Entre para seguir isso  
Domingos Bomediano

A pesca de traíras com iscas macias!

Recommended Posts

Parabéns Bomediano.

Excelente tópico!!!

Quanto as tralhas:

1. Quando usar Molinete ou Carretilha?

2. Quando usar linha mono, multi, ou fluoro? Líder?

3. Qual tamanho de vara, resistência e ação é mais adequada?

4. Quais os tamanhos ideais do anzol?

5. Perguntei demais? biggrin.gifbiggrin.gifbiggrin.gif

Grande Abraço e inté ...

Grande Fernando,

Para o caso em questão, o equipamento de recolhimento deve ser aquele com o qual melhor se adapte o pescador! O mesmo deve ser observado quanto à linha a usar. No meu caso, uso multi, com líder, ora de mono, ora de flúor, sem que a mudança proporcione grandes diferenças.

Quanto à vara, prefiro mais as de ação média de 14 libras e de 5,6 pés de comprimento. Note que a pesca de traíras a sensibilidade não é tão essencial quanto na pesca de basses, mas no começo o pescador precisará de um certo treino, para depois passar a pescar com qualquer vara e mesmo assim perceber as batidas das dentuças, salvo em dias de muita manha por parte delas. E, esteja certo de que não é necessário vara de ponta dura para fisgar! O que é preciso é fisgar certo, na hora certa!

O anzol deve atender a uma regra fundamental, que é não ultrapassar um terço do comprimento da isca tipo minhoca, pois com dois terços de seu comprimento livre, este tipo de isca vai serpentear atraindo melhor o peixe. Todavia, se a isca tiver uma cauda serpenteante, isso pode deixar de ser observado. No caso de criaturas o tamanho pode variar, mas jamais ultrapassar a ponto de não ser possível guardar a ponta dentro do corpo da isca.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Fernando,

Para o caso em questão, o equipamento de recolhimento deve ser aquele com o qual melhor se adapte o pescador! O mesmo deve ser observado quanto à linha a usar. No meu caso, uso multi, com líder, ora de mono, ora de flúor, sem que a mudança proporcione grandes diferenças.

Quanto à vara, prefiro mais as de ação média de 14 libras e de 5,6 pés de comprimento. Note que a pesca de traíras a sensibilidade não é tão essencial quanto na pesca de Basses, mas no começo o pescador precisará de um certo treino, para depois passar a pescar com qualquer vara e mesmo assim perceber as batidas das dentuças, salvo em dias de muita manha por parte delas. E, esteja certo de que não é necessário vara de ponta dura para fisgar! O que é preciso é fisgar certo, na hora certa!

O anzol deve atender a uma regra fundamental, que é não ultrapassar um terço do comprimento da isca tipo minhoca, pois com dois terços de seu comprimento livre, este tipo de isca vai serpentear atraindo melhor o peixe. Todavia, se a isca tiver uma cauda serpenteante, isso pode deixar de ser observado. No caso de criaturas o tamanho pode variar, mas jamais ultrapassar a ponto de não ser possível guardar a ponta dentro do corpo da isca.

Eu pensei que o Fernando estivesse falando de Basses, mas como citou acima está perfeito. O que achou das minhas dicas sobre Bass ? :assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post

Na próxima pescaria vou testar essa montagem, parece bem produtiva.

muito legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pensei que o Fernando estivesse falando de Basses, mas como citou acima está perfeito. O que achou das minhas dicas sobre Bass ? assobiando.gif

O caboclinho já "manjando" bem da coisa, uai! bs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif

Compartilhar este post

Link para o post

O caboclinho já "manjando" bem da coisa, uai! bs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif

Andei pescando uns nas semanas anteriores, e já peguei meu Troféu de 33cm! Não é gigante mas na varinha 4-8lb fez estrago, briga limpa, na Jackall Cover Craw 3" Preta.

Estou usando uma Curado 201E5 com linha Sunline FC Sniper e uma Sumax Sagitarius 1,90mt e 4-8lb...

Compartilhar este post

Link para o post

Que beleza de tópico tirou várias dúvidas, mas ainda ficou uma, que é, nesse tempo frio teria alguma outra maneira de se montar o conjunto que instigue mais os peixes?

Gostei da dica das miçangas, vou tentar colocar mais uma ou duas para tentar fazer mais ruídos, será que isso ajudaria, ou outra forma de trabalhar as iscas, estive em Natividade e Paraíbuna e não tive muito sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma pescaria muito legal quando se pega as manhas.

Parabens Bome pelo belo tuturial :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu dar uma de metido, kkkkk

1. Os pescadores prefere molinete por causa da facilidade de arremessos com iscas mais leves.

2. A Maioria usa Fluoro e Monofilamento, mas eu uso Multifilamento por causa da facilidade da fisgada.

3. Gosto de varas de 5'8" a 7 pés, usando mais de 6'0" e 6'6" pés com libragem de 4-8, 4-12 e 8-14 com ação lenta/moderada ou moderada rápida.

4. O tamanho do anzol é decidido de acordo com o tamanho das Softs que irá usar, variando do 1 até o 3/0.

5. Não perguntou não, estamos aqui para sanar dúvidas e ajudar os amigos da Família Pescaki.

Grande Abraço Pescador,

Yan

Muito obrigado Yan.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Fernando,

Para ... uso multi, com líder, ora de mono, ora de flúor ...

Muito obrigado, Bomediano, reposta 20(em uma escala de 0 a 10) :D:D:D

Permita-me, por gentileza, mais uma pergunta.

Qual a resistência das multis que tem usado e o diâmetro dos líderes?

É para usar aqui mesmo em nossa região: Vale do Paraiba e adjascências.

Já agradecendo novamente, deixo Um Grande Abraço.

inté ...

