Ir para conteúdo

Nova Vara Rapala Shift - Test drive

Recommended Posts

Bom, depois que eu comprei a nova Rapala Shift, eu prometi que iria testá-la e colocaria os resultados aqui.

Prá quem não viu o primeiro tópico, inclusive com as fotos da vara, pode conferir aqui:

Mas vamos ao que interessa:

O local do Test Drive foi o Lago do Peixe, no Tocantins. O target foram Tucunarés Azuis de até uns 5 Kg e eventualmente cachorras, bicudas, etc.

Lembrando que a versão que eu comprei tem 5'6", 17 lb e ação extra-fast.

Configurações: Montei duas versões, uma com uma carretilha Shimano Scorpion XT 1501 e outra com uma Metanium Mg7. Ambas com linha 30 lb. Bom, desnecessário dizer que fazer o conjunto com a Metanium Mg7 foi palhaçada. O conjunto ficou uma pena, leve e balanceado demais. Nem parecia que tava com equipamento na mão... rs Mas com a XT 1501 também ficou muito bom. Pro tamanho da minha mão, ficou excelente.

Arremessando: A vara tem muita ação. Arremessa super bem as iscas que utilizei. Embora o casting dela seja de 1/4 a 5/8oz (7 a 17,5g) eu usei Trairão prá caramba (1oz - 28g) sem o menor problema. Nos primeiros pinchos tava cabreiro, mas depois tava arremessando sem medo. Também usei com Hélices de 11 a 14cm da Jennerlure (14g), também sem problemas.

Infelizmente não usei iscas na casa dos 7g, porque qualquer isca prá pescar ali tem no mínimo 10g. Mas arremessou muito bem, mesmo sendo x-fast. Não precisei me matar prá fazer longos arremessos. E, com isso, a precisão ficou muito boa. Para fazer arremessos mais longos, eu preferia um cabo maior mesmo. Se tivesse 8 cm a mais, prá mim estaria perfeita. Não impediu os arremessos, mas acho que ficaria mais confortável com um cabo um pouquinho maior. Prá arremessos curtos, side cast e flip/spiral ela foi perfeita.

Trabalhando a isca: Mesmo tendo aquele reel seat maluco (blank completamente exposto), ela é muito confortável e dá bastante segurança prá trabalhar a isca. Bem balanceada, dá prá usar o dia todo. Puxando hélices (que é o que mais cansa), como a vara é muito rápida, ela tranfere quase toda a força para a isca, fazendo com que a gente gaste menos força prá fazer a isca trabalhar direito. Isso garante umas horas a mais puxando hélice... rs

Prá ter uma comparação, da outra vez eu pesquei com uma Crucial 17lb fast (que é meu xodó) e não aguentei metade do tempo que aguentei com a Shift. Tinha que fazer bem mais força prá isca trabalhar...

Sensibilidade: Infelizmente não posso falar sobre isso. Só usei isca de superfície pescando Tucunaré... falar sobre sensibilidade seria uma tremenda mentira, né... rs Uma hora que pescar com meia-água ou sub-superfície, falo prá vocês.

Na briga: Não dá mole. É uma vara x-fast, não esqueçam. Quando precisei "arrastar" o peixe prá fora da galhada ela arrastou, não pediu água. Mas tinha ação prá pescar os peixes um pouco menores (na casa dos 2 Kg), embora com a Crucial essa ação seja mais gostosa. Mas quando o bichão entra, ela não fez feio: aguentou o que precisava prá trazer o troféu. Não perdi peixe nenhum com esta vara porque tive que "afinar" pro peixe não quebrar tudo... rs

Conclusão: Na minha humilde opinião, nota 9,5 prá essa vara. Só não dou 10 porque eu queria um cabo maior, embora isso seja muito pessoal. Mas quem gosta de vara rápida eu garanto que não vai se decepcionar com essa varinha. Essa virou a minha segunda vara de estimação... rs

Ah, sim. Só não pesquei 4 dias com essa vara porque meu pai tomou-a de mim no quarto dia... E ele estava pescando de Rapala Platinum e Fenwick... rs

Acho que só ficou faltando pescar com iscas no limite mínimo da vara, os 7g. Embora ela tenha bastante ação, não acho que a performance seja tão boa quanto com iscas mais pesadas, mas isso só testando prá ter certeza... Tô devendo essa... hehehe

Abraço a todos,

Edu Nakiri

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Eduardo,

Eu tava querendo montar uma configuração dessa pra pescar tucunaré. Minha dúvida era se pegava uma de 17, 20 ou 25 lbs.Antonio Pinto

Link para o post

Embora o lance do cabo seja bem pessoal. Há quem diga que vara desse tamanho tenha que ter cabo curto... rs

Gosto é gosto !

