Entre para seguir isso  
Clemente (In Memorian)

Carteira de Arrais e Mestre Amador - Obtenção, renovação

Recommended Posts

Guest Normando

Boa tarde pessoal!

Também estou para tirar a minha carteira em fevereiro, vi que no site mesmo tem um material para se estudar...

Porem gostaria de saber se apenas aquele material basta, e se para um leigo no assunto o nível da prova é difícil?

Obrigado

Se você não conseguiu baixar a apostila me mande seu email por MP que lhe encaminho. Ela é bem completa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi ontem no Fantástico... a Marinha está planejando dificultar um pouco o acesso a Arrais Amador devido os acidentes comuns de verão...

É a hora certa para tirar a Arrais, pois depois vai ter que pagar xhoras de navegação assistida, participar de um cursinho estilo CFC...

É válido, mas vai ficar mais caro, né?!

De qualquer forma a prova atual consiste em 40 perguntas básicas de múltipla escolha, basta procurar no Google ou aqui no fórum que você vai achar muito material para estudar até mesmo aqui, já divulgado anteriormente.

Abs e boa sorte para quem vai prestar!

Fiquei sabendo deste plano da Marinha também e acho certo terem um pouco mais de rigor na retirada da carteira de Arrais Amador, teve gente aqui em minha cidade que fez a prova sem ao menos estudar nada e passou, agora não sei se é a tal da "facilitada" que tem em alguns lugares.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estude a Norman-03, Ripeam, Lesta, Carta 12000.

(balizamento, luzes e marcas, sinais sonoros e luminosos, regras de governo e navegação)

Boa sorte.

Vlw Carlos pela dica, foi estes assuntos mesmo que dei mais atenção.

:ok:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw Carlos pela dica, foi estes assuntos mesmo que dei mais atenção.

:ok:

As matérias sobre primeiros socorros e combate a incendio tem muitas pegadinhas. São respostas muito

parecidas umas com as outras.

Quanto ao que o Gustavo façou sobre os problemas com os pilotos, acredito que dificultar as provas não

seria a solução. Tem que haver punição para as infrações, mas que sejam cumpridas.

A tolerancia é zero ao alcool no transito e nem porisso deixam de haver acidentes com motoristas bebados.

A razão são as leis, as punições brandas, o poder aquisitivo do transgressor e muitos outros fatores.

Vejo todos os dias nos noticiários que um motorista bebado causou um acidente de transito com vítimas fatais.

Vai preso, paga a fiança, vai pra casa curtir seu conforto junto a sua família. Enquanto isso a família da

vítima fatal fica com cara de otário, pois as leis e a justiça em nada irá beneficiá-los.

A família da vítima nunca mais verá seu parente e terá sempre na mente que aquela vida foi terminada por

causa de um irresponsável.

Precisamos fazer valer as leis e suas punições.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Normando

Eu diria que obter Arrais hoje está mais fácil. Quando tirei minha carteira havia a prova escrita e a prova prática. Na prova prática você pilotava com um marinheiro a bordo e era obrigado a fazer algumas manobras como atracar e desatracar, além de responder algumas perguntas pertinentes ( uma espécie de prova oral). Vi muito camarada tomar pau nesta prova, além de cenas dignas de video cassetadas. Hoje é só prova teórica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As matérias sobre primeiros socorros e combate a incendio tem muitas pegadinhas. São respostas muito

parecidas umas com as outras.

Quanto ao que o Gustavo façou sobre os problemas com os pilotos, acredito que dificultar as provas não

seria a solução. Tem que haver punição para as infrações, mas que sejam cumpridas.

A tolerancia é zero ao alcool no transito e nem porisso deixam de haver acidentes com motoristas bebados.

A razão são as leis, as punições brandas, o poder aquisitivo do transgressor e muitos outros fatores.

Vejo todos os dias nos noticiários que um motorista bebado causou um acidente de transito com vítimas fatais.

Vai preso, paga a fiança, vai pra casa curtir seu conforto junto a sua família. Enquanto isso a família da

vítima fatal fica com cara de otário, pois as leis e a justiça em nada irá beneficiá-los.

A família da vítima nunca mais verá seu parente e terá sempre na mente que aquela vida foi terminada por

causa de um irresponsável.

Precisamos fazer valer as leis e suas punições.

