Ir para conteúdo

Varas de 2 partes para pinchar......São confiáveis?

Recommended Posts

Pessoal,

Há quem diga que varas de 2 partes não são tão resistentes quanto as inteiriças para pinchar, por exemplo na pesca

de tucunarés ou robalos. Estou falando de varas com resistencias de até 15, 17, 20 ou 25 lbs de boa qualidade.

Alguém já teve experiências ruins (ou boas) com êsses caniços?

Abraços e obrigado.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para varas até 1,8m utilizo interiças, as demais por questão de transpote tem que ser divididas.

Quanto a experiencias ruins, nunca tive problemas ( tenho uma ou outra de duas partes) e sempre servirão muito bem, porem ainda assim as inteiriças tem algumas vantagens sobre elas....

Link para o post

Varas modernas de qualidade, tanto faz ser inteiriça quanto 2 partes.

Eu tinha esta mesma dúvida, e quem esclareceu foi um Rod Builder renomado.

Agora, é muito importante manter os encaixes limpos e secos, juntá-los inteira e cuidadosamente, e alinhar os passadores.

Tenho inteiriças e 2 partes.

A comodidade de transportar as de 2 partes, exige este cuidado adicional.

No mais, ...

é também uma questão de gosto e de fé como muita coisa em pesca.

Link para o post

Já rolou um tópico aqui a respeito. Mas vamos lá, pesco predominantemente no mar com molinetes, utilizando para arremesso, raramente, nada inferior `a 6'6", tendo varas de 1, duas e até três partes. Nunca tive nenhum problema em termos de resistência ou funcionalidade, já tendo pego bons exemplares que fizeram um "U" na vara sem maiores problemas. Só precisa eventualmente dar uma conferida no encaixe e alinhamento dos passadores.

Saudações.

Link para o post

ai vai da qualidade da vara... mas no geral, apesar de nunca ter tido problemas, acho que acaba sendo um ponto fraco no equipamento... Prefiro as inteiriças...

Link para o post

ai vai da qualidade da vara... mas no geral, apesar de nunca ter tido problemas, acho que acaba sendo um ponto fraco no equipamento... Prefiro as inteiriças...

Não o bastante, e quando a vara "entorta" vira e mexe as vezes tem que dar uma ajeitada....

Link para o post

Acho que vale a regra geral que a inteiriça é melhor, mas isso não é tão absoluto assim. Creio também que depende de modelo e marca. Portanto, penso que é melhor você consultar objetivamente sobre a experiência das pessoas com TAL ou QUAL vara de duas partes. Perguntando no "geral" você só vai receber a resposta genérica de que inteiriça é melhor...

Link para o post

Tenho uma vara Eclipse, da Fleming, duas partes, e a uso muito para fisgar as traíras aqui perto onde moro. Ela está sempre dentro do meu carro, junto com uma caixinha plano recheada de iscas que as pré-históricas costuma atacar. Faz três anos que utilizo esta vara e nunca tive problemas. Não tenho queixa.

Link para o post

como disse o Vitinhow, se há um ponto fraco na vara de 2 ou mais peças é a emenda, o que não quer dizer que boas varas de 2 ou mais partes não sejam confiáveis. Uso tb de até 3 partes, para molinetes e carretilhas, e de até 8 partes para flyfishing, embora o "padrão" seja de 4 partes

O maior porém é o peso em geral maior que as versões inteiriças equivalentes, exceto por alguns modelos caríssimos, como as shimano shaula e daiwa morethan mobile. As intergreen adventure, que são caras, mas não tanto quanto essas, tb são consideravelmente leves para varas de 3 partes e são realmente ótimas. Uso as versões de 17 e 25lbs dela e não tenho do que reclamar

Link para o post

As varas de qualidade em 2 partes são confiáveis, mas naturalmente usaria somente acima de 7 pés justamente pela necessidade do transportá-la. Com tamanho inferior a isso, prefiro as inteiras.

As que possuo, nunca tive problemas de quebra.

Abraço.

Link para o post