Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Entre para seguir isso  
pleffer

Será seguro comer baiacu ?

Recommended Posts

Pessoal sei que este assunto ja foi muito debatido por aqui , inclusive lí todos os tópicos antigos que encontrei sobre o assunto , mas gostaria de trazer para a reflexão de todos amigos alguns artigos que encontrei...

(notem que os links são de pesquisas cientificas sérias)

algumas questões para cituar :

O que causa o envenenamento na ingestão do baiacu ?

A tetrodoxina , substancia presente em algumas partes do corpo do baiacu. comprovadamente em algumas espécies esta substancia esta mais presente na pele e nas vísceras, principalmente no fígado.

Os baiacus presentes na costa brasileira são venenosos ?

Pois bem, um grupo de pesquisadores passou um ano pescando baiacu em São Sebastião e montou este artigo :

Clique aqui

reparem na tabela, o baiacu arara (Lagocephalus Laevigatus) não possue quantidade significativa de veneno nem na pele e nem nas vísceras... baseado nisso podemos afirmar que a famosa teoria de saber limpar o baiacu arara, é um mito ? :blink: :blink: em teoria segundo esta pesquisa eu poderia pegar o fígado (fel) do arara e comer em qquer época do ano , sem risco nenhum de ser contaminado ? :blink: :blink:

Em compensação o baiacu pedra (sphoeroides espengleri) possue mesmo na carne quantidades significativas do veneno em alguns meses do ano, o que equivale a dizer que mesmo que eu limpe muito bem o pedra ainda assim estaria ingerindo veneno ?

Bem, este outro artigo diz que o filé do baiacu pedra é muito vendido em comunidades ribeirinhas do nordeste e diz ainda que é pratica comum as pessoas comerem as vísceras destes baiacus devido a problemas financeiros... Tal pratica teria levado a morte uma crinça de 1 ano e 11 meses... (que por razões de peso, suporta uma dose muito menor de tetrodoxina do que uma adulto de 70 kgs)

Clique aqui

Para fechar o quebra-cabeças , pesquisadores japoneses descobriram que os baiacus apresentam a tetrodoxina em partes do seu corpo de acordo com a sua alimentação. provaram inclusive que mantendo uma dieta restrita a um grande grupo de baiacus(fugus) eles não apresentaram nada de tetrodoxina.

as perguntas que não querem calar :

será que se fizessem a mesma pesquisa de SP la no nordeste os resultados seriam os mesmos ? ou proximos ? ou ainda , será que também lá o arara seria seguro de ser consumido ? levando-se em conta que a alimentação lá pode diferir bastante.

Será que faz mesmo sentido limpar adequadamente o baiacu ? veja bem , que diferença faria se estourar o fígado(bolsa de fel) se o mesmo no arara possui menos veneno que a carne ?

será que no caso de estouro da bolsa, uma boa lavada esfregando-se a região não resolveria ?

Abraços...

Pleffer.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tiago, uma das carnes de que mais gosto é do baiacu-arara. Já comemos diversas vezes: frito, grelhado, sashimi, assado... O sashimi é um espetáculo. Mas voltando ao foco, sempre soube que o arara não possuía toxina suficiente para causar danos ao ser humano. Os próprios pescadores artesanais que conhecia em Arraial do Cabo afirmaram que o que acontece caso a vesícula com a toxina estoure é amargar a carne do peixe, nada mais, justificando assim a aplicação da prática correta na limpeza do bicho.

Lembro que há alguns anos atrás foi noticiado que três pessoas na Bahia morreram intoxicados pela ingestão da carne do baiacu-mirim (que imagino ser o mesmo que o baiacu-pedra).

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não deu pra sogra comer??? Aproveite ele fresquinho!!!

Brincadeiras a parte, coma tranquilo :D

Compartilhar este post

Link para o post

Limpe o baiacu arara direitinho que nw tem problema, mesmo algumas pessoas dizendo que não tem problema, retire o fel do peixe intacto ...queria ver alguém comendo o fel do arara para dizer se não é venenoso??

Compartilhar este post

Link para o post

É difícil estourar a vesícula quando da limpeza, só se o limpador for realmente um Neanderthal, pois se já for um Cro-Magnon, acerta a limpeza facinho. Como a limpeza começa cortando-se a nuca do bicho, quebrando pra baixo e puxando a pele para trás, como nas rãs, a barrigada praticamente sai inteira. A vesícula estoura somente se o bicho tiver sido esmurrado antes.