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o post

Embora o lance do cabo seja bem pessoal. Há quem diga que vara desse tamanho tenha que ter cabo curto... rs

Gosto é gosto !

Abraço,

Edu Nakiri

Pois é para mi por exemplo, que sou destro,para arremeços laterais, meu "dedinho" ficou bem dolorido.

Link para o post

Gosto é gosto !

Abraço,

Edu Nakiri

Pois é... questão de gosto mesmo... eu prefiro cabo curto, inclusive este é um dos pré-requisitos que procuro no momento de adquirir uma vara. Sempre gostei dos pistol grips, mas infelizmente não se acha mais... ;)

Muito bom seu parecer sobre a Shift! :joia:

Abraço.

Link para o post

Ja te falei Edu ... seu negocio é 1/2oz pra cima parceiro... :chuvaa:

Pra iscas abaixo disso joga na mão dos parceiros que agente faz esse esforço de testar pra vc... :assobiando:

Link para o post

Grande Edu,

Parabéns pelo post bem elaborado, sobretudo por esclaracer detalhes que podem ajudar na escolha do equipamento! bs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif

Gosto é gosto !

Abraço,

Edu Nakiri

Quanto ao cabo, sendo mais longo, dependendo do tamanho, pode vir a acabar prejudicando os trabalhos quando começar a roçar na camisa do pescador, sobretudo nos casos de muitos toques de ponta de vara, redundando em uma movimentação nervosa na ponta do cabo. coolio.gif

Link para o post

Edu,

tenho também uma Crucial 5'9" 17lb Fast que acho excelente. Entre a Crucial e essa Rapala Shift, qual você escolheria?

Abraço

Eliot, assim você me coloca numa saia justa... hahaha

Peso da Shift - equivalente ao da Crucial

Passadores: Da Shift são SiC, da Crucial acho que é alconite

Reel seat da Shift é mais sensível que da Crucial, que usa um Fuji simples

Se for pensando só em componentes, acho que a Shift é melhor.

Mas, como eu disse, a Crucial é meu xodó... Se eu fosse obrigado a ficar com uma só, ficaria com a Crucial... rs

Pois é... questão de gosto mesmo... eu prefiro cabo curto, inclusive este é um dos pré-requisitos que procuro no momento de adquirir uma vara. Sempre gostei dos pistol grips, mas infelizmente não se acha mais... ;)

Muito bom seu parecer sobre a Shift! :joia:

Abraço.

Que engraçado Melinger, você é um dos únicos que eu conheço que gosta de pistol grip... rs Eu tenho uma vara destas em casa (de mil novecentos e bolinha) e acho muito ruim... kkkkk

É por isso que o mercado de pesca é tão variado !!!! rs

Ja te falei Edu ... seu negocio é 1/2oz pra cima parceiro... :chuvaa:

Pra iscas abaixo disso joga na mão dos parceiros que agente faz esse esforço de testar pra vc... :assobiando:

Parceiro, sai andando que tem outras varinhas prá acompanhar as iscas mais leves... E tô ligado que suas pescarias são mais brutas que as minhas... hehehe

Grande Edu,

Parabéns pelo post bem elaborado, sobretudo por esclaracer detalhes que podem ajudar na escolha do equipamento! bs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif

Quanto ao cabo, sendo mais longo, dependendo do tamanho, pode vir a acabar prejudicando os trabalhos quando começar a roçar na camisa do pescador, sobretudo nos casos de muitos toques de ponta de vara, redundando em uma movimentação nervosa na ponta do cabo. coolio.gif

Grande observação mestre Bome, você tem toda razão ! Isso vira e mexe acontece com a minha Crucial, que eu mandei alongar o cabo... Mas, ainda assim, comparando a Shift (cabo curto) com a Crucial (cabo comprido), ainda prefiro o cabo comprido da Crucial. Porque eu acho que dá mais segurança (e precisão) em arremessos mais longos... Não nego que eu fico xingando a minha camisa, mas ainda assim prefiro... hahahaha

Abração a todos e valeu,

Edu Nakiri

Link para o post

Nakiri, um amigo usa uma shift igual a sua com uma aldebaran mg7, ficou uma pena.