Só dificultar as provas também acho que não seria a solução mais ajudaria muito na formação do candidato na retirado do arrais amador como por exemplo uma melhor captação para pilotar e uma melhor noção do que esta fazendo.

Mas é isso mesmo precisamos fazer valer as leis e suas punições.

:bs-aplauder: :bs-aplauder:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu diria que obter Arrais hoje está mais fácil. Quando tirei minha carteira havia a prova escrita e a prova prática. Na prova prática você pilotava com um marinheiro a bordo e era obrigado a fazer algumas manobras como atracar e desatracar, além de responder algumas perguntas pertinentes ( uma espécie de prova oral). Vi muito camarada tomar pau nesta prova, além de cenas dignas de video cassetadas. Hoje é só prova teórica.

E acho que deveria ser deste jeito ainda Normando com provas práticas e teóricas.

Hoje só a prova teórica até quem nunca pilotou consegue tirar carteira com a maior facilidade e sem nenhuma burocracia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu falei que iria dificultar, falei com ânimo, pq a imprudência é a principal causa dos acidentes náuticos... o problema disso tudo é o preço da habilitação que vai ficar mais cara, ou vocês acham que eles emprestarão um barco com instrutor para você ter as horas exigidas pela marinha?!

Tudo isso vai ser pago pelos interessados e, como disseram, a fiscalização continuará a mesma, ou seja, ineficiente (no mínimo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu falei que iria dificultar, falei com ânimo, pq a imprudência é a principal causa dos acidentes náuticos... o problema disso tudo é o preço da habilitação que vai ficar mais cara, ou vocês acham que eles emprestarão um barco com instrutor para você ter as horas exigidas pela marinha?!

Tudo isso vai ser pago pelos interessados e, como disseram, a fiscalização continuará a mesma, ou seja, ineficiente (no mínimo).

Muito bem lembrado Gustavo.

E o que nos resta é continuar cobrando por melhorias que nunca acontecem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, como disse vou fazer prova também dia 4/02/12 e estudei basicamente estes materiais que encontrei aqui...

http://ziggi.uol.com.br/downloads/arrais-amador

http://www.4shared.c..._AMADOR_CO.html

e mais alguns encontrados na net.

Vendo e fazendo alguns simulados da pra se ter uma noção e creio que

não seja difícil até porque você precisa de 50% para aprovação. De 40 questões acertar 20.

É só estudar que dá:ok:

Bruno, como foi na prova? Eles já aceitaram a CNH ao invés do atestado médico? E pediram uma declaração de ter realizado um curso prático?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu diria que obter Arrais hoje está mais fácil. Quando tirei minha carteira havia a prova escrita e a prova prática. Na prova prática você pilotava com um marinheiro a bordo e era obrigado a fazer algumas manobras como atracar e desatracar, além de responder algumas perguntas pertinentes ( uma espécie de prova oral). Vi muito camarada tomar pau nesta prova, além de cenas dignas de video cassetadas. Hoje é só prova teórica.

Já vi gente tentar atracar a favor da correnteza... :D se não fossem os pneus no píer, ia dar uma cacetada. E prendeu o cabo com uma laçada de sapato. :assobiando:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno, como foi na prova? Eles já aceitaram a CNH ao invés do atestado médico? E pediram uma declaração de ter realizado um curso prático?

Amigo, a prova foi dentro do que eu achei que seria, teve algumas questões que chutei pois não tinha visto nada a respeito no material de estudo.

Mais no geral foi uma prova boa, fiz uma contagem na prova e as questões que eu tenho "certeza" :assobiando: de acertos deu umas 25.

Agora é esperar o resultado que sai acho que quinta-feira agora.

Apresentei o atestado médico e não me pediram nenhum tipo de declaração não.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

antigamente era muito mas dificil!!!!agora só ler o primeiro capitulo do livro Navegar é facil que acerta tudo!!!!abrçs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É verdade Hiro. Disseram que vai ficar mais rigoroso pra tirar, vamos esperar pra ver se e quando isso vai acontecer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, a prova foi dentro do que eu achei que seria, teve algumas questões que chutei pois não tinha visto nada a respeito no material de estudo.

Mais no geral foi uma prova boa, fiz uma contagem na prova e as questões que eu tenho "certeza" :assobiando: de acertos deu umas 25.

Agora é esperar o resultado que sai acho que quinta-feira agora.

Apresentei o atestado médico e não me pediram nenhum tipo de declaração não.

