Entre para seguir isso  
Domingos Bomediano

Interessantíssimo artigo de meu amigo Paulo Sergio Bernarde!

Recommended Posts

Paulo Sergio Bernarde é um amigo que tive o prazer de conhecer através da Internet por seus brilhantes trabalhos em herpetologia. Doutor nesta área, atualmente leva diversos trabalhos neste sentido, estando lotado na Universidade Federal do Acre.

Dentre seus trabalhos, destaca-se o mais recente: "BERNARDE, P. S. 2011. Mudanças na classificação de serpentes peçonhentas brasileiras e suas implicações na literatura médica", que pode ser acessado clicando neste link. Para acessar o site de Paulo Bernarde, clique neste link

Deveras interessante é a informação da reclassificação de algumas espécies de viperídeos brasileiros. wink.gif

Paulo está na fase final de publicação de um livro sobre serpentes, o que estamos aguardando com ansiedade. Quando estiver publicado, avisarei aqui! wink.gif

Clicando no nome dele lá no início do post, se acessa ao seu sítio de Internet, que contém, além de valiosas informações, fotos maravilhosas das espécies que estuda!

Parabéns, Grande Mestre Paulo! iCo01.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostava mais do nome antigo, Bothrops. Bothropoides ficou meio não sei...

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo Bernarde é unanimidade. Excelente no que faz.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Ademar,

Você viu que interessantes estas mudanças de classificação? Legal, não é mesmo? bs-aplauder.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Ademar,

Você viu que interessantes estas mudanças de classificação? Legal, não é mesmo? bs-aplauder.gif

complica no início, mas sempre ajuda. o problema é quando volta atrás e eu tenho que modificar os nomes nas palestras e nos slides...

eu comprei o Campbell e Lammar há 5 anos atrás e os caras já estavam preparando uma nova edição por causa destas coisinhas de taxonomia...

Compartilhar este post

Link para o post

Reativando o tópico para avisar que Paulo Bernarde atualizou seu site, que ficou muito bom! bs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Jararaca verde!?! Fala sério..

Compartilhar este post

Link para o post

Jararaca verde!?! Fala sério..

Grande Cléo, Não entendi seu comentário. Postou no sentido de surpreender-se com isso, ou no sentido de desaprovar esta denominação? :coolio:

Se foi no sentido de surpreendente, de fato é, porque é uma serpente linda demais! Se foi no sentido de desaprovar a denominação, não procede vez que a espécie descrita como Bothriopsis bilineata é mesmo verde e danada de bonita! :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Cléo, Não entendi seu comentário. Postou no sentido de surpreender-se com isso, ou no sentido de desaprovar esta denominação? :coolio:

Se foi no sentido de surpreendente, de fato é, porque é uma serpente linda demais! Se foi no sentido de desaprovar a denominação, não procede vez que a espécie descrita como Bothriopsis bilineata é mesmo verde e danada de bonita! :ok:

Opa.. Desculpe-me se não fui claro.. Foi no sentido da surpresa mesmo. Já tinha visto foto de jararaca de tudo que é tipo, mas verde me surpreendeu. O trabalho citado é mais que simplesmente um texto sério, é um artigo científico escrito por uma autoridade no assunto... Tem que ter muita "bala no fuzil" para questionar qualquer coisa ali.. hehehe. Também trabalho com pesquisa na área biológica (microbiologia ambiental) e sei bem a dimensão de uma revisão deste porte. É coisa para autoridade no assunto MESMO. Grande abraço e obrigado por divulgar este trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Bome, sinceramente cobra não é minha paixão maaasss.... é sempre bom saber onde pisamos!! O trabalho do Prof. Paulo Sergio é digno de nota. Parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Ricardo,

De fato, o trabalho de Paulo é fenomenal! bs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif

Para este servidor, as serpentes encantam tanto quanto a ti, encantam as aves e as árvores, que são seres igualmente maravilhosos! thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante mesmo! Me fez lembrar as Urutus Cruzeiro que eram muito frequentes no sítio de meus falecidos avós no sul de Minas. Não era raro às vezes que encontráva-mos com alguma no milharal ou parreira de uva.

Cobras lindas! Mas davam medo, principalmente quando se levantavam e nos encaravam, como dizendo: "Não chega peto que eu mordo! Rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Haviam passado muito tempo quando nas caminhadas encontravam diversas espécies no município de JUQUITIBA , naqueles tempos eu moleque aprendi com os veteranos respeitar para não matar e nem morrer. posteriormente descobri que o INSTITUTO BUTANTAN aceitavam e até compravam espécies capturadas independentes de serem peçonhentas ou não além de outras espécies.- observava que nunca fui atacado e quando encontrava algum perigo apenas mudava meu percurso. EU ERA O ESTRANHO !

Compartilhar este post

Link para o post