Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Lancha 15' com Yamaha 40HP

Recommended Posts

Olá pessoal. Peço ajuda de vocês mais uma vez. Tenho um barco Diamar modelo Gaivota. Comprimento: 4,30; peso: 280 Kg. Equipado com um motor Mercury 50 Hp 2 tempos e devido ao consumo muito alto estou pensando em trocar por um motor 4 tempos. Uso sempre para passeios, em média com 3 pessoas, e para ir para um rancho que fica uns 5 Km rio acima. Que vocês acham de um Yamaha 40 HP 4 tempos? Será que vai andar bem? Ou é melhor um Mercury 50 HP 4 tempos? Estou preocupado com a diferença de peso do motor antigo para o novo, principalmente um Mercury, uns 25 Kg mais pesado. Conto com vocês!!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Germano

Diga qual o consumo que voce esta obtendo com o seu 50hp 2 t?

Que ano é o motor???

Quantos cilindros???

Assim podem surgir mais sugestões.

Link para o post

uma pergunta este motor esta amaciado ? ta com quantas horas de uso ? estou perguntando isto pois tive um 50hp lpto 2008 que era um pão duro , não consumia nada , de uma verificada se ele esta regulado

Ele antes de amaciar consumi um pouco a mais quase 30% mas depois de amaciado fica show , digo amaciado apos as 50 primeiras horas.

Link para o post

Piaui, por incrível que pareça, vc deve estar com problema de falta de potencia.

Eu explico, vc disse que o casco pesa 280 kg, mais baterias, gasolina, motor, e anda sempre em 3 pessoas, pode colocar de 600 a 700 Kg. o peso que vc costuma navegar, em uma lancha curta. Vc deve ter que acelerar bastante pra este casco andar, fazendo o motor consumir bastante (como vvc relata).

Colocar um motor ainda menor e mais pesado, só vai fazer aumentar o consumo e diminuir a vida útil. Eu pensaria num 60 ou até mais.

Agora que rotações vc costuma navegar? o casco plana com facilidade?

Link para o post

Obrigado por me responderem pessoal. O motor é de 1990, tem 3 cilindros, elétrico e com power trim, foi feito manutenção ha pouco tempo. Não sei precisar o consumo exato, acho até que pra ser 2 tempos ta de bom tamanho, pois comparando com os outros daqui é a mesma coisa, mais comparando com um de 4 tempos a diferença é enorme. Pra vocês terem uma ideia, o mesmo percurso que esse faz com 35L um de 4 tempos 50 HP 2010 faz com 15L! Alexandre desculpa o equivoco, o peso do casco é 200 Kg, eu uso uma bateria de 60A e um tanque de 24L, fora isso só os passageiros mesmo. Ele plana rápido pois tem um hidrofólio. Com esse peso nem preciso acelerar todo e depois que plana e regulo o trim diminuo mais ainda a aceleração. Por ser um motor antigo creio que ele não dê mais 50HP e ainda assim não precisa força total, então, por isso que acho que um de quarenta novo vai andar bem, mais vocês é que vão me dizer!!

Link para o post

Piaui

Precisa saber qual a rotação que voce navega??

Apenas comparar qtos litros que um e outro consome..e muito subjetivo.

Os motores comparadas tem 20 anos de diferença cronológica, como vc relatou, alem de 4t x 2t.

Neste comparativo entram ai diversas variáveis, tipo desesnho e "V" dos cascos, peso dos conjuntos, numero de tripulantes, tipo de motor, tipo de hélice, passo da hélice...etc...

Agora com certeza um motor mais moderno tipo Optimax ou E-tec...consumirão menos combusível, bem como um motor 4 Tempos.

Resta saber se vale a pena o investimento $$$...

Procure fazer um levantamento de qtos litros / hora consome e qual a velocidade de cruzeiro que voce navega, bem como qual a rotação esta desenvolvendo nesta pereformance.

Estas informações esclareceriam muitas perguntas, suas e de outros.

