Entre para seguir isso  
Clemente (In Memorian)

Carteira de Arrais e Mestre Amador - Obtenção, renovação

Recommended Posts

Acesse o site da CPSP e selecione Condutor > Como obter. Em atendimento tem mais telefones.

Colo abaixo as informações copiadas do site.

COMO OBTER A CARTEIRA DE HABILITAÇAO DE AMADOR

De acordo com o Capítulo 5 da NORMAM 03doc.png, para se inscrever em exame de Amador é necessário ser maior de 18 anos e seguir as seguintes instruções:

1 - Agendamento de Exames

O interessado deverá dar entrada na documentação necessária 10 dias antes da data do exame agendado. As datas poderão ser consultadas no Calendário de Examesdoc.png.

2 - Apresentar cópia autenticada da Cédula de Identidade/CPF

Poderão ser aceitas cópias sem autenticação, desde que os documentos originais sejam apresentados na Capitania para verificação, no momento da inscrição.

3 - Apresentar comprovante de pagamento da taxa de inscrição (R$ 40,00)

A guia de pagamento pode ser emitida pela Capitania ou impressa pelo interessado, via internet, no site www.dpc.mar.mil.brdoc.png.

As guias pagas pela internet somente poderão dar entrada após a compensação bancaria, normalmente 48 h após o pagamento.

Para os exames realizados em feiras, salões náuticos ou exposições, será arbitrado um valor adequado para cobertura das despesas para realização do exame.

4 - Apresentar Atestado Médico

Deverá ser comprovado bom estado psicofísicodoc.png, incluindo limitações, caso existam (atestando saúde física, mental, auditiva e visual), de acordo com o estabelecido pela NORMAM 03doc.png.

O atestado médico descrito no item anterior é dispensável para os candidatos que apresentarem sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro da validade.

5 - Apresentar comprovante de residência

Expedido no prazo máximo de 90 dias corridos, em nome do interessado ou com declaração do nome de quem constar a fatura com CEP.

6 - Apresentar Declaração de frequência para Motonauta

Para a categoria de Motonauta, o interessado deverá apresentar à CP/DL/AG, declaração de marina, de entidade desportiva náutica, de associação náutica, de clube náutico, de revendedores/concessionárias de moto aquática, de empresas especializadas em treinamento e formação de condutores de embarcações, inclusive de moto aquática, ou de escola náutica cadastradasdoc.png, desde que atendam ao previsto na alínea b), do item 0603 da NORMAM 03doc.png, atestando que realizou aulas práticas, com no mínimo, 3 horas de duração. O modelo de declaração consta do Anexo 5-E da NORMAM 03doc.png. As aulas deverão ter como propósito fornecer ao aluno as noções básicas de operação do moto aquática de modo a proporcionar a condução desse tipo de embarcação com segurança, tanto para seu condutor quanto para as demais embarcações envolvidas no tráfego aquaviário e como para banhistas. O treinamento deverá abordar os seguintes assuntos: limites operacionais do equipamento, técnicas de pilotagem, cumprimento do RIPEAM quando na presença de outras embarcações, regras para saída e aproximação segura de praias, cumprimento das áreas seletivas para navegação e situações e emergências.

7 - Apresentar Atestado de Embarque para Arrais Amador

Para a categoria de Arrais Amador, o interessado deverá apresentar à CP/DL/AG declaração de marina, de entidade desportiva náutica, de associação náutica, de clube náutico ou de escola náutica cadastradasdoc.png, atestando que o interessado possui, no mínimo, 6 horas de embarque em embarcações de esporte e recreio e/ou similares. O modelo de declaração consta do Anexo 5-F da NORMAM 03doc.png e deverá ser apresentado com firma reconhecida.

8 - Efetuar a inscrição pessoalmente ou por meio de um procurador (com firma reconhecida)

No caso de inscrição para o exame de Mestre Amador, acrescenta-se à documentação cópia da carteira de Arrais Amador, e para Capitão Amador, cópia da carteira de Mestre Amador.

