Entre para seguir isso  
Cavalieri

Bateria para motor de popa

Recommended Posts

Amigos, saudações

Essa semana próxima termino a reforma de minha lancha, uma Ventura 22 UB. Instalei um motor Optimax 200 Hp.

Gostaria de saber qual bateria é a ideal pra esse motor. Já encontrei gente dizendo que é de 60 e gente dizendo que tem de ser no mínimo de 100.

Pretendo instalar 2 baterias na lancha, deixando uma apenas para os eletrõnicos e outra para a partida.

ALguém pode me ajudar com essa questão? Qual a mais indicada pra partida?

ABçs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

coloque duas de 100 amperes.

Compartilhar este post

Link para o post

Sérgio,

O manual do Optimax 200HP fala:

Não utilize baterias de ciclo profundo. Os motores devem utilizar uma bateria de partida marítima com 1.000 A para Partida Marítima (MCA), 800 A para Partida a Frio (CCA) ou 180 Ampères por Hora (Ah).

Com certeza uma 60Ah não é recomendável. Eu sou fã das Moura Boat, estes são os modelos:

Moura Boat

Talvez a de 105Ah possa funcionar, uma 150Ah com certeza. Converse com a autorizada Mercury para esclarecer melhor este tema. Lembre-se que uma bateria de baixa capacidade pode ser motivo de perda de garantia.

A garantia cobre somente problemas oriundos de defeitos de fabricação (peças e mão de obra dentro da oficina Autorizada Mercury), não sendo aplicável aos danos causados por:

.....

• Inversão dos cabos de bateria ou instalação imprópria, causando danos no sistema eletro-eletrônico (alguns exemplos: regulador de voltagem, retificador, alternador, chicote fusível de proteção, quando forem aplicáveis aos motores) ou utilizando-se de dispositivo externo ao motor para carga de bateria e com a bateria conectada à

embarcação.

• Instalação de baterias com capacidade menor do que especificado para o modelo do motor em questão, gerando falha no sistema eletro-eletrônico.

Para bateria de serviço, iria de Moura Boat também. Duas de 150Ah seria ideal !

Abs,

Paulo Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

coloque duas de 100 amperes.

Vlw Tuba

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Sérgio,

O manual do Optimax 200HP fala:

Não utilize baterias de ciclo profundo. Os motores devem utilizar uma bateria de partida marítima com 1.000 A para Partida Marítima (MCA), 800 A para Partida a Frio (CCA) ou 180 Ampères por Hora (Ah).

Com certeza uma 60Ah não é recomendável. Eu sou fã das Moura Boat, estes são os modelos:

Moura Boat

Talvez a de 105Ah possa funcionar, uma 150Ah com certeza. Converse com a autorizada Mercury para esclarecer melhor este tema. Lembre-se que uma bateria de baixa capacidade pode ser motivo de perda de garantia.

A garantia cobre somente problemas oriundos de defeitos de fabricação (peças e mão de obra dentro da oficina Autorizada Mercury), não sendo aplicável aos danos causados por:

.....

• Inversão dos cabos de bateria ou instalação imprópria, causando danos no sistema eletro-eletrônico (alguns exemplos: regulador de voltagem, retificador, alternador, chicote fusível de proteção, quando forem aplicáveis aos motores) ou utilizando-se de dispositivo externo ao motor para carga de bateria e com a bateria conectada à

embarcação.

• Instalação de baterias com capacidade menor do que especificado para o modelo do motor em questão, gerando falha no sistema eletro-eletrônico.

Para bateria de serviço, iria de Moura Boat também. Duas de 150Ah seria ideal !

Abs,

Paulo Henrique

Vlw, Paulo

Vou pesquisar sobre essas baterias e conversar com a autorizada tambem.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Seguindo nesse tema.

Qual a melhor bateria (marca, tipo) para barcos e porque?

Na minha Fly Fish tenho uma de 60 ha com motor E-tec de 90, o que acham?

Deveria ter 2 baterias?

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw Tuba

Obrigado

eu tinha uma profish 250 com um evinrude ficht 225 hp eu usava duas de 105A, uma para acessórios e outra para o motor.

usar duas de 150 amperes em uma 2 pés vai ficar muito peso, as baterias de 150A são muito grandes e pesadas.

abraxxxxxxxxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

Seguindo nesse tema.

Qual a melhor bateria (marca, tipo) para barcos e porque?

Na minha Fly Fish tenho uma de 60 ha com motor E-tec de 90, o que acham?

Deveria ter 2 baterias?

Valeu

duas baterias é melhor do que uma só Nica.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou dizer uma coisa: SIGA O MANUAL.

Se exige bateria de 180 amps, coloque bateria de 180 amps. 200, 220 amps pode ser, mas menor só em caso de emergência.

Não se recomenda baterias de ciclo profundo pois elas não são construídas para suportarem alta tensão de corrente, que é necessário para dar a partida, sendo assim ela não duraria muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Se exige bateria de 180 amps, coloque bateria de 180 amps. 200, 220 amps pode ser, mas menor só em caso de emergência.

Não se recomenda baterias de ciclo profundo pois elas não são construídas para suportarem alta tensão de corrente, que é necessário para dar a partida, sendo assim ela não duraria muito.