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Fernando,

À exceção dos basses que requerem alguns procedimentos distintos, não só para traíras, como para qualquer outro peixe de nosso Vale, uso linha multi de 14 libras de resistência, enquanto que adiciono líder (mono comum, ou flúor) senão de mesma resistência, de resistência um pouco maior! Com isso, pesco tucunas, traíras e até piabanhas sem o menor problema! bye1.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado Yan.

De nada, estamos aqui para ajudar mesmo! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Bomediano!

Agora não me basta apenas agradecer ...

Preciso expressar a minha admiração pela sua capacidade de síntese, de concentrar em alguns poucos parágrafos, um mundo de informações e perspectivas de alta qualidade e muito especiais.

Tudo muito simples e direto.

Muito Obrigado e Um Grande Abraço.

inté ...

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela dica vou colocar em prática nesse final de semana. Aproveito o mmomento para perguntar se o Senhor sabe na região de Garuva - SC, algum local para a pesca desembarcada de robalo.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Em qual loja on-line brasileira encontro uma boa variedade de minhocas artificiais?

Existe alguma marca que vende minhocas de cores diferentes no mesmo pacote?

Compartilhar este post

Link para o post

Em qual loja on-line brasileira encontro uma boa variedade de minhocas artificiais?

Existe alguma marca que vende minhocas de cores diferentes no mesmo pacote?

Tem algumas que tem como a King Fisher, Sugoi, etc etc etc..

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns por nos ajudar,estou na busca das bocudas mais ainda não

tive o prazer de fisgar uma.Com estas iscas espero conseguir.

Uma pergunta,aonde pegou elas?

Abraço Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha lindo esse seu tópico, mas sem querer ser chato, mas gosto mesmo é de traira ao natural mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

As traíras das fotos foram capturadas na Represa de Salesópolis e de Atibainha! :coolio:

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Domingos pretendo ir pescar neste lugar,sabe me dizer se ta bom esses dias,

pois talvez poderei ir no sábado.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Em Atibainha vem sendo bom em qualquer época. Mesmo em salesópolis, se dedicar à elas, é também muito bom! :coolio:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Christian

Esse fim de semana fisguei a minha primeira traíra na isca soft utilizando o sistema texas como postei no meu relato (e tome dentuça), mas estou com uma dúvida, sobre a hora exata de fisgar. Estava deixando ela acomodar a isca na boca por uns segundos, mas perdí algumas iscas, e muitas ações.... Poderiam me dar recomendações sobre a hora certa para fisgar?

Agradeço dsde já..

Compartilhar este post

Link para o post

Esse fim de semana fisguei a minha primeira traíra na isca soft utilizando o sistema texas como postei no meu relato (e tome dentuça), mas estou com uma dúvida, sobre a hora exata de fisgar. Estava deixando ela acomodar a isca na boca por uns segundos, mas perdí algumas iscas, e muitas ações.... Poderiam me dar recomendações sobre a hora certa para fisgar?

Agradeço dsde já..

Com traíras eu não dou mole, bateu a primeira e não fisgou paro a isca e continuo o trabalho com paradinhas... é fatal! Se perder o momento da fisgada é só fazer isso.

Geralmente se esperar esses segundos ela pode levar pedaço da softs, ou romper o líder..

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Christian

Com traíras eu não dou mole, bateu a primeira e não fisgou paro a isca e continuo o trabalho com paradinhas... é fatal! Se perder o momento da fisgada é só fazer isso.

Geralmente se esperar esses segundos ela pode levar pedaço da softs, ou romper o líder..

Mas a dúvida é a seguinte Yan, fisga a hora que ela bater ou deixa ela acomodar a isca na boca antes de figar?? Esse feeling é que tá faltando....

:D :D :D

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a dúvida é a seguinte Yan, fisga a hora que ela bater ou deixa ela acomodar a isca na boca antes de figar?? Esse feeling é que tá faltando....

:D :D :D

O segredo não é ser precipitado demais ou demorar demais, 2 segundinhos está demais.. Por ter dentes, as Traíras podem acabar com tudo, tudo mesmo mas isso é se você der mole...

Espera o veredito do Bomediano, porque ele vai dar uma explicação mais detalhada.. Aí você entenderás certinho.

Compartilhar este post

Link para o post

É como na pesca do bass! A fisgada deve ocorrer o mais rápido possível, mas nunca sem o pescador estar no completo controle da situação. Assim sendo, se a fisgada for aplicada imediatamente ao sentir a batida do peixe, muito provavelmente vai resultar ineficiente, seja porque não deu tempo de o peixe estar com a isca acomodada corretamente na boca, seja porque o pescador fisgou mais a "folga de linha" do que a boca do peixe. Todavia, se o pescador mantiver a calma, sentindo o peixe na linha e for baixando a ponta da vara sempre com a linha tensionada, ou seja, recolhendo bem calmamente o excesso de linha, quando esta estiver com a ponta mais ou menos à altura da cintura é que se aplica a fisgada. Com isso, as chances de sucesso são bem maiores. Isso só se consegue com algum treino e controle da ansiedade. Então, demanda o pescador treinar este ritual até que tenha este auto-controle. coolio.gif O tempo entre a sentida do peixe na linha e a fisgada, propriamente dita, pode passar de vários segundos, conforme a atividade do peixe no dia.

Mas como sempre, na pesca tem técnica mas não tem regra fixa, porque o diabo das dentuças têm seus dias de batidas muito rápidas não dando tempo de agir calmamente na hora da fisgada. 4.gif Todavia, quando estão assim, de batidas muito rápidas, as fisgadas resultarão quase sempre em fracasso quando se tratarem de traíras pesquenas, mas com as de maior porte, pode vir a ser uma vantagem, vez que acabam se fisgando sozinhas! thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post