Abraços

Bruno,

que tipo de médico faz o atestado? Você estudou pela apostila que tem aqui no tópico?

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Normando

Já vi gente tentar atracar a favor da correnteza... :D se não fossem os pneus no píer, ia dar uma cacetada. E prendeu o cabo com uma laçada de sapato. :assobiando:

E a clássica saída do barco? Um pezinho dentro e o outro fora?biggrin.gifbiggrin.gifbiggrin.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno,que tipo de médico faz o atestado? Você estudou pela apostila que tem aqui no tópico?Abraços

O atestado é este mesmo que o Normando disse e qualquer médico pode preencher.

Estudei pela apostila, alguns simulados, inclusive o joguino que tem e também um dvd de um despachante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui minha carteira de Arrais Amador galera :comemorando:

Fui notificado que tive um total de 32 acertos, 8 pontos. Essa pontuação foi um despachante que me disse, não tive acesso ao gabarito da prova.

Recebi a carteira ontem:

werdfg.jpg83246569.jpg

E já fiz uma cópia autenticada pra carregar na maleta pesca. :D

4564sdf.jpgrtrtg.jpg

Alguns materiais de estudo que utilizei foram da internet que inclusive achei aqui no Pescaki:

http://ziggi.uol.com.br/downloads/arrais-amador

http://www.4shared.c..._amador_co.html/

Também os documentos exigidos e o atestado médico podem ser encontrados aqui, inclusive um vídeo:

http://www.despachantenauticolucas.com.br/habilitacao_arrais_amador.php

Fiz uma relação de algumas questões que caíram na prova que inclusive estavam na apostila de estudo, algumas não estão escritas exatamente como estava na prova mas era a mesma pergunta.

1. A temperatura necessária para que a reação química ocorra entre o combustível e o comburente, produzindo gases capazes de entrarem em combustão chama-se:

a) Ponto de fulgor

b) Temperatura de ebulição

c) Temperatura de explosão

d) Temperatura de ignição

2) Extintores utilizados em incêndios classe D são normalmente conhecidos como:

a) extintores a pó seco

b) extintores de agua

c) extintores de espuma

d) halon

3) O balizamento de canal preferencial tem as cores:

a) branca e encarnada

b) branca e preta

c) preta e encarnada

d) verde e encarnada

4) Durante o dia, observou-se uma haste em forma de pilar com duas esferas pretas na sua parte de cima. Nesse caso, estamos diante de:

a) um balizamento cego

b) um perigo isolado

c) uma baliza

d) uma bóia cônica

5) Conduzir uma embarcação em estado de embriaguez ou após uso de substância entorpecente ou tóxica, quando não constituir crime previsto em lei acarreta a suspensão do Certificado de Habilitação em até:

a) sessenta dias

b) noventa dias

c) cento e vinte dias

d) tinta dias

6) O que é amarra?

a) corrente ou cabo que serve para prender a ancora ao escovem da embarcação

b) corrente ou cabo que serve para prender a âncora ao paiol da amarra ou ao convés da embarcação

c) corrente ou cabo que serve para prender a ancora ao porão da amarra

d) corrente que servem para prender a ancora ao anete

7) No caso de afogamento, proceder do seguinte modo:

a) deite o afogado de barriga para cima, para ele poder respirar melhor e nunca lhe dê bebidas quentes

b) deite o afogado de lado e faça respiração boca a boca

c) deite o afogado de lado e faça-o vomitar, depois aqueça-o com um cobertor

d) deite o afogado de lado, para vomitar a água que bebeu, tire a roupa molhada e aqueça-o

8) O agente extintor dióxido de carbono (CO2) tem como funções principal e secundaria, respectivamente:

a) abafar e isolar

b) abafar e resfriar

c) resfriar e abafar

d) resfriar e isolar

9) Qual a finalidade do RIPEAM?

a) regulamentar as manobras, luzes de navegação e e condições especiais, em águas de jurisdição nacional

b) evitar o abalroamento no mar, utilizando-se regras internacionais de navegação, luzes e marcas e ainda sinais sonoros

c) evitar o abalroamento em águas nacionais através de regras de governo e navegação, luzes, marcas e sinais sonoros

d) evitar a colisão em mar aberto, em águas internacionais, através de regras de governo, luzes, marcas e sinais sonoros

10) Qual das correlações abaixo está correta?

