Entre para seguir isso  
Vladimir Ferreira

Finalmente ela resolveu me contemplar.

Recommended Posts

Há algum tempo atrás eu afirmei que nunca vou para uma pescaria contando apenas com a sorte, pois não sou assim e também não me sinto uma pessoa de sorte, mas gostaria muito de ter mais sorte, com certeza ela me ajudaria muito em minhas pescarias.

Entretanto na pesca basicamente temos dois grupos, aqueles que gostam apenas de se divertir e que dependem totalmente da sorte e aqueles que levam a pescaria muito a sério. Este segundo grupo quase sempre vai levar vantagem, pois antes de cada pescaria fazem todos os preparativos e estudos, o que engloba um pouco de tudo o que o Auro apresentou e também uma grande parte dos aspectos que eu levantei quando fiz aquela pesquisa.

Não me interpretem mal, principalmente aqueles que são privilegiados pela mãe natureza, mas é o segundo grupo que sempre estará a frente e melhor ainda, nunca irão se sentir satisfeitos e serão eles que farão a diferença, pela sua capacidade e humildade de repassar os seus conhecimentos.

Quanto à sorte mesmo que vc seja um deles, como repassá-la para os outros?

Certa vez (faz tempo) eu li em um pequeno livro distribuído pela Abu Garcia, escrito em Espanhol, nele tinha um prefácio escrito por um conceituado pescador Europeu, que já havia conquistado inúmeros campeonatos e torneios de pesca, mas que infelizmente eu não consigo me lembrar do nome, neste prefácio ele citava a importância da técnica, já que por muitas vezes os seus resultados eram atribuídos à sorte, e ele faz a seguinte colocação:

“Creio que a sorte represente cerca de cinco por cento em uma pescaria, quem dera eu tivesse toda esta sorte.”

Quis fazer esta citação apenas para destacar algo que aconteceu comigo ontem, quando estava fazendo um tipo de pescaria que eu gosto muito que é a do farnangaio. Este peixe é capturado na superfície e para isto utilizamos uma chumbada em forma de chapinha ou uma boia de arremesso de madeira no lugar da chumbada, para facilitar os arremessos eu utilizo uma linha 0,12mm de monofilamento e um arranque de 0,20mm, um molinete Shimano 1000 e uma varinha de 2,70m, exatamente este conjunto que a Márcia está utilizando na imagem abaixo, daquelas com ponta de agulha, rápidas e sensíveis. O anzol ideal é o Akita Kitsune nº 6, chicote é confeccionado com linha dourado 0,25mm, com distância de mais ou menos 50 cm entre os rotores, sendo o de baixo três cm acima do snap que vai prender a chapinha ou a boia e pernada com 45 cm de fluoro 0,25mm.

A técnica para trabalhar as iscas (tiras de filé de camarão) na superfície, alternando leves toques e algumas paradas:

tcnica0007.jpg

O farnangaio é uma espécie conhecida, principalmente como isca para pesca oceânica e um prato famoso no nordeste, onde é chamado de agulhinha, mas que é pouco conhecida na prática da PdP, o tamanho médio é de 20cm, mas chega a medir até 35 cm, briga bastante, dando saltos espetaculares.

farnangaio0005.jpg

Esta espécie normalmente é encontrada por aqui de setembro a abril, com água mais quente e dias ensolarado, sendo que ainda precisamos que o mar esteja calmo e com pouco vento. Infelizmente ontem a água não estava limpa e com um pouco de vento leste (na cara). Apesar das dificuldades eu já havia capturado alguns e duas guaiviras de uns 25 cm, que brigam muito quando capturadas com este tipo de material.

Quase na hora do reponto da maré (15 hrs) quando já estava quase parando para me concentrar nos caniços maiores para tentar algum peixe melhor acontece o inesperado, sinto uma batida bem forte na ponta da vara e tome linha sendo arrancada do carretel do molinete, de repente o peixe para, começa a correr de lado e também uma sequência de saltos espetaculares, pela distância não conseguia distinguir o que era, cheguei a imaginar que era um robalo ou uma ubarana grande, mas depois de quase meia hora de briga consegui trazê-la mais próxima da arrebentação e finalmente eu consegui ver que era uma guaivira e finalmente algum tempo depois e que eu consegui colocá-la na areia em segurança, rapidamente fiz as fotos e dei uma medida (aproximadamente 65 cm) para poder soltá-la rapidamente.

