Entre para seguir isso  
Alexandre Léo

Pesca no Rio Paraíba na região de Guararema, Jacareí e S. J. Campos

Recommended Posts

Grande Malcon, bom dia.

Me perdoe a demora tive alguns contratempos, aqui embaixo na região de levy gasparian os amigos não estão conseguindo nada, tá fraco de dourado o último relato de dourado dos amigos daqui de paraiba do sul foi à +- 30 dias, próximo à fábrica de salsichas e corimbas está regular, mais com a lua cheia e o tempo quente acho que as notícias vão melhorar....

É um grande prazer encontrar um amigo próximo daqui, conheço um pouco de Valença e tive pescando em Andrade Pinto próximo de Vassouras, na região das três pontes , conhece? Com o tempo melhorando vou retornar lá, estou rezando por uma chuva pra dar uma lavada no rio e encher um pouco, por aqui abaixou uns 30 cm aparentemente.

Um grande abraço.. :simsim::simsim::simsim::D:D:D

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, sou de Vassouras mas moro em Volta Redonda atualmente. Não tenho muito experiência na pesca esportiva no Rio, algum ponto bom por aqui? Vira e mexe ouço falar de bons exemplares de Dourado em Lacerda.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal.. Sou novo aqui e decidi ressuscitar o tópico.....rsrs...pois me mudei recentemente para sjc...e apesar de ser novato na arte, adoro pescar, desde pequeno assistia pesca & companhia... E ficava admirado com aquelas pescarias no pantanal,  na Amazônia,  no Paraná..  E pretendo se Deus me der condições... Um dia fazê-las... Mas por enquanto vamos ficar na realidade... Rsrs... Como disse mudei recentemente para sjc... E muito já li sobre pescarias aqui nas cidades vizinhas...Mas em sjc...atualmente,  qual a situação do nosso guerreiro paraiba??? Tem uma curva dele que passa a 1 km da minha casa... Moro na vila Tesouro... Próximo ao Eugênio de Melo...e o rio aqui é pouco habitado na sua margem...O que me passa a impressão de não estar tão a mercê da poluição... Será que dá para arriscar alguma aventura????  o que posso achar por aqui??? Fora isso já peguei muitas dicas aqui de lugares em paraibuna principalmente e pretendo me aventurar por aí...Mas fico triste de ter o Rio tão próximo e não poder aproveitar... Obrigado pela atenção galera!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Je Oliveira disse:

Olá pessoal.. Sou novo aqui e decidi ressuscitar o tópico.....rsrs...pois me mudei recentemente para sjc...e apesar de ser novato na arte, adoro pescar, desde pequeno assistia pesca & companhia... E ficava admirado com aquelas pescarias no pantanal,  na Amazônia,  no Paraná..  E pretendo se Deus me der condições... Um dia fazê-las... Mas por enquanto vamos ficar na realidade... Rsrs... Como disse mudei recentemente para sjc... E muito já li sobre pescarias aqui nas cidades vizinhas...Mas em sjc...atualmente,  qual a situação do nosso guerreiro paraiba??? Tem uma curva dele que passa a 1 km da minha casa... Moro na vila Tesouro... Próximo ao Eugênio de Melo...e o rio aqui é pouco habitado na sua margem...O que me passa a impressão de não estar tão a mercê da poluição... Será que dá para arriscar alguma aventura????  o que posso achar por aqui??? Fora isso já peguei muitas dicas aqui de lugares em paraibuna principalmente e pretendo me aventurar por aí...Mas fico triste de ter o Rio tão próximo e não poder aproveitar... Obrigado pela atenção galera!!!!

Olá Vizinho Jerônimo,

Seja bem-vindo ao Pescaki! :joia: 

Em São José dos Campos, nosso glorioso rio vai um tanto mais poluído que aqui na parte de cima de Jacareí, mas nada impede a pesca por aí, sobretudo de piavas, que é uma das pescarias emblemáticas que o rio oferece.

Para ver como fazer este tipo de pesca, clique aqui! :coolio: 

A ver se consegui ajudar. :ok: 

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Domingos Bomediano disse:

Olá Vizinho Jerônimo,

Seja bem-vindo ao Pescaki! :joia: 

Em São José dos Campos, nosso glorioso rio vai um tanto mais poluído que aqui na parte de cima de Jacareí, mas nada impede a pesca por aí, sobretudo de piavas, que é uma das pescarias emblemáticas que o rio oferece.