Neste caso seria bateria normal mesmo?

Pode ter uma normal para a partida e outra tipo uma optma blue para os eletronicos e motor eletrico?

Compartilhar este post

Link para o post

duas baterias é melhor do que uma só Nica.

Valeu Tuba, foi o que pensei.

Conhece essa Optima Blue? o que acha de usar ela para o motor elétrico e eletrônicos?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Nica, bateria normal, nesta amperagem, bateria de caminhão.

Quanto aos eletronicos e motor elétrico, podem ser de ciclo profundo, ou estacionárias, conforme preferir.

Só se atente ao consumo, para dimensionar corretamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja que o manual fala:

1.000 A para Partida Marítima (MCA), 800 A para Partida a Frio (CCA) ou 180 Ampères por Hora (Ah).

Como a bateira Moura Boat de 150Ah tem capacidade de Hot crank de 1300A (~1.100A de MCA), ela poderia ser utilizada de acordo com o manual....

De qualquer forma, para evitar confusão na hora da garantia, eu confirmaria com a Autorizada.

Abs,

Paulo Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, agora bagunçou tudo

100, 105 ou 150??

Normal(automotiva) ou Moura Boat??

Vou comprar uma de 100 automotiva pros acessórios mas a do motor continuo na dúvida

Compartilhar este post

Link para o post

100, 105 ou 150??

Vou comprar uma de 100 automotiva pros acessórios mas a do motor continuo na dúvida

Sérgio,

Para bateria de serviço eu não iria de automotiva normal, pois não suporta bem a descarga profunda. Eu iria de Moura Boat.

Para o motor pode ser automotiva.

Quanto ao tamanho da bateria, o manual fala em 1.000A MCA = 1.200A Hot crank ou 180Ah.

Na net, só achei especificação das baterias mouras. Tanto a Moura Boat 150Ah quanto a Moura Inteligente 150Ah atendem este critério.

Abs,

PH

Compartilhar este post

Link para o post

100, 105 ou 150??

uma bateria de 100A te normalmente os 800CCA recomendados, se vc quer qualidade compre baterias náuticas

Compartilhar este post

Link para o post

uma bateria de 100A te normalmente os 800CCA recomendados, se vc quer qualidade compre baterias náuticas

Tuba,

CCA é diferente de Hot Crank. As baterias moura 100Ah tem 900 - 1000 HCA que é ~ 600 - 690 CCA.

Veja um artigo interessante

Abs,

Ph

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que entendi:

Uma bateria normal para partida do motor (dentro das especificações), e uma tipo Optima blue ou Moura Boat para os eletrônicos e Motor elétrico.

Valeu mesmo.

Nica

Compartilhar este post

Link para o post

Tuba,

CCA é diferente de Hot Crank. As baterias moura 100Ah tem 900 - 1000 HCA que é ~ 600 - 690 CCA.

Veja um artigo interessante

Abs,

Ph

interessante o artigo

Uma Optima de 50A tem 800 CCA a delphi freedom marine de 80A tem 800CCA

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que entendi:

Uma bateria normal para partida do motor (dentro das especificações), e uma tipo Optima blue ou Moura Boat para os eletrônicos e Motor elétrico.

Valeu mesmo.

Nica

É por aí mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores,

Já que estamos falando em baterias, faço uma pergunta para meu caso, Para uma lancha com 2 motores Etec de 130 hp, com os equipamentos básicos de pesca(sonar, rádio, GPS e VHF). 2 baterias de 75amp seria o ideal?

Sérgio Neiva

Compartilhar este post

Link para o post

interessante o artigo

Uma Optima de 50A tem 800 CCA a delphi freedom marine de 80A tem 800CCA

abraços

Caramba, esta bateria Optima 50Ah é realmente interessante. Com apenas 17Kg, pouco espaço no porão, atende a especificação da Mercury e mesmo preço que uma Moura Boat 150Ah.....

O resumo da história é que não basta olhar a especificação de Ah da bateria. Pena que a maioria dos fabricantes nacionais não informem o CCA (ou pelo menos o Hot Crank como a Moura) das baterias.

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba, esta bateria Optima 50Ah é realmente interessante. Com apenas 17Kg, pouco espaço no porão, atende a especificação da Mercury e mesmo preço que uma Moura Boat 150Ah.....

O resumo da história é que não basta olhar a especificação de Ah da bateria. Pena que a maioria dos fabricantes nacionais não informem o CCA (ou pelo menos o Hot Crank como a Moura) das baterias.

Paulo, pelo que entendi essa optima de 50 atende bem como motor para partida, correto??

É isso aí ou estou no contra-azimute?

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo, pelo que entendi essa optima de 50 atende bem como motor para partida, correto??

É isso aí ou estou no contra-azimute?

Vlw

Sérgio,

Pelo que está especificado no site deles sim, 800 CCA @ -18C

Veja mais informações neste site.

Tem um comentário interessante:

A exclusiva tecnologia Spiracell da bateria OPTIMA BlueTop, proporciona maior potência na partida da embarcação e com metade do peso das baterias náuticas ou veiculares convencionais de mesmo CCA.

Abs,

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post