Entre para seguir isso  
Clemente (In Memorian)

Carteira de Arrais e Mestre Amador - Obtenção, renovação

Recommended Posts

rapaz eu nem lembro de nada , sei que fui fazer a prova sem estudar no rio boat show e passei !

rsrsrs

eu acho que deveria ser mais rigorosa a avaliação e ter algum tipo de aula prática

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara parabéns.

Onde vc fez a prova?

Alguém sabe de alguma prova sem ser a de Sete Lagoas e Viçosa? Estas serão em datas qu tenho prova da facul e não poderei ir.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens !!!!

Questão 12: resposta D

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz eu nem lembro de nada , sei que fui fazer a prova sem estudar no rio boat show e passei !

rsrsrs

eu acho que deveria ser mais rigorosa a avaliação e ter algum tipo de aula prática

Tão falando que vão mudar essa avaliação e torna-lá mais rigorosa, vamos esperar pra ver.

Abraço :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara parabéns.

Onde vc fez a prova?

Alguém sabe de alguma prova sem ser a de Sete Lagoas e Viçosa? Estas serão em datas qu tenho prova da facul e não poderei ir.

Abraços!

Vlw amigo :ok:

Fiz a prova em Sete Lagoas. Fiquei sabendo que em Pirapora tem toda última sexta-feira do mês.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens !!!!

Questão 12: resposta D

Obrigado Rafael :ok:

A reposta que está na apostila é a alternativa C, extintor de espuma. Inclusive caiu na prova e marquei a letra C.

COMBATE A INCÊNDIO

169)Se estiver na cabine de comando e sentir cheiro de queimado vindo do motor. O extintor portátil que deverá pegar deve ser o de Espuma.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Olá companheiros , minha habilitação de mestre amador está vencida desde julho de 2011 , inclusive nem a tenho mais pois foi furtada , para renovar será que existe algum tipo de prova ou é só pagar a taxa no banco e apresentar cópia dos documentos mais o atestado médico. Grande abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, abaixo estão 3 links com material suficiente para a prova de Arrais Amador.

SISTEMA DE BALIZAMENTO MARÍTIMO

Clique aqui

APOSTILA ARRAIS AMADOR

Clique aqui

Simulado com 244 questões para Arrais Amador

Clique aqui

Baixem, estudem e boa sorte a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pescadores , as provas para amadores estão suspensas na capitania da cidade do Rio de Janeiro , só a partir do dia 17 de abril estarão abertas as inscrições , sei por que estive lá ontem dando entrada na renovação da minha habilitação de mestre amador e havia um cartaz informando a data mencionada aqui no post. A galera vai ter que esperar exatamente um mês contando a partir de hoje dia 17 de março para pder se inscrever para fazer a prova. E as habilitações profissionais de marinha mercante (aquaviários) chamadas de CIR (cadernetas de incrição e registro) nem tem data prevista para acontecer, estão suspensas em ãmbito nacional , o que está afligindo uma grande parte de pessoas ávidas por conseguir essa caderneta para poder ingressar no mercado trabalho do setor naval onde a demanda por tripulantes de navios e plataformas está crescendo de sobremaneira com o fomento a industria naval e a exploração do hidrocarbonetos.

Esse o Brasil que vivemos tudo emperrado e parado , infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Em sao sebastiao ta lotado até julho, pois agora o pessoal da louco pra tirar devido a alteração na arrais amador com o de motonauta que entrerá em vigor em julho.

Compartilhar este post

Link para o post

Em sao sebastiao ta lotado até julho, pois agora o pessoal da louco pra tirar devido a alteração na arrais amador com o de motonauta que entrerá em vigor em julho.

Alguém sabe qual será a alteração que está por vir , pois eu até então não tenho conhecimento sobre o assuunto

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe qual será a alteração que está por vir , pois eu até então não tenho conhecimento sobre o assuunto

A partir de julho/2012 será obrigatório apresentar documento comprovando aulas práticas em jet-ski.

Quem tiver a arrais anterior à julho/2012 poderá pilotar jet-ski sem problemas, devendo no momento

da renovação, apresentar o documento comprovando as aulas práticas.

Mas existem muitas polêmicas, pois quem já possui arrais tem o seu direito garantido por lei quanto à

não necessidade de comprovação de aulas práticas, vez que no momento em que se submeteu às provas nada

era exigido.

O arrais que for proprietário de jet-ski e já faz uso do mesmo, por que apresentar comprovação de aulas práticas????

Muitos pontos serão modificados sobre o assunto.

Visite: www.costanautica.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Buenas colegas pescadores, acabei de fazer minha carteira de arrais amador para águas interiores, no momento os documentos necessários solicitados pela Agência da Capitania dos Portos foram apenas cópia e original de comprovante de residência, CNH mais uma taxa de R$ 40,00.

Fiz a prova teórica de 40 questões onde precisaria de no mínimo 50%,o resultado saiu no mesmo dia, ficando habilitado por 10 anos.