9 - Local de inscrição

Somente na sede da Capitania dos Portos de São Paulo, no Cais da Marinha, bairro Macuco, entre os armazéns 27 e 29 do Porto de Santos, SP.

10 - Horário de atendimento ao público:

De segunda à quinta-feira (13h15 às 16h45) e sexta-feira (08h15 às 11h45).

Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones (013) 3221-3454, no ramal 1024, nos mesmos dias e horário.

11 - Período de inscrição:

As inscrições para exames de Arrais Amador e Mestre Amador ficam abertas durante o ano todo. Os exames para Capitão Amador normalmente são realizados duas vezes por ano, nos meses de abril (com inscrições em janeiro) e outubro (com inscrições em julho). A abertura das inscrições poderão ser confirmadas no link Calendário Provadoc.png.

12 - Locais de realização de exames

Em Santos: UNIMES, localizada na Av. Conselheiro Nébias, 536, Encruzilhada, Santos - SP.

Em outros municípios da área de jurisdição: podem ser realizados, a critério do Capitão dos Portos, em Clubes Náuticos e Marinas, regularmente cadastrados, nas sedes de Cursos Náuticos, desde que comprovem ser este seu objeto social e possuam instalações adequadas, e ainda, nas localidades onde, a critério da Capitania, sejam julgados convenientes, como por exemplo, em escolas públicas ou privadas, e próprios Federais, Estaduais ou Municipais. A realização dessas provas está condicionada a que ela seja aberta a todos os interessados, independente de qualquer vínculo com a entidade que a estiver sediando.

A Marinha do Brasil não possui convênio com nenhum Clube Náutico, Curso Náutico ou Entidades Náuticas. Qualquer pessoa interessada pode ser habilitada como Amador, desde que seja aprovada em exame aplicado pela Capitania dos Portos. A Capitania não ministra qualquer tipo de curso para Amadores, sendo responsável pela aplicação do exame e habilitação dos aprovados.

A decisão quanto a se inscrever ou não em cursos náuticos, bem como qual o melhor curso a escolher, é unicamente do interessado. Todo o conteúdo programático e bibliografia recomendada para os exames se encontram na NORMAM 03doc.png.

13 - Chegada ao local de aplicação de exame:

O candidato deverá chegar pelo menos 30 minutos antes do horário de início programado. Não será permitida a entrada dos candidatos após às 14h00, nos exames de Amadores.

14 - Entrega da Habilitação:

As Carteiras de Habilitação estarão disponíveis após trinta dias da realização do exame e serão retiradas na sede da Capitania dos Portos, pelos candidatos aprovados ou seus representantes legais, trazendo o protocolo original.

15 - Recomendações importantes:

A Capitania dos Portos não possui convênio, nem concede autorização para qualquer pessoa física ou jurídica aplicar exames para habilitação em seu nome.

Todos os exames para Amadores são aplicados por militares desta Capitania, devidamente fardados, portando documentos de identificação.

Lembre-se: os exames agendados e locais de realização estão divulgados no link: Calendário de Examesdoc.png.

Em caso de dúvida, entre em contato com a Capitania e denunciedoc.png qualquer tipo de irregularidade.

Jamais adquira carteiras de habilitação falsas. As carteiras de habilitação possuem códigos de barras e sistemas de verificação e confirmação.

Quem adquire uma carteira de habilitação falsa está sujeito a ser indiciado em Inquérito Policial Militar.

Recomenda-se aos Amadores que tenham pleno conhecimento das Normas da Autoridade Marítima para Amadores, Embarcações de Esporte e/ou recreio e para Cadastramento e Funcionamento das Marinas, clubes e Entidades Desportivas Náuticas - NORMAM 03, que contém todas as instruções necessárias e bibliografia recomendada para os exames, além de regras de navegação, equipamentos e material exigido a bordo das embarcações de esporte e recreio, e procedimentos exigidos dos navegantes. Esta Norma está disponível no site www.dpc.mar.mil.br.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No dia 31/07/14 fiz a minha prova de Mestre Amador.