Para ver como fazer este tipo de pesca, clique aqui! :coolio: 

A ver se consegui ajudar. :ok: 

Nossa muito legal seu tutorial de iscas de banana.....vou me aventurar com meu cunhado.... Vou levar banana e milho...Essa espécie só pega no fundo??? Boias estão descartadas???? Pergunto pq como disse sou novato na arte....rsrsrs...Mas vou me aventurar sim aqui no fundo de casa....porém vou experimentar ainda a área de paraibuna... Que é próximo também...é a represa de Jacareí indo ali pela chery também é próximo da para se aventurar..muito obrigado pelo esclarecimento Bomediano... Vc é mestre aqui da região!  Valeu mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Quando puder tenta dar uns pinchos la em Redenção que é pertinho de SJC tb.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 16/03/2016 at 17:23, Je Oliveira disse:

...

Grande Jerônimo,

Eu transferi tuas perguntas e observações lá para o tópico específico sobre a pesca com frutas, de sorte que se for para seguir tratando deste assunto, lá estão agora as respostas.

No entanto, se for para incluir alguma dúvida ou coisa sobre a pesca no Rio Paraíba-do-sul, siga fazendo neste tópico.

Com isso, ficamos com as coisas bem distribuídas, conforme o assunto específico. :coolio: 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
33 minutos atrás, Domingos Bomediano disse:

Grande Jerônimo,

Eu transferi tuas perguntas e observações lá para o tópico específico sobre a pesca com frutas, de sorte que se for para seguir tratando deste assunto, lá estão agora as respostas.

No entanto, se for para incluir alguma dúvida ou coisa sobre a pesca no Rio Paraíba-do-sul, siga fazendo neste tópico.

Com isso, ficamos com as coisas bem distribuídas, conforme o assunto específico. :coolio: 

Parabéns por manter a organização dos tópicos... Poucos fóruns são assim!!!!:D

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fomos hoje ao Rio, muito enrosco nos chuveirinhos.... E nd de piava... Kkkkk

Mudamos para 1 anzol e minhoca..

Resumindo.... Uns 30 mandis.... Kkkkkk

Pelo menos não saímos de mão vazias valeu pela brincadeira! 

Próxima parada, paraibuna!

DSC_0028.JPG

Compartilhar este post

Link para o post

Agora queria um lugar legal aqui próximo para pescar tilapias com minha esposa.. Alguém indica??? Valeu galera...

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Jeronimo, 

Até que a água limpe um pouco a pesca de piavas vai um tanto prejudicada. Geralmente a partir de abril a temporada começa pra valer. :joia:  Parabéns pelos mandis! :bs-aplauder: 

Compartilhar este post

Link para o post
44 minutos atrás, Domingos Bomediano disse:

Grande Jeronimo, 

Até que a água limpe um pouco a pesca de piavas vai um tanto prejudicada. Geralmente a partir de abril a temporada começa pra valer. :joia:  Parabéns pelos mandis! :bs-aplauder: 

Obrigado Bomediano,  é perceptível a água barrenta, muito turva, acabei perdendo Alguns chuveirinhos, snaps, giradores,  e chumbada,  ainda bem que isso é barato.... Kkkkkk...Por incrível que pareça meu cunhado recuperou 1 na linha dele...kkkkkk....Mas foi muito divertido.... Vou brincar sempre agora!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 20/03/2016 at 16:43, Domingos Bomediano disse:

Grande Jeronimo, 

Até que a água limpe um pouco a pesca de piavas vai um tanto prejudicada. Geralmente a partir de abril a temporada começa pra valer. :joia:  Parabéns pelos mandis!

Sabe mestre Bomediano.....Me bateu uma dúvida... Rsrs...O sr pesca quase que 100% com iscas artificiais,  pq não a piava???? Qual seria a isca artificial ideal para uma piava??? E as piabanhas???  Abraços seu Bomediano! 

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, Je Oliveira disse:

Sabe mestre Bomediano.....Me bateu uma dúvida... Rsrs...O sr pesca quase que 100% com iscas artificiais,  pq não a piava???? Qual seria a isca artificial ideal para uma piava??? E as piabanhas???  Abraços seu Bomediano! 