É sabido que o baiacu arara não oferece grande perigo ao consumidor, exceto o de viciar. E é dos mais abundantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse baiacu arara é realmente muito bom, uma das melhores carnes de peixe... deu até vontade... rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Limpe o baiacu arara direitinho que nw tem problema, mesmo algumas pessoas dizendo que não tem problema, retire o fel do peixe intacto ...queria ver alguém comendo o fel do arara para dizer se não é venenoso??

Um barqueiro de cananéia me falou q se o fel estourar e o cabra comer a carne ele não vai morrer, mas vai dar um febrão danado no cara.

Resumindo, é só jogar o fel em um copo com água, e não sair substância nenhuma, pode cumer hehehehe

abração.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu limpo e como baiacu arara.

Na época que resolvi comer, pesquisei na Internet e cheguei justamente a essa conclusão: nossos baiacus não tem "poder de fogo" para matar um adulto.

Mas na dúvida, prefiro ter a certeza que retirei o fel inteiro prá depois comer!

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Eu limpo e como baiacu arara.

Na época que resolvi comer, pesquisei na Internet e cheguei justamente a essa conclusão: nossos baiacus não tem "poder de fogo" para matar um adulto.

Mas na dúvida, prefiro ter a certeza que retirei o fel inteiro prá depois comer!

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Sabendo limpar.....pode degustar a vontadebs-aplauder.gifbs-aplauder.gif ...ainda mais com uma breja......comemorando.gifcomemorando.gifcomemorando.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre comi!! Principalmente depois que aprendi á limpar. Sempre me certifico de ter tirado o fel inteiro e ai é só alegria.

Única vez que notei algo estranho, foi com um Baiacu grande que pescamos aqui em Peruibe mesmo. Apos come-lo, notei um leve amortecimento na boca e na lingua. :tongue_smile: Mas logo passou. Acho que devido ao tamanho era um exemplar mais velho e devia ter alguma toxina na própria carne.

Será ??? :blink::blink::blink::blink::blink:

Fora isso... :beer::rango::beer::rango::beer::rango:

Valew rapaziada!! :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

O único perigo é que quem limpa os peixes aqui em casa é a patroa :blink::blink::blink:

Então tem que estar sempre de boa!! :rolleyes::rolleyes: Se não já viu né?? :unsure:

Caixão e vela preta!! :rotfl2::rotfl2::rotfl2:

Compartilhar este post

Link para o post

É acho que vou fazer um jantar com diferente e vou servir diferentes tipos de baiacu, pedra, mirim, arara e etc minha convidada especial vai ser minha sogrinha querida :assobiando: :assobiando: :assobiando:

:comemorando: :comemorando: :comemorando: :comemorando:

Atenciosamente

Rodrigo Gonçalves

Compartilhar este post

Link para o post

Adoro comer baiacu, na ultima pescaria que fomos em alto mar pegamos aproximadamente uns 70 baiacus, só la em casa tem mais uns 5 de 25 que fiquei e limpei.. se eu pudesse comeria todos os dias, carne gostosa, macia, sem espinhos, minha mulher so como ele, cação e salmão.. O nosso barqueiro come o figado e tambem as ovas do bixo,, ai eu não tenho a moral não kkkkk fico so na carne mesmo..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu mesmo limpo e nunca tivemos problema, nem mesmo dormência na boca conforme o colegaq citou anteriormente.

Abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Só para ilustrar o post

Baiacu arara

b-arara2.jpg

baiacu-arara.jpg

Baiacu mirim ou pedra, eu conhecia como pintado

baiacu.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, sem querer abusar, alguém tem algum video que possa mostrar como se limpa o baiacu corretamente ou algum esquema?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, sem querer abusar, alguém tem algum video que possa mostrar como se limpa o baiacu corretamente ou algum esquema?

Abraços

Aqui tem um legal, essas talhadas que ele da depois da nadadeira ajudam bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre comemos o baiacu arara sem problema algum. Mas é claro, tem que saber limpar corretamente.

Quantos aos efeitos que o veneno pode causar, uns dizem que é a fatal, outro apenas uma febre.. e tem quem fale que é no máximo uma dor de barriga.

Hahaha, prefiro não correr o risco pra saber o resultado.

É só seguir o esquema ali, limpar certinho e aproveitar a carne deliciosa desse peixe.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom de qqer forma não como,nem meu Pai come...pois tem tantos outros peixes tão gostosos...pra que se arriscar???

Compartilhar este post

Link para o post