Ir para conteúdo

Cardume de atuns.. como chegar neles

Junior-Floripa

Recommended Posts

Olá amigos.

Estou a sair todo o sabado para pescar aqui em Dili, capital do Timor-Leste.

Nas últimas pescarias, sempre encontramos os cardumes de atuns a distancia.. uns 300 ou 500m de nós.

Sempre vemos os passaros e abaixo deles ficam os atuns.

É surpreendente a quantidade e o tamanho deles.

Dá para ver eles fervilhando na agua e pulando para fora.. alguns pulam para mais de 3m para fora da agua.

Neste último sabado vimos eles em grande quantidade, mas quando chegamos perto para corricar (estamos pescando apenas de corrico) eles somem.

De várias pescarias, ainda não pegamos nenhum atum.

Geralmente eles aparecem depois das 16:30hr e se espalham muito rapidamente.

Não sei se são vários cardumes ou um cardume que se move muito rapido.

Mas em geral.. vamos para onde eles estão e 100 ou 200 metros antes, eles somem.

Alguem tem alguma dica de como fazer para abordar esses atuns?

Estamos com um barquinho pequeno de pescador timorense.. vai o barqueiro (que é muito ruinzinho) e mais 3 pescadores.

O motorzinho é de 15hp, mas que se move rapido para o tamanho do barquinho de fibra.

Meu sonho é engatar um atum desses, já vi eles pulando perto da praia, perto das pedras.. mas ainda não pegamos.

Acredito que esses atuns que estamos vendo.. passam facilmente dos 30kg.

Dicas serão bem utilizadas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem que observar a direção em que o cardume está se movendo e ir para um ponto onde o cardume chegue perto de vocês e não vocês perto do cardume, se você navegar diretamente para cima do cardume ele afunda mesmo.

abraços

Link para o comentário

Juarez,

Já que perseguir os atuns não surtiu efeito, se fosse eu, me posicionaria em um local com a probabilidade da presença deles, ficaria com meu equipo preparado, com o motor desligado (em silêncio), esperando que os atuns venham até mim, e quando pintar o cardume, tentaria capturar no pincho, como gosto de fazer com os dourados-do-mar no visual.

Mas, vamos ver se os amigos pescadores experientes neste a espécie aqui do fórum aparecem com outras sugestões e estratégias!

Abraço.

Link para o comentário

Meu sonho é engatar um atum desses, já vi eles pulando perto da praia, perto das pedras.. mas ainda não pegamos.

Acredito que esses atuns que estamos vendo.. passam facilmente dos 30kg.

Ainda bem que eu não moro num lugar desses se não não ia mais trabalhar... :assobiando:

Já tentasse poppar proximo ao cardume para fazer o peixe levantar?

Abraço

Link para o comentário

Fala Junior,

Não precisava ficar judiando de nós aqui com essas estórias, héin...

Demoro pra começar a pescar ai no Timor-Leste, mas agora, todo sábado??? hehehe...

Cara, de uma procurada de videos de pesca no Panamá, alguns dá pra ter ideia da aproximação. Corrico vai ser mais complicado, tem que ser com isca de profundidade...

Um truque é cruzar sempre a frente deles, calcular uns 100 metros a frente do cardume e tentar cruzar a linha por eles, deixa bastante linha, uns 120 metros, assim no balão a isca passa bem em cima!!!

Aqui em SC temos os cardumes de skipjacks que tem esse comportamento, o danado some quando chegamos perto, mas se cruzar na frente dele dá pra fazer a linha passar por cima deles... Mas é difícil pegar o danado...

Link para o comentário

Obrigado... vou testar hoje isso.

Aqui é feriado e irei as 15hrs.. (4hrs da manha ai no Brasil) para pescar.

Mas como você falou Tuba, eles afundam, mas saem do lugar ou devem permanecer por lá?

Tenho também vários jigs, mas sem fish finder apropriado, será que é uma boa oportunidade para jigar?

Abraço

você tem que observar a direção em que o cardume está se movendo e ir para um ponto onde o cardume chegue perto de vocês e não vocês perto do cardume, se você navegar diretamente para cima do cardume ele afunda mesmo.

abraços

Link para o comentário

Valeu Melinger.

Vou testar isso também hoje.