Abç

Link para o post

Luciano, infelizmente eu não tenho como ter esses parâmetros porque o motor não possui nenhum marcador. A unica coisa que tinha era um velocímetro e até este não funciona mais, a mão de obra aqui é muito deficiente.Então tenho que ficar na subjetividade. O barco que eu comparo é uma Focker 160, é um casco mais pesado que o meu. E realmente como você falou, tenho que pensar se compensa. Na troca por um 4 tempos devo gastar por baixo uns R$ 10000,00. Talvez compense a longo prazo com a economia de combustível. A duvida é grande!!!!

Link para o post

Piauí, se vc vai gastar 10 mil, num barco velho, eu pensaria sériamente em trocar todo o conjunto por um mais novo.

As vezes sai um bom negócio. E seu barco não vai ter grande valorização por estar com um motor novo.

Pra vc tirar 10 mil em economia de combustível, vai ter que andar bastante.

Aliás, quanto vc anda em um ano? Quantas vezes por mes vc sai?

Link para o post

Piaui

O Alexandre tem razao.

Vc mencionou que o percurso que voce gasta 35 litros com motor 2 T, o motor 4 tempos gasta 15 litros.

temos ai uma diferença de 20 litros...pro motor 4 tempos.

20 litros x R$ 3,00 = R$ 60 reais de economia em cada percurso

Pra empatar o jogo...voce devera gastar R$ 10.000 pra comprar o motor 4 tempos.

e percorrer este percurso 166,66 vezes...economizando R$ 60 cada vez.

Especulando

Partindo-se do principio que seu , motor 50 Hp esteja fazendo 20 litros/hora ( chute)

35 Litros vc navega aproximadamente 1,5 horas

166 x 1,5 horas = 250 horas pra valer a pena

se voce navega bastante...250 horas passam rápido

se voce navega 50 horas por temporada....vai demorar 5 anos.

só ai então o motor 4 tempos se pagou.

Link para o post

Muita coisa que eu não tinha pensado!!! Que bom que vocês estão me ajudando. Realmente, Alexandre e Luciano, eu não tiro essa diferença tão cedo, ou seja não vale a pena mesmo trocar de motor. Nesse caso vamos investir nas melhorias do que já temos. Queria muito conseguir os marcadores dele, o tacômetro e o velocímetro principalmente, mas acho que mesmo instalando uns novos eles não vão funcionar. Este motor passou 8 anos parado, depois que comprei fizemos a parte mecânica toda e esta rodando bem. Já a parte elétrica, aqui na minha cidade só mechem no básico mesmo, então fica complicado. Creio que teria que trocar toda parte dos conectores e muita coisa mais. Alguma dica pra isso??

Link para o post

Amigo, seu motor provavelmente tem todos os conectores necessários pra ligar os instrumentos.

Quer comprar barato, só tem um lugar....

EBAY.

Agora... vc diz que o motor ficou 8 anos parado, o que acho que compensaria pra vc é levar numa autorizada, pra fazer a equalização dos carburadores, examinar velas, bobinas, enfim uma revisão geral.

Se vc gastar 1000,00 nesta revisão e melhorar o consumo é um dinheiro que volta logo.

Link para o post

Amigo, seu motor provavelmente tem todos os conectores necessários pra ligar os instrumentos.

Quer comprar barato, só tem um lugar....

EBAY.

Agora... vc diz que o motor ficou 8 anos parado, o que acho que compensaria pra vc é levar numa autorizada, pra fazer a equalização dos carburadores, examinar velas, bobinas, enfim uma revisão geral.

Se vc gastar 1000,00 nesta revisão e melhorar o consumo é um dinheiro que volta logo.

Falou e disse!

Outra saida é juntar esse 10 conto( do suposto motor ) + seu barco ( achar um distraido ) e investir em um usado em melhores condições.

Senão, faça o que o Alexandre indicou e curta suas pescarias.

Abraço

Nica

Link para o post

Alexandre, a autorizada mais perto fica a 800 km!! Tenho que me virar por aqui mesmo, mais até que a parte mecânica o pessoal daqui resolve bem. Vou dar uma reformada geral no casco e aproveitar o que temos!! Muito obrigado a todos.

Link para o post