Entre para seguir isso  
Mikio Kushida

Pesca Esportiva e Amadora - dê sua opinião!

Recommended Posts

O termo pesca esportiva ela é valida quando não se consome o peixe.

Se levar pelo menos um peixe já deixa de ser esporte entra no consumo.

Se usar rede é predatória, porque você retira uma quantidade muito grande de peixe sem dar chance à eles

Eu acho que sempre pratiquei a "pesca desafio", não quero pegar todos os peixes só o maior, pra sacanear quem tá comigo

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá Mikio,evidentemente que não sou dono da verdade nem quero ser,o fato de expressar mais duramente é justamente para despertar a maneira de pensar daqueles que nunca se observou quando está no meio da natureza.é sabido que muito agem coerentemente tanto na ação de pescar e levar ou não, tanto ao fato de respeitar a conservação,ao menos recolhendo o próprio lixo.estou satisfeito com a repercussão,tomara que haja mais pois assim mais teremos adepto a mudar de atitude e não apenas politizar.

Compartilhar este post

Link para o post

acredito que pesca esportiva e sentir o prazer da fisgada ,o segundo que voce espera para dar a fisgada no peixe que as vezes parece uma eternidade ,ate que voce fisga e quando da certo vem aquela adrenalina que se espalha no sorriso que sai espontaneo.é o prazer do jogo da captura ,da caça , do esquema tatico que voce premeditou para pegar determinado peixe . existe todo um trabalho e emoçoes . pescar e soltar e uma das ideias mais inteligentes que podemos ter ,mas tbm sou a favor de levar o peixe,respeitando o seu tamanho e a necessidade de cada um .sem encher linguiça literalmente é uma Doença incuravel :bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

Estou de pleno acordo, caro amigo Mahacholan.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se cheguei tarde no tópico mais aqui vai minha opinião:Considero como pescador esportivo o pescador que libera 100% do que é pescado,Não utiliza isca viva,e que tem consiencia ambiental.Aquele que leva seu saquinho para juntar o lixo que ele produziu,cata quaisquer material que veja, que não seja do lugar e retira da natureza e coisas mais.Não seria regra, mais acredito que o pescador esportivo tambem é um cidadão que aplica toda sua consiencia ambiental no seu dia a dia (acho que ai estreita muito hehe). Fora disso pescador amador.

Acho interessante o seu ponto de vista. Eu sempre penso que soltar peixes é bom ,mas tem outras coisas a se observar. Eu me consideraria amador, mesmo que soltasse todos os peixes. O a mador tambem tem consciencia do que é bom para a preservção. Conheço muitos. Só não vale a hipocrisia como sempre digo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre que vou pescar levo para casa algums para comer. (respeitando o tamanho) Nem por isso deixo de ser pescador esportivo. Na minha opinião deixa de ser esportivo quando se leva mais doque o necessario para seu consumo. Para dar pro vizinho, pro colega, pro amigo ou até para vender... Ai se torna anti esportivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou pescador apenas, não sou nem amador e nem esportivo, apenas faço da pescaria meu passa tempo, meu calmante.

Mas como o tópico não trata de mim e sim da categoria vamos ao tema:

Para MIM, pescador esportivo é o que a tem como esporte, que utiliza a pesca como utilizaria qualquer outra modalidade... ciclismo, futebol, volei entre tantos que existem.. sendo dessa forma independente de trazer ou não peixes para casa...

Respeitar a natureza e/ou as leis são coisas de pessoas inteligentes e conscientes, independente de rótulos.

Parabéms!! Faço minhas suas palavras!! :ok::ok::ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Pescador esportivo é aquele que é consciente, que cuida da natureza... é aquele que pesca com a intenção maior de soltar os peixes, valorizando mesmo a emoção da briga e as fotos do peixe como recordação... é aquele que pesca com esse intuito principal, o que é claro, não o impede de matar alguns peixes para comer, tendo bom senso e nao pegando mais do que precisa :ok:

Também concordo!! Plenamente!! :simsim::simsim::simsim: Acho que se alguem tem vontade de levar um peixe para casa para seu proprio consumo, não é por isso que deixa de ser esportivo. É claro que respeitando o tamanho!!

