser folgado demais, ser mal educado...não saber tratar bem do peixe...etc.. outro dia vi um pescador que sem sacanagem estava com umas 8 varas de pesca....eu mal consigo tomar conta de 2..imagina de 8... se engatasse um peixe bom, ia dar uma merd.... daquelas !!!

Tenho notado que geralmente os pesqueiros mais famosos são os piores em questão de educação, é a selvageria do dia a dia dentro dos pesqueiros, prefiro muitas vezes pescar no meu cantinho e no meu sossego..não importa se o peixe é grande ou pequeno, o que vale é o momento de lazer, da troca de energia com a natureza...

Mas digo que a má educação não é exclusivo dos pesqueiros, é cultural a coisa... é um problema crônico de nossa sociedade decadente. Sinto me um privilegiado por ter vivido em um mundo "melhor" digo isso pois a minha percepção de educação, segurança e bons modos é de que era bem melhor antigamente. Antes respeitavamos o mestre em nossa escola, hoje em dia uma discussão pode acabar em tiro...

Basta ver as fotos de nosso centro velho, com os homens de terno, gravata e chapéu e as mulheres, verdadeiras damas. Hoje em dia, a cracolandia com seus dependentes quimicos e meninas damas se prostituindo me passa a sensação de que este mundo não tem mais solução, fica difícil imaginar no futuro, mas qual a solução ??? Sinceramente gostaria de saber também, pois vai muito além de minha boa vontade ou de sua boa ação, pois este problema é como um cancer que nos consome sem pedir licença.

O que posso fazer é tentar dar bons exemplo, se não for por mim, que seja para os meus filhos e para um amigo próximo. Desculpa pelo desabafo Tamaki, mas vejo que fica difícil nadar contra a correnteza neste mar revolto !

Abraços

Law, voce disse tudo que tentei no topico.

Tenho dificuldade de escrever, portugues entao, nem sei como consegui passar na escola!!!! :plamas: :plamas:

Motivo do relato e exatamente isso.

Tudo que citei vejo numa pescaria de FDS.

Mas a grande satisfacao, apesar de todos os problemas citados, junto com os pesador do Forum, tenho so encontrado grande satisfacao e amizade

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Mestre Tamaki-san...

um ser humano sozinho já é bem complicado... dois juntos,ui... + de três então, f****

para isso se faz nessário, criar uma aliança de alma e de coração...

* trate as pessoas como vc gostaria de ser tratado, conhecida ou não...

é o compromisso entre iguais

* respeitar as "normas do pesqueiro"... sem excessões, o duro... é quando a excessão vira norma... fica difícil administrar.E quando houver a necessidade genuina de uma

"ordem maior"... fazer o BOM uso da BOA educação

* fomentar e aprimorar sempre... ao ponto de querer fazer parte de um grupo, onde a

somatória final fique maior que a soma das partes

* independente da modalidade de pesca... restringir no máximo a 2 varas :coolio:

* proibir o uso indiscriminado do chuveirinho "original" para a pesca de fundo :nao:

* gosto de prosear... o problema tá em escutar... tô ficando surdo :bag::furious:

* conheço pescador que em determinado momento prefere o silêncio, seja para...

contemplar a natureza... admirar peculiaridade... concentrar para a fisgada certeira,

tá pego... e por aí vai :giveup:

Shin, faz tempo que nw pescamos junto.

Ou vc muda para semana ou tenho que mudar para FDS... :iCo01: :iCo01:

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Coisa de mestre! iCo01.gifclapping.gif

Gran Mestre. Hoje um pesqueiro nw eh como antigamente. Acabou virando um ponto de encontro com amigo ou inimigo.. :rotfl2: :rotfl2: Encontramos mais amigos no peueiro do que em casa.

Sendo assim, o pesqueiro acabou virando uma sala de visita.

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Shin, faz tempo que nw pescamos junto.

Ou vc muda para semana ou tenho que mudar para FDS... :iCo01: :iCo01:

Abraco :

éééééééé faz um bocado de tempo... cadê vc parceiro... :triste:

eu tô no zigui... e vc no zague... :wacko: rsssssssssssss

tinha que ter um meio... entre a semana e o FDS... :assobiando: heheheheheh

dá um norte aí mestre kkkkkkkkkk :iCo01:

abraco!!

Compartilhar este post

Link para o post

Tamaki,

Sempre leio seus tópicos e pude ver que você é um ser humano especial, como muitos te chamam "um grande mestre", um dia terei o prazer de conhecê-lo pessoalmente.

Ao meu ver essa questão podemos resumir simplesmente em EDUCAÇÃO, manter os pesqueiros organizados, respeitar a vez e o espaço dos demais, ser cordial, ajudar os demais, seja na camêra, seja no passaguá, seja buscando uma bebida, etc, etc, etc. Exemplos de educação devem fazer parte do nosso dia-a-dia, como disse o Law, no passado tudo era diferente, eu respeitava meus professores e hoje tudo está diferente mesmo, o egoísmo está cada dia mais evidente e a loucura em que vivemos tem contribuído mais e mais para que as coisas piorem. Enfim, um tópico para o desabafo e para plantarmos boas sementes para o futuro, vamos fazer a nossa parte hoje.

Grande abraço,

Miyamoto

Compartilhar este post

Link para o post

Bem senhores, tudo ou quase tudo já foi dito. Alguns temas são meio doloridos mas tem que ser abordados, educar um desconhecido é complicado, então só nos dar exemplo colocando em prática os bons princípios não só no pesqueiro mas no dia-dia.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Tamaki, você é um exemplo de companheiro de pesca!

Pescamos juntos somente 2 vezes, mas, já “acompanhava” suas pescarias pelo Pescaki. Fico preocupado quando vejo pessoas que considero exemplares em um assunto ficam “tristes” por terem pessoas fora da linha. Como já disse no início, você é um exemplo de companheiro de pesca ... ajuda com o passaguá, empresta o saco preto, ensina técnicas, faz churrasco, enfim, COMPANHEIRO.

Não vamos desistir!!! Fiz bons amigos por aqui e pretendo fazer mais ...

Exemplos a ser seguidos (aconteceram comigo):

- Primeira vez que marquei um encontro pelo Pescaki, o Hugo, mesmo sem me conhecer pessoalmente, levou a ceva prá mim e depois me ensinou as técnicas da cevadeira

- Primeira/Segunda pescaria com o Tamaki, o cara parou de pescar para fazer o churrasco, fez massa (direto do saco preto) e socializou ...

- Pescaria no Taquari, fui sozinho e acabei pescando sozinho o dia todo ... um camarada que estava do lado me emprestou/ajudou com o passaguá, tirou foto com sua própria máquina e ainda mandou pelo e-mail

- Pescaria no Tio Oscar, um rapaz estava tirando muuuito peixe e percebeu que eu não tirava nada ... parou de pescar e veio até mim para passar as dicas ...

- Pescaria no 3 Irmãos, cheguei tarde e o Luiz já tinha arrebentado de pegar peixes, me deu as dicas e quando engatei o primeiro, parou de pescar e veio me ajudar ... ele disse: Já pesquei bastante, vou te ajudar com seu peixe ...

- Pescaria no 3 irmãos, o Helio chegou, se apresentou e viu que eu estava com um pampo novinha e já começou a me dar umas dicas para fortalecer o cabo ...

São pequenos gestos espontâneos de nossos companheiros que fazem a diferença!!!

Devo estar sendo injusto com vários outros amigos por não citá-los aqui ... mas ... essas são as “gentilezas” mais recentes ...

Grande abraço, amigo Tamaki!

Compartilhar este post

Link para o post