Eis a brigona que me fez sentir um sortudo:

guaivira0008.jpg

Escrevendo sobre a sorte, talvez não tivesse momento mais oportuno para que ela se manifestasse, já que esta semana completei a minha milésima mensagem. :natal_biggrin::natal_biggrin:

Um grande abraço para todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens Vladmir!

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza de guaevira ! Desse tamanho nunca peguei ! Parabéns !

Abçs !

Compartilhar este post

Link para o post

Bela guaivira!! Vladimir tem toda razão, eu também gostaria de ter essa sorte toda. Mas saber o que e como usar faz muuuita diferença.natal_laugh.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Vladimir,

Ainda que sempre dependentes da técnica que conseguimos amealhar durante nossas jornadas é sempre bom poder contar com a sorte! E ela vem, a seu dia, mas vem! Como aqui podemos ver que veio! thumbsup.gif

A seguir, então, contando com a sorte, amigão, pois conhecimento e técnica já os tem suficientemente! bs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif

E, parabéns pelo milésimo post! Esperamos mais! :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

Sorte??? O que que é isso??? :natal_biggrin: Pergunta lá pro pessoal que esteve com a gente na Barra do Sai. :D

Belo peixe Vladimir, parabéns pela captura.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens Vladmir!

Beleza de guaevira ! Desse tamanho nunca peguei ! Parabéns !

Abçs !

Bela guaivira!! Vladimir tem toda razão, eu também gostaria de ter essa sorte toda. Mas saber o que e como usar faz muuuita diferença.natal_laugh.gif

Obrigado a todos os amigos pelas manifestações!!!

Abçs

Grande Vladimir,

Ainda que sempre dependentes da técnica que conseguimos amealhar durante nossas jornadas é sempre bom poder contar com a sorte! E ela vem, a seu dia, mas vem! Como aqui podemos ver que veio! thumbsup.gif

A seguir, então, contando com a sorte, amigão, pois conhecimento e técnica já os tem suficientemente! bs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif

E, parabéns pelo milésimo post! Esperamos mais! :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Obrigado Domingos pela sua manifestação e também pela grande colaboração que vc tem me dado nesta nova tarefa, que ainda gera um pouco de dificuldade e insegurança, pois não quero que ela interfira no meu trabalho, nos meus ideais e anseios de quando me cadastrei no Pescaki, mas vc já está calejado. :joia::joia::joia:

Um grande abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

Sorte??? O que que é isso??? :natal_biggrin: Pergunta lá pro pessoal que esteve com a gente na Barra do Sai. :D

Belo peixe Vladimir, parabéns pela captura.

Abraços

Obrigado Jorge, mas com certeza acima de tudo, isto também é fruto de muito trabalho, amor, satisfação e disposição.

Porque disposição? O motivo principal para minha descida para o litoral esta semana, foi começar a me preparar para a viagem que farei para SC no início de janeiro. :natal_biggrin::natal_biggrin::natal_biggrin:

Abçs,

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom, já peguei uma, na beira da praia em Barra de São joão deu + - 3 KG

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, do tamanho daquelas que os pescadores pegam nas redes em Regência.

Por falar nisso, já tentou fazer esse tipo de pescaria em Regência?

Já peguei guaiviras com artificiais na "boca do rio", porém nunca tentei com boia.

Que isca foi usada na sua pescaria?

Abração e Feliz Natal!

Compartilhar este post

Link para o post

Lindo peixe,ainda mais com esse tipo de material....

Abraço e Feliz Natal. :natal_happy:

Compartilhar este post

Link para o post

Show, Vladimir.

Aqui a gente conhece esse peixe por salteira. Muito brigador e valente.

Você pegou essa maravilha no caniço montado pros farnangaio (0,12 etc...)?

Compartilhar este post

Link para o post

Magnífica quaivira. são peixes muito esportivos.

abração e feliz natal meu amigo :natal_biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, do tamanho daquelas que os pescadores pegam nas redes em Regência.

Por falar nisso, já tentou fazer esse tipo de pescaria em Regência?

Já peguei guaiviras com artificiais na "boca do rio", porém nunca tentei com boia.

Que isca foi usada na sua pescaria?

Abração e Feliz Natal!

Jackson a isca era tira de filé de camarão bem pequena, apenas para cobrir um Akita Kitsune 6, cheguei a pensar que Lea iria levar toda a linha do Shimaninho 1000.

Infelizmente em regência este tipo de pescaria não é possível de se fazer devido o número de ondas que arrebentam em sequência e também por conta do vento.

