Entre para seguir isso  
Julio Lopes

Degradação da Baia de Sepetiba

Recommended Posts

Caros amigos,

Este fim de semana naveguei com meu Explorer Fishing pelas águas da Baia de Sepetiba. A intenção era achar pontos interessante nas redondezas para pescar com isca artificial, sendo foco, o maravilhoso Robalo.

Não havia vento e o mar tinha condições excelentes para navegar. Diante disto consegui imprimir uma velocidade maior no caiaque e curricar(sem ação) até a praia do Cajú. Como não "batia" nada, resolvi abortar a missão naquela área e rumar em sentido oposto.

Para minha surpresa ao chegar na praia grande avistei um banco de areia que me deixou preocupado, pois até então nunca tinha visto. Segundo os nativos e pescadores da área este banco formou-se devido ao grande volume de material retirado na Ilha da Madeira pela draga com a finalidade de aumentar a profundidade do porto que está sendo construido. Os "dejetos" retirados são jogados muito próximo à Ponta do Sino, diria até de forma covarde, pois a areia que faz parte dos "dejetos" está retornando com a maré e assoriando o canal e tampando até pedras, moradia de garoupas e outros peixes, fazendo com que estes procurem outros abrigos distantes. O banco de areia formado pode ser visto até na maré mais alta.

Para quem não sabe a Ilha da Madeira agora pertence às empresas do Eike Batista que simplesmente a detonou. As perspectivas para um futuro próximo, são assombrosas, nada animadoras. Definitivamente, não existe crescimento sustentável e a pesca predatória cada vez toma força, rindo na cara das autoridades.

Fica registrado meu desabafo, pois infelizmente não temos a quem recorrer. Seguem as fotos:

23022012158.jpg

24022012169.jpg

23022012164.jpg

23022012161.jpg

23022012159.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Julio, esse banco de areia é na praia grande, ali depois de muriqui ?

Compartilhar este post

Link para o post

Lamentavel

O 'Homem" destroi tudo.

Saiu por onde ?

Compartilhar este post

Link para o post

Julio, esse banco de areia é na praia grande, ali depois de muriqui ?

Não....esse banco fica na praia grande para quem vai à ponta do sino.

Compartilhar este post

Link para o post

Lamentavel

O 'Homem" destroi tudo.

Saiu por onde ?

fala John...sai pela Ilha de Marambaia.

Compartilhar este post

Link para o post

Existe ainda um risco maior é da represa onde uma empresa dejeta metais pesados se romper, como há uns 5 anos atrás, aí o estrago na baía toda será irreversível, uma pena, pois é uma das regiões mais bonitas do país.

Coisas do $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Compartilhar este post

Link para o post

Julinho, fiquei chocado com o que esse cara, que se diz empreendedor, fez com a Ilha da Madeira. Você esteve por lá recentemente. Quando estiver vai ter um "choque"! Tá tudo aterrado em nome da "evolução" (dele apenas)!!!

Esse área que você esteve (mais virado para a Laje da Marambaia) sempre foi bem raseira mas essas imagens que você mostrou são impressionantes! Virou uma praia em pleno alto mar. :censored:

É de matar mesmo!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Julinho, fiquei chocado com o que esse cara, que se diz empreendedor, fez com a Ilha da Madeira. Você esteve por lá recentemente. Quando estiver vai ter um "choque"! Tá tudo aterrado em nome da "evolução" (dele apenas)!!!

Esse área que você esteve (mais virado para a Laje da Marambaia) sempre foi bem raseira mas essas imagens que você mostrou são impressionantes! Virou uma praia em pleno alto mar. :censored:

É de matar mesmo!

Abraços

É parceiro, para quem conhece o lugar e admira, realmente se assusta com os acontecimentos. Esta área sempre foi relativamente raza, porém em tão pouco tempo se formar uma praia no mar, não parece normal.

Como disse o pior ainda está por vir. Segundo informações, os cargueiros obtiveram permissão para fundiar perto da praia do Sino. Imagina qdo o pré-sal estiver sendo explorado com intensidade?!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos uma boa tarde, se é que seja possível ter uma boa tarde depois desta noticia.O que acontece com a Baia de Sepetiba é o mesmo que ocorre com a Baia de Guanabara é um grande descaso.Bom aprendi que não se pode crescer sem degradar o meio ambiente, este papao de crescimento sustentável,meio ambiente aqui no Brasil é tudo papo furado.Eu trabalhei em obras na Baia de Guanabara prestando serviço para uma empresa brasileira e diretamente na área de mergulho, é posso te garantir que o fundo desta Baia é um verdadeiro ferro velho submarino encontra-se de tudo, quando aconteceu um derramamento enorme de óleo nesta Baia não teve como retirar então usaram um determinado produto e o mesmo foi para o fundo,os senhores não imaginam o estrago que fez e faz, eu particularmente depois de td que vi não tenho caragem de comer peixe daquela região.E com relação a Baia de Sepetiba a principal responsável pelo estrago passado foi uma empresa que se não me engano faliu,com um derramamento de metais pesados no local,além do solo totalmente contaminado,esta Baia esta condenada faz muito tempo e depois desta noticia acredito que não será possível reverter este processo.vejam por exemplo o que uma determinada empresa siderurgica esta fazendo jogando no céu uma enorme quantidade de poeira tóxica e ninguem faz nada.Infelizmente o que mais vale neste pais é o $$$$$$$$$ .Um abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post

É o amigo disse tudo aqui nesse nosso Brasil o que manda é a R$R$R$R$R$R$R$R$. :D :D

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos uma boa tarde, se é que seja possível ter uma boa tarde depois desta noticia.O que acontece com a Baia de Sepetiba é o mesmo que ocorre com a Baia de Guanabara é um grande descaso.Bom aprendi que não se pode crescer sem degradar o meio ambiente, este papao de crescimento sustentável,meio ambiente aqui no Brasil é tudo papo furado.Eu trabalhei em obras na Baia de Guanabara prestando serviço para uma empresa brasileira e diretamente na área de mergulho, é posso te garantir que o fundo desta Baia é um verdadeiro ferro velho submarino encontra-se de tudo, quando aconteceu um derramamento enorme de óleo nesta Baia não teve como retirar então usaram um determinado produto e o mesmo foi para o fundo,os senhores não imaginam o estrago que fez e faz, eu particularmente depois de td que vi não tenho caragem de comer peixe daquela região.E com relação a Baia de Sepetiba a principal responsável pelo estrago passado foi uma empresa que se não me engano faliu,com um derramamento de metais pesados no local,além do solo totalmente contaminado,esta Baia esta condenada faz muito tempo e depois desta noticia acredito que não será possível reverter este processo.vejam por exemplo o que uma determinada empresa siderurgica esta fazendo jogando no céu uma enorme quantidade de poeira tóxica e ninguem faz nada.Infelizmente o que mais vale neste pais é o $$$$$$$$$ .Um abraço a todos

Foi o que disse acima, esse derramamento de metal pesado foi cruel, mas incrivelmente os peixes ainda conseguem se criar dentro da baia, agora comê-los, é outro assunto. Isso já aconteceu até no rio Itaguaré aqui em Bertioga, derramamento de mercúrio, tanto é que as ostras vendidas na beira do rio são trazidas de Cananeia.

Onde está o Ibama nessas horas??? Ah! Estão pegando pescadores com algumas anchovas em Alcatrazes e Laje de Santos, tudo bem!?!?!?!?!? É pra preservar a fauna marinha :censored:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom amigos, este problema relacionado ao IBAMA é muito complicado,ele não tem um efetivo disponível para fiscalizar todas as denúncias, como também existe um jogo de interesses políticos por trás disso td.$$$$$$$$$$$Foi como eu mencionei antes esta siderurgica de Santa Cruz, que esta causando uma poluição enorme e ninguem toma uma atitude mais uma vez $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Compartilhar este post

Link para o post

Que isso maluco...inacreditável!!!

Por um lado fico feliz pois nas ressacas vão rolar altas ondas alí...vou passar a ir pro cadim de vara e prancha!!!rs

Compartilhar este post

Link para o post