Bom, o oficial da marinha que ministrou a prova informou que a partir do dia 02 de junho de 2012 para a aprovação na mesma categoria o interressado vai precisar de além dos requisitos anteriores mais aula teórica e prática, juntamente com prova prática. Ficando a mesma mais demorada e com o custo mais alto, sendo que, quem desejar pilotar motoaquática não será habilitado a barco de esporte e recreio.

Esta informação que ele tinha até o momento, então caros colegas, se tiverem interesse em se habilitar agora é uma boa hora.

obs.: material para estudo encontrei na internet com provas simuladas. Só colocar em um site de pesquisa que aparece várias opções.

Compartilhar este post

Link para o post

... Mas dá pra colar tranquilo (eu era bom nisso...)...

:rotfl2: Quem não cola não sai da escola!

Em breve terei que fazer a prova também!

Gostei da dica! :rotfl2:

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz a prova ontém e consegui ser aprovado.

Gostaria de agradecer a ajuda de todos e deixar a dica, para quem for fazer as provas, que estudei apenas pelo material indicado aqui no fórum e o material é muito bom. As questões dos simulados são bem próximas senão iguais as que cairam na minha prova.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal... tive a informação de que querem trazer as provas práticas novamente ao teste.

Será que a informação procede?

Isso seria para o segundo semestre deste ano.... será? :blink: :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde nobres pescadores, venho solicitar ajuda dos amigos universitários do mundo da pesca. Quero fazer a prova de arrais amador e pesquisei na net e com alguns amigos e o que me indicaram pra estudo foi o livro Navegar é fácil o que achei grande em conteudo segundo relatos na net, porém ainda não comprei e gostaria então da indicação de material didatico pra este vestibular do mar que irei prestar desde já agradeço aos amigos colaboradores e aguardo sugestões.th

Boa pesca a todos.

Athayde "Thaydinho" Gomes de Lucena

athaydegomes@gmail.com

rio de janeiro RJ

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que tudo o que vc precisa saber sobre arrais, vc vai encontrar nesse tópico:

Abraçoo

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que tudo o que vc precisa saber sobre arrais, vc vai encontrar nesse tópico:

Abraçoo

Marcos esta parte eu tenho porém o materal pra estudo que ainda não mas de qualquer forma muito obrigado e boas pescas.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Marcos esta parte eu tenho porém o materal pra estudo que ainda não mas de qualquer forma muito obrigado e boas pescas.

Me mande seu email por MP que lhe encaminho a apostila em PDF.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom

Compartilhar este post

Link para o post

OLA!

EMCOMENDEI UMA LANCHA PARA PESCA COSTEIRA E ESTOU PROCURANDO INFORMAÇÕES PARA TIRAR MINHA CARTEIRA DE MESTRE AMADOR, POREM ESTOU COM DIFICULDADES DE ACHAR MATERIAL PARA ESTUDAR.

ME FALARAM QUE O DVD DO ODIM CURSOS NAUTICOS É BOM POREM O PREÇO É SALGADO (220,00).

ALGUEM TEM ALGUM MATERIAL PARA ME FORNECER?

TEVE UM FORUM PASSADO QUE TEM PARTE DO MATERIAL MAIS NÃO ESTA COMLETO.

Editado por Domingos Bomediano
Post movido! Perguntas sobre este mesmo assunto devem ser feitas neste tópico!

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de fazer minha inscrição para tirar a carteira de arrais amador.

Vou realizar a prova dia 04 de fevereiro, lembrando que este tópico vai ser de grande ajuda.

Já baixei a apostila e as informações e agora é só estudar. :D :D

Valeu Normando pela ajuda.

Abração :ok:

Fala Pescador,

Nos conte como foi a prova? A minha é dia 03/06/2012.

Abraços,

Gilmar

Compartilhar este post

Link para o post

Muitas coisas mudarão a partir de julho/2012.

Aulas práticas e quem poderá ministrá-las. A discussão será boa.

Estou aguardando resposta da Marinha para saber se o Amador poderá ministrar aulas práticas de jet-ski, em princípio parece que sim, estando o instrutor uma categoria acima.

Ocorrerão muitos Mandados de Segurança por conta das normas editadas.

A Portaria nº 263 de dez/2011, que alterou a NORMAM-3, no item 0504 - “PROCEDIMENTOS PARA HABILITAÇÃO”:

8) Para a categoria de Arrais-Amador, o interessado deverá apresentar à CP/DL/AG declaração de marina, de entidade desportiva náutica, de associação náutica, de clube náutico ou de escola náutica cadastradas, ou ainda de Amador, atestando que possui, no mínimo dez horas de embarque, acompanhado de pessoal qualificado, em embarcações de esporte e/ou recreio. O modelo de declaração consta do Anexo 5-F.”;

A Portaria não menciona a ministração das aulas práticas para Jet-ski, se poderão ser ministradas pelos habilitados como Arrais-Amador.

Quanto ao Anexo 5F, consta que o habilitado, pessoa física, poderá atestar as aulas.

Visitem o site: http://www.costanautica.com.br/portal lá tem muitas informações.

Visitem o blog: http://costanautica.com.br/blog e participem. É um blog novo.

Sigam-nos no Twitter: @nauticabr

Vlw.

Compartilhar este post

Link para o post