a) boreste – lado direito da embarcação, bombordo – lado esquerdo da embarcação, avante – fica na frente, a ré – fica atrás

b) boreste – lado esquerdo da embarcação, bombordo – lado direito da embarcação, avante – fica na frente, a ré – fica atrás

c) través – ao lado da embarcação, a vante – parte da frente da embarcação, a ré – parte de trás da embarcação

d) través – bordo da embarcação, boreste – lado direito da embarcação, bombordo – lado esquerdo da embarcação

11) Com relação a preferência de manobra, uma embarcação à vela deverá manter-se fora do caminho de todas as listadas abaixo, exceto:

a) uma embarcação engajada na pesca

b) uma embarcação a motor

c) uma embarcação com capacidade de manobra restrita

d) uma embarcação sem governo

12) Estou na cabine de comando e começo a sentir cheiro de queimado vindo do motor. Qual o extintor portátil deverei pegar?

a) CO2

b) água

c) espuma

d) tanto faz

13) São combustíveis voláteis:

a) éter e benzina

b) óleo combustível e éter

c) óleo combustível e óleo de linhaça

d) óleo de linhaça e álcool

14) Numa atracação, com vento ou corrente perpendicular ao cais, com aproximação a barlavento, deverei me aproximar com a embarcação:

a) paralela ao cais, com muito seguimento

b) paralela ao cais, com pouco seguimento

c) com ângulo de 90° com o cais

d) com muito seguimento e pouca inclinação ao cais

15) Quando risco de mau tempo ou o fundeio for muito demorado, qual regra para se largar a amarra, com segurança da embarcação não sair da posição?

a) 8 vezes a profundidade local

b) 5 vezes a profundidade local

c) 6 vezes a profundidade local

d) no mínimo 8 vezes a profundidade local

16) A bóia circular deve ser presa:

a) no convés principal

b) num armário da cabine de comando

c) em local de fácil retirada

d) na proa e na popa da embarca

17) Qual o formato e a cor do tope da bóia de águas seguras:

a) um triangulo verde

b) um triangulo encarnado

c) uma esfera branca

d) uma esfera encarnada

18) No balizamento de uma hidrovia observou-se um sinal “ + ” numa placa no rio, que significa:

a) seguir meio do canal

b) trocar de margem

c) perigo

d) bifurcação de canal

19) No caso de fratura de antebraço, podemos imobilizá-lo com:

a) tábua, papelão ou jornal grosso

b) material flexível

c) material de borracha sintética

d) tiras de pano amarradas no pescoço

20) O que é usado pelo naufrago para uma sinalização diurna:

a) apito

b) foquete

c) luzes

d) fumígeno

Gabarito:

1: A --- 11: B

2: A --- 12: C

3: D --- 13: A

4: B --- 14: B

5: C --- 15: B

6: B --- 16: C

7: D --- 17: D

8: B --- 18: C

9: B --- 19: A

10: A --- 20: D

É isso aí galera. Espero que gostem.

ps: Desculpe-me pelo tamanho do tópico. :assobiando::D

Abaço e Inté :ok:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabéns!!

eu acertei 33!! fiquei esperando a correção que ocorreu logo após a prova!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu, quando tirei a minha, como veleiro ainda (16 anos) acertei tudo.

Mas li as perguntas acima e não lembro de mais nada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabéns!!

eu acertei 33!! fiquei esperando a correção que ocorreu logo após a prova!

Valeu Delgado. :ok:

Parabéns pela carteira também amigo.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu, quando tirei a minha, como veleiro ainda (16 anos) acertei tudo.

Mas li as perguntas acima e não lembro de mais nada...

Alexandre parabéns pela pontuação total na época que por sinal era ainda mais difícil do que hoje.

Abraço :ok:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei ter já respondido este tópico, mas percebo que fiz alguma coisa errada e não figurou, de sorte que ficam meus parabéns para Bruno e votos de que venham muitas alegrias com sua conquista! bs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei ter já respondido este tópico, mas percebo que fiz alguma coisa errada e não figurou, de sorte que ficam meus parabéns para Bruno e votos de que venham muitas alegrias com sua conquista! bs-aplauder.gifbs-aplauder.gifbs-aplauder.gif

Valeu grande Mestre Bome! :ok:

Abração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entre para seguir isso  

Parceiros: www.petsEXPERT.pt