Já utilizei muito uma chumbada que por aqui é conhecida por baratinha, que com um material mais apropriado vai permitir arremessos mais longos e ao recolher fazer com que ela venha próxima a superfície, já utilizei muito esta técnica para capturá-las, mas nunca tinha fisgado nenhuma deste tamanho, até porque é uma espécie que não cresce muito por aqui.

baratinha867493.jpg

A maior que eu tinha visto por aqui foi uma que o Carrasco capturou em um Torneio da Jô Calçados.

Obrigado, boas festa e um abração,

Compartilhar este post

Link para o post

Bela guaivira Vladimir,parabéns.Com o equipamento utilizado deve ter sido uma briga fantástica.

Abraço e um ótimo Natal.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom, já peguei uma, na beira da praia em Barra de São joão deu + - 3 KG

Obrigado Eliseu, capturar uma de três kg com este equipamento já não seria sorte, mas um sim sonho!!! rsrsrsrsrs

Um abraço. :natal_biggrin::natal_biggrin::natal_biggrin:

Show, Vladimir.

Aqui a gente conhece esse peixe por salteira. Muito brigador e valente.

Você pegou essa maravilha no caniço montado pros farnangaio (0,12 etc...)?

Sim Bruno foi utilizando uma linha Owner 0,12mm, mas ela até que foi boazinha, pois não levou toda a linha, que foi o que eu pensei que iria acontecer.

Boas Festas e um abração, :natal_biggrin::natal_biggrin::natal_biggrin:

Lindo peixe,ainda mais com esse tipo de material....

Abraço e Feliz Natal. :natal_happy:

Rodrigo realmente foi uma captura inesquecível!!!!

Obrigado e Boas Festas para vc também. :natal_laugh::natal_laugh::natal_laugh:

Bela guaivira Vladimir,parabéns.Com o equipamento utilizado deve ter sido uma briga fantástica.

Abraço e um ótimo Natal.

Valeu Marcos realmente foi uma captura muito legal e em um momento importante para poder relatar!!!!

Obrigado e Boas Festas para vc também. :natal_laugh::natal_laugh::natal_laugh:

Compartilhar este post

Link para o post

Magnífica quaivira. são peixes muito esportivos.

abração e feliz natal meu amigo :natal_biggrin:

Obrigado Cap. Tuba, para nós que pescamos com os pés na areia é uma maravilha pescar uma dessas utilizando um material ultra light.

Um abração para vc também, um Feliz Natal e um 2011 maravilhoso para toda a Família. :natal_biggrin::natal_biggrin::natal_biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens Vladimi, uma bicha dessa na 0,12 deve ser muito emocionante

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens Vladimi, uma bicha dessa na 0,12 deve ser muito emocionante

Obrigado Renato, realmente a sensação e a emoção foi muito grande.

Um grande abraço e um Feliz Natal para vcs!!!!

:natal_biggrin::natal_biggrin::natal_biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Lindo peixe.

Imagino a felicidade :natal_happy:

Compartilhar este post

Link para o post

AEEEE VLadimir!!!

Sorte do peixe resolver pegar teu anzol!

Técnica, conhecimento para tirar ele da água sem perder hahahahahaahahahahaha.

Parabéns Linda Captura!

Auro

Compartilhar este post

Link para o post

Troféu mais que merecido por todo seu conhecimento e técnica em PDP !!!

Se não estou enganado o Sandrão já vivenciou uma situação parecida com essa, mas o peixe era um agulhão bandeira, certo ?

Eu e minha familia desejamos um feliz natal e prospero ano novo para você padrinho, madrinha e toda familia !!!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

AEEEE VLadimir!!!

Sorte do peixe resolver pegar teu anzol!

Técnica, conhecimento para tirar ele da água sem perder hahahahahaahahahahaha.

Parabéns Linda Captura!

Auro

Obrigado Auro, um grande abraço e um Feliz Natal para vcs. :natal_biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Troféu mais que merecido por todo seu conhecimento e técnica em PDP !!!

Se não estou enganado o Sandrão já vivenciou uma situação parecida com essa, mas o peixe era um agulhão bandeira, certo ?

Eu e minha familia desejamos um feliz natal e prospero ano novo para você padrinho, madrinha e toda familia !!!

Abraço

Valeu Gustavo, realmente o Sandrão capturou um agulhão (timbale) com mais de um metro que também deu muito trabalho, mas saiu.

Obrigado, um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações para vcs, principalmente agora vc vai iniciar uma nova etapa na Pesca Desportiva. :natal_biggrin::natal_biggrin:

Um abração e lembranças a todos,

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens Vladimir por essa linda Guaivira, muito bonita memso :natal_biggrin:

E pelo belo Relato mencionado :natal_biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post