Grande Jeronimo,

De fato, minha preferência é pelas artificiais. Contudo, no caso de piavas, não há iscas artificiais, senão alguma que outra mosca imitando flores de ipê ou de bracatinga que possam descer o rio flutuando, mas como o fly não é minha especialidade, eu então, uso as iscas naturais, sempre a escolher aquelas que não demandem matar, porque, se vou pescar uma espécie para liberá-la depois, não faz sentido matar uma que se lhe possa servir de isca.  Então, há pouquíssimos casos em que no uso de naturais eu uso outra espécie como isca e, isso só ocorre quando a espécie visada só entra em isca natural animal. :coolio:

Quanto às piabanhas é preciso explicar que desde a década de sessenta até meados da década de oitenta, vinham bastante prejudicadas e quase já não existiam mais, sendo pura verdade sua extinção em alguns trechos do rio. Isso foi causado pelo conluio de várias ocorrências, dentre elas, os barramentos de nosso glorioso rio, conjugados com um período de muita poluição, sobretudo química, ademais de experiências de liberação de espécies não nativas do rio, como foi o caso do dourado e do mandi-guaçu em 1945. Todas estas ocorrências coincidem com o período de grande progresso pelo qual passou nossa região.

Então, por uns trinta anos, só se via uma piabanha quando, muito raramente, ela entrava nas iscas de piavas, para, quase sempre, não se conseguir concluir a captura, vez que em razão de sua robustez e força, geralmente arrebentavam os chuveirinhos de anzóis destacadamente pequenos e, assim, ficavam sempre na vontade, alimentando o imaginário dos pescadores como sendo um peixe mágico, emblemático. E realmente é!

Já no final dos anos oitenta, depois de alguns lustros de adaptação da espécie às novas condições do progresso impostas ao rio, a piabanha começou a dar as caras, sempre nos chuveirinhos de pesca de piavas, sobretudo quando se usava como isca o tomate.

Nesta época (meados dos anos oitenta) praticamente ninguém aqui da região conhecia uma isca artificial. Contudo, depois de algumas viagens ao exterior, ademais da leitura de algumas matérias na revista "Time" americana, eu tinha algumas iscas sem mesmo conhecer muito bem como poderiam funcionar, mas mesmo assim, não deixava de levá-las nas jornadas às piavas e sempre dava alguns arremessos enquanto deixava as varas armadas com os chuveirinhos de piavas, até que num belo dia, fisguei uma piabanha enorme, numa isca Red Fin 900 e, desde então, nunca mais deixei de pescar esta fabulosa espécie, da qual tive a ventura de ter sido o pioneiro em sua pesca com artificiais aqui no Alto Vale do Paraíba.

Assim, piabanha se pesca essencialmente com isca artificial e, ainda que já venha bem recuperada em nosso glorioso rio, sua pesca ainda não pode ser considerada fácil, senão apenas na região de Paraibuna, onde são liberados milhões de alevinos anualmente. Na nossa região aqui de Jacareí, Santa Branca e Guararema, já demandam muitos arremessos até que se tenha a primeira captura, de sorte que em razão desta dificuldade, poucos são os adeptos de sua pesca. :coolio:  

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 27/03/2016 at 09:54, Domingos Bomediano disse:

Grande Jeronimo,

De fato, minha preferência é pelas artificiais. Contudo, no caso de piavas, não há iscas artificiais, senão alguma que outra mosca imitando flores de ipê ou de bracatinga que possam descer o rio flutuando, mas como o fly não é minha especialidade, eu então, uso as iscas naturais, sempre a escolher aquelas que não demandem matar, porque, se vou pescar uma espécie para liberá-la depois, não faz sentido matar uma que se lhe possa servir de isca.  Então, há pouquíssimos casos em que no uso de naturais eu uso outra espécie como isca e, isso só ocorre quando a espécie visada só entra em isca natural animal. :coolio:

Quanto às piabanhas é preciso explicar que desde a década de sessenta até meados da década de oitenta, vinham bastante prejudicadas e quase já não existiam mais, sendo pura verdade sua extinção em alguns trechos do rio. Isso foi causado pelo conluio de várias ocorrências, dentre elas, os barramentos de nosso glorioso rio, conjugados com um período de muita poluição, sobretudo química, ademais de experiências de liberação de espécies não nativas do rio, como foi o caso do dourado e do mandi-guaçu em 1945. Todas estas ocorrências coincidem com o período de grande progresso pelo qual passou nossa região.

Então, por uns trinta anos, só se via uma piabanha quando, muito raramente, ela entrava nas iscas de piavas, para, quase sempre, não se conseguir concluir a captura, vez que em razão de sua robustez e força, geralmente arrebentavam os chuveirinhos de anzóis destacadamente pequenos e, assim, ficavam sempre na vontade, alimentando o imaginário dos pescadores como sendo um peixe mágico, emblemático. E realmente é!