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe-me a sinceridade mas existe muita hipocresia quando o assunto e pesca esportiva.

Um deles sou "EU".

Faco parte desses hipocritas...

Como podemos dizer que eh esportiva se em qualquer modalidade de pesca "rebocamos" os peixes.

Sera que eles nw sofrem tambem???

Fazer sofrer um ser vivo sera que eh esporte???

Entendo como esporte quando respeitamos o opositor para tentar sobrepor a capacidade dele ....sem machucar...

Estamos tentando achar uma palavra apropriada para nw falar em extermino, matanca....etc e a palavra pesca esportiva soa ou deixa

menos hipocrita.

Da mesma maneira que consumimos carne, aves....qual problema de consumir peixe.???

Para aquele que nw gosta de consumir peixe eh um sacrilegio comer peixe..

Para aqueles que como eu gosto de consumir peixe deixamos de comer mais peixe por problema financeira.

Nw trago mais peixe porque tenho que pagar kilo pescado no pesqueiro e nw tenho opcao para pescar no rio ou na represa.

O Japao eh maior consumidor de fruto do mar.

Talvez baleia e atum esteja em fase de extincao mas restante dos peixes voce encontra em qualquer corrego ou rio em abundacia...porque???????

Os japoneses por natureza sao todos pescadores.

Consome 65kg por per capita enquanto que no Brasil consome somente 6kg por per capita.

Por mais que todos os pescadores dito esportiva trouxessem 10 kg de peixe por semana nw conseguiria atingir nem metade do consumo dos

japoneses.

Onde esta o problema.????!!! De forma alguma e dos pescadores esportistas mas sim da degradacao do meio ambiente dos ditos latinfudiario

como proprio interesse benefico ao bolso dos governistas.

Todos os rios e canais do Japao voce ve cardumes passeando.

E o nosso rio Tiete??? Se o rio Tiete fosse piscoso, alimentaria metade da populacao de Sao Paulo.

Falta sim concietizacao pela natureza e limpesa do ambiente.

O nosso problema nw eh comer peixe mas sim "EDUCACAO".

Quando aperta o nosso bolso somos solidarios a qualquer regra mas fora isso somos adpto de :“Faça o que eu falo, mas não faca o que eu faco"

Desculpe o desabafo. Se for incoveniente pode delatar.

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Desculpe-me a sinceridade mas existe muita hipocresia quando o assunto e pesca esportiva.

Um deles sou "EU".

Como podemos dizer que eh esportiva se em qualquer modalidade de pesca "rebocamos" os peixes.

Entendo como esporte quando respeitamos o opositor para tentar sobrepor a capacidade dele ....sem machucar...

Estamos tentando achar uma palavra apropriada para nw falar em extermino, matanca....etc e a palavra pesca esportiva soa ou deixa

menos hipocrita.

Da mesma maneira que consumimos carne, aves....qual problema de consumir peixe.???

Para aqueles que como eu gosto de consumir peixe deixamos de comer mais peixe por problema financeira.

Nw trago mais peixe porque tenho que pagar kilo pescado no pesqueiro e nw tenho opcao para pescar no rio ou na represa.

Talvez baleia e atum esteja em fase de extincao mas restante dos peixes voce encontra em qualquer corrego ou rio em abundacia...porque???????

Consome 65kg por per capita enquanto que no Brasil consome somente 6kg por per capita.

Por mais que todos os pescadores dito esportiva trouxessem 10 kg de peixe por semana nw conseguiria atingir nem metade do consumo dos

japoneses.

Onde esta o problema.????!!! De forma alguma e dos pescadores esportistas mas sim da degradacao do meio ambiente dos ditos latinfudiario

E o nosso rio Tiete??? Se o rio Tiete fosse piscoso, alimentaria metade da populacao de Sao Paulo.

Quando aperta o nosso bolso somos solidarios a qualquer regra mas fora isso somos adpto de :“Faça o que eu falo, mas não faca o que eu faco"

Abraco

iCo01.gifiCo01.gifiCo01.gifjoia.gifjoia.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Um deles sou "EU".

menos hipocrita.

japoneses.