Não a usei, mas na loja achei ela muito dura, mas pelo seu relato isso não seria um problema

Parabens

Link para o post

Que engraçado Melinger, você é um dos únicos que eu conheço que gosta de pistol grip... rs Eu tenho uma vara destas em casa (de mil novecentos e bolinha) e acho muito ruim... kkkkk

É por isso que o mercado de pesca é tão variado !!!! rs

Um arremesso de precisão que faço com uma pistol grip, nunca consegui fazer com outro tipo de cabo... acho que é costume... nunca uso o braço, somente o pulso, então um pistol grip me proporciona conforto para isso. Tenho uma Fleming / Shin-a que é minha xodó. hehehe!

Valeu! Abraço. :ok:

Link para o post

Nakiri, um amigo usa uma shift igual a sua com uma aldebaran mg7, ficou uma pena.

Não a usei, mas na loja achei ela muito dura, mas pelo seu relato isso não seria um problema

Parabens

Renato, ela é um "toco" mesmo... rs Dependendo o tipo de isca e o tamanho dos peixes, ela pode ser forte demais. Tudo vai do "alvo" da sua pescaria... Prá Tucunas acima de 2Kg eu gostei !

Um arremesso de precisão que faço com uma pistol grip, nunca consegui fazer com outro tipo de cabo... acho que é costume... nunca uso o braço, somente o pulso, então um pistol grip me proporciona conforto para isso. Tenho uma Fleming / Shin-a que é minha xodó. hehehe!

Valeu! Abraço. :ok:

Muito legal ! Eu nunca me dei bem com esse cabo... rs Mas arremessava bem de molinete, que todo mundo falava que não tinha precisão... rs É tudo questão da gente acostumar com o equipamento. Hoje não me acerto mais com molinete, acredita ? Até comprei uma varinha, mas acabei desistindo... Coisas de pescador... hahah

Abração !

Edu Nakiri

Link para o post

Edu,

Muito esclarecedor seu test drive com a shift :plamas: :plamas: :plamas: .

Eu também gosto de varas de cabo longo pois na hora de fazer arremessos longos acho mais preciso. Tanto que eu prefiro a minha Apache III com componentes inferiores do que a minha Daiwa procaster que é toda Fuji :assobiando: .

Mas isso é realmente gosto pessoal.

[]´s

Vitão.

PS: 500 posts :jump: to na metade para chegar no VIP!

Link para o post

puts eu estou pesando em compra uma shift com a mesma carretilha metanium MG idc7 queria saber se e pra eu compra 17 a 25 libras pra pesca de tucunas ´pois vou no amazon king pra pescar os brutos de la mais quando estiver pescando tucunas pra regiao aki de minas e sao paulo a vara tem a mesma açao e serventia para essas pesca e se rola um dourado se ela guenta assim peixes variados e ela tera a mesma açao em varios peixes sou novo em pesca esportiva por isso peço que me ajudem

Link para o post

Fala Rafael,

Prá AM a 25 lb deve ser muito boa, mas aí deve faltar cabo mesmo. E não vai servir prá pescarm em MG e SP, 25 lb é demais em qualquer vara, pro SE... rs

Dourado ela deve ir muito bem, porque é bem rápida e deve ferrar bem a boca do bicho. Mas a galera que pesca dourado costuma gostar de varas de 6' prá cima... Não conheço a fundo esse tipo de pesca.

Ao invés de pegar uma Mg DC7, pega uma Mg7 que sobra grana prá comprar duas varas... Uma 17 e uma 25... hehehe

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o post

Gosto é gosto !

Abraço,

Edu Nakiri

É Edu gosto é gosto, mas na hora de arremeçar de forma precisa, o cabo mais longo garante o arremeço só com uma giradinha no punho :coolio: ...no arremço ´mais longo é um contrapeso importante, e na hora briga e trabalhar a criança nem se fala... :coolio: ...mas é isso ai, bela aquisição!! :joia:

abraço

Link para o post