Já no final dos anos oitenta, depois de alguns lustros de adaptação da espécie às novas condições do progresso impostas ao rio, a piabanha começou a dar as caras, sempre nos chuveirinhos de pesca de piavas, sobretudo quando se usava como isca o tomate.

Nesta época (meados dos anos oitenta) praticamente ninguém aqui da região conhecia uma isca artificial. Contudo, depois de algumas viagens ao exterior, ademais da leitura de algumas matérias na revista "Time" americana, eu tinha algumas iscas sem mesmo conhecer muito bem como poderiam funcionar, mas mesmo assim, não deixava de levá-las nas jornadas às piavas e sempre dava alguns arremessos enquanto deixava as varas armadas com os chuveirinhos de piavas, até que num belo dia, fisguei uma piabanha enorme, numa isca Red Fin 900 e, desde então, nunca mais deixei de pescar esta fabulosa espécie, da qual tive a ventura de ter sido o pioneiro em sua pesca com artificiais aqui no Alto Vale do Paraíba.

Assim, piabanha se pesca essencialmente com isca artificial e, ainda que já venha bem recuperada em nosso glorioso rio, sua pesca ainda não pode ser considerada fácil, senão apenas na região de Paraibuna, onde são liberados milhões de alevinos anualmente. Na nossa região aqui de Jacareí, Santa Branca e Guararema, já demandam muitos arremessos até que se tenha a primeira captura, de sorte que em razão desta dificuldade, poucos são os adeptos de sua pesca. :coolio:  

Espetacular explicação!!!!  Fiquei abismado tamanho conhecimento... 

Então seu Bomediano, como estou querendo dar uma passada no mandizeiro em paraibuna para brincar, queria saber atualmente qual isca artificial o senhor me indica, apesar da total inexperiência,  acho que o bom pescador tem que ter uma dose de ousadia e de sorte...rsrsrs...Vai que naquele dia eu sou felizardo...e a natureza me presenteia com um belo exemplar... 

Agora com relação a piava pensei que essas isca artificiais em forma de insetos, como varejeira ou cigarrinha,  larva de cigarra, que são usadas para tilapias eram capazes de capturar uma...Ou até mesmo uma piabanha,  já que pelo que li também se alimenta de insetos... 

Muito bom poder receber dicas de uma pessoa tão experiente na nossa região e solicita também... Muito obrigado! 

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Je Oliveira disse:

Espetacular explicação!!!!  Fiquei abismado tamanho conhecimento... 

Então seu Bomediano, como estou querendo dar uma passada no mandizeiro em paraibuna para brincar, queria saber atualmente qual isca artificial o senhor me indica, apesar da total inexperiência,  acho que o bom pescador tem que ter uma dose de ousadia e de sorte...rsrsrs...Vai que naquele dia eu sou felizardo...e a natureza me presenteia com um belo exemplar... 

Agora com relação a piava pensei que essas isca artificiais em forma de insetos, como varejeira ou cigarrinha,  larva de cigarra, que são usadas para tilapias eram capazes de capturar uma...Ou até mesmo uma piabanha,  já que pelo que li também se alimenta de insetos... 

Muito bom poder receber dicas de uma pessoa tão experiente na nossa região e solicita também... Muito obrigado! 

Grande Jeronimo,

Lá no Mandizeiro as piabanhas escasseiam um pouco, mas nada impede que consiga fisga alguma, de sorte que demanda tentar! :simsim: Não sei se você consegue, pela margem, chegar até as águas mais pesadas que tem logo mais abaixo, pois ali, sim, seria um bom ponto de diabas prateadas! :coolio: 

Estas iscas, tipo cigarrinha podem, sim, funcionar para as piabanhas, mas não para piavas! :joia: 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Domingos Bomediano disse:

Grande Jeronimo,

Lá no Mandizeiro as piabanhas escasseiam um pouco, mas nada impede que consiga fisga alguma, de sorte que demanda tentar! :simsim: Não sei se você consegue, pela margem, chegar até as águas mais pesadas que tem logo mais abaixo, pois ali, sim, seria um bom ponto de diabas prateadas! :coolio: 

Estas iscas, tipo cigarrinha podem, sim, funcionar para as piabanhas, mas não para piavas! :joia: 

Entendi...Mas qual a sua predileta??? A que acha que é fatal para piabanha!!! Pq até então a gente deixa uma telescópica pegando tilapias, uma de molinete com chuveirinho e fruta para tentar umas piavas, e com outra vamos na artificial pinchando ali treinando num lugar mais sossegado, para não atrapalhar ninguém... E quem sabe não é o meu dia? Rsrsrs pescaria bem eclética... Kkkk