Abraco

Falou tudo!!!! :simsim::simsim::simsim::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

Um deles sou "EU".

menos hipocrita.

japoneses.

Abraco

Estou plenamente de acordo. A hipocrisia éo assunto que toco desde que entrei pro site. Eu nãoconsigo ver esportividade em imprimir sofrimento nos peixes.É a há muita coisa mais a se observar. Eu trago peixe sempre, embora com moderação. Gosto de comer peixe e até crio no meu sitio para consumo. Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Também concordo!! Plenamente!! :simsim::simsim::simsim: Acho que se alguem tem vontade de levar um peixe para casa para seu proprio consumo, não é por isso que deixa de ser esportivo. É claro que respeitando o tamanho!!

Estou acompanhando atentamente todos os posts, tanto nesse topico quanto num outro parecido. Algumas opiniões convergem para um ponto de consenso, outras não.

Isso vem a provar que o termo pescador esportivo, não tem uma definição única. É uma coisa que vem da auto denominação. Esse é o motivo da divergencia de opiniões.

Acho que muitos usam esse termo, por vaidade, ou por tentar se justificar como defensores da natureza. Ou as vezes por não gostar de comer peixes soltam todos que pegam.

Não é uma crítica que estou fazendo, pois respeito sempre as opiniões dos outros. Creio que com a participação de todos, será possiverl entender melhor tudo que esta meio

confuso ainda. Eu tenho uma opiniãodefinitiva formada sobre a pesca, muito antes de entrar para o Pescaki. Entretanto não quero colocar isso agora. Prefiro respeitar a diversidade de

opiniões. Porem, posso adiantar que a hipocrisia é que é o grande problema. Não estou chamando ninguem de hipócrita,e faço parte desse grupo. Só que assumo essa condição.

Não sou contra ninguem, mas usar o termo esportivo pra tranquilizar a consciencia, certamente é um erro. Alguns, tem tido a coragem de dizer que se consideram esportivos, mas que levam peixes para comer. Estão sendo sinceros, e isto é uma qualidade. Creio que este tópico servirá para esclarecer muita coisa que falta. Gosto de ver tambem posts de pessoas que tranquilamente dizem sou pescador amador, e trago peixes que pego, respeitando medidas e cota.Acho que devemos ser sinceros. Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Um deles sou "EU".

menos hipocrita.

japoneses.

Abraco

Tamaki, meu post era muito parecido com o seu, so que citei que somos animais, e vivemos numa cadeia alimentar no qual alguns num forum de pesca nos criticam por comer, abater um peixe pescado por nos; Acredito que as pessoas que defendem a cota zero devam gostar de alimentar a grande industria de pesca, pois na visao dessas pessoas estas industrias respeitam o meio ambiente e nao causam dano algum ao meio ambiente (Seria lindo se nao fosse comico). Pois bem que não me considero NADA, pois a pesca pra mim é um lazer, um meio de fugir dos problemas do dia a dia, um local aonde só esta eu e a natureza.

Gostaria de saber das pessoas que citam cota zero, o que acham de comer um churrasco, ou um pernil no natal, gostaria muito de saber a opiniao dessas pessoas, mais antes recomendo gostariam que fossem ao youtube e la que olhem bem como estes animais sao tratados, como sao transportados, como sao abatidos.

Como Tamaki disse, nosso problema é a EDUCAÇÃO .... O Brasileiro tem o costume de justificar seus erros com erros alheios, por que se fulano faz eu posso fazer, e nisso se cria uma cadeia de erros; Outra coisa é que o povo brasileiro cobra o Zé da esquina, mais o politico que ele elege ele não tem a capacidade de mandar um email, de verificar o que ele esta fazendo em seu mandato, e atraves de pesquisa ja foi comprovado que quase 90% do povo brasileiro não se lembra em quem votou 1 anos apos a eleição de Deputado, senador, governador, e ai como cobrar ?? Como vistoriar o que o sujeito esta fazendo se nem sabemos mais em quem votamos !?

Parabens Tamaki, por seu excelente post e por toda a transparência que é de sua pessoa.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Christian

Bom eu defendo o cota zero, mas onde tem que ser como áreas de preservação e estuários de reprodução.

Eu defendo criação de áreas para pratica exclusiva da pesca esportiva. E da interdição por algum tempo somente para abate de outras para que se refaçam os estoques de pescado..

Não sou contra trazer uma peixe para comer, mas sou contra exagerar, se dois são suficientes para quê matar 20?

Gostaria muito que as próximas gerações pudessem pescar como eu e meu pai fazíamos quando eu era criança e que hoje não se pega mais nada..

Sou muito a favor do incentivo a criação em cativeiro, fator que diminuirá cada vez mais a necessidade de se abater peixes nativos..

Mas como o tópico trata da pesca esportiva, pra mim pescador que se considera esportivo : (digo que eu não me encaixo, pois trago poucos raramente, mas trago e uso para isca).

1 - soltam 100% dos peixes capturados;

2 - não usam apetrechos como tarrafas e redes;

3 - não usam isca viva;

4 - cuidam do meio ambiente ao seu redor retiram o seu lixo e se encontrar alguma outra coisa prejudicando os locais fazem sua parte;

5 - manipulam corretamente os peixes;

Isso somente para citar algumas coisas....

Vou usar o exemplo do nosso amigo, já pararam para pensar se hoje, não fossem criados animais para alimantar a população? E todos estes fossem tirados da natureza? Não existiriam mais na façe da terra bois, porcos etc...... E só uma questão de tempo, se a coisa continuar do jeito que está para isso acontecer com os peixes, olhem o exemplo do pantanal, quando eu era criança pescar significava pantanal e hoje?.. Hoje é Amazônia, cada vez mais longe e até quando ninguém sabe....

Nosso litoral é gigantesco, não custa nada abrir não de 1% dele, mas isso muitos não aceitam, um belo exemplo e Alcatraz e Laje de Santos...

Compartilhar este post

Link para o post

Tamaki, meu post era muito parecido com o seu, so que citei que somos animais, e vivemos numa cadeia alimentar no qual alguns num forum de pesca nos criticam por comer, abater um peixe pescado por nos; Acredito que as pessoas que defendem a cota zero devam gostar de alimentar a grande industria de pesca, pois na visao dessas pessoas estas industrias respeitam o meio ambiente e nao causam dano algum ao meio ambiente (Seria lindo se nao fosse comico). Pois bem que não me considero NADA, pois a pesca pra mim é um lazer, um meio de fugir dos problemas do dia a dia, um local aonde só esta eu e a natureza.

Gostaria de saber das pessoas que citam cota zero, o que acham de comer um churrasco, ou um pernil no natal, gostaria muito de saber a opiniao dessas pessoas, mais antes recomendo gostariam que fossem ao youtube e la que olhem bem como estes animais sao tratados, como sao transportados, como sao abatidos.

Como Tamaki disse, nosso problema é a EDUCAÇÃO .... O Brasileiro tem o costume de justificar seus erros com erros alheios, por que se fulano faz eu posso fazer, e nisso se cria uma cadeia de erros; Outra coisa é que o povo brasileiro cobra o Zé da esquina, mais o politico que ele elege ele não tem a capacidade de mandar um email, de verificar o que ele esta fazendo em seu mandato, e atraves de pesquisa ja foi comprovado que quase 90% do povo brasileiro não se lembra em quem votou 1 anos apos a eleição de Deputado, senador, governador, e ai como cobrar ?? Como vistoriar o que o sujeito esta fazendo se nem sabemos mais em quem votamos !?

Parabens Tamaki, por seu excelente post e por toda a transparência que é de sua pessoa.

Vizzinho, concordo com vc e com o Tamaki também. Acho que tudo se resume a exploracao racional dos recursos naturais. É como acontece atualmente com as leis de sequestro de carbono e reflorestamento nos casos de plantio de floresta comercial. No caso dos peixes, a piscicultura poderia contribuir e muito no crescimento de consumo de pescado per capita no nosso país. Hoje as técnicas e a pesquisa evoluiram muito, como a eliminacao do off-flavor(gosto de barro, causado por falta de manutençao na água dos tanques), utilizacao dos tanques-rede, genética, etc. Na minha opiniao, esse é um tipo de mercado pesqueiro que contrasta com a outra face, o mercado devastador e cruel que voce citou, que só retira da natureza e nao repoe nada. Porém, sou nascido e criado aqui no Pantanal, e sou favorável a cota zero dos Dourados, em específico. Mas pela questao da extincao da espécie...eu acompanho desde criança a pesca dos Reis do Rio, e vejo como o negócio tá feio por aqui...nao só em Corumbá, mas no estado inteiro(tem um post meu explicando melhor no tópico Proteçao aos Dourados em Corumbá). Nao sou nada contra comer peixe que vc mesmo pescou, nem levar peixes pra casa, dentro da cota permitida. Mas a questao de Dourados e também Pintados/Cacharas, que sao peixes considerados nobres e de grande porte, penso que a natureza tem seu compasso. Demora algum tempo até que alevinos consigam crescer, atingir o tamanho adulto para reproduzir, e perpetuar a espécie. E no meu ponto de vista, a cota zero durantes alguns anos seria esse intervalo, uma chance para a populacao desses peixes voltar ao nivel normal, preservado as matrizes e permitindo que nasçam e cresçam novas matrizes. Além disso, vc ainda pode ter o prazer da briga com o peixe, tirar a foto, e tb ter as recordaçoes na mente. Se quer comer peixe em casa, pode deixar o Dourado viver, e fazer um belo pacu assado. Lembro novamente que essa é uma opiniao minha baseada no que acontece aqui na minha regiao, nao sei como esta a situacao de dourados e pintados, ou outros peixes, no resto do país. Entre outras palavras, um caso especial pra mim, assim como foi a Arara-Azul, Jacaré do Papo Amarelo, Onça Pintada, etc...em relaçao a ser pescador esportivo ou amador, eu também me considerado NADA, só sei que tento o equilibrio entre praticar a pesca, que é minha paixao, e ajudar a preservar o ambiente que vivo...se a pesca é esporte ou nao, sei lá...o Tamaki falou que nao considera esporte porque machuca outro ser vivo...mas entao os "esportes de contato", tipo MMA, Jiu-Jitsu, Boxe, que todo mundo se arrebenta, nao poderiam ser considerados esportes? Eu pessoalmente nao sei...bom, nomenclaturas e categorias a parte, abraços e boas pescarias!!

Compartilhar este post

Link para o post

Caro vizinho. Começo a perceber que estão aparecendo pessoas para dizerem o que realmente precisa ser dito. Eu por várias vezes, pensei em colocar o que eu realmente acho, mas sempre me precavi, esperando que outros colocassem seus posts para eu ter uma idéia, de como a coisa funciona,pelo fato de eu ser novo no site. Pelo que vejo começa a funcionar como eu .penso que deveria. Esse negocio de cota zero, não sei quem inventou. Se não me engano é coisa de americano. E o IBAMA diz que pesca esportiva é cota zero. Talvez seja um modismo. Eu como coloquei em outros posts, sempre fui claramente contra a hipocrisia. Inclusive, coloquei um topico Pescador Amador e esportivo. Esportivo mesmo? Esta lá tambem surgindo pessoas que finalmente começam a se expressar de forma mais contundente. Eu me considero amador porque a minha licença é de pesca amadora. Mas eu pesco por lazer, por diversão e pelo prazer de estar em contato com a natureza. O meu negõcio e ver paisagens deslumbrantes, animais, conhecer pessoas e fotografar. E gosto de trazer peixes para comer. A minha bronca, é ser considerado um predador pelos que se denominam esportivos. Existe muita coisa a ser feito, alem de soltar peixes . Não basta ser um pesque e solte. Uma das razões do peixe estar diminuindo, na minha opinião é a pesca profissional, mas isto já é outro assunto a ser tratado de outro jeito. Eu sempre digo que no Brasil, as pessoas são danadas para querer criar regras para os outros cumprirem, mas eles mesmo nem sei se cumprem. Se escondem atras de uma estampa e ficam com a consciencia tranquila. Para isso acusam os outros, a ponto de criar um estigma de que os maus são os outros. Acho que a solução não é cota zero, mas criar alternativas para que sejam solucionados, os problemas do desaparecimento de espécies. Quem defende a cota zero, tudo bem que faça isso, mas sem acusar os outros. No meu modo de pensar o pescador esportivo, dentro do que eles propõe, terão que mudar e observar muita coisa mais. Cheguei a citar a tarrafa num dos meus posts, pra ver no que daria. Gosto de provocar, no bom sentido. Mas acho que esse assunto ainda vai render muito, principalmente daqui pra frente. E pra terminar este post, quero dizer que, apesar de tudo, não me considero o dono da verdade. Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Estou tendo uma grata surpresa. Particularmente vejo que está havendo muita contribuição positiva para quem sabe, chegarmos a uma definição ideal sobre as várias modalidades de pesca. Creio que tudo que foi postado aqui até agora é muito importante e curioso, alguns posicionamentos que aparentemente parecem antagônicos, na verdade não o são, apenas a roupagem a maneira de se posicionar é que parece diferente. Uma unânimidade que já consegui detectar aqui, a preocupação de se usar os recursos naturais de maneira a causar o menor impacto possível e a preocupação também na preservação.

Não vou ficar comentando post por post para não carregar demais o tópico, mas quando a gente tiver um número considerável de opiniões vamos tentar formular um conceito baseado no que aqui se fala, para que possamos lapida-lo.

Parabéns a todos que tem se manifestado!bs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Vizzinho, concordo com vc e com o Tamaki também. Acho que tudo se resume a exploracao racional dos recursos naturais. É como acontece atualmente com as leis de sequestro de carbono e reflorestamento nos casos de plantio de floresta comercial. No caso dos peixes, a piscicultura poderia contribuir e muito no crescimento de consumo de pescado per capita no nosso país. Hoje as técnicas e a pesquisa evoluiram muito, como a eliminacao do off-flavor(gosto de barro, causado por falta de manutençao na água dos tanques), utilizacao dos tanques-rede, genética, etc. Na minha opiniao, esse é um tipo de mercado pesqueiro que contrasta com a outra face, o mercado devastador e cruel que voce citou, que só retira da natureza e nao repoe nada. Porém, sou nascido e criado aqui no Pantanal, e sou favorável a cota zero dos Dourados, em específico. Mas pela questao da extincao da espécie...eu acompanho desde criança a pesca dos Reis do Rio, e vejo como o negócio tá feio por aqui...nao só em Corumbá, mas no estado inteiro(tem um post meu explicando melhor no tópico Proteçao aos Dourados em Corumbá). Nao sou nada contra comer peixe que vc mesmo pescou, nem levar peixes pra casa, dentro da cota permitida. Mas a questao de Dourados e também Pintados/Cacharas, que sao peixes considerados nobres e de grande porte, penso que a natureza tem seu compasso. Demora algum tempo até que alevinos consigam crescer, atingir o tamanho adulto para reproduzir, e perpetuar a espécie. E no meu ponto de vista, a cota zero durantes alguns anos seria esse intervalo, uma chance para a populacao desses peixes voltar ao nivel normal, preservado as matrizes e permitindo que nasçam e cresçam novas matrizes. Além disso, vc ainda pode ter o prazer da briga com o peixe, tirar a foto, e tb ter as recordaçoes na mente. Se quer comer peixe em casa, pode deixar o Dourado viver, e fazer um belo pacu assado. Lembro novamente que essa é uma opiniao minha baseada no que acontece aqui na minha regiao, nao sei como esta a situacao de dourados e pintados, ou outros peixes, no resto do país. Entre outras palavras, um caso especial pra mim, assim como foi a Arara-Azul, Jacaré do Papo Amarelo, Onça Pintada, etc...em relaçao a ser pescador esportivo ou amador, eu também me considerado NADA, só sei que tento o equilibrio entre praticar a pesca, que é minha paixao, e ajudar a preservar o ambiente que vivo...se a pesca é esporte ou nao, sei lá...o Tamaki falou que nao considera esporte porque machuca outro ser vivo...mas entao os "esportes de contato", tipo MMA, Jiu-Jitsu, Boxe, que todo mundo se arrebenta, nao poderiam ser considerados esportes? Eu pessoalmente nao sei...bom, nomenclaturas e categorias a parte, abraços e boas pescarias!!

Concordo com vc, nessa parte de cota zero, para resolver alguns casos de desaparecimento de algumas espécies. Erros do passado é que contribuiram com isso. Há vinte anos atraz eu ja havia percebido isso. A pesca profissional, é a principal causa,e pescadores, não rpofissionais inconscientes.Isto sem falar nas outras causas, que chamamos de progresso. Continue colocando seus posts caro amigo, elas tem ajudado muito. Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Christian

Caro vizinho. Começo a perceber que estão aparecendo pessoas para dizerem o que realmente precisa ser dito. Eu por várias vezes, pensei em colocar o que eu realmente acho, mas sempre me precavi, esperando que outros colocassem seus posts para eu ter uma idéia, de como a coisa funciona,pelo fato de eu ser novo no site. Pelo que vejo começa a funcionar como eu .penso que deveria. Esse negocio de cota zero, não sei quem inventou. Se não me engano é coisa de americano. E o IBAMA diz que pesca esportiva é cota zero. Talvez seja um modismo. Eu como coloquei em outros posts, sempre fui claramente contra a hipocrisia. Inclusive, coloquei um topico Pescador Amador e esportivo. Esportivo mesmo? Esta lá tambem surgindo pessoas que finalmente começam a se expressar de forma mais contundente. Eu me considero amador porque a minha licença é de pesca amadora. Mas eu pesco por lazer, por diversão e pelo prazer de estar em contato com a natureza. O meu negõcio e ver paisagens deslumbrantes, animais, conhecer pessoas e fotografar. E gosto de trazer peixes para comer. A minha bronca, é ser considerado um predador pelos que se denominam esportivos. Existe muita coisa a ser feito, alem de soltar peixes . Não basta ser um pesque e solte. Uma das razões do peixe estar diminuindo, na minha opinião é a pesca profissional, mas isto já é outro assunto a ser tratado de outro jeito. Eu sempre digo que no Brasil, as pessoas são danadas para querer criar regras para os outros cumprirem, mas eles mesmo nem sei se cumprem. Se escondem atras de uma estampa e ficam com a consciencia tranquila. Para isso acusam os outros, a ponto de criar um estigma de que os maus são os outros. Acho que a solução não é cota zero, mas criar alternativas para que sejam solucionados, os problemas do desaparecimento de espécies. Quem defende a cota zero, tudo bem que faça isso, mas sem acusar os outros. No meu modo de pensar o pescador esportivo, dentro do que eles propõe, terão que mudar e observar muita coisa mais. Cheguei a citar a tarrafa num dos meus posts, pra ver no que daria. Gosto de provocar, no bom sentido. Mas acho que esse assunto ainda vai render muito, principalmente daqui pra frente. E pra terminar este post, quero dizer que, apesar de tudo, não me considero o dono da verdade. Abraço.

Amigo somente duas perguntas se puder responder:

Então você é contra o cota zero mesmo que seja para os estoques se refazerem como no caso dos dourados em nossos rios? E se é, imagina alguma solução para ele, assim como outras espécies não entrarem em extinção?

Obs: na minha terra o dourado já está praticamente extinto...

É somente uma dúvida de posicionamento do seu post, não é acusação, até porquê já falamos sobre isso e no seu caso jamais seria considerado um PREDADOR, como falamos em outro post..

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

ô Cristhian, observe o post anterior(quando respondeu ao Márcio) de nosso amigo! Creio que ele já respondeu à sua pergunta.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com vc, nessa parte de cota zero, para resolver alguns casos de desaparecimento de algumas espécies. Erros do passado é que contribuiram com isso. Há vinte anos atraz eu ja havia percebido isso. A pesca profissional, é a principal causa,e pescadores, não rpofissionais inconscientes.Isto sem falar nas outras causas, que chamamos de progresso. Continue colocando seus posts caro amigo, elas tem ajudado muito. Abraço.

Obrigado Mikio, também respeito muito suas opinioes e posts. Assim como os do Normando, do Christian, Tamaki, Vizzinho e todos os outros...e quanto aos erros do passado, bora sacudir a poeira e correr atrás do prejuízo...que soluçao tem sim...mesmo que os erros foram de outros há tantos anos, nao me importo de tentar consertar, pois o quintal também é meu, aliás nosso...Abraços, amigos!!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo somente duas perguntas se puder responder:

Então você é contra o cota zero mesmo que seja para os estoques se refazerem como no caso dos dourados em nossos rios? E se é, imagina alguma solução para ele, assim como outras espécies não entrarem em extinção?

Obs: na minha terra o dourado já está praticamente extinto...

É somente uma dúvida de posicionamento do seu post, não é acusação, até porquê já falamos sobre isso e no seu caso jamais seria considerado um PREDADOR, como falamos em outro post..

Amigo Cristian. Eu ja respondi isso no post do Marcio. E o Normando fez essa observação. Mas como somos amigos, acho que tenho o dever de lhe prestar esclarecimento. Eu jamais serei contra a cota zero, ou contra pescadores que trazem peixes para comerem. Como eu ja citei em outro post (desaparecimento de dourados no Corumba, e aprovação pela Camara de instituir a cota zero para dourados) nele fui bem claro apoiando a cota zero ate para pintados. Eufrequento aquela região e sei o que esta acontecendo por la. E apoio a cota zero pra qualquer es´pecie que esteja diminuindo.

Aqui na minha região tambem, os dourados estão acabando. São varios os fatores. Desde o derramamento de veneno em Rezende, que matou peixes em massa, inclusive de espécies que ja era considerado extinto, mas que ainda povoavam o Rio Paraiba do Sul, a pesca predatoria, e sem duvida, a barragem da Ligth. Eu e meu filho, paramos ate de pescar na Ilha dos Pombos, de tanto que revolta a atitude dos pescadores por ali.

Mas fiquei satizfeito com a sua pergunta. É assim que deve ser. Sempre que tivermos dúvidas devemos sim perguntar. Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Christian

Amigo Cristian. Eu ja respondi isso no post do Marcio. E o Normando fez essa observação. Mas como somos amigos, acho que tenho o dever de lhe prestar esclarecimento. Eu jamais serei contra a cota zero, ou contra pescadores que trazem peixes para comerem. Como eu ja citei em outro post (desaparecimento de dourados no Corumba, e aprovação pela Camara de instituir a cota zero para dourados) nele fui bem claro apoiando a cota zero ate para pintados. Eufrequento aquela região e sei o que esta acontecendo por la. E apoio a cota zero pra qualquer es´pecie que esteja diminuindo.

Aqui na minha região tambem, os dourados estão acabando. São varios os fatores. Desde o derramamento de veneno em Rezende, que matou peixes em massa, inclusive de espécies que ja era considerado extinto, mas que ainda povoavam o Rio Paraiba do Sul, a pesca predatoria, e sem duvida, a barragem da Ligth. Eu e meu filho, paramos ate de pescar na Ilha dos Pombos, de tanto que revolta a atitude dos pescadores por ali.

Mas fiquei satizfeito com a sua pergunta. É assim que deve ser. Sempre que tivermos dúvidas devemos sim perguntar. Um abraço.

Vou te dizer o que aconteceu: enquanto eu escrevia a pergunta aconteceram a postagem dos outros dois pots, o seu e o do Normando.. Quando ví, não editei justamente por achar que suas palavras podiam acrescentar ao tópico como realmente aconteceu.

Eu ví somente depois Normando, postamos ao mesmo tempo, mas deixei sem alterar pelo fato explicado acima..

Abraço..

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo bem amigo. Não se preocupe com isso. continuemos nossa luta.

Compartilhar este post

Link para o post