Acho que as coisas mudaram um pouquinho. A prova continua tendo 40 questões de múltipla escolha, o que mudou foi a forma de pontuação (vc tem que ter 50% aproveitamento) a 1° questão que é feita em cima da carta náutica vale 1,4 pontos a 2° e 3° questões também são feitas em cima da carta náutica valem 0,8 pontos cada, as demais questões da prova valem 0,2 pontos.

Caso Vc erre as 3 primeiras questões Vc já perde 3 pontos da prova, por isso estudem bastante cartas náuticas.

O meu resultado saiu hoje...........

Fui aprovado!!!!

:yahoo::smiley-char054::yahoo::smiley-char054:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns! :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

HOFACHER bom dia,

Me ajude tirei minha arrais este mês e quero tirar a carteira de Mestre, você poderia me dizer qual material estudar, como é a prova, quais assuntos mais cai, você fez curso, eu moro no interior da Bahia, to perdido me oriente por favor.

Agradeço antecipadamente,

Uillame

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde!!!

Eu comprei o DVD da ODIM, e estudei por ele.

O DVD é completo e é só se dedicar um pouco que Vc consegue, não é nada de outro mundo.

Se Vc quiser me passe teu endereço po MP e eu te mando uma cópia do DVD.

Abs.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

:bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Todas as nformações em só lugar!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

HOFACHER bom dia,

Bom dia vi sua resposta hoje, enviei meu endereço e os custos mande sua conta que depositarei, muito obrigado e bons ventos!

Uillame

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas pra constar:

Estou renovando meu arrais, e como moro em sede de Capitania ficou mais fácil eu fazer tudo sem auxilio de despachante.

O que mais incomoda é a demora no atendimento, porque o procedimento em sí, se você levar tudo preenchido e pago, os documentos dentro da validade, é jogo rápido, e segundo quem me atendeu fica pronto em poucos dias.

Dei entrada na quinta-feira (28), vamos ver quando vai ficar pronto.

Em tempo: Tirei meu arrais em 1996, e estava vencido desde 2006, como não usei mais nesse período fui renovar agora, que estou comprando um barco

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Tarde pessoal, sabem me dizer qual é o valor da Prova para Arrais Amador, aqui no estado de SP ?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pessoal;

Alguem fez a prova de Arrais ultimanente, sabe como esta ?

Um grande abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Baita tópico

Me ajudou bastante,

farei minha carteira no próximo mês...

:bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

quote: De acordo com o Capítulo 5 da NORMAM 03doc.png, para se inscrever em exame de Amador é necessário ser maior de 18 anos e seguir as seguintes instruções:

1 - Agendamento de Exames

O interessado deverá dar entrada na documentação necessária 10 dias antes da data do exame agendado. As datas poderão ser consultadas no Calendário de Examesdoc.png.

Pessoal, abri o link e o calendario eh de 2014....alguem sabe quando abre o de 2015? ou o link para calendaria desse ano?

Compartilhar este post

Link para o post

Irei começar este processo mês que vem,ao todo demora quanto tempo?Eu deverei apresentar os documentos e pagar a taxa,fazer 6h de prática e depois disso a teórica?

Dizem que isso tudo totaliza cerca de mil reais,é verdade?

Compartilhar este post

Link para o post

Varia muito de Estado e até mesmo de qual capitania vc fará a prova.

Mas é por aí mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi,sou do RJ...

Compartilhar este post

Link para o post

eu tirei minha habilitação agora e tem que fazer aula pratica.

gostei muita da escola nautica mar azul..aula pratica no mar no guarujá e prova teórica pode fazer em são paulo ou santos.

tem equipamentos top e instrutores bem preparados nota 10 com muito conhecimento. 

vou deixar o site se alguém tiver interesse

http://www.nauticamarazul.com/arrais

arrais-amador.jpg

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post