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, Je Oliveira disse:

Entendi...Mas qual a sua predileta??? A que acha que é fatal para piabanha!!! Pq até então a gente deixa uma telescópica pegando tilapias, uma de molinete com chuveirinho e fruta para tentar umas piavas, e com outra vamos na artificial pinchando ali treinando num lugar mais sossegado, para não atrapalhar ninguém... E quem sabe não é o meu dia? Rsrsrs pescaria bem eclética... Kkkk

De preferência iscas de meia água de tamanho 7 cm, tipo a Inna, Corisco, Borá, Cultiva Rip'n Minnow 65, Flat Crank e outras que até podem passar dos 7 cm. :ok: 

Boa sorte lá e depois nos mostre num relato aqui, uai! :simsim: 

Compartilhar este post

Link para o post
19 minutos atrás, Domingos Bomediano disse:

De preferência iscas de meia água de tamanho 7 cm, tipo a Inna, Corisco, Borá, Cultiva Rip'n Minnow 65, Flat Crank e outras que até podem passar dos 7 cm. :ok: 

Boa sorte lá e depois nos mostre num relato aqui, uai! :simsim: 

Pode deixar!  Tenho a corisco 70 que o sr me indicou, mais antes vou treinar um pouco com uma meia água articulada que me deram...pois não vou correr o risco de perder uma isca top logo de cara...Depois que eu estiver fazendo uns arremessos bem certeiros, um trabalho bem feito aí arrisco uma melhor...e vai ser legal!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, colegas.

I_ Há muito s/ pescar :triste:; mas c/ chance de uma folga curta antes do fim de ano e..., " talvez ", mais uns dias  em janeiro ou pouco à frente; agradeceria informes sobre condições atuais das regiões citadas no Tópico qto :

1)) acessos " desembarcada" às águas rápidas junto à "Estrada Guararema - Sta Bca" ( marquei-as no mapa, mas receio que estes  acessos estejam quase todos barrados por loteamentos... ) ; bem como à corredeira mais próxima da barragem . Nesta tb seria permitida a pesca 100% esportiva? E após a Piracema ?

2) Turbidez provável da água, devido período chuvoso, dificultando pesca-esportiva ( 100 %) com moscas e, se precisar apelar , c/ I.Artificiais.  

Muito Grata

Compartilhar este post

Link para o post

Grande @Ilza Gonçalves,

Os acessos para pescar à margem do rio seguem dificultados, senão em alguns poucos pontos, até muito fáceis de se localizar, bastando seguir pela estrada, observando os sinais de "entradas" pela mata ciliar. Quanto à corredeira mais próxima à barragem, não é possível pesca em razão da total proibição, tanto em época de defeso, como fora dela, sobretudo embarcada, mas desde a margem sempre alguém ainda pesca em razão da pouca fiscalização, vez que mais cuidam de proibir a entrada de barcos.

Agora, com a chegada das chuvas (aqui hoje chove sem parar) a água se tornará bastante barrenta a ponto de prejudicar um bocado a pesca, principalmente com artificiais. Contudo, se a chuva parar, pelo menos por uns três dias, a turbidez se tornará apenas visual, vez que a água estará um pouco mais transparente, favorecendo a pesca. Entretanto, mais para o final do mês ou começo do ano, as águas se tornarão tradicionalmente barrentas, quando então vai restar um bocado mais difícil usar artificiais, senão apenas de superfície e que promovam algum bom ruído para chamar a atenção dos peixes, mas ainda assim, mesmo que a sorte lhe venha em socorro, é uma época bastante difícil no nosso glorioso Paraíba-do-sul! :simsim: 

Espero ter ajudado. :coolio: 

Compartilhar este post

Link para o post

:) Olá, Mestre Bome.

Super solícito e esclarecedor como sempre. 

Mt Grata.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 28/02/2011 at 20:04, Tamaki disse:

Seja bem vindo, Alexandre.

Mais 10km voce chega no Pesqueiro Pedreira.

Local tranquilo com muitos peixes variados.

Compensa voce pagar 15,00 e desfrutar de toda estrutura do pesqueiro.

Paga-se mais 15,00 reais pela maelhor comida do pesqueiro.

Veja:

Abraco

Prezados amigos pescadores boa tarde.

Sempre ouvir falar que a cidade de Guararema SP é muito bom para se pesca, alguém poderia me mandar algumas localidades para que  possa está indo pescar no rio Paraíba do sul ...

IMG_20181103_175029756_BURST000_COVER_TOP.jpg

Compartilhar este post

Link para o post