Estou achando que essa deve ser uma das melhores alternativas, juntos com a do Massao.

Parar, ficar esperando eles aparecerem e nesse meio tempo, tentar fazer eles levantarem com popper.

Vou ver isso hoje.

Abraço

Juarez,

Já que perseguir os atuns não surtiu efeito, se fosse eu, me posicionaria em um local com a probabilidade da presença deles, ficaria com meu equipo preparado, com o motor desligado (em silêncio), esperando que os atuns venham até mim, e quando pintar o cardume, tentaria capturar no pincho, como gosto de fazer com os dourados-do-mar no visual.

Mas, vamos ver se os amigos pescadores experientes neste a espécie aqui do fórum aparecem com outras sugestões e estratégias!

Abraço.

Link para o comentário

Olá Léo, como vai?

Como vai as pescarias aí pela nossa terra?

Rapaz, faz uns 2 ou mais meses que tenho saido quase todo sabado para pescar.

Antes havia tentado sair com outros barcos, mas eram muito caro.

Alguns timorenses queriam 100$ a hora, fora de questão.

Um Australiano queria 900$ por meio periodo de pesca, sem garantias ainda.

Agora estamos saindo com um barquinho pequeno que é doado pelo governo para os pescadores, e um rapaz que trabalha no Tribunal com nós, tem um desses barquinhos, então sai barato para sairmos com esse.

Mas estou vendo de comprar uma lancha boa por aqui. Os preços estão bons e devo também ficar até o fim de 2013.

Rapaz, vou conversar essa tua tecnica com os amigos de pesca.. o problema vai ser fazer o barqueiro entender que tem que fazer essa volta correta.. hehehe.

Quando tivermos tempo, vou tirar uma foto desses cardumes pulando para fora. É muito legal.

Abraço e boas pescas por aí.

Fala Junior,

Não precisava ficar judiando de nós aqui com essas estórias, héin...

Demoro pra começar a pescar ai no Timor-Leste, mas agora, todo sábado??? hehehe...

Cara, de uma procurada de videos de pesca no Panamá, alguns dá pra ter ideia da aproximação. Corrico vai ser mais complicado, tem que ser com isca de profundidade...

Um truque é cruzar sempre a frente deles, calcular uns 100 metros a frente do cardume e tentar cruzar a linha por eles, deixa bastante linha, uns 120 metros, assim no balão a isca passa bem em cima!!!

Aqui em SC temos os cardumes de skipjacks que tem esse comportamento, o danado some quando chegamos perto, mas se cruzar na frente dele dá pra fazer a linha passar por cima deles... Mas é difícil pegar o danado...

Link para o comentário

Olá Léo, como vai?

Como vai as pescarias aí pela nossa terra?

Rapaz, faz uns 2 ou mais meses que tenho saido quase todo sabado para pescar.

Antes havia tentado sair com outros barcos, mas eram muito caro.

Alguns timorenses queriam 100$ a hora, fora de questão.

Um Australiano queria 900$ por meio periodo de pesca, sem garantias ainda.

Agora estamos saindo com um barquinho pequeno que é doado pelo governo para os pescadores, e um rapaz que trabalha no Tribunal com nós, tem um desses barquinhos, então sai barato para sairmos com esse.

Mas estou vendo de comprar uma lancha boa por aqui. Os preços estão bons e devo também ficar até o fim de 2013.

Rapaz, vou conversar essa tua tecnica com os amigos de pesca.. o problema vai ser fazer o barqueiro entender que tem que fazer essa volta correta.. hehehe.

Quando tivermos tempo, vou tirar uma foto desses cardumes pulando para fora. É muito legal.

Abraço e boas pescas por aí.

Beleza Junior,

Uma hora tu engata esses Tuna safados, pescando com essa frequencia não tem erro, hehehe...

Uns poppers vai ajudar também, mas dai a equipe tem que estar fera, senão vão conseguir arranjar uns brincos não muito elegantes, ainda mais se o barco for pequeno!!!

Bem, aqui na nossa terrinha está dificil, todo mundo esperando o famigerado dourado do mar... As anchovas pegaram bem em Imbutuba nesse ano, deu pra fazer a festa junto com os olhetes! Floripa sai uma vez com bodão, fracasso